Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Condução com Towbar « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Eduvelo
MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2003 1:31 pm    Assunto: Condução com Towbar Responder com Citação

Oi galera , vou lançar uma dúvida que lancei em outro site e ainda estou sem resposta , tavez o pessoal de carro antigo seja o mais indicado .
Para conduzir um carro com Towbar , há necessidade de um condutor habilitado no carro rebocado ? , sabemos que o towbar conduz o rebocado em dirigibilidade 100% , mas e na hora do freio numa descida em curva , será que se colocarmos um sistema igual de carreta , freando ao mesmo tempo , com as luzes das lanternas traseiras tbm acionando junto com o puxador teria algum problema de legislação ?
Um colega foi multado na Dutra trazendo seu jipe com towbar só dirigindo o jipe dianteiro , ainda teve que arrumar alguém habilitado pra ir no jipe rebocado , alguém sabe de algo semelhante ?

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ajccesar
MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2003 1:52 pm    Assunto: Condução com Towbar Responder com Citação

Edu,

À questão de dois anos atrás eu ia alugar um Trailer para umas férias com minha família na Serra da Canastra, mas fui obrigado desistir da idéia, por que o pessoal da Ângela Trailer onde eu estava alugando, me informou que, para direção de veiculo rebocado há a necessidade de carteira categoria E (veículos articulados).
Na época, eu questionei quanto àquelas carretinhas comuns e segundo a legislação existe um limite de dimensões e peso máximo do reboque, portanto, acredito que no caso do seu colega, não tenha sido a forma de reboque, mas o tipo de veículo rebocado e a categoria carteira de habilitação.
Outra informação, mas não confirmada, é que os fabricantes, revendedores e locadoras de trailers, estavam tentando uma revisão no Código Nacional da Transito para que este tipo de reboque não fosse enquadrado como articulado pois os proprietários de trailers estavam tendo problemas.

Abraços,

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2003 9:50 pm    Assunto: towbar Responder com Citação

Cesar , tudo bem ?
Para poder ser CNH cat. E o reboque tem que ultrapassar 6000kg , ser carga perigosa ou ser um Trailer (continua) , fora isso qqer categoria pode rebocar qqer coisa . se fosse como vc diz ninguém poderia rebocar com cambão, por exemplo , sem ter cat. E .
A dúvida é se há necessidade de um condutor no carro rebocado , deve ser difícil , mas se desse para conectar o freio do puxador no carro rebocado , teria completo dominio desse e aí não haveria a menor necessidade de alguém para conduzi-lo , será que a legislação prevê isso ?

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2003 11:46 pm    Assunto: Uma carta Responder com Citação

Olá

Seria interessante alguém fazer esta pergunta a uma autoridade, o mais alto possível, ou no site da Polícia Rod. Estadual e Federal e andar com a resposta que for receber (se favorável) quando vc estiver rebocando outro veículo.
O policial que te pára sabe tanto quanto vc, ou seja, nada, e aproveita esta situação para complicar a sua vida.
Nesta situação mostrar uma carta resposta de um órgão do governo resolve o problema.
Obs: Até uma matéria numa revista serve.

Abraços

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2003 1:01 am    Assunto: Responder com Citação

Senhores,

O artigo 143 do Código nacional de transito é bem claro quanto aos trailers, conforme o extraído abaixo. Já qto ao towbar, note o 2o. paragrafo do inciso V, o que fala sobre a exigência da categoria E para a "combinação de 2 ou mais unidades tracionadas".

Ou seja, puxar carro com towbar ou cambão exigiria cat E, já que está se combinado 2 veiculos com motores, independente do peso. É uma situação bem curiosa e sem lógica....

No BestCars tem um artigo que confirma o que foi dito pelo Cesar, sobre a tentativa dos fabricantes de traillers a derrubar a exigencia pela cat E. Essa medida foi o golpe de misericordia nesses fabricantes...

--- x ----
Art. 143. Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:

I - Categoria A - condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

II - Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

III - Categoria C - condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;

IV - Categoria D - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.

§ 2º Aplica-se o disposto no inciso V ao condutor da combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total.

Eduvelo
MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2003 9:46 am    Assunto: towbar Responder com Citação

Valeu Alexandre , agora complicou mesmo , além de ter alguém Habilitado no rebocado ainda tem que ter CNH cat. E no puxador , olha que os jipeiros e colecionadores levam seus carros para o destino usando towbar muitas x , e não sei se alguém já se preocupou com isso .
O Rodoviário que parou meu colega então estava com certa razão , isso é muito ruim pois não temos como mostrar um documento que nos deixe usar o towbar com descreveu o Kiko .
Vou atras da cat. E , paciência ...

