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		  | Autor | Mensagem |  
		  | tecnica | 
			  
				|  Enviada: Dom Jan 29, 2006 10:52 am    Assunto: |   |  |  
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 Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003Mensagens: 1016
 Localização: São Paulo
 
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				| Marcelo, Thiago, 
 Que novela hein ?! Mas tem solução. Tirando os JPX e Skoda, que vinham com super-aquecimento como acessório original......
 
 Bom, acredito que tudo é questão de procedimento. O primeiro passo é uma boa limpeza do sistema. Qdo eu faço isso, eu uso o Limpa Radiador da Radiex, ele é um desincrustante quimico forte (ou seja, ácido), no caso dos 4.1, que vai bastante água, deve-se usar 2 frascos. É meio chato de achar, não é todo lugar que tem, mas é muito bom.
 
 Despeja-se o(s) frasco(s) no radiador, e sai para passear com o carro, por mais ou menos 1/2hora. Depois, troca-se a agua, anda mais um pouco, troca a água de novo, e deve-se repetir o procedimento até que a água passe a sair limpa.  Depois disso é que pode-se completar o sistema com o aditivo (etilenoglicol).
 
 Existe um aparelho chamado "pirômetro", ele é muito prático porque lê a temperatura por infravermelho. Os mais sofisticados têm mira laser, e muitos mecânicos tem um desses hoje em dia por conta da injeção eletrônica (ele é usado para medir a temperatura do catalisador). No nosso caso, ele é usado para medir a temperatura em vários pontos no motor (cabeçote, frente do bloco, traseira do bloco) e no radiador, detectando pontos onde pode haver restrição na circulação de água.
 
 É interessante usar um desses para certificar se o problema do aquecimento é real ou problema elétrico.
 
 Continuando...
 
 A válvula termostática deve ser testada na água quente, para certificar que está abrindo corretamente. Ponha numa panela com água, e "cozinhe" a menina, observando se está abrindo.
 
 A bomba deve ser retirada para inspeção. Não é raro encontrar as palhetas da bomba dágua comidas pelo atrito com sujidade do radiador. Aproveita-se a retirada da bomba e verifique se os dutos de entrada e saÃda não estão obstruÃdos.
 
 O radiador deve ser limpo por dentro e por fora. Não é dificil encontrar as aletas do radiador entupidas por sujidade. Os macarrões devem ser retirados e limpos individualmente, pois incrustam com facilidade. Eles existem para diminuir a velocidade da água na colmeia e aumentar o contato com paredes.
 
 Os demais itens que podem causar o sobre-aquecimento, podem ser: incrustrações de ferrugem nas camisas de cilindros (aumentam a espessura da parede, dificultando a troca de calor). É o ultimo Ãtem a ser verificado, pois é o mais caro e trabalhoso de se fazer, tem que retirar os selos do bloco para chegar nas camisas e desinscrustá-las.
 
 Também verificar se o acoplamento viscoso da hélice está ok , ou a embreagem eletromagnética (se houverem).
 
 Respondendo à pergunta do Thiago, não existe nenhuma válvula no redutor de GNV que controle a circulação da água. A função da água quente nele é impedir o congelamento das  câmaras do redutor, pois o gas, ao se expandir, diminui a temperatura.  A menos que a derivação para o redutor tenha sido mal-planejada, não seria fonte de problemas.
 
 Do duto do respiro de óleo, ele deveria estar conectado. A questão é puramente ecológica, ele vai ligado ao carburador justamente para que os gases sejam queimados.  A marcha lenta subiu com ele porque ele enriqueceu a mistura, o certo é, depois de reconectar, regular novamente a lenta.
 
 Pessoal, é isso aÃ.  Não sei se eu fui repetitivo, espero ter ajudado.
 
