Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 9, 10, 11  Próximo
 F250 4x4 2007 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Abr 16, 2006 11:14 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Adalberto,

não, a roda livre não é nada parecida com a tração positiva...

A roda livre serve para acoplar\desacoplar a roda ao semi-eixo dianteiro e por conseguinte a todo o diferencial dianteiro... Ela não faz função de transferência de tração nem de bloqueio...

[]'s

Thales

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Abr 16, 2006 5:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal

Então é por isso que eles comentaram q esse sistema (roda livre manual) atua em descidas escorregadias ajudando a segurar o veículo, uma vez que a roda livre automática desacopla.

Outro ponto positivo é a confiabilidade do sistema, pois essa roda livre automática vive dando problemas, tanto é q a Ranger deixou de ter roda livre em 2000.

Abraços

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
LeonanFL
MensagemEnviada: Dom Abr 16, 2006 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite amigos.....

Entao Rodrigo, eu tb prefiro o acionamento manual pela ponta de eixo.
Mas temos um MB 1313 traçado, e o acionamento eh eletrico e nunca deu problema, dizem que é muito confiavel, e os motoristas adoram tb......rs

Abracos

Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Abr 16, 2006 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Então Leonan,

Esse 1313 eu acho q o acionamento é a ar (o acionamento do 4x4), pois a roda livre é manual, ou então não tem RL. Pelo menos eu nunca soube q existia RL elétrica p/ esses Mercedes.

Um amigo nosso aqui tem dois LA desses, um 1313 e um 1317. Ambos tem RL manual. No 1313 o acionamento da tração é por alavanca e no 1317 é feito por uma borboleta (tramela) pneumática.

Abraços

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Abr 16, 2006 6:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Para quem assim como eu não entendeu a sigla RL = Roda Livre Rolling Eyes Cool
MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Dom Abr 16, 2006 7:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite amigos.....

Então Rodrigo, eu nao sei qual é o modelo.
Mas a roda-livre é acionada por um contato eletrico, e as marchas são engatadas por alavanca.
A ponta de eixo eh mais comprida um poco, mas eh lacrada.
Talvez seja algum modelo mais moderno adaptado num caminhào mais antigo

Abracos

LeonanFL
MensagemEnviada: Dom Abr 16, 2006 7:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite amigos......

Me desculpem por outra msg.
E tem outro 1113 nosso que o acionamento eh pela ponta de eixo, manualmente, e o engate eh feito por alavanca também, acredito que esse seja o modelo mais antigo.

Abracos

Sekiya
MensagemEnviada: Dom Abr 16, 2006 10:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Agora acho que entendi tudo... hehe
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Wander
MensagemEnviada: Qua Abr 19, 2006 1:04 am    Assunto: Responder com Citação

veja aí...

Roda Livre: Componente mecânico que libera o contato das rodas dianteiras com o sistema de transmissão reduzindo o desgaste e aumentando a economia de combustível. Existem modelos automáticos e manuais (foto).

Fonte: http://www.4wd.com.br/dicas.htm

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Wander
MensagemEnviada: Qua Abr 19, 2006 1:35 am    Assunto: Responder com Citação

Vejam aí...

"A grande maioria dos jipes possui tração nas quatro rodas desengatável, ou seja, ela pode ser desconectada quando seu uso não for necessário. No início mesmo com o desengate, alguns componentes da transmissão dianteira continuavam em movimento, gerando desgaste de material e consumo excessivo de combustível. Para solucionar esse problema surgiu na década de 50, um equipamento chamado roda livre, que permite que o eixo dianteiro seja completamente desconectado, bastando, nos modelos equipados com rodas livres manuais, acionar as posições free (4x2) ou lock (4x4) na própria roda antes de escolher a forma de tração da alavanca."

"Em jipes com rodas livres automáticas, basta posicionar a alavanca de tração que o ajuste da roda é imediato. Existem veículos que possuem tração 4x4 integral, caso dos Nivas e da família Land Rover. Isso significa que rodam o tempo todo com tração nas quatro rodas.
Para compensar o desgaste que seria causado pelas diferentes rotações em cada roda, principalmente quando se anda no asfalto, esses modelos possuem um terceiro diferencial instalado na parte inferior central do carro denominado de Diferencial Central. Não é possível comparar os sistemas de tração 4x4 engatável e 4x4 integral quando se fala em performance off-road. São apenas sistemas diferentes. "

Pra separar as coisas, aproveito e descrevo diferencial auto-blocante:

Diferencial

Diferencial pode ser descrito como um mecanismo que controla a diferença entre o número de voltas dadas pelas rodas de um mesmo eixo durante um determinado percurso. Pode parecer estranho mas nem sempre as ruas rodas de um mesmo eixo irão percorrer a mesma distância. É fácil entender isso quando se observa um carro realizando uma curva. É claro que as rodas externas irão girar mais vezes que as da parte interna, pois o chamado lado de fora dessa curva implica em uma distância maior a ser percorrida pela roda. Se as mesmas fossem montadas em um conjunto fixo, a roda que estivesse dando menos voltas tenderia a patinar ou ainda, dependendo da situação o eixo poderia até estourar. O diferencial surgiu para compensar essa diferença de rodagem. Se o diferencial é uma grande vantagem em terrenos secos, na lama atrapalha. Quando uma das rodas perder tração na lama, ela acaba puxando para si toda a força do eixo, inutilizando o trabalho da roda que poderia tirar o carro de um atoleiro ou outra situação difícil. Para evitar esse problema existe um sistema chamado bloqueio de diferencial ou diferencial auto blocante, que bloqueia parcial ou totalmente o eixo.

