|
DIFERENCIAL D20/C20 96 E SILVERADO MATA !!! CUIDADO! |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
César Oliveira |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 2:47 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10337 Localização: Rio de Janeiro
|
Jeretek, como você, eu também faço a manutenção das picapes que tive, a suspensão dianteira da D-20\10, realmente pode deixar na mão com relação aos pivôs e grampos, nas picapes fabricadas até 92(D-20), as fabricadas depois já apresentavam melhorias no sistema de suspensão.
Já dirigi por muito tempo na época da faculdade uma F-1000, no meu entender (estatisticamente), no período que tenho picapes full(você começa a ficar mais atento na rua em relação a outras iguais ou parecidas ), nestes 20 anos encontrei na rua aleatóriamente um numero muito maior de F-1000 sem roda traseira e uma com a roda dianteira(degolou os 5 estojos), já encontrei D-20 com pivô e grampo quebrado na rua, eu mesmo na minha época de novato quebrei pivô na rua, o que observei foi uma proporção de mais ou menos 75% de F-1000 e 25% de D-10\20 quebradas por problemas no eixo dianteiro ou traseiro, sendo que nas D-10 e D-20 dividiam quase que em proporções iguais. Inclusive esta que eu dirigi (F-1000), bem lá no início da minha contaminação pelo vírus das picapes full, também teve um problema com a roda dianteira que no caso foi uma roda de liga leve que quebrou.
Resumindo: o que vi nos meus 20 anos de full foi uma média de 3 F-1000 para 1 D-10\20, quebrada na rua com problemas relativos a eixo dianteiro e traseiro.
A suspensão dianteira da D-10\20, normalmente avisa que esta com problemas seja direção endurece um minimo quando os pivôs estão pedindo arrego, os grampos promovem estalos bem característicos quando estão frouxos das peças da suspensão a que emite um aviso com pouco tempo de reação e a balança quando vai rasgar, desta forma com o tempo da para prevenir problemas e evitar sustos. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 4:18 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP
|
Exatamente a suspensão das GM é bem superior as da Ford, principalmente pelo fato de ser pantográfica
Só tem o "defeito" de quebrar pivo , que eu não considero defeito, pois ele não quebra do nada, ele avisa que vai quebrar, começa a pesar a direção, a rangir, etc.. _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 4:24 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16168 Localização: SÃO PAULO
|
Jeretek, eu to com 37 e desde os meus 6 sempre tivemos picape, foram 2 f1000 e varias d10 e d20 e veraneio, e nunca perdi roda alguma, porem as F1000 , como agente SEMPRE comprou carros batidos, passaram por aqui muitas mais muitas mesmo sem uma roda trazeira, e GM umas 4, da pra ver facil qual foi o problema então digo pra vc que seu carro, é uma exceção seja pelo ano que pode ser, ai não tenho confirmação, que ainda é o de estria grossa, ou tem material melhor, pois as que vi quebradas a mais velha era 84, mais é especulação, agora uma coisa todos concordamos, que manutenção é o melhor caminho, mais tem coisas que como o Cesar disse avisam e o diferencial nem sempre, as vezes começa a vazar oleo, as vezes esquenta roda, as vezes apenas quebra pois a chapa não aguenta, então EU só ando de braseixos, inclusive a ultima F1000 que tive a pouco tempo coloquei diferencial D20
outra coisa da uma olhada na plaqueta do seu diferencial pra ver que marca é, pois tem algumas raras com diferencial braseixos _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
|
 |
jretek |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 4:25 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 17 de Março de 2013 Mensagens: 9 Localização: SP-SP
|
não concordo com essa tese,a d20 quebra a braçadeira que segura a bandeija ,ela quebra sem aviso nenhum,quebra por fadiga,e se for colocada uma paralela ,ai sim vai quebrar em pouco tempo,a suspensão de uma f1000 não tem nada a ver com a da d20,é muito superior em todos os pontos de vista,no item segurança da de dez a zero,ja tive d10 d20 e f1000 não tem comparação no item suspenção _________________ SEMPRE TIVE E USEI AS F1000 ANTIGA E TAMBEM AS D20 E AINDA GOSTO ,FAÇO TODA A MANUTENÇÃO |
|
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 4:28 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16168 Localização: SÃO PAULO
|
gosto é gosto, eu vendi a F1000 pra ficar com uma D10, ai ja não discuto, agora vc faz alguma ideia do porque os grampos quebram?? _________________ CARLOS SALLESPICKUP
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 4:41 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP
|
Bom, a gente tem 3 D20s e uma Silverado, fora outras tantas que já passaram e nunca tivemos problemas de cair roda, é tudo questão de fazer manutenção corretamente
E porque vc acha a suspensão da F1000 melhor?
Em desempenho não é pq não é pantográfica.
Segurança como eu disse, fazendo manutenção não tem erro
Quais são os outros pontos de vista? _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
jretek |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 4:58 pm Assunto: |
|
|
|
Petrus desculpe-me mas que ano é sua D20? eu falo das modelos até 92 _________________ SEMPRE TIVE E USEI AS F1000 ANTIGA E TAMBEM AS D20 E AINDA GOSTO ,FAÇO TODA A MANUTENÇÃO |
|
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 5:07 pm Assunto: |
|
|

