Autor |
Mensagem
|
Eduvelo |
Enviada: Qui Ago 04, 2005 11:37 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
|
Mais um pra ser elogiado ...
Temos coisas boas nesse Brasilzão ... então vamos enfatizá-las
A resposta veio por e.mail e tb conversei pessoalmente com o Cesar via fone ...
O que pode estar ocorrendo é uma deficiência de passagem do ar , talvez ocasionada pelo guincho ...
Ele ainda não tinha nenhum tipo de informação nesse sentido , mesmo assim foi muito atencioso , o certo é que mesmo rebocando jipe em ladeira ele fica com o ponteiro entre o 2º e o 3º nonio e com o 15W40 chegava no 3º nonio vazio ...
Caro Sr. Eduardo,
Não existe uma restrição quanto ao uso de um óleo destinado para motores a diesel turbinados em motores naturalmente aspirados, porém o contrário não é permitido.
Hoje, mesmo os motores aspirados naturalmente utilizam um lubrificante multiviscoso (SAE 15W40).
Uma possÃvel explicação para a alteração da temperatura do seu motor enquanto utiliza um lubrificante multiviscoso é que o projeto não previa a utilização de um lubrificante com essas caracterÃsticas.
Atenciosamente.
Cesar Augusto do Nascimento Fernandes
Global Lubricants Solutions - Technology
Chevron Brasil Ltda.
Av. República do Chile, 230 - 25 º andar
20031-170 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel 21 2271 9095 / Fax 21 2240 9205
mailto: adfe@chevron.com _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Ago 04, 2005 12:32 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Rodrigo
A recomendação de compra do óleos da ELF, tinha postado há muito tempo.
Para pessoas que utiliza menor quantidade pode ser feito compra em conjunto, 1 se cadastra e compra, depois reparte.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Ago 04, 2005 12:38 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Edú
Esta historia é meio incoerente, pois em picapes pós turbinados sempre usei 15W40,
D-10 com Perkins 4236
D-20 com Perkins 4236 - Q-20B,
Sem nenhum problema, lembrando que em motores turbinados, o aquecimento da camara de combustão é maior, pois a taxa e quantidade de combustivel são maiores.
Obs.: Quem é Chevron Brasil?
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Qui Ago 04, 2005 12:49 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
|
|
 |
Eduvelo |
Enviada: Sex Ago 05, 2005 7:03 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
|
Kiko , eu tb achei incoerente , para mim continua sem uma boa explicação ...
Por via das dúvidas não vou mais usar multiviscoso 15W40 , só o normal mono 40 , o motor trabalha muito bem e com o sistema de arrefecimento perfeito .
[]s... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sáb Ago 06, 2005 4:44 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
olá pessoall,
por enquanto não vou comprar óleo da Elf não. Aqui na minha cidade o Top turbo tá 90 mangos...
Quanto a explicação da Texaco eu conclui uma coisa: óleo somente o recomendado pelo fabricante. Mas aà é que tá: como fica os motores mais antigos? Ou seja tem algo que não bate.
Basta ler um pouco dos FAQ's dos fabricantes de óleo ou montadoras para ver que um motor que exija óleo SAE 40 pode receber um 15W40 normalmente, mesma coisa para a clssificação API; o contrário que não é permitido...
Abraços,
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Ago 07, 2005 7:02 am Assunto: |
|
|

|
Olá Thales
No caso dos motores Turbos, o rotor da turbina gira pelo menos a mais de 20.000 RPM podendo chegar a mais de 100.000 RPM, e o eixo é apoiado em bucha lubrificada, como as bronzinas, daà se usarmos óleo muito viscosos ou mono viscosos que quando frio é graxa e quando aquece é que toma viscosidade indicada, o funcionamento da turbina será afetada.
|
|
 |
cepalopoli |
Enviada: Seg Ago 08, 2005 6:34 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
|
Olá pessoal ,
Valeu Rodrigo, concordo com vc tudo que é bom tem que ser divulgado e principalmente o que não e´também , assim que acabar este balde vou fazer o cadastro para comprar direto também e o pedido minimo ainda é de R$ 200,00 .
Abraço a todos
Carlos Eduardo _________________ D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco . |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Ago 21, 2005 11:16 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
só pra complementar: dias desses tava conversando com um colega que tem um caminhão Agrale 3/4 para fazer entregas. Ele relatou que antes usava óleo SAE 40 API CF(geralmente Lubrax MD400) e sempre baixava óleo... Da última vez ele colocou o Extra Turbo SAE15W40 API CG/SJ e até agora não baixou nada segundo ele. Interessante não?
Quanto a temperatura do motor, ele não notou se deu diferença, disse que apenas estava dentro do normal.
O motor do Agrale é o mesmo da F-4000, MWM 229.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
|