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REPORTAGENS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Quatro Rodas fez a pergunta acima a três donos do consagrado utilitário da Ford, convidados a experimentar o novo veículo que a General Motors importa da Argentina. E nós também respondemos, como proprietários da F-1000 do "Teste de 60 000 km". Além disso, realizamos o teste completo, para comparar os resultados da Silverado com os da rival e os de sua antecessora, a D-20, que sai de linha. Para completar, ouvimos, também, a opinião de um dono de D-20 para saber se ele continuará fiel à marca. Acompanhe a reportagem e saiba se a troca compensa. "O design é maravilhoso! Ela é a mais bonita
entre as picapes grandes"
Não há como negar que a Silverado é bem mais moderna que sua antecessora. Ao contrário do que fez com a S10, porém, quando adaptou alguns detalhes para adequá-la ao gosto brasileiro, a General Motors manteve o estilo americano, repleto de detalhes cromados (apenas a versão básica, equipada com motor diesel aspirado vem com grade pintada em preto-fosco). A Silverado é mais comprida (4,94 m contra 4,83 m) e mais larga (2,25 m contra 1,99 m) que sua antecessora, a D-20. Porém mais baixa (1,86 m da Silverado contra 1,88 m da D-20), em virtude da ausência da escotilha no teto. As janelas não possuem quebra-vento e os retrovisores extrnos, com novo formato, garantem boa visibilidade. Atrás, as lanternas foram redesenhadas, tornando-se mais compridas, e são auxiliadas por uma terceira luz de freio no alto da cabine. As rodas de liga leve dão um toque de esportividade. Pela reação do público, constatada durante o período de testes, a GM acertou em cheio no design. "Já estava na hora de mudar" Não foram apenas os donos de F-1000 que gostaram da Silverado. Victor Nahamir Rui, funcionário público e dono de uma D-20 há oito anos, não teria dúvida em trocar sua picape atual pela nova Chevrolet. Após um rápido test-drive, ele apontou como principais qualidades do novo modelo o design ("Bastante avançado e moderno, capaz de deixá-la mais bonita") e a potência. Ele apenas lamenta o fato de a Silverado ainda não estar disponível numa versão mais espaçosa. "Seria interessante que a General Motors lançasse uma cabine dupla com o chassi estendido", afirma. "Isso proporcionaria mais espaço para passageiros e carga, atendendo ao público que gosta desse tipo de carro ou possui uma família maior, como é o meu caso". Acostumado com a condução de picapes no dia-a-dia, Nahamir não deixa dúvidas sobre preferência ao comparar sua D-20 com a Ford F-1000. "A D-20 é superior em todos os sentidos: motor, câmbio, suspensões, durabilidade e acabamento", acredita. Ele foi proprietário de uma F-1000 durante dois anos. Agora, pelo visto, vai continuar fiel à GM durante algum tempo. "A caçamba parece muito boa, ideal para levar tudo
que eu preciso" Embora possua a mesma capacidade de carga de sua antecessora (1.110 kg) e seja 1 cm mais comprida, a caçamba da Silverado é 13 cm mais estreita e 11 cm mais curta que a caçamba da F-1000. O novo modelo da General Motors leva vantagem também em relação à picape da Ford, que transporta 30 kg a menos (1.060 kg). Além disso, em sua versão mais luxuosa (DLX), apresenta como opcional o protetor de caçamba, bastante útil par quem carrega o veículo com freqüência. "Ela é muito confortável. O interior parece
o de um carro de luxo!" Nesse aspecto, a Silverado é, realmente, imbatível. O conforto ao dirigir e o acabamento são muito superiores aos da F-1000 e da D-20. Os comandos estão bem posicionados e fáceis de identificar. O volante de direção possui regulagem de altura. Os bancos mostraram-se confortáveis, sem ser macios demais. Vidros, retrovisores e trava das portas com acionamento elétrico aparecem como item de série na versão DLX. Com o auxílio da direção Servotronic, fica fácil conduzir a Silverado no trânsito urbano, mesmo nas manobras , já que o sistema é progressivo (quanto menor a velocidade, mais leve ela fica). Apesar disso, alguns aspectos merecem críticas. Como o difícil acionamento do câmbio; a falta do manômetro da pressão do turbo; e o fato de alguns comandos serem identificados em inglês, como a trava das portas (lock) e o interruptor que mantém a luz de cortesia apagada mesmo com as portas abertas (dorne override). O novo motor turbodiesel impressiona pela suavidade e pelo desempenho Como proprietária de uma F-1000 Turbo (em uso desde fevereiro de 1996 no "Teste de 60 000 km), Quatro Rodas também se colocou no papel de consumidor ao analisar o lançamento da Silverado. Após os testes de pista, chegamos a conclusão de que valeria a pena trocar nossa F-1000 pela Silverado DLX. A nova picape deu um banho tanto na rival da Ford quando em sua antecessora (ambas testadas na edição de março). O grande responsável por isso é o novo motor MWM Sprint 6.07 T. Com 168 cv de potência e torque de 43,3 kgfm, aliou ótimo desempenho a baixo nível de ruído (embora mais alto do que o da F-1000). Além disso, a Silverado é uma picape mais moderna que a extinta D-20 e sua rival Ford F-1000, como observaram todos os entrevistados. Embora a F-1000 tenha passado recentemente por uma reformulação, terá de melhorar mais para enfrentar a Silverado em pé de igualdade. Quem sabe, para isso, a Ford não traga a nova F-150, apresentada no ano passado nos Estados Unidos?
Fonte: Quatro Rodas, março/1997 |
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