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Sekiya |
Enviada: Sex Out 24, 2003 12:25 am Assunto: Diferencial Roncando |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Olá Colegas,
Acredito que a minha Veraneio está com o diferencial roncando. Sempre que arranco ou quando troco as marchas o ruÃdo aparece. Além disso, acho que há uma folga no diferencial (à s vezes sinto um tranco e há uma folga sentida no cardã)
Gostaria de trocar algumas idéias com vocês.
- Esse ruÃdo é sinal de desgaste excessivo do pinhão e da coroa e das demais partes?
- Uma regulagem solucionaria o ruÃdo? Ou isso não é possÃvel, somente uma troca do conjunto solucionaria o problema.
- Há algum risco de quebra do conjunto caso eu continue rodando com o veÃculo nestas condições? Uma viagem por exemplo.
- Alguém que já executou a troca me indicaria algum local?
Agradeço a atenção de todos
Eduardo Sekiya |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Out 24, 2003 4:28 am Assunto: Ronco no diferencial |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Sekiya
Para saber o que está com problema, só abrindo para ver.
Na minha Bonanza, única peça trocada no diferencial foi par de rolamentos da ponta de eixo, com uns 170000km, estava com pista danificada.
Mas como estes diferenciais são muito resistentes, se conjunto coroa pinhão é original, e se vc usa lubrificante correto, eu diria, muito difÃcil que coroa e pinhão estar danificado.
O serviço pode ser feito em qualquer oficina de sua confiança, mas fuja daqueles "baratinho à base de troca" se ele faz a base de troca, aquele que ele pegou de um outro cliente, pode estar sendo montada no seu, após uma "recuperação"
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Andreson Melo |
Enviada: Sex Out 24, 2003 8:25 am Assunto: Ronco no diferencial |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Esse tranco como que é o ruÃdo? Pois se for um ruido de metal provavelmente deve ser folga nas cruzetas, talvez uma regulagem resolva, se for um tranco diferente pode ser dentro do diferencial mesmo, eu acho melhor q vc peça pra um mecanico de sua confiança abrir e verificar o caso melhor, pois acredito q isso pode levar a danificaçao do conjunto, já que a D-20 do meu pai tava roncando e foi até quebrar tudo, aà ela andava dando trancos, quando o diferencial foi aberto a coroa e o pinhao estava com dentes quebrados, e o mecanico nao fez o serviço direito e nao limpou direito a carcaça e ficaram restos no interior. Resultado nao deu uma semana ele já estava roncando novamente e teve de ser trocado tudo de novo. |
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Sekiya |
Enviada: Sex Out 24, 2003 12:14 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Obrigado pelas dicas Kiko!
Mas será que tem algum problema em rodar com o carro assim??? É que talvez precisarei viajar com o carro e não sei se corro algum risco com o diferencial deste jeito.
Andreson, obrigado pela ajuda!
O ruÃdo não tem som metálico. Eu acredito que o problema não esteja nas cruzetas, pois as mesmas já foram trocadas uma vez. O som do tranco é um som meio abafado.
Pergunto: Com o veÃculo parado com os pneus no chão, se vc mexer no cardã ele deve possuir uma folga ao girá-lo? Isso é normal? E qual o preço médio de um diferencial novo? _________________ Abraços
Eduardo
Editado pela última vez por Sekiya em Qui Ago 25, 2005 12:40 pm, num total de 3 vezes |
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Andreson Melo |
Enviada: Sex Out 24, 2003 3:37 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Problema acho q nao mas vc vai correr o risco de dar algum pau na estrada, acho melhor evitar, nao sei se o kiko concorda, mas é minha opiniao. |
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tecnica |
Enviada: Sex Out 24, 2003 7:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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OI Sekiya,
Normalmente uma regulagem ajuda. Tive esse mesmo problema em uma Veraneio e em uma Caravan. O principal sintoma á um estalo na marcha a ré. A regulagem é feita com as arruelas de calço...
É normal uma folga no cardan, não excessiva, não somente por causa da folga entre coroa e pinhão, mas tambem entre as engrenagens satelites, que deixa movimentar todo o conjunto.
Acho que não é o caso de uma troca completa.
Ale |
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Eduvelo |
Enviada: Dom Out 26, 2003 11:09 pm Assunto: tração |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Pessoal , terminei um curso na Dana de diferencial na sexta e por destino acabei quebrando coroa e pinhão no sábado .
Estava numa subida forte e numa curva fechada deu umas derrapadas e agarrou firma numa pedra . Não era pra quebrar tão fácil assim , vou pedir para o meu mecânico mandar analisar o material , a coroa é 1002135 43/14 IND ARG , não existe no catálogo Dana .
Para montar um dif. tem que ter um expansor de carcaça para tirar e colocar planetária com os calços calculados .
O ajuste pode ser feito com calços dependendo do estado das peças .
O ruido pode ser folga mesmo entre dentes , não vai quebrar de uma hora pra outra , mas é bom ficar ligado .
Para vc saber como deve ser a folga movendo o cardan , pegue um que esteja sem problemas para ter um parâmetro .
A carcaça deve estar trincando por falha na montagem , se ficar muito justo , esse é um dos problemas que causa .
[]s tracionados ...
Edu _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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tecnica |
Enviada: Seg Out 27, 2003 7:13 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Pessoal,
Que zica hein, Edu ?? Aliás já é o segundo que quebra, não ? É o do eixo dianteiro ??
Edu, por acaso as relações totais dos eixos estão coincidentes ??
