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Autor Mensagem
adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Jan 29, 2016 5:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
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Fernando, na S10 quando usava GNV simplesmente desligava-se a bomba de Combustível e não havia nenhum emulador nem nada mas a luz não acendia, bastava descer engrenado sem combustível (seja GNV ou Gasolina) que logo após um tempo acendia a lampada... Se descesse no GNV não acendia, porém no GNV por não haver CUT-Off em descida o redutor manda combustível sem necessidade.

Na Blazer mesmo como ainda estou sem o Tury-Lab não configurei o Cut-Off do GNV, se eu descer em 4a com o conversor travado já ele dá excesso e dá uns tiros pelo escape parecendo aqueles carros turbinados de maloca, por isso evito descer Serras no GNV, mando gasosa (até por conta de alternar sempre os combustíveis) e sou feliz, mas o Tury-Lab já está sendo providenciado assim como o Variador de Avanço, negócio é que o carro roda muito pouco então acabei deixando isso de lado. hehehehe
Mas isso ocorre pois mesmo o gerenciador recebendo sinal 0 do Sensor de Posição da Borboleta ele recebe que o motor está em alta rotação e assim sendo empurra GNV na tubulação deixando um excesso de combustível desnecessário...

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ewerton
MensagemEnviada: Sex Jan 29, 2016 5:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 5110
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Fernando. É exatamente o que eu penso. Mesmo desligado, manda gasosa levando em conta que o carburador da Verana do Henrique não deve ter solenóide. Mudei de ideia quanto a danificar o motor, porque deve ser tão pouco que é insuficiente pra lavar camisa. Só não concordo 100% com a parte de freio funcionar normal, levando em conta que o vácuo vem pela mufla do carburador. Essa parte o Henrique tem que dizer se o freio muda com motor desligado na banguela.
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Fernando furini
MensagemEnviada: Sex Jan 29, 2016 5:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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adeilson_1445 escreveu:
Fernando, na S10 quando usava GNV simplesmente desligava-se a bomba de Combustível e não havia nenhum emulador nem nada mas a luz não acendia, bastava descer engrenado sem combustível (seja GNV ou Gasolina) que logo após um tempo acendia a lampada... Se descesse no GNV não acendia

Ainda acredito que seja isso: Sem sinal da bomba + mistura sendo queimada = ok. Quando falta sinal da bomba + sonda dizendo que tá pobre + sinal de rotação avisando que o motor tá girando = Luz da injeção.
Talvez apenas sem o sinal da bomba ela tava trabalhