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Motor Diesel de 2 tempos |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Mar 18, 2006 12:12 pm Assunto: Motor Diesel de 2 tempos |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Arnaldo Tomazetti |
Enviada: Sáb Mar 18, 2006 4:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006 Mensagens: 203 Localização: Atibaia - SP
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Chegamos a ter fabrica de motores 2 tempos Detroit aqui no Brasil, mas infelizmente não vingou...talvez porque a GM não teve o foco voltado para o seguimento de caminhões...
A Detroit a princÃpio de instalou em SJC, e mais tarde Curitiba.
Acho que faltou treinamento, não sei ao certo, mas a maioria dos motoristas de caminhão da época não se adaptavam ao motor diesel 2 tempos e dirigiam o caminhão como se estivessem dirigindo um Mercedes...(com regime bem mais baixo), conclusão: quebravam a torto e à direito.
No motor diesel 2 tempos tem que tá com pé em baixo, urrando alto...que é pro blower "encher" os cilindros, e fazê-lo "entrar" na faixa de torque mais proveitosa, era muito gostoso ouvir o som desse motor, principalmente na passagem de marcha.
Voltando um pouco na questão do foco da GM: infelizmente não vingaram as iniciativas no seguimento de caminhões, e hoje a GMC foi embora do Brasil, talvez para sempre...a Detroit passou de mão em mão...foi vendida para o Roger Penske, que ia vender motor p/ Dodge Dakota...não deu certo de novo...depois Caterpillar...não deu certo de novo, e depois a Perkins comprou a fábrica...hoje nem sei mais...
Procuro direto informações sobre esses motores (Detroit 4-53 do Chevrolet) não se acha quase nada, parece que apagaram da história!
abs _________________ Arnaldo |
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Rasch Motoren |
Enviada: Dom Mar 19, 2006 12:01 am Assunto: Motor Diesel 2 tempos |
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Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
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Nossa experiência com Detroit é muito vaga , mas no intuito de enriquecer o fórum , gostariamos de colaborar expondo alguns dados .
Todas as válvulas alojadas no cabeçote são de escape , seja na versão com ( 2 ) ou ( 4 ) válvulas por cilindro .
Como todos sabem é impressindivél o uso de blower ( soprador ) . As camisas contém orificios em todo a sua volta ( janelas ) por onde entra o ar adimitido , e o embolo ( pistão ) atua tambêm como " válvula de admissão " , controlando a entrada de ar na câmara .
Existiram versões em que eram adicionados turbocompressor.
Quando a GM utilizou este motor , de certa forma era novidade , e assim muitos achavam que ele era desprovido de bomba injetora . Estavam mal informados .
Para a época o conceito ( bico bomba ) hoje , unidade injetora , não era muito difundida na época , pois os concorrentes eram : M Benz OM 352 / Perkins 6.357 / MWM 226.6 , que utilizavam BB injetoras convencionais Bosch / CAV . No Detroit cada cilindro é alimentado por uma unidade de injeção contendo : Pistão de injeção e bico injetor integrado em um só conjunto .
Esse equipamento encontra-se alojado no cabeçote ,por isso ninguém via bomba injetora .
O sistema era acionado por um ressalto no comando de válvulas, que aciona : Tucho roletado / Vareta / Balancin ( similar ao acionamento de válvulas .
Hoje com adoção da eletrônica os problemas comuns de , " disparar giro " foram sanados .
Aqui em São Paulo as unidades de combate a incêndio fazem uso do veiculo chamado PIERCE , que vem equipado com propulsor 2T + turbo / cooler / eletrônico / V6 e V8 automático .
A Ford tambêm comercializou uma versão de Truck e cavalo mecânico que se caracterizavam pela cor ( marron / teto branco ) freios a ar , rodas e eixos similares ao Ford Cargo , e tambêm filtro de ar externo , e eram equipados com V6 2T .
O conceito 2T se torna interessante quando comparado ao 4T , por ser + compacto em razão da potência x cilindrada .
É comun as pessoas associarem o belo som emitido por ele com rotações elevadas . Mas na verdade ele não é ( High Speed ) e sim ( Low Speed ) sendo assim, a rotação de trabalho é similar aos 4T existentes.
A confusão vem da seguinte caracteristica :
Um motor 4T gera energia a cada 720° , e um 2T a cada 360° , ou seja a cada movimento completo ( 1 volta ) há uma combustão . Assim sendo ocorrem o dobro de combustões na mesma rotação de um 4T ( + som do blower ) .
Este tambêm é um motor mais sensivél , e necessita de manutenção preventiva .E ai está um dos principais motivos ( mas não o único ) de não ter feito sucesso por aqui . |
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adalberto |
Enviada: Dom Mar 19, 2006 12:15 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Sempre ouvi dizer que motores 2t são menos resistentes que 4t pelo fato da lubrificação no 4t ser melhor. Isso é verdade ?
Outra pergunta seria com relação a frenagem: ando de moto e nas Yamaha 2t tem que freiar bem esperto pois não existe a ajuda do freio motor. Nesses caminhões, onde o freio tem que segurar toneladas, isso tambem ocorre ? _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Wander |
Enviada: Dom Mar 19, 2006 12:30 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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Daà surgiu o termo Viúva Negra para a potente Yamaha RD350cc, 2T, freios a disco nas 2 rodas, que corria muito mas não parava. As primeiras nem sairam com os freios a disco... Sem freio motor, não paravam. Isto é, paravam sim, mas .... _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
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Arnaldo Tomazetti |
Enviada: Dom Mar 19, 2006 1:40 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006 Mensagens: 203 Localização: Atibaia - SP
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Motor de caminhão por sà só, não consegue segurar numa descida (ajuda muito pouco)
O freio motor de caminhão é uma válvula borboleta que "fecha" o escapamento, é acionada atravez de um solenóide (uma tecla no painel), no Cargo é assim, no Detroit não lembro mais...faz muito tempo... _________________ Arnaldo |
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LeonanFL |
Enviada: Dom Mar 19, 2006 2:04 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
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Boa tarde amigos....
Na revista Transporte Mundial, se nao me engano de novembro passado, tinha uma reportagem sobre freno-motor.
Existem alguns tipos, os mais modernos funciona por um sistema de ar comprimido, e a revista dizia que a potencia chegava a 420cv
Nas novas Scanias com computador de bordo eh so programas a velocidade na descida de uma serra que ela segura.
Abracos _________________ Potência não é nada sem controle |
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Sekiya |
Enviada: Dom Mar 19, 2006 10:51 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Esse negócio de freio-motor é bem interessante. Inclusive nos motores de 5 cilindros o mesmo não atua de forma tão eficaz.
Nos caminhões tem a borboleta no escape e também sistemas hidrodinâmicos acoplados ao câmbio (retarder), além de outros através de gerenciamento eletrônico em cabeçote e turbina. _________________ Abraços
Eduardo |
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