Abraços ...

Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2003 12:09 pm    Assunto: No caso dos Guinchos Responder com Citação

Olá Pessoal

Eu lembro, antigamente, os guinchos (na época não havia plataformas) que ficavam nas rodovias, eram cabina duplas pois a lei proibia ocupantes no carro guinchado.
Será que os guincheiros remanescentes tem CNH E?

Abraços

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2003 1:31 am    Assunto: Responder com Citação

É que o código não fala sobre situações de emergência. Uma coisa é vc pegar estrada rebocando seu jipe até Bonito, vc precisaria da cat E.

Outra é guinchar, com cambão, cinta ou corrente um carro quebrado. A presença do outro condutor caracterizaria uma situação de emergência, dispensando a cat E.

Em uma estrada como a Dutra, a necessidade de reboque pode ser atendida pela SAU, o que leva ao policiamento a interpretar de forma dúbia a situação.

Eduvelo
MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2003 5:31 pm    Assunto: towbar Responder com Citação

Galera , desculpe o tempo da resposta , mas discutindo com o pessoal de transito da Pètrtobras , chegamos á conclusão que o 2º paragrafo se refere a mais de 1 unidade tracionada , quer dizer 2 ou mais , o que não é o caso do Towbar , que só leva 1 unidade , ainda fica a dúvida de se ter um condutor no rebocado .
Tem uma resposta sobre cambão , num site de escola de transito que diz que pode ser usado normalmente por qqer cat. , o que pega é corda ou do tipo ,essa só pode ser usada em emergência . O cambão exige um condutor por não ser como o Towbar , mas por via das dúvidas qdo usar towbar vou colocar alguém habilitado no volante do rebocado e fim ...
Só quem pode decifrar esse enigma é algum policial rodoviário ,se alguém conhecer algum , leve essa questão .
Grato a todos ...
Abraços ...

Wander
MensagemEnviada: Ter Mar 14, 2006 10:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola,
enviei o seguinte email para a POLICIA RODOVIARIA FEDERAL, MINISTERIO DA JUSTIÇA:

Amigos, por favor, me digam: quais as exigências para que eu:

a) Com minha picape diesel cabine dupla possa rebocar uma carretinha com apenas 1 eixo.
b) Com meu carro de passeio, gol, possa rebocar a mesma carretinha...
c) Um jeep rebocar outro jeep em rodovias federais/estaduais.
d) Um carro qualquer rebocar um jeep em rodovias federais/estaduais.

PS: Possuo CNH categoria B.

Obrigado.

Aguardemos a resposta...

Wander
MensagemEnviada: Qua Mar 15, 2006 12:14 am    Assunto: Responder com Citação

De qualquer forma, eis algumas dicas quem entende...

http://www.planetabuggy.com.br/carroceria/cambao.htm

Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Sex Mar 17, 2006 1:17 am    Assunto: Responder com Citação

Wander escreveu:
De qualquer forma, eis algumas dicas quem entende...

http://www.planetabuggy.com.br/carroceria/cambao.htm

Arrow Boa Wander, embora por bom senso algumas coisas já sabia, inclusive uma vez em vim de Vitoria a Brasilia na Blazer 2.5 puxando uma carretinha carregada, mais de 1200km gastei umas 18hs até chegar aqui Shocked Razz
detalhe não fui parado em nenhum posto da PRF. Minha Hab. é D

Blazer PitBull 2.8 TD intercooler
.
Wander
MensagemEnviada: Sex Mar 17, 2006 2:14 am    Assunto: Responder com Citação

D de D-20 ????
rsss
Cuidado e canja de galinha não fazem mal a ninguem...

Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Mar 17, 2006 11:46 am    Assunto: Responder com Citação

Esse ano a minha deixa de ser B de B.... e passar pra D de D-20 como o Wander falou Laughing
MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Sex Mar 17, 2006 12:03 pm    Assunto: Responder com Citação

A minha ainda é B... de Beginner (=iniciante)

NAO estou aceitando sugestoes para esta letra B.... Mad (nem tentem !!!!!!!!!)
A nao ser Bonanza, Blazer, BMW, etc... Very Happy

Por favor, resistam....

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.