 []'s
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 Alexandre Piza
 PicapesGM Website - 10 anos
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		  | Glaucio Tiago | 
			  
				|  Enviada: Dom Jan 29, 2006 4:54 pm    Assunto: Temperatura do Motor |   |  |  
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 Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006Mensagens: 13
 Localização: São Paulo / SP
 
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				| Valeu Alexandre Só uma complementação: Pelo que pesquisei e observei no motor, a Bonanza não conta com acoplamento viscoso no hélice do motor. Segundo as infos que consegui na web o acoplamento viscoso é encontrado nas Blazer´s V6 (e obviamente outros carros que desconheço). Você confirma esta info ?
 Outra coisa, reparei que a cebolinha que estava no carro é bem diferente da que eu coloquei, embora ambas sejam originais e possuem o mesmo número de série ( a antiga tem um prolongamento de +_ 1cm após a rosca). Não sei se esta diferença pode interferir na leitura dos circuitos do painel.
 Uma info: Os produtos da Radiex ( http://www.radiex.com.br/ ) são encontrados aqui em Sampa, no Mercadocar, que é uma loja que tem bastante variedade e, em geral, bons preços e serviços básicos. A loja da Barra Funda tem estacionamento grande e é bem fácil de entrar, comprar, trocar óleo, etc... e sair).
 Por exemplo, nas trocas de óleo costumo economazar cerca de um terço
 em relação a outros lugares.
 http://www.mercadocar.com.br/
 MercadoCar Barra Funda - Av. Marquês de São Vicente, 2055 - Barra Funda - São Paulo - SP - Fone: (11) 3616-3555
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 BONANZA CL 91
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		  | Glaucio Tiago | 
			  
				|  Enviada: Sáb Fev 04, 2006 8:57 pm    Assunto: Temperatura do Motor |   |  |  
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 Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006Mensagens: 13
 Localização: São Paulo / SP
 
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				| Prezados Os últimos passos:
 Limpeza do radiador com limpa radiador Radiex: foi um trabalho longo pois a sujeira não parava de sair (após a aplicação do produto lavei o maotor umas dez vezes), mas parece que ajudou bastante e deu para perceber que meu radiador estava realmente impregnado. Sem a válvula termostática, a temperatura demorou bastante para subir e só acendeu a luz e chegou perto dos 3/4 de temperatura no mostrador, em uma longa subida, depois de quase uma hora andando e parando.
 Troca da cebolinha nova pela que estava no carro antigamente , que é claramente diferente, mesmo que tenha o mesmo número de série, agilizei tbm uma melhor conexão do fio: A temperatura só passa do meio no mostrador com o carro no GNV com ar condicionado, e mesmo assim depois de muito tempo e na subida. O carro quando parado nestas condições não ferve e a temperatura diminui a partir do momento que se desliga o ar. Em dois ou tres minutos o ponteiro volta para o meio e a luz se apaga entre o 3/4 e 1/2. E o motor continua zunindo como novo.
 Ainda estou sem aditivo no radiador, pois amanhã vou proceder mais algumas lavagens no Radiador.
 Talvez com o aditivo a temperatura não passará de maneira nehuma do meio do marcador.
 Acho que o radiador estava/está realmente impregnado e com baixa eficiência na troca calórica, mas o problema da luz parece que é realmente um problema elétrico com grande possibilidade de ser de aterramento deficiente.
 Até a próxima noticia.
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 BONANZA CL 91
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		  | Sekiya | 
			  
				|  Enviada: Dom Fev 05, 2006 9:51 pm    Assunto: Re: Temperatura do Motor |   |  |  
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 Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003Mensagens: 2979
 Localização: São Paulo/SP
 
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	| Glaucio Tiago escreveu: |  
	| ... a Bonanza não conta com acoplamento viscoso no hélice do motor. Segundo as infos que consegui na web o acoplamento viscoso é encontrado nas Blazer´s V6 (e obviamente outros carros que desconheço). Você confirma esta info ?... |  
 É isso mesmo. Nos motores a álcool/gasolina a hélice gira direto e possui 4 pás.
 
