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Andreson Melo |
Enviada: Sex Nov 07, 2003 8:50 am Assunto: Direções Hidráulicas |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Como funciona as direções hidraulicas usadas nas D20?? Tem a convencional, a progressiva ou servotronic, e de reduçao variavel. E quais as diferenças? |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Nov 08, 2003 3:47 am Assunto: Direção Hidraulica |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
Os picapes GM usam 2 tipos de direção Hidráulica.
1- Progressiva
2- Servotronic (progressiva eletrônica)
Ambas são do tipo esferas recirculantes, que funciona como se fosse um rolamento, e óleo hidráulico estivesse fluindo junto com as esferas.
O tipo progressão mecânica, a bomba hidráulica vai diminuindo a pressão do óleo na medida que vai aumentando a rotação do motor, deixando a direção mais pesada.
Na Servotronic, esta função é feita através de leitura da velocidade do veÃculo junto a cabo de velocÃmetro, a informação é mandada para um módulo eletrônico que aciona regulador de pressão na caixa, o que ocorre acima de uns 60 km/h.
O uso de direção hidráulica progressiva ajuda o motorista sentir melhor o carro e evitar manobras bruscas involuntárias em alta velocidade.
Existe tipo com redução variável, este eu não conheço.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Andreson Melo |
Enviada: Ter Nov 18, 2003 1:11 pm Assunto: Re: Direção Hidraulica |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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O tipo de redução variavel era de série a partir 1993 nas D-20, antes disso só a hidraulica convencional ou a mecanica, aà eles introduziram em 1993 de série a de reduçao variavel e opcional a progressiva Servotronic, a mesma que era usada no opala e no omega, que luxo hein! E as silverados usaram todas as de reduçao variavel que nao sei como funciona.
Obs: Gostaria de saber pra que e como funciona aquele "amortecedor" na barra de direção. |
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Eduvelo |
Enviada: Ter Nov 18, 2003 5:28 pm Assunto: dir. hidr. |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Galera , aproveitando o assunto , na Engesa a dir. hidr. é convencional (ZF) , é um problema domar o bicho na estrada , sera que teria muita dificuldade em passar ou trocar por progressiva (mecânica , claro) ? , o alojamento e conexões iriam, ficar muito fora ?
[]s ... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Brucutu |
Enviada: Seg Nov 24, 2003 1:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
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Oi Andreson.
Aquele amortecedor junto à barra de direção é o amortecedor de direção. Sua função é absorver o impacto no caso de uma passagem por buraco avantajado (lê-se cratera) ou estouro de pneu. Em condução fora de estrada é comum que pedras, buracos galhos e coisas assim "prendam" uma das rodas, oque causaria uma bela pancada na outra extremidade da direção, ou seja, no volante, o que poderia causar até fraturas na mão/punho do condutor. Mesmo com direção hidráulica a pancada é "braba". Té mais. _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Nov 25, 2003 4:41 am Assunto: Direção Hidraulica |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Edú
A diferença entre Direção hidraulica 100% e progressiva está na bomba, existe dentro, uma valvula de pressão, que quado aumenta a rotação faz abaixar a pressão para deixar direção mais dura.
As maiorias das bombas que equipavam os carros são do tipo progressivo da decada 80 para cá. Das picapes GM, os ACD10,ACD-20 são tds deste tipo.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Andreson Melo |
Enviada: Ter Nov 25, 2003 9:09 am Assunto: Re: Direção Hidraulica |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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8) NÃO ENTENDI DIREITO, AS PICAPES GM A/C/D-10 A/C/D-20 USAVAM DIREÇAO HIDRAULICA PROGRESSIVA, DESDE A DECADA DE 80? É ISSO QUE FOI DITO? :D _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
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tecnica |
Enviada: Ter Nov 25, 2003 9:38 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi pessoal,
É isso mesmo. A grande sacada é que a Servotronic alivia a assistência hidraulica pelo aumento da velocidade do carro, em lugar da rotação do motor. Nas convencionais, em uma manobra em baixa velocidade, onde vc precisa de rotação (por exemplo, carregado), a direção fica dura.
