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Desempenho com GNV na Blazer 2.2 |
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Jorge Bittencourt |
Enviada: Seg Dez 12, 2005 12:06 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 30 de Outubro de 2005 Mensagens: 9 Localização: Sao Jose dos Campos
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Minha S10 Cabine Dupla 2.2 mpfi tem Chip para GNV e faz 10-11 km/m3 na estrada. Realmente o desempenho deixa a desejar, mas ela chega ate 150 Km/h na Dutra tranquilamente, com o ar condicionado ligado. O problema é na subida, que ela perde torque fácil, e o melhor é colocar na gasolina. Não tenho nada a reclamar do GNV. Fiquei 2 meses com GNV sem chip e foi um desastre. Explosões na caixa de ar, baixa potência, tinha subidas que nem de primeira ela subia, pisando fundo em uma descida ela náo passava de 120, erros na central eletrônica, uma droga, depois que coloquei o chip com a eletrônica embarcada o carro ficou outro, muito mais potente e sem apresentar os problemas anteriores.
Jorge Bittencourt |
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Leo Barbosa |
Enviada: Seg Dez 12, 2005 3:45 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005 Mensagens: 110 Localização: Niterói - RJ
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Jorge,
Onde você colocou seu chip ???
Não é para fazer propaganda, mas para recomendar para outros colegas do nosso fórum que por acaso residam próximo a você, uma vez que sua experiência foi boa.
Aguardo seu contato. Abraço. _________________ Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!! |
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Jorge Bittencourt |
Enviada: Seg Dez 12, 2005 5:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 30 de Outubro de 2005 Mensagens: 9 Localização: Sao Jose dos Campos
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Coloquei em Guarulhos em uma oficina de GNV chamada São Vitor, perto do Shopping Internacional do lado de uma concerssionária Chevrolet enorme, não lembro onome.
O Chip é da gogastech (www.gogastech.com.br)
Jorge Bittencourt |
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Benedito Seror |
Enviada: Ter Dez 27, 2005 5:37 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 1
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Bom dia a todos,
Tomei conhecimento hoje deste endereço. Gostei!
Tenho uma blazer 02/02, 2.4, bem conservada, e pretendo instalar um kit gnv. Gostaria de receber orientação:
1) Vale a pena, em termos de desempenho, a conversão?
2) Há diferença sensÃvel de qualidade entre as marcas Landi Renzo e BRC ?
3) Utilizando cilindro 25 m3 da White Martins há necessidade de reforço da suspensão?
4) Como saber se não falta algum componente obrigatório no Kit?
Obrigado.
Benedito Seror |
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tecnica |
Enviada: Ter Dez 27, 2005 11:21 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Benedito,
Seja bem vindo ao site, obrigado por participar.
1) Só pelo desempenho, não. Infelizmente, mesmo nas melhores instalações, existe uma perda de potência usando o GNV. Isso ocorre por causa da taxa de compressão, que é baixa para o GNV, mesmo em motores a alcool.
2) Não. São 2 boas marcas. O que realmente fará a diferênça serão os demais acessórios, principalmente o misturador/mesclador. Não deixe que instalem o modelo mais barato, de poliuretano com um injetor. Esse cria uma enorme restrição de ar. Os melhores são em aluminio, com saida tipo boca-de-fogao.
3) Sim. O cilindro de 25m3 pesa cerca de 100kg, que vai ficar direto em cima da suspensão traseira. Inevitavelmente ela vai arriando, aos poucos. O ideal é acrescentar mais uma lâmina em cada feixe traseiro, a longo prazo é mais barato.
4) As normas para GNV só abrangem a parte mecânica da instalação, a saber: fixação do cilindro, redutor, isolamento da parte elétrica, existencia das 2 valvulas de segurança (cilindro e abastecimento), saco de ventilação (vai no cabeçote do cilindro). Da parte eletrônica, não existem itens obrigatórios por lei, exceto o gerenciador eletronico de mistura, que é obrigatorio para veiculos fabricados a partir de 1998. Na prática, entretanto, todos os carros passam na vistoria sem esse equipamento (é substituido pela famosa "torneirinha").
Benedito, vc pode encontrar todo tipo de instalação de GNV. Na realidade, o kit + 2 relês fazem o carro funcionar, e se bem instalado, sem dar problemas. Mas o ideal de instalação é o seguinte:
- Emulador de bico e sonda lambda.
- Variador de avanço.
- Mesclador de qualidade.
Os dois primeiros vão evitar a geração de erros para o sistema de injeção. O variador de avanço ajudará no desempenho, pois compensa a queima mais lenta do GNV adiantando o ponto do veiculo. E o mesclador de qualidade, como citado anteriormente, evita problemas de acerto de regulagem, bem como evita efeitos colaterais qdo o veÃculo está na gasolina.
Espero ter ajudado,
[]'s
Ale _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Leo Barbosa |
Enviada: Qua Dez 28, 2005 11:09 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005 Mensagens: 110 Localização: Niterói - RJ
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Benedito, Seja bem vindo ao forum !!!!
