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Borra do óleo lubrificante |
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Eduvelo |
Enviada: Qui Abr 07, 2005 10:12 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Tinha um Fiesta Endura-E 98 com 3 anos de uso , manut. em cima , troca de óleo correta e mesmo assim tive que abrir pra limpar de tanta borra ...
Raramente colocava gasolina aditivada recomendado pelo próprio meca da concessionária .
O meca que levei já foi logo diagnosticando´.
- completaram com óleo diferente
Mas nem precisava completar óleo , muito menos diferente , pq sempre fico com óleo reserva do mesmo que foi trocado no carro e não usei pq o óleo não baixou , então é outra coisa , mas o que ????
Agora tenho um Fiesta Zetec , tá com 3 anos e raramente uso gasolina aditivada , só que o óleo é 5w40 , diferente do Endura E e até agora nada de borra ...
Em motor Diesel nunca ouvi falar em Borra , pode ser relaxado ou não , tanto faz ...
[]s ... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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lei72 |
Enviada: Qua Out 12, 2005 6:34 pm Assunto: AJUDEM-ME |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Outubro de 2005 Mensagens: 3
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Boa tarde,
Não tenho muita experiência com mecânica de veÃculos, mas tento aprender sempre que possÃvel. Tenho um Corsa super 1.0 96/96. Troco o óleo do motor a cada 5 mil e o filtro a cada 2 trocas. Nenhuma troca ultrapassou os 6 meses. Comprei-o usado com 60 mil Km. Hj ele tem 140 mil. Sempre tive dúvida de que tipo de óleo deveria utilizar, pq o manual é antigo e recomenda 20w40 ou 15w40 ou 20w50 SPI SG, SH OU SH. Nunca utilizei sintéticos ou semi-sintéticos. Minha dúvida é qto ao SPI que posso e é melhor utilizar e qto à viscosidade SAE mais recomendada. Usei algum tempo o Castrol GTX 20w50, mas não sei se fez diferença. Estou atualmente nos 20w40 mas agora o "probleminha da luz de pressão do óleo" apareceu e sei que não é o nÃvel do óleo. A luz acende se ficar no ponto morto (achei que era o nÃvel de óleo que estava no limite inferior e completei um pouco, depois mais um pouco, mas sem passar da marca superior). Vou levar a um mecânico amanhã (hj é feriado), mas gostaria de algumas dicas (flush, etc) e o tipo de óleo a sempre utilizar. Espero que meu carro não esteja condenado! |
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Sekiya |
Enviada: Qui Out 13, 2005 3:21 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Olá amigo lei72
Não use flush agora. Se está acendendo a luz espia no painel quando em marcha-lenta deve ter algum problema na bomba de óleo. Com 140mil km já deve ter algum desgaste. Mande urgente para um mecânico para verificar o cárter e o cabeçote se há ou não borra e não ande com o carro com problemas na bomba de óleo. Se a pressão estiver muito baixa, o óleo não vai chegar nas partes mais difÃceis ocasionando desgaste em regiões de atrito, principalmente em bronzinas e comando de válvulas, aà é retÃfica na certa!
Quanto ao óleo, na minha opinião acho que o 20W50 está de bom tamanho para o seu motor que está bem rodado, além de satisfazer a recomendação da fábrica. Se você anda muito na cidade e está trocando a cada 5mil km, sugiro que você utilize óleos semi-sintéticos (O que eu uso no meu Corsa Super 1.0 é o Shell Helix 15W50 "Amarelo"). Se continuar a usar os minerais propriamente dito, troque a cada 3-4mil km. É que o motor do Corsa é propenso a formação de borra.
Um detalhe que você citou: "(...) o nÃvel do óleo que estava no limite inferior (...)"
Se você troca sempre a cada 5mil km, o óleo nunca vai abaixar tanto. (a não ser que você coloque menos de 3 litros a cada troca). É provável que ou tem vazamento ou o motor esteja pedindo uma retÃfica, pois está consumindo muito óleo.