Abraços _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Nov 26, 2003 9:53 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Ah agora então agora eu entendi porque ela fica dura, quando dá uma maior rotação no motor, mesmo com o aà ela fica mais resistente, como é que funciona isso em "mecaniques" no caso da hiraulica convencional? E pq em alta velocidade mesmo com o motor "cheio" em alta rotação ela fica suave e mole? Tem alguma explicação pra isso?? Ou é defeito isso? _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
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tecnica |
Enviada: Qua Nov 26, 2003 11:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Andreson,
São os tres sistemas existentes
1) Convencional: assistência hidraulica 100% do tempo, independente
da rotação do motor ou velocidade. Com o carro andando fica extremamente mole (e até perigosa)
2) Progressiva: alivia a assistencia conforme a rotação do motor aumenta. Fica firme em velocidade, mas, em manobras com alta rotação fica dura.
3) Servotronic: se baseia em um sensor de velocidade para alivio da assistência hidráulica. Chuchu.
Mesmo no caso da Servotronic, vc nunca fica sem assistência hidráulica, mesmo em alta rotação. Já não é o caso das eletro-hidraulicas da Zafira, por exemplo, que oferece assistência somente em baixa velocidade. Por isso a sensação de moleza. Mas, numa progressiva ou Servotronic, essa sensação não existe: ambas são muito firmes.
Abraços, _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Cezar Sato |
Enviada: Sáb Mar 20, 2004 1:06 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
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Possuo Servotronic na minha Veraneio 92, a qual é extremamente mole para manobras em baixa velocidade e estacionamento, porém acima dos 75 Km/h ela endurece de uma maneira tal que torna-se cansativo em viagens longas. Pergunto aos mais esclarecidos, existe alguma forma de regulagem eletrônica no módulo e/ou mecânica na válvula afim de conseguir melhor conforto aliado a dirigibilidade? |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Mar 20, 2004 6:28 am Assunto: Servotronic |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Cezar
O sistema servotronic funciona atraves da leitura do sensor Hall (leitor de rotação) colocado junto com cabo do velocimetro, que acima de uns 70 km/h, aciona valvula de pressão na caixa de direção, apesar de eu não sentir esta dificuldade em dirigir.
Como vc está acostumado em dirigir caminhões que tem DH, com assitencia 100% permanente, vc pode tentar desligar o sistema, mantendo assim a leveza em tds as velocidades.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Cezar Sato |
Enviada: Dom Mar 21, 2004 2:25 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
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Olá Kiko, obrigado pelo comentário.
Este procedimento de desligar o sistema eu fiz a 4 meses atrás, a direção ficou leve demais para andar acima dos 100Km/h. Na verdade eu fiz a troca do sensor que é rosqueado na caixa de cambio ZF, pois a mesma havia quebrado, porém pelo mesmo código GM com os mesmos pulsos elétricos, e foi a partir desta troca que notei o endurecimento excessivo. |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Mar 21, 2004 6:19 pm Assunto: DH |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Cezar
É estranho, pois se o sensor estiver errado unica coisa que aconteceria era mudar a velocidade de atuação e não endurecer de mais.
Pode estar acontecendo algo na valvula da cx de DH, que faz esta função.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Hélio Spadari |
Enviada: Ter Jul 19, 2005 2:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003 Mensagens: 67 Localização: São Paulo
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Amigos o negócio é o seguinte, num ando mais de Veraneio, pois sem d.hidráulica tá florida!!
Eita baliza dificil de fazer e no meu predio é muita manobra p/ sair com a Jabiraca que é pequena , quase um fuca, então já viu a suadeira e a ginastica p/ sair de casa.
a pergunta é:
qual direção hid. posso adaptar nas veraneios 78 chevy brasil e na 86 4.1 alcool?
ouvi falar nas da silverado? será?
ou as da D-20?
qual a melhor p/ cada uma delas e qual o melhor custo X benefÃcio?
gostaria de voltar a rodar mais com elas, mas sem hidraulico num tem como!
abs!!!! _________________ .*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*. |
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