Abraços, _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Eduvelo |
Enviada: Seg Out 27, 2003 9:33 pm Assunto: diferencial |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Fala Ale , tudo bem ?
Assim que cheguei do trampo hoje desmontei os freios e afasatei os semi-eixos pra sacar a cx Sat/Plan. , A cx está boa e tbm é argentina como coroa e pinhão , verifiquei um desgate anormal na pista dos rolamentos da cx (Koyo) , parece que ela trabalhava descentralizada . Vou atraz do casal amanhã se conseguir achar talvez até o fds está pronto ...
[]s ...
Edu _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Sekiya |
Enviada: Seg Out 27, 2003 9:36 pm Assunto: Diferencial Roncando |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Oi Pessoal,
Levei o meu carro na oficina e o mesmo constatou que o problema estava nos rolamentos. Não sei se é necessário mas o responsável pela oficina (Câmbio Técnico - SP) recomendou a troca do conjunto de rolamentos.
Estou aguardando o veÃculo. Vamos ver se ficou 10. (Espero que sim)
Valeu por todas as dicas
Eduardo Sekiya |
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Sekiya |
Enviada: Qua Out 29, 2003 11:34 pm Assunto: Diferencial Roncando |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Olá,
Bom, o problema era maior do que eu imaginava. Todo o conjunto do diferencial estava comprometido, isso devido à entrada de água pelo respiro do diferencial. Bom, isso serve como dica para aqueles que já passaram por áreas alagadas. Verifiquem o óleo, pois este pode estar como uma maionese... A falta de lubrificação causou o desgaste excessivo de todo o conjunto.
Tudo foi trocado e... ... ...
Ainda há um barulho que aparentemente vem do eixo traseiro. É uma espécie de ronco, mas que só aparece em condições de aceleração e reaceleração, ou seja, no momento em que há a descarga do torque do motor no conjunto de transmissão.
Quando engato a primeira e saio forte com o carro (como na saÃda de um farol), no momento em que solto a embreagem o som aparece forte. Após isso, ele só aparece quando engato da primeira para a segunda e assim em diante. É um ronco transitório, que não persiste em velocidades constantes.
Pergunto: o problema ainda está no diferencial (mesmo com tudo novo)??? Ou o problema deste som pode ser a embreagem??? A embreagem pode "roncar"???
Obrigado pela atenção
Eduardo Sekiya |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Out 30, 2003 4:51 am Assunto: Diferencial |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Sekiya
Nós que temos picapes Diesel, alguns ruÃdos não são percabidos, pois o barulho do motor abafa.
O ruÃdo pode ser ocasionado pela imperfeições das engrenagens, (o conjunto é original?) Que pode melhorar após o assentamento dos dentes, que em algumas marcas da primeira linha já vem "pré-amciada"
Qto a água, é recomendável, não entrar em alagamentos com mais da metade da altura das rodas, vc faz a troca de óleo a cada qto tempo?
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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tecnica |
Enviada: Qui Out 30, 2003 10:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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OI Sekiya,
O barulho pode ser da embreagem sim, existe o rolamento de encosto.
Como o diferencial foi danificado por água, é provavel que o rolamento da embreagem tb esteja baleado.
Em tempo: vários jipeiros instalam um "snorkel" de diferencial, justamente para a travessia de trechos alagados. A Donatti (www.donatti4x4.com.br) vende um kit para erguer os respiros a uma altura segura para esse tipo de solicitação.
Abraços, _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Eduvelo |
Enviada: Sex Out 31, 2003 9:57 pm Assunto: eixo |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Fala Galera , aqui vai minha pitada nesse papo .
Xará , uso mangueiras fixadas com braçadeiras nos respiros e fixo no cofre do motor , mas acaba entrando água pelo retentor se vc ficar muito tempo , isso pode ser resolvido colocando graxa no ultimo rolamento (segura um pouco ) ou colocando retentor de duplo sentido , pode ter pronto , mas a maioria tem que mandar fazer . O certo é verificar e abrir se necessário sempre que passar por algado por muito tempo .
Qto ao ruido que vc escuta tenho outra teoria , pode ser alguma coisa solta na lataria , qdo vc for andar pede pra alguém verificar de onde vem , parafusos soltos provocam esse tipo de vibração com ruido , é só um palpite ...
[]s me entrometendo no papo de gente grande ...
Edu _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Sekiya |
Enviada: Sex Out 31, 2003 10:42 pm Assunto: Diferencial Roncando |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Olá mais uma vez,
Acho que a teoria do Edu está mais certa. Ao andar com o carro mais lentamente, percebi que o barulho vem do escapamento, pois acredito que o silencioso esteja com o miolo solto. É incrÃvel como o ruÃdo é parecido com um ronco. Um mecânico de minha confiaça também disse a mesma coisa... Menos mal, afinal o diferencial é novo.
Quanto ao respiro, o problema foi há alguns anos. O carro estava estacionado em uma rua na região de santo amaro, e deu aquele temporal. Nem sei até onde a água subiu, mas danificou a embreagem que foi trocada (eu já não sei como ela está hoje). Agora foi o diferencial e não sei se a água entrou no câmbio também (acho que vou ver). Mantenho sempre distância de locais alagados!
Kiko, para te falar a verdade, não me recordo ter trocado o óleo do diferencial, pois o carro anda muito pouco por ano, acho que uns 10mil Km. Nem sei como é que se faz, mas acho que as trocas deve ser feitas de em perÃodos de 40-50mil Km, estou certo? E da próxima vez em que tipo de estabelecimento eu posso fazer esta troca?
Valeu mais uma vez!
Eduardo Sekiya |
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