Espero ter ajudado _________________ Abraços
Eduardo |
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lei72 |
Enviada: Qui Out 13, 2005 6:10 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Outubro de 2005 Mensagens: 3
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Obrigado pelas dicas,
Vou providenciar logo. Deixei meu carro para ver uns probleminha de lanternagem e vou solicitar a parte mecânica tb. Só queria tirar um pouco a dúvida para que não fosse enrolado por profissionais de má Ãndole.
Até mais! |
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Thales Pimenta |
Enviada: Qui Out 13, 2005 11:16 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá,
por experiência própria não recomendo que utilize flush. Este produto detona os retentores e como consequencia o motor vaza óleo. Se estiver com sinais de borra ou peneira da bomba entupida, é melhor abrir o motor logo de uma vez pois se utilizar o flush terá que abrir o motor de qualquer jeito para tirar os vazamentos(a não ser que a grana esteja curta e queira deixar o seviço para depois).
quanto ao óleo, utilizar o API recomendado pelo manual ou superior, sendo que o ideal seria um superior. Já o SAE, no seu caso por causa da km um 20w50 vai bem. Em motores menos rodados um 15w40 ou mesmo 10w40.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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lei72 |
Enviada: Sex Out 14, 2005 4:49 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Outubro de 2005 Mensagens: 3
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Pois é Thales,
A grana está curta. Por isso fico com receio de me passarem para trás, ainda mais pq estou em BrasÃlia e os preços aqui são salgados, além de não ter muitos contatos. Com relação a mandar abrir o motor provavelmente terei de esperar a parte da lanternagem pois na oficina que está com certeza ficará muito salgado (meu carro foi batido há uns 50 dias) e voltou com problemas no conserto. Aliás, o fato do carro ter ficado muito tempo parado para a lanternagem pode ter tido alguma influência, ou não? Acabei de me lembrar deste detalhe (ficou uns 40 dias lá e eu já não aguentava mais). Só mais um detalhe, aqueles óleos para motores com mais de 100 mil são de fato interessantes ou neste caso a viscosidade chega a ser excessiva forçando o motor? Se não me engano tem um da Castro 20 ou 15 w 60!
Obrigado pela atenção! |
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Thales Pimenta |
Enviada: Qui Out 20, 2005 11:30 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá ,
li em outro fórum que para obter essa viscosidade é usado uns produtos quÃmicos para engrossar o óleo, o que significa aditivação baixa. Só colocaria caso o motor estive fumando muito e abaixando muito óleo também. Mesmo só em motores mais antigos.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
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alexm |
Enviada: Seg Mai 22, 2006 2:48 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
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Boa Madrugada.
Esse óleo Castrol para veÃculos acima de 100 mil KM possui especificação 25W60. O Lubrax, d mesmo tipo, é 25W50. Acho que a utilização destes óleos se daria somente nas condições citadas pelo Thales.
Quanto ao perÃodo de troca, numa concessionária GM, em Nikit, tem um quadro na entrada da oficina, com dizeres estimulando a troca a cada 4 mil KM. E este é o padrão que adotei : troca de óleo e filtro a cada 4 mil KM.
Particularmente, como rodo muito em cidade com algumas esticadas em alta velocidade em estradas próximas, e tb no GNV (mas tb utilizo gasolina aditivada sempre da mesma marca/posto), utilizo o Mobil Super XHP 20W-50 (API SL/CF e ACEA A2) e não tenho queixas. Alguém tem referências deste óleo ? A minha viatura está com 97600 Km e na próxima troca me recomendaram (não somente nesta concessionária), utilizar um óleo 15W50, justamente o Shell Helix Super 15W50 (API SL e ACEA A2) citado pelo Sekyia. Mas eu estava imaginando usar o Mobil 1 with SuperSyn ™ 15W-50 (API SL/CF, ACEA A3/B3/B4-02.). Alguém já usou ou conhece este óleo ?
