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S10 Cabine Estendida 4.3 V6
MAIS MOTOR E MAIS ESPAÇO NA S10
O motor Vortec 4.3, opcional na versão alongada da picape, acabou com
um problema: agora ela sobe ladeiras, sim.
Teste e Reportagem Wilson Toume; Edição Laura Monterosso;
Fotos Germano Lüders
Pouco motor. Essa era a grande deficiência da picape S10 2.2. Mas agora,
com a chegada do motor Vortec 4.3 V6, importado dos Estados Unidos - o mesmo oferecido
pela General Motors na Blazer -, isso acabou. E mais: a versão Cabine Estendida
permite que duas pessoas viajem atrás. Que seja, porém uma viagem curta,
pois o espaço ali é apertado.
Essa extensão, na verdade, se presta mais ao transporte de pequenos volumes
que precisam ser protegidos da chuva e dos ladrões, por exemplo. Só
faltou uma cobertura retrátil para preservá-los também de olhares
indiscretos. Mesmo assim, esses 37,2 cm a mais na cabine (conseguidos à custa
de um aumento na distância entre-eixos) ajudam. E muito.
No mais, a S10 Cabine Estendida é igual à irmã menor. A mesma
caçamba (para 750 kg de carga) e interior idêntico, dos bancos dianteiros
para a frente. Painel, comandos, tudo - até os defeitos, como a distância
excessiva do pedal do acelerador, que exige que se estique demasiadamente a perna
para pisar fundo.
Em pisos lisos, o conforto é garantido. Inclusive no nível de ruído:
nesse quesito, a S10 conquistou o segundo lugar no "Ranking" de QUATRO RODAS.
Surpreendente para uma picape. Em trechos irregulares, o panorama muda: ela chacoalha
muito. Mesmo assim, transmite segurança, não inclinando demais a carroceria
nas curvas. Mas demorou para frear: 34,4 metros, vindo a 80 km/h, apesar do ABS na
traseira.
A S10 acelerou de 0 a 100 km/h em 12s53 e atingiu a velocidade máxima de
176,8 km/h (ela não passaria de 180 km/h, pois o limitador cortaria a alimentação
de combustível). E fez a retomada de 40 a 100 km/h em 22s89.
O preço sugerido da S10 Cabine Estendida com motor 4.3 é de R$ 30.290.
Ar-condicionado, trio elétrico e rodas de liga leve são de série.
Bancos individuais, alarme antifurto, rádio/toca-fitas e pintura metálica
são opcionais. Completa, a nova S10 custa R$ 32.049. Cara, sem dúvida.
Mas o novo motor 4.3 compensa.
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| FICHA TÉCNICA - S10 CABINE ESTENDIDA 4.3 V6 |
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| Motor |
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| Gasolina, dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V,
12 válvulas, comando de válvulas no bloco, alimentado por injeção
eletrônica seqüencial SCPL. |
| Diâmetro x curso |
101,6 x 88,4 mm |
| Cilindrada |
4.299 cm3 |
| Taxa de compressão |
9,2:1 |
| Potência |
180 cv a 4.200 rpm |
| Potência específica |
41,8 cv/litro |
| Torque |
34,7 kgfm a 2.600 rpm |
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| Câmbio |
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| Manual. Tração traseira. |
| Relação das marchas |
1ª 3,49:1 - 2ª 2,16:1 - 3ª 1,40:1 - 4ª 1,00:1
- 5ª 0,78:1 - Ré 3,55:1 |
| Diferencial |
3,73:1 |
| Rotação a 100 km/h em 5ª marcha |
2.300 rpm |
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| Carroceria |
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| Aço estampado, montado sobre chassi de longarinas,
picape, duas portas, dois ocupantes. |
| Tanque |
76 litros |
| Caçamba |
750 kg |
| Peso (carro testado) |
1.755 kg |
| Eixo dianteiro |
1.010 kg |
| Eixo traseiro |
745 kg |
| Peso/potência |
9,75 kg/cv |
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| Suspensão |
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| Dianteira |
Independente, braços triangulares, barra de torção
longitudinal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. |
| Traseira |
Eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas de dois
estágios, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. |
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| Freios |
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| Discos ventilados na dianteira e tambores auto-reguláveis,
com ABS e corretor de frenagem na parte traseira. |
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| Direção |
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| Hidráulica progressiva, tipo setor e rosca-sem-fim,
com esferas recirculantes. |
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| Rodas & Pneus (carro testado) |
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| Rodas |
Liga leve, 7J x 15 polegadas |
| Pneus |
Pirelli P44 APT 235/75 R15 |
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| Equipamentos |
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| De Série |
Direção hidráulica, volante com regulagem de
altura, ar-condicionado, acionamento elétrico dos vidros, trava central das
portas, retrovisores externos com controle elétrico, faróis de neblina,
pára-choques, retrovisores externos, grade do radiador e maçanetas na
cor da carroceria, vidros verdes com pára-brisas degradê. |
| Opcionais |
Bancos dianteiros individuais, console entre os bancos com porta-copos
e descansa-braços integrados, rádio AM/FM com toca-fitas, código
de segurança e frente removível, alarme antifurto, pintura metálica
ou perolizada na carroceria. |
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| Preço |
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| Versão testada |
R$ 32.049 |
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| Fabricante |
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| General Motors do Brasil |
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| RESULTADOS |
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| Aceleração |
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| 0 a 60 km/h |
53,1 m em |
5s49 |
| 0 a 80 km/h |
112,9 m em |
8s52 |
| 0 a 100 km/h |
212,8 m em |
12s53 |
| 0 a 120 km/h |
358,6 m em |
17s28 |
| 0 a 140 km/h |
644,1 m em |
25s19 |
| 0 a 400 m |
124,0 km/h em |
18s50 |
| 0 a 1000 m |
155,9 km/h em |
33s80 |
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| Retomada |
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| 40 a 60 km/h |
100,7 m em |
7s24 |
| 40 a 80 km/h |
248,4 m em |
14s82 |
| 40 a 100 km/h |
450,3 m em |
22s89 |
| 40 a 120 km/h |
713,7 m em |
31s49 |
| Velocidade máxima |
176,8 km/h |
| Aderência lateral |
0,79g |
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| Frenagem |
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| 60 a 0 km/h |
19,3 m |
| 80 a 0 km/h |
34,4 m |
| 100 a 0 km/h |
53,8 m |
| 120 a 0 km/h |
77,5 m |
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| Consumo |
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| Consumo médio |
7,06 km/l |
| Na cidade 6,04 km/l |
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| Na estrada, a 100 km/h - Vazio |
8,35 km/l |
| Na estrada, a 100 km/h - Carga total |
7,84 km/l |
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| Nível de ruído - dB(A) |
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| Média |
60,8 |
| Ponto morto |
47,5 |
| 40 km/h em 2ª marcha |
53,8 |
| 60 km/h em 3ª marcha |
57,1 |
| 80 km/h em 4ª marcha |
60,3 |
| 100 km/h em 5ª marcha |
63,6 |
| 120 km/h em 5ª marcha |
66,8 |
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| PONTOS FORTES |
PONTOS FRACOS |
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| Desenho moderno |
Freios |
| Desempenho |
Posição de Dirigir |
| Capacidade de carga |
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Fonte: Quatro Rodas, Ano 36, Nº 435, Outubro/1996
Reportagem gentilmente enviada por Fernando Figueiredo e Eduardo Dantas
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