|
GNV reduz a vida do motor? |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Arkov |
Enviada: Dom Jan 29, 2006 9:01 pm Assunto: GNV reduz a vida do motor? |
|
|
|
ola pessoal!
cada mecanico fala uma coisa, uns falam que estraga o cabeçote, resseca mangueiras, gastam mais rapido os aneis e prendem valvulas. outros dizem que não estraga.
gostaria da opinião de vcs, pois tem mais experiencia que certos mechanicos que conheço.
meu carro é uma s10 com motor Vortec, coloquei um kit da BRC com todos os acessorios, simulador de bicos, de sonda lambda duplo, variador de avanço.
o carro nao aquece mais que gasolina e nunca deu um estouro mesmo depois de ter rodado mais de 10.000 com gás.
de manha eu deixo o carro aquecer com gasolina, toda vez que guardo o carro na garagem é na gasolina.
so faço o carro pegar no gás quando eu paro e nao demoro mais de 30 min parados.
vlw pessoal. _________________ S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3 |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Seg Jan 30, 2006 12:16 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Arkov,
Essa divergência de opiniões acontece por conta da falta de critérios na instalação feitas por diferentes convertedoras, a propria diversidade dos kits, e na incompetência dos vistoriadores.
Um kit completo como o seu é até raridade. E vc, de antemão sinalizou que funciona bem.
E tem que funcionar mesmo.
A minha experiência prática vem da Blazer 4.3V6 da minha irmã, e da Dodge RAM 5.2V8 do meu amig Jacques (tb conhecido por outros membros aqui do fórum).
E até agora, os problemas que tive conhecimento com GNV provém da má instalação e regulagem do kit.
A principal causa de defeitos provem de uma origem única: mistura pobre. E a grande maioria das instalações está regulada para trabalhar com mistura excessivamente pobre. Isso porque acredita-se que o carro fica mais econômico nessas condições, o que não é verdade, principalmente a longo prazo.
O que acontece com a mistura pobre? No plano ou na descida, sem problemas. Em uma situação de esforço (uma subida, ou transportando carga), a mistura pobre obriga o condutor a esticar marchas. A falta de potência causada pela mistura errada aumenta o esforço sobre o motor, causando o sobreaquecimento, e as demais consequencias resultantes dele (juntas de cabeçote queimadas, valvulas presas, anéis quebrados).
O estouro é outra consequencia da mistura pobre, se vc não teve esse problema até hoje, muito bom, significa que está bem regulado. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
Arkov |
Enviada: Seg Jan 30, 2006 9:30 am Assunto: |
|
|
|
tecnica
obrigado pelas infos.
realmente esta bem regulado, no sensor de sonda lambda tem 3 leds, VM, AM, VD, que em marcha lenta no gas fica passando de uma pra outra, sempre fico de olho ali, se fazer esse movimento quer dizer que a mistura esta rica, se ficar parada na verde ou vermelha mistura pobre.
depois que coloquei o variador de avanço ficou praticamente igual a gasolina, dirigindo nao se percebe perda de potencia, o carro só aquece mais que o normal quando ligo o ar-condicionado em dias muito quentes, e se estiver parado no transito.
eu uso o ar-condicionado no transito geralmente com o ventilador no minimo, para nao sobrecarregar o compressor, que geralmente nao consegue vencer se o ventilador estiver com uma vazao alta, pois o gelo feito em rotação baixa eh muito pouco, agora na estrada deixo alto, que alem da rotação estar mais alta fazendo o compressor fazer mais gelo, esfria rapido por causa do vento.
mas tanto faz, na gasolina ou no gás esuqenta do mesmo jeito.
vlw _________________ S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3 |
|
|
 |
Leo Barbosa |
Enviada: Ter Jan 31, 2006 1:15 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005 Mensagens: 110 Localização: Niterói - RJ
|
|
|
 |
Arkov |
Enviada: Ter Jan 31, 2006 5:50 pm Assunto: |
|
|
|
eu instalei esse gerenciador tambem.