Uma nota curiosa é que normalmente os óleos AC Delco são da Texaco e, nesta concessionária, vi muitas caixas do Shell Helix Super 15W50 e do Shell Helix Plus 10W40.
Um outro ponto de dúvida, seria se alguém de experiência em adicionar Molikote ao óleo do motor.
Abs a todos.
Alex
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S10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV) |
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Francisco Paolillo |
Enviada: Qua Mai 24, 2006 3:51 pm Assunto: Formação de borra no motor |
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Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Mai de 2006 Mensagens: 13 Localização: São Caetano do Sul- SP
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A tÃtulo de informação, gostaria de passar um texto que obtive no site da Petrobras sobre formação de borra em motores. Espero que ajude a esclarecer algumas dúvidas.
"Os problemas de presença de borra em motores são decorrentes principalmente dos seguintes fatores:
a) Uso do óleo lubrificante incorreto no motor - Geralmente quando se utiliza um lubrificante com nÃvel de desempenho inferior ao recomendado pelo fabricante do veÃculo. Mesmo reduzindo o perÃodo de troca, pode haver problemas de formação de borra devido ao envelhecimento (oxidação) precoce do lubrificante;
b) Uso de aditivação extra - Não é recomendado o uso de aditivação suplementar de desempenho em óleos lubrificantes. Os óleos lubrificantes de qualidade (boa procedência) já possuem, de forma balanceada, todos os aditivos para que seja cumprido o nÃvel de desempenho ao qual foi desenvolvido. Não há testes padronizados que avaliem o desempenho de mistura de óleos com aditivos extras. Pode haver incompatibilidade entre o óleo lubrificante e a aditivação suplementar e a borra é uma conseqüência deste problema;
c) CombustÃveis adulterados - O uso de gasolina adulterada pode gerar borra no cárter. O óleo lubrificante é contaminado por subprodutos da queima do combustÃvel durante sua vida útil. Essa contaminação ocorre e faz parte da operação do motor. Mas se o combustÃvel for adulterado estes subprodutos serão de natureza diferente e resÃduos com aspecto de resina poderão se formar no motor, aumentando a probabilidade da formação de borra, entupindo passagens de óleo e prejudicando a lubrificação e refrigeração interna do motor;
d) Extensão do perÃodo de troca - Mesmo utilizando o óleo correto e combustÃvel de qualidade assegurada, perÃodos de troca além do recomendado podem levar à formação de borra, devido ao excesso de contaminação e de oxidação do lubrificante. Nos manuais dos veÃculos há a informação dos quilômetros recomendados para cada intervalo de troca. É importante diferenciar o tipo de serviço do veÃculo. Para carros de passeio, valores como 10.000, 15.000 e 20.000Km geralmente fazem referência a serviço leve (uso rodoviário). Mas na maioria dos casos o serviço é severo (uso urbano do tipo anda e pára, distâncias curtas) e o perÃodo adotado para a troca deve ser a metade (5.000, 7.500 ou 10.000Km, respectivamente). Essa informação não está clara em todos os manuais e se não for observada com atenção, problemas de borra podem ocorrer." |
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adalberto |
Enviada: Qua Mai 24, 2006 10:56 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Isso já foi muito falado aqui no forum e o texto acima só exemplifica a lei onde o usuário que se dane.
Essa coisa de borra é muito recente. Sempre houve combustivel adulterado, sempre houve aditivo para oleo, sempre houve o motorista relapso que ultrapassa a quilometragem de troca e não havia a tal borra. Carros mais antigos não tem a maldita borra (pelo menos eu nunca vi um relato), enfim tem alguem sacaneando mas o lascado do usuário é quem fica no prejuizo pois a montadora diz que é o oleo, a fábrica de oleo diz que é motor ou o usuário e assim a coisa rola. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sáb Mai 27, 2006 12:10 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Como disse antes, o problema da borra está relacionado mais à redução do volume do cárter do que com os problemas citados no texto e pelo Adalberto. Ah os novos motores também são mais exigentes quanto à classificação do óleo. Coisas da tecnologia.
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Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
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