Autor |
Mensagem
|
RoadRunner |
Enviada: Sex Jun 19, 2015 9:33 pm Assunto: Engate para D20/Veraneio/Bonanza 92..., |
|
|

Registrado em: Domingo, 8 de Abril de 2007 Mensagens: 1055 Localização: Interior - PR
|
Salve amigos!
Postarei os detalhes do reboque que preparei para a Bonanza. Este engate serve a série 20 de 2a geração (92 em diante) nos modelos com parachoque traseiro fino, sendo que talvez seja possível com poucas alterações, instala-lo nos modelos com parachoque gordo e teoricamente serve nos chassis de da série 10 e 20 de 1a geração assim como na Silverado/GMC porém tem quem pretende montar um nestes modelos deve conferir as medidas antes.
Voltando aos detalhes, queria comprar um engate usado (teoricamente, mais barato que um novo) de Hillux ou L200 do tipo removível para adaptar na viatura. Porém os ferro-velhos e web pediam entre 550 e 700 no engate usado "original" ( ... ). E os novos com encontrei com qualidade passavam dos 900,00 fora adaptação ou quando mais baratos a qualidade não me agradou pelas fotos.
Após pensar, calcular e imaginar um pouco decidi instalar um engate hibrido de Amarok e travessa sob medida.
Comprei este engate removível para Amarok (290,00+frete), novo, no site casa das capotas,
http://www.casadascapotas.com.br/engates-de-reboque/engate-removivel/engate-de-reboque-removivel-tracao-1500-kg-homologado-inmetro-p-amarok
Bom preço, bem montado e soldado.
Chegando o engate, encomendei as chapas para montar uma travessa que montarei nos 3 furos inferiores no fim do chassis. Foram
Duas abas em chapa 1/4 (6,35mm) com este tamanho:
Comprimento : 12 cm
Altura: 8 cm
Largura: 5 cm.
Uma viga/travessa em chapa 5/16 (7,94 mm) com este tamanho:
Comprimento: 75 cm
largura: 12cm
Altura: 6 cm.
Travessa com as abas soldadas:
Para marcar a posição dos furos, coloquei a travessa na posição de montagem e derramei tinta por dentro do chassis, apesar da meleca, quando a tinta secou ficaram as marcas do furos do chassis na travessa. Depois bastou furar com broca 13mm (mesmo furação do chassis). Pretendo fixar a travessa com 6 parafusos 1/2" de diametro por 1" de altura em aço 10.alguma coisa, mais arroelas em ambos os lados
Suporte sendo soldado na travessa:
.
Espero pegar a travessa amanha e voltar com novidades.
[s] _________________
Fernando - "RR"
Bonanza 94 - Navistar |
|
|
 |
Nathan Algren |
Enviada: Sex Jun 19, 2015 10:25 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013 Mensagens: 3228 Localização: Estado de São Paulo
|
Muito Legal e não interfere no tanque, parabéns, abraços |
|
|
 |
ewerton |
Enviada: Sex Jun 19, 2015 11:00 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5107 Localização: Curitiba-Pr
|
Vai ficar bem reforçado. Eu só faria mais dois furos próximo do engate para dreno de água. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Qua Jun 24, 2015 5:04 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
ewerton escreveu: |
Vai ficar bem reforçado. Eu só faria mais dois furos próximo do engate para dreno de água. |
Eu seguiria esta recomendação! Pelo jeito bem mais reforçado do que encontraria no mercado, com melhor acabamento, e pelo jeito bem mais barato. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Qua Jun 24, 2015 6:09 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16160 Localização: SÃO PAULO
|
não esquece de mudar a placa de lugar, pois senão vai ter os Homi te enchendo _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Qui Jun 25, 2015 2:34 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
sallespickup01 escreveu: |
não esquece de mudar a placa de lugar, pois senão vai ter os Homi te enchendo |
Salles pelo que entendi nas imagens a placa não irá ser encoberta por nenhuma das partes do engate, e pelo que entendi ele optou justamente pelo removível por essa questão também creio eu. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
RoadRunner |
Enviada: Sex Jun 26, 2015 1:05 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 8 de Abril de 2007 Mensagens: 1055 Localização: Interior - PR
|
Olá amigos,
Montei ele domingo passado, agora estou estudando como fazer a parte eletrica. O resultado final fico acima do esperado pois sem a ponta do engate o suporte fica quase rente ao parachoque (com a ponteira avança cerca de um palmo) e com ele totalmente montado a bola do engata fica cerca de 5 cm abaixo da placa.
Em breve trarei fotos.
[s] _________________
Fernando - "RR"
Bonanza 94 - Navistar |
|
|
 |
ewerton |
Enviada: Sex Jun 26, 2015 5:49 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5107 Localização: Curitiba-Pr
|
[quote="Andreson Melo"]
pelo que entendi nas imagens a placa não irá ser encoberta por nenhuma das partes do engate,
Também achei isso.
O engate removível precisa ser retirado após o uso. Usar sem o reboque é multa do mesmo jeito. Essa é a 1ª intenção do apetrecho. A 2ª é evitar que alguém se machuque. Só não vi ninguém dizer que foi multado por isso até hoje. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
|
 |
ewerton |
Enviada: Sex Jun 26, 2015 6:46 pm Assunto: |
|
|