o carro esta a mesma coisa que andar na gasolina, so testando em maquinas mesmo pra comprovar se ha perda de potencia, pq andando nao se percebe. _________________ S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3 |
|
|
 |
Wander |
Enviada: Seg Mar 13, 2006 6:20 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
|
|
|
 |
Wander |
Enviada: Seg Mar 13, 2006 6:23 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
|
|
|
 |
Wander |
Enviada: Seg Mar 13, 2006 6:25 pm Assunto: |
|
|

|
|
|
 |
Igor Bueno |
Enviada: Qua Mar 15, 2006 12:22 am Assunto: Novato na area |
|
|
|
Boa Noite Pessoal
Sou novo no fórum, meu nome é Igor e sou de Curitiba e tive a grata oportunidade de adquirir uma Blazer 97 com Vortec 4.3 V6, um carro excepcional porem a gasolina o torna exorbitante manter no preço atual do combustivel
Assim mandei instalar um kit GNV novo para poder rodar na cidade (o meu maior percurso é urbano), alguns acertos iniciais e o carro agora esta rodando bem com exceção da perda de potencia e dos estouros, os quais mencionei todas as vezes que estive na conversora para os ajustes iniciais e que o mecanico responsavel pela conversao me disse que é NORMAL por se tratar de GNV. Perguntei tb sobre os problemas a curto e longo prazo que poderia ocorrer e ele me disse que nenhum problema ira ocorrer com o motor por causa disso.
O carro a principio esta normal, nao aumenta temperatura, o nivel do oleo esta ok e barulho nao apresenta nada de diferente.
Este quesito me deixou mto preocupado ao ler aqui no forum os problemas que estes estouros podem causar e assim gostaria de pedir a opiniao de vcs do que devo fazer e os problemas que realmente podem ocorrer.
Por se tratar de um veiculo 97, foi instalado o kit completo com regulador de avanço e/ou gerenciador de passo, etc.. pois pela vistoria estes itens sao obrigatorios pelo menos aqui no Paraná.
Agradeço a resposta
Igor Bueno
Caminhaozinho Azul !!! |
|
|
 |
Wander |
Enviada: Qua Mar 15, 2006 12:42 am Assunto: |
|
|

|
Amigo,
O carro que tenho a GNV é um fiat uno 1980 convertido a 06 anos. Usa um kit italiano já antigo pelos padrões atuais, mas era o mais caro na época. Jamais passei por esta questà o de estouros... Mas, meu carro é pequeno.
Nunca ouvi esta estória de que estouros sà o normais... Nao é possÃvel que sejam normais. Pelo contrário, é sinal de que algo não vai bem... Explosão em momento errado....
Procure se informar em outra instaladora... _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
|
|
 |
Lhernand |
Enviada: Qui Mar 16, 2006 11:30 am Assunto: |
|
|
|
Igor
Deixe-me relatar minha experiência com minha Blazer (4.3 ano 99, câmbio automático). Fiz a conversão há pouco mais de um ano, e no inÃcio funcionava OK, mas tinha dois senões: era sensÃvel a perda de potência no GNV se comparado com gasolina, especialmente em subidas, e o câmbio trocava as marchas com rotação mais alta, ou seja, esticava demais, a ponto de ficar bem incômodo em trânsito urbano. Voltei à oficina e ouvi exatamente o que você relata: "é normal", e mesmo insistindo, nenhuma disposição de reconhecer o problema. Tempos depois começaram a aparecer as contra-explosões, (ocasionais quando acelerava e em tempo quente), que a mesma oficina disse ser problema de ignição (velas e cabos).
Finalmente levei a outro técnico recomendado por um colega de trabalho como competente, ele olhou a instalação e de cara recomendou trocar o mesclador por um metálico, do tipo "boca de fogão", com vários orifÃcios (o que eu tinha era o de poliuretano, com um tubo de venturi) - aliás, já mencionado neste forum pelo Alexandre Piza - e o variador de avanço por um modelo digital (ele disse que o variador instalado no meu era tão ruim que as oficinas levavam de brinde das fornecedoras de componentes).
Com relação à s explosões, o técnico disse o mesmo que os colegas do fórum já comentaram: mistura pobre ou ignição, e que de jeito nenhum "é normal". Por precaução, recomendou também instalar uma válvula de alÃvio no caso de voltarem a ocorrer por desregulagem ou deficiência na ignição (a válvula não resolve o problema, apenas protege os componentes da entrada de ar).