|
ele tem uma 92, e é a mesma coisa, eu tenho 2 rodando tb um guincho e uma dupla, não vejo problemas, não digo que não poderia ser melhor, pois se a gm tivesse colocado os pivos inferiores de cima pra baixo não cai roda, mais, de qualquer forma este topico trata do problema cronico dos Dana, seja onde eles tiverem aplicados, pois como disse gosto não se discute..... _________________ CARLOS SALLESPICKUP
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 5:07 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10337 Localização: Rio de Janeiro
|
Jertec, respeito a sua opinião embora não concorde, mas, isso é igual time de futebol, cada um gosta do seu e ponto.
Com relação ao problema da "braçadeira" da bandeja que você citou, foi um dos itens que citei como pontos fracos só que com outro nome grampo da bandeja, temos um membro do fórum que desenvolveu uma peça especifica para resolver este problema e outro que simplesmente usa uma peça da suspensão da própria D-20 para resolver este problema e que pelos relatos e tempo de uso tem demonstrado ser uma solução simples, barata e eficaz para este ponto fraco.
A suspensão dianteira de F-1000, também tem seus pontos fracos, e em fim gosto não se discute. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
jretek |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 5:56 pm Assunto: |
|
|
|
César desculpe me falhou a memória no momento de postar,o nome da peça que quebra é exatamente o que falou [GRAMPO DA BANDEIJA] e esse foi o motivo de eu ter medo da d20,quanto ao diferencial da d20 que eu tive ,duas,as duas tinham o diferencial igual a da minha f1000 ,eram iguais com certeza,e nunca escaparam a ponta de eixo,aliás posso lhe afirmar que a maioria dos utilitarios usam o mesmo sistema da DANA com rolamento conico na ponta,preso por um anel de aço,retentor e flange com quatro furos,e digo mais essa balela que a ponta sai é muita conversa fiada,existem milhares de pickps usando esse diferencial,tanto d10-d20 f1000 -f100 etc e quantas vc ouviu falar que saiu o eixo? tudo nesse mundo quebra,nada é imquebravel,querem colocar 2 toneladas em cima de um veiculo que foi projetado para no máximo 1 tonelada,e nunca fazem manutenção,um dia o rolamento funde e acaba ingripando e até arrebentando a ponta ou espulsando a ponta para fora arrancando a flange,aqui acho que tem engenheiro demais e muito bla bla bla,tudo depende de manutenção,nada é imquebravel _________________ SEMPRE TIVE E USEI AS F1000 ANTIGA E TAMBEM AS D20 E AINDA GOSTO ,FAÇO TODA A MANUTENÇÃO |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 6:18 pm Assunto: |
|
|
|
Você deve ter tido os modelos mais novos da D-20 que usavam o diferencial DANA, eu não posso concordar com você em relação a que o diferencial solta a ponta é balela, pois já vi e presenciei este fato, o diferencial braseixos usa sistema diferente, a bengala e presa por uma trava dentro do diferencial e o rolamento não é cônico.
Agora uma coisa eu concordo com você aqui tem engenheiro em grande quantidade, devo conhecer uns 5 ou 6 que participam deste fórum, e quanto mais melhor sempre tem vaga para mais um, e o melhor é que eles assumem também a tarefa de peão, pois 95% do pessoal daqui mete a mão na graxa sem medo de ser feliz.
Tudo quebra e tudo tem que ter manutenção, concordo 110%.
E o blá, blá, envolvendo problemas, soluções e fatos de nossas picapes é o que movimenta este fórum.
Eu já ia me esquecendo, respeitar os limites da máquina sempre é o mais indicado, para evitar problemas.
Em resumo: para o meu uso, D-20 com braseixos(é o meu time de coração). _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 7:26 pm Assunto: |
|
|

|
A minha é 94, na fazenda temos uma 92 e uma 93, e a silverado é 98
Mas já tivemos outra 94, uma 88 e uma 86..
Isso falando de GM full..
E sobre sair roda, eu já vi varias, Ranger, F1000, Silverado, etc sem.. _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
Nathan Algren |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 8:55 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013 Mensagens: 3228 Localização: Estado de São Paulo
|
|
|
 |
jretek |
Enviada: Sex Abr 05, 2013 9:48 pm Assunto: |
|
|
|
bem todos tem um pouco de razão,mas eu ja soube de um caso que uma d20 com o diferencial braseixo ficar sem a roda, e ai eu pergunto porque ? se o braseixo trabalha com rolamento diferente ,não é conico,a resposta é simples,foi falta de manutenção,trabalhou sem lubrificação,e deve ter feito muito barulho antes de romper a ponta de eixo,se foi esse o caso,rolamento trava,sem lubrificação,avermelha e destroi a ponta de eixo ,isso eu suponho,não afirmo,alguem deve ter uma esplicação _________________ SEMPRE TIVE E USEI AS F1000 ANTIGA E TAMBEM AS D20 E AINDA GOSTO ,FAÇO TODA A MANUTENÇÃO |
|
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Sáb Abr 06, 2013 12:49 am Assunto: |
|
|

|
braseixos só cai a roda se quebrar ponta de eixo, ai é peso excessivo ou moeu o rolamento, ja os dana pode quebrar o rolamento, pode romper a chapa que segura o conjunto ou a trava (anel) que é apenas prensada as vezes laceia e sai, o real problema é que meio sem aviso
ah, D20 anterior a 95 SEMPRE com Braseixos _________________ CARLOS SALLESPICKUP
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|