 Lembro-me de um tópico em que o amigo "drperes" trocou a hélice original pela de 6 pás. Dizia ele que melhorou um pouco...
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 Abraços
 Eduardo
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		  |  |  
		  | adalberto | 
			  
				|  Enviada: Seg Fev 06, 2006 9:13 pm    Assunto: |   |  |  
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 Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004Mensagens: 7522
 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
 
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				| O que tambem ajudaria seria no caso de uma troca do radiador, optar por um de aluminio. Tenho um desses na Vera e as vezes até penso em fazer uns sorvetes no motor pois não esquenta de forma alguma. _________________
 Adalberto
 "Não tenha pressa mas não perca tempo"
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		  | Sekiya | 
			  
				|  Enviada: Seg Fev 06, 2006 11:18 pm    Assunto: Re: Temperatura do Motor |   |  |  
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 Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003Mensagens: 2979
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	| Sekiya escreveu: |  
	| Lembro-me de um tópico em que o amigo "drperes" trocou a hélice original pela de 6 pás. Dizia ele que melhorou um pouco... |  
 Estranho... mas não estou encontrando mais o tópico...
 Vai ver que apagaram...
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 Abraços
 Eduardo
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		  | Thales Pimenta | 
			  
				|  Enviada: Ter Fev 07, 2006 9:08 pm    Assunto: |   |  |  
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 Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003Mensagens: 2993
 Localização: Sudoeste de MG
 
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				| Olá pessoall, 
 Adalberto, o radiador de alumÃnio não tem condutividade térmica menor que o de cobre??
 
 []'s
 
 Thales
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 C-10 1971 - Tanque, pro pau!
 
 Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
 Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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		  | adalberto | 
			  
				|  Enviada: Sex Fev 10, 2006 12:02 pm    Assunto: |   |  |  
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 Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004Mensagens: 7522
 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
 
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				| Thales, não sou perito mas sempre ouvi falar que o radiador de aluminio é melhor que o de cobre. Já vi até em revistas de preparação de motores. E  pegando um pedaço de aluminio e outro de cobre pude reparar que o aluminio é mais frio. _________________
 Adalberto
 "Não tenha pressa mas não perca tempo"
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		  | Kiko (in memorian) | 
			  
				|  Enviada: Sáb Fev 11, 2006 6:02 am    Assunto: |   |  |  
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003Mensagens: 9611
 Localização: Mogi das Cruzes - SP
 
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				| Olá pessoal 
 O aluminio pode ter sua condutibilidade termica alterada por ligas na sua composição.
 
 Hoje quase na totalidade usam radiadores, condensadores, evaporadores em aluminio, por ter peso e preço menor.
 
 Abraços
 _________________
 Kiko (in-memorian)
 
 KIT SUPER LDA  Menos Fumaça Mais Força
 contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
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		  | Glaucio Tiago | 
			  
				|  Enviada: Qua Abr 19, 2006 9:50 pm    Assunto: Temperatura do Motor - Conclusão Final |   |  |  
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 Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006Mensagens: 13
 Localização: São Paulo / SP
 
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				| Boa Noite Pessoall Após um longo e caloroso verão, cheguei a conclusão final em relação ao sintoma da luz indicadora de temperatura acesa sem o motor ferver. Após trocar termostato, tirar válvula termostática, experimentar novos aditivos, etc... etc... etc...  limpei o radiador com radiex e então comecei a perceber um pequeno vazamento quando eu andava uns 6km e parava. Na verdade era um chuveirinho que funcionava quando as rotações subiam e a água evaporava quando o motor estava realmente quente. Isto causava um deficit de pressão e de eficiência no sistema e uma leve baixa na água do motor pois aparentemente só vazava quando o motor era exigido em altas rotações. Arranquei o radiador e a oficina de radiadores (que tem que ser boa) me alertou que não valia a pena varetar pois nestes casos o radiador nunca fica realmente bom. Na Accioly o radiador de alumÃnio Viscondi (paralelo) era R$ 650,00, o de alumÃnio GM R$ 980 e o de cobre R$ 1.900,00. Paguei na própria oficina por um Viscondi R$ 630,00 e nunca mais apareceu o fenômeno de acendimento da luz de temperatura no paÃnel. Acho que isto conclui o meu caso.
 Obrigado pela valiosa opinião de todos os companheiros de lista.
 Glaucio Tiago
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