Feitas as modificações (ressalto que verificaram velas e cabos, e estavam em bom estado) o motor agora está praticamente como se fosse gasolina, inclusive na potência, e as marchas mudam normalmente, nas rotações bem baixas. E nada de explosões.
Portanto, sugiro ficar atento e procure alguém que de fato conheça GNV, pois pela sua descrição sua oficina atual não vai lhe ajudar.
Abraço
Luis _________________ Luis
Blazer 4.3 V6 4x4 |
|
|
 |
Igor Bueno |
Enviada: Sex Mar 17, 2006 8:07 pm Assunto: |
|
|
|
Obrigado
Vou me basear na sua experiencia e ver se consigo alguem que resolva e faca direito
Abraço
Lhernand escreveu: |
Igor
Deixe-me relatar minha experiência com minha Blazer (4.3 ano 99, câmbio automático). Fiz a conversão há pouco mais de um ano, e no inÃcio funcionava OK, mas tinha dois senões: era sensÃvel a perda de potência no GNV se comparado com gasolina, especialmente em subidas, e o câmbio trocava as marchas com rotação mais alta, ou seja, esticava demais, a ponto de ficar bem incômodo em trânsito urbano. Voltei à oficina e ouvi exatamente o que você relata: "é normal", e mesmo insistindo, nenhuma disposição de reconhecer o problema. Tempos depois começaram a aparecer as contra-explosões, (ocasionais quando acelerava e em tempo quente), que a mesma oficina disse ser problema de ignição (velas e cabos).
Finalmente levei a outro técnico recomendado por um colega de trabalho como competente, ele olhou a instalação e de cara recomendou trocar o mesclador por um metálico, do tipo "boca de fogão", com vários orifÃcios (o que eu tinha era o de poliuretano, com um tubo de venturi) - aliás, já mencionado neste forum pelo Alexandre Piza - e o variador de avanço por um modelo digital (ele disse que o variador instalado no meu era tão ruim que as oficinas levavam de brinde das fornecedoras de componentes).
Com relação à s explosões, o técnico disse o mesmo que os colegas do fórum já comentaram: mistura pobre ou ignição, e que de jeito nenhum "é normal". Por precaução, recomendou também instalar uma válvula de alÃvio no caso de voltarem a ocorrer por desregulagem ou deficiência na ignição (a válvula não resolve o problema, apenas protege os componentes da entrada de ar).
Feitas as modificações (ressalto que verificaram velas e cabos, e estavam em bom estado) o motor agora está praticamente como se fosse gasolina, inclusive na potência, e as marchas mudam normalmente, nas rotações bem baixas. E nada de explosões.
Portanto, sugiro ficar atento e procure alguém que de fato conheça GNV, pois pela sua descrição sua oficina atual não vai lhe ajudar.
Abraço
Luis |
|
|
|
 |
Leo Barbosa |
Enviada: Sáb Mar 18, 2006 1:58 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005 Mensagens: 110 Localização: Niterói - RJ
|
Olá Lhernand !! Seja bem vindo ao fórum !
Se poderia nos fornecer outras informações nesse variador de avanço "digitaL" ? Pode ser que até conheça mas com outro nome. Tem como nos dizer o fabricante/modelo do seu ???
Aguardo sua resposta. Abraço. _________________ Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!! |
|
|
 |
Lhernand |
Enviada: Sáb Mar 18, 2006 8:15 am Assunto: |
|
|
|
Oi Leo!
O variador que substituiu o anterior é da PVR, modelo CAM3 (veja foto).
Embora tenha usado o termo "digital", creio que não é apropriado, pois todos devem ser. Este da PVR explicaram-me que é tecnologicamente mais evoluÃdo e realiza um mapeamento mais completo e preciso do que o anterior. Os entendidos do forum talvez possam dar mais esclarecimentos.
Abraço _________________ Luis
Blazer 4.3 V6 4x4 |
|
|
 |
Leo Barbosa |
Enviada: Sáb Mar 18, 2006 10:34 am Assunto: |
|
|

|
O PVR CAM 03 é um variador tipo MAP. Fico bom na Blazer, com certeza....Que mau lhe pergute, quanto foi ?
Abração, _________________ Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!! |
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 2 Ir à página 1, 2 Próximo |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você não pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|