O texto completo esta no site:
www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/tracao.htm
fonte: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12036

Valeu Very Happy

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
panda
MensagemEnviada: Sex Abr 21, 2006 11:19 am    Assunto: Responder com Citação

Senhores,

Semana passada, durante a Exposição Agropecuária de Londrina, tive a oportunidade de fazer um test drive da nova F-250 4x4.

No estande da Ford, além dos funcionários da rede local, contavam com os técnicos da Ford de São Bernardo do Campo-SP, para solução de eventuais dúvidas.

A pessoa chegava lá, perguntam se você tem carteira de habilitação C e depois preenchia um questionário colocando as suas impressões antes e depois do test drive.

Na pista que eles fizeram atrás do Parque, o trecho consistia em poças d'água; "costelas" alternadas em ziguezague; trecho com lombadas; inclinação lateral de quase 40 graus, primeiro à direita e segundo à esquerda; e finalmente, um morro de 5 metros com inclinação pra 4x4 nenhum botar defeito (esqueci de perguntar o ângulo de inclinação dele).

E aqui no norte do Paraná, a terra vermelha, quando fica molhada, vira um "quiabo", tão lisa que fica, devido ao alto teor de argila.

Tudo bem, vendo aquela pista, pensei:
- Olha essa poça de lama na curva! Se fosse no sítio de casa, essa coisa não sai sozinha daí, só puxado com traçado!

Após entrar na picape, o instrutor sentado do lado, ele me dá uma rápida explicação do funcionamento dela. O acionamento 4x4 (posição idêntica da Ranger), dicas do painel, etc.

Conferi no painel o tacômetro, máxima de 5000 rpm, realmente um LSD, e girei a chave.
O motor só é acionado com a embreagem pisada, diz a Ford que é um recurso de segurança que foi utilizado em função da potência que tem o veículo.

Motor ligado, pelo contagiros via-se 800 giros de marcha lenta. Devia estar meio alta, mas acho que preparado para o test drive, pois fiz quase o percurso inteiro de 1a. reduzida com tração, e nas lombadas dava picos de 900-950rpm porque é uma transposição de obstáculo e pegava velocidade.

A suspensão dianteira foi revista, e colocada feixe de molas, como na traseira.
Ficou bom para off-road, mas não sei qual a impressão rodando na cidade, o maior uso de pessoas que compram a F-250.

O trem de força que está colocado nela, o Cummins 3.9, de 4 cilindros em linha, 16 válvulas com gerenciamento eletrônico, tem um ronco gostoso. E tem torque (pouco mais de 53 kgfm se comparado a Dodge Ram com seus mais de 83 kgfm).
Na subida daquele morro de 5 metros, utilizei 1a. reduzida 4x4, só na marcha lenta (acredito que deva ter mais de 40 graus).

Após a pista, uma rápida esticada em linha reta ao lado da pista, e pude comprovar que o motor é mais esperto que o MWM Sprint nas saídas. Não tem aquele "lag" até encher a turbina.

É encostar o pé e vem o torque...

Conclusão:
Uma picape ótima, para os fiéis da Ford, segue o mesmo padrão dos outros veículos da marca.
Eu achei a instrumentação do painel meio pobre, a fábrica poderia melhorar um pouco.
O pessoal me disse que estará disponível somente em maio para entrega, sem um preço definido ainda mas dizendo que a versão CS custará na faixa de 80 mil e a CD 126 mil reais(!).
Sem concorrência no mercado (a Dodge Ram é importada), lidera sozinha no segmento da picapes fullsize.

Resta a nós, ver(?), o que a GM irá fazer...

Helio
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Wander
MensagemEnviada: Sex Abr 21, 2006 10:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Todo carro 0km é ótimo... Vejamos o teste do tempo... Tomara que seja a melhor picape do mundo... Very Happy
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 6:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoall,

se as críticas ouvidas realmente fossem colocadas em prática já estaria bom... não todas, as cabíveis e que tenham fundamento e número.

Sobre carro 0km, meu tio uma vez disse que a melhor marca de carro é 0km. Realmente é a melhor... mas se for para trocar até quando durar a garantia...

[]'s

Thales

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Abr 23, 2006 11:45 am    Assunto: Responder com Citação

Essa história de carro 0km é coisa de quem não quer fazer manutenção, vai rodando até dá problema enquanto tá na garantia vai trocando, quando acaba vende e pega outro 0km, e o $$ perdido nisso??
MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Dom Abr 23, 2006 1:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde amigos............

Bom Andreson, discordo um pouco, acho que carro 0km é pra quem tem grana e nao quer se preocupar com manunteção.

Abraços

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 4 de 11
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 9, 10, 11  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.