Faça minha as palavras de um dos "MESTRES" deste forum, que é o Alexandre....
Na minha opinião outra coisa que você deve levar em conta é o quanto você roda por mês.... Alguns especialistas sugerem que 1000 Km/mês seria um mÃnimo para compensar em termos de economia o "ALTO" investimento empregado.
O que posso te dizer é que BRC ou LANDI são ótimos kits. Sugiro "chipar" o carro e se possivel instalar o gerenciador eletrônico de GNV. Assim, você terá um KIT de última geração, otimizando ao máximo o uso do gás, seja em desempenho, seja em economia....
Quanto a instalação procure se a convertedora está cadastrada no IMETRO. É uma segurança a mais na instalação. Se eles trabalharem com chip e/ou gerenciador provavelmente entendem de conversão GNV.
No mais é só alegria.... Desculpe se me prolonguei....
Abraços, Leo. _________________ Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
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Renato Porto |
Enviada: Ter Jan 31, 2006 3:37 pm Assunto: Instalação do KIT GNV e |
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Registrado em: Terça-Feira, 31 de Janeiro de 2006 Mensagens: 2 Localização: Florianópolis
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Boa Tarde a todos do fórum,
Sou novato por aqui.
Porém, confesso estar muito satisfeito com a demonstração de conhecimento técnico e colaboração dos "participantes".
Temos uma blazer 2.4, em excelente estado de conservação, inclusive pouquÃssima rodada, pois está sob os cuidados da esposa, e gostarÃamos de instalar GNV.
No tópico anterior falou-se em "chipar", como sendo mais um recurso a minimizar a perda de potência.
A primeira dúvida é se o "chip" pode ser instalado juntamente com os demais equipamentos citados, ou se substitui algum deles.
A segunda dúvida, refere-se ao aludido "gerenciador eletrônico de GNV". Tal equimanto é o sistema de injeção multiponto de GNV, como o que está sendo instalado pela FORD na Ranger, ou estou confundindo tudo?
Obrigado
Renato PORTO |
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Renato Porto |
Enviada: Ter Jan 31, 2006 5:45 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 31 de Janeiro de 2006 Mensagens: 2 Localização: Florianópolis
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Ainda em acréscimo ao tópico anterior...
Gostaria se saber, efetivamente, de quanto, em termos percentuais, é a perda de potência de um motor 2.4, convertido a GNV, considerando a instalação de variador de avanço, chip, etc.
Renato PORTO |
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Leo Barbosa |
Enviada: Qui Fev 02, 2006 6:47 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005 Mensagens: 110 Localização: Niterói - RJ
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Boa tarde Renato !!
Tentando responder suas perguntas:
Por experiência própria uma instalação sem qualquer componente eletrônico (digo variador de avanço, emulador de bicos e de sonda lambda) a perda é da ordem de 50% tranquilamente. Se ligar o ar condicionado......
Utilizando bons componetes eletrônicos, essa perda vai a 10-20% dependendo de diversos fatores. Agora, na minha opinião: CHIP + GERENCIADOR !!!! A perda só é sentida em subidas que exijam muito do carro, mas nada insuportável... Sem contar que seu motor lhe será eternamente grato por você estar sob o regime de mistura pobre, grande vilão dos carros convertidos.
O chip é instalado no local do chip original da ECU do seu carro. No original tem-se apenas a programação original de fábrica. Esse novo chip possui uma capacidade maior de armazenar dados, tendo os parâmetros otimizados ao uso do GNV e para o combustÃvel original. Ele substitui o variador de avanço e o emulador de bicos.
Quanto ao gerenciador eletrônico de GNV seria a comparação entre o carro carburado (instalação comum) e o carro com injeção eletrônica de gasolina (instalação com gerenciador). É um tipo de injeção eletrônica para uso do GNV. Ele substitui o emulador da sonda lambda.
Vou pesquisar sobre esse componente da FORD e te falo o que encontrei.
Um abraço. _________________ Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
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adalberto |
Enviada: Seg Fev 06, 2006 9:42 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7429 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Realmente a tecnologia ajuda bastante mas tambem complica muito.
Chip, variador de avanço, sonda lambda, motor de passo, emulador, etc, etc,etc .....
A muitos anos (desde a crise do petroleo) muita gente das localidades mais afastadas usam o velho GLP direto do botijão caseiro e nunca tiveram problemas usando uma engenhoca feita artesanalmente.
Meu pai a alguns anos comprou um jipe que tinha a tal engenhoca mas ele precisou tirar pois rodava em São Paulo, mas o antigo dono não usava gasolina a muitos anos. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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alexm |
Enviada: Ter Abr 11, 2006 4:21 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
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Boa tarde a todos.
Possuo uma S-10 97 2.2 EFI Deluxe dupla cabine com instalação básica (sem qq opcional). Consome razoável (10km/m3), não apresenta estouros ou problemas do gênero, mas a perda de potência é (muito) acentuada em ladeiras.