|
|
|
 |
jeferson_heerdt |
Enviada: Ter Jul 07, 2015 11:27 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 4 de Junho de 2012 Mensagens: 299 Localização: Cascavel-PR
|
Eu também estou querendo mudar meu engate, fazer removível mas deixar tudo atrás da placa... escondido.
Quando fosse usar a bola, levantar a placa (com suporte de placa do OPALA).
Eu uso uma tomada muito boa, é 7 pinos pra carreta 24v, é plastica também, mas é muito melhor que essas cromadinhas de plastico com 6 pinos... _________________ JEFERSON HEERDT
(45) 9818-4100
jefersonh@sanepar.com.br
Bonanza 91 Sprint 4.2 para o dia dia
Caravan 78 4.4 pra ir buscar pão
Marea Turbo 00 240cv - VENDIDA - Saudades |
|
|
 |
RoadRunner |
Enviada: Ter Jul 07, 2015 12:07 pm Assunto: |
|
|

|
Olá
Jeferson, o engate ta montado falta apenas o chicote eletrico. Pela correria nao tirei fotos mas ate sabado posto algumas aki.
abs _________________
Fernando - "RR"
Bonanza 94 - Navistar |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Qui Jul 16, 2015 10:16 pm Assunto: |
|
|

|
jeferson_heerdt escreveu: |
Eu também estou querendo mudar meu engate, fazer removível mas deixar tudo atrás da placa... escondido.
Quando fosse usar a bola, levantar a placa (com suporte de placa do OPALA).
Eu uso uma tomada muito boa, é 7 pinos pra carreta 24v, é plastica também, mas é muito melhor que essas cromadinhas de plastico com 6 pinos... |
Cuidado que os "omi" poderão embaçar com esse mecanismo aí. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
marcocolla |
Enviada: Seg Ago 24, 2015 11:40 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Outubro de 2010 Mensagens: 8 Localização: belém
|
alguém saberia me informar se o parachoque da silverado serve para usar como reboque só colocando a bola e a tomada? pois tem informações de tração e peso máximo escrito nele... meu medo é pelo fato de não saber se é homologado. não queria instalar outro abaixo do parachoque. _________________ Silverado D20 Prata 6c 4.2 2001 |
|
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Seg Ago 24, 2015 12:36 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16160 Localização: SÃO PAULO
|
diz que aguenta 650 kg se não me engano, agora vc fez uma pergunta relevante, sera que a lei permite? _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
|
 |
Nathan Algren |
Enviada: Ter Ago 25, 2015 12:37 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013 Mensagens: 3228 Localização: Estado de São Paulo
|
Já reboquei o celta da minha irmã com este recurso !!! Kkkkkkkkk |
|
|
 |
|