Quando fui comprar uma picape pensei numa V6 mas não achei nada em bom estado em Niterói e aliado ao fato que a V6 tinha saÃdo de linha, apresentar consumo elevado (mesmo no GNV) e peças e serviço mais caro fiquei com uma 2.2 que achei em bom estado.
Eu já havia trocado mensagem com o Leo, em outro tópico, mas achei que este agora seria o mais adequado. O Leo colocou um chip da gogastech que, aparentemente, é o mesmo usado pela Bigás. No site da gogastech, temos a informação : "suprime - se ou substitui - se os três equipamentos comumente utilizados.( Emulador Avanço, Simulador Bicos Injetores, Emulador de Sonda Lamda)". Na prática, é isso mesmo Leo ?
Vc ou mais alguém utiliza e/ou conhece os cabos e velas para GNV oferecidos pela Bosch (mais fácil de achar em Niterói) ou de outras marcas (Nika Accel) ? Acho que ao menos devo trocar estes itens antes de colocar o chip. O que acham ?
No futuro (próximo) vou modificar o arquivo para gasolina, fazer retrabalho do corpo da borboleta, trocar por um filtro esportivo (mas não tanto) e se ainda sobrar algum, trocar o sistema de escapamento e por uma cobertura térmica no coletor de escapamento. E estou esperando o Leo aumentar a compressão da "menina" dele para, dependendo do resultado navegar na mesma direção.
Abs.
Alex |
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Leo Barbosa |
Enviada: Ter Abr 11, 2006 10:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005 Mensagens: 110 Localização: Niterói - RJ
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Oi Alex !!
Um dos motivos que me motiram a comprar a 2.2 foi o estado geral do veÃculo. A vantagem dessa versão é que sua parte mecânica, no que diz respeito a motor, é barata, pois é o mesmo motor de quase toda linha GM. Agora, não tem jeito : seu desempenho é sofrÃvel para linha S10.... Outra coisa que penso é que GNV me lembra economia. Quem quiser desempenho, coloque TURBO ou troque na 4.3 V6 (sem GNV, rs !).
Com o chip vc pode ficar até sem o emulador de sonda, mas colocando o gerenciador de misturas (motor de passo), o carro renderá o melhor, bem próximo a gasolina. Mas esse carro no GNV lembra carro 1000 com ar condiconado na ladeira......sofre, sofre, sofre....
Quanto aos cabos de vela e as próprias velas, precisam de uma maior atenção com trocas mais frequentes. É consenso entre convertedores que os cabos e velas NGK são superiores ao Bosch, mas nunca tive tal experiência. É o que ouço.
Ideal é deixar o carro 100% na gasolina (limpeza de bicos, corpo de borboleta, passar scanner, TROCAR FILTRO DE COMB -> usuario de GNV deixa sempre na reserva, só acumula sujeira !). Se possivel $$$ troque a sonda lambda tb.... ela carboniza com o tempo e o gerenciador também precisa dela para funcionar legal.
Outra dica: Compre tudo (eu disse TUDO ! na Altese -> Av. Lobo Junior 980 - Penha - 2156-2424). Lá só vende pecas originais Chevrolet SEMPRE com pelo menos 40% de desconto em relação a concessionária....Mesmo morando em Nikiti, já sou habitué .....
Qq coisa, estamos ai. Um abraço. _________________ Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!! |
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alexm |
Enviada: Seg Abr 17, 2006 10:21 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
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A todos.
Alguém conhece e/ou utiliza produtos da CM Racing ? Especialmente o MEG - Módulo Eletrônico de Gerenciamento ? Essa empresa, baseada no RS, tem um site (www.cmracing.com.br) que através de um linguajar agressivo (para dizer o mÃnimo) tenta desbancar as preparações de motores via chip,retrabalho no corpo da borboleta, etc, oferecendo como solução (milagrosa ?) inclusive para GNV através desse produto. Que tem muito mito e uma quantidade maior ainda de espertalhôes, orbitando quando o assunto é carro isso é verdade, mas tb é verdade que contamos com forums como este para a troca de impressôes e opiniões para tentarmos separar o joio do trigo. E não levarmos prejuÃzo no bolso ...
Grande Leo. Segui seu conselho e consultei a Altese sobre o jogo de pastilhas da minha S-10 (ainda não está alarmando no painel mas, segundo o mecânico, se apresentam com desgaste acentuado) e tive uma surpresa. Não foi 40 % de desconto em relação a concessionária GM e sim 40 % do preço cobrado por esta !!!!
Quanto aos cabos e velas da Bosch, a minha curiosidade foi aguçada pelo kit especÃfico para GNV pois como vc mesmo disse, tb sempre me recomendaram NGK.
Forte abraço para todos.
Alex |
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Leo Barbosa |
Enviada: Ter Abr 18, 2006 8:13 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005 Mensagens: 110 Localização: Niterói - RJ
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Wander |
Enviada: Ter Abr 18, 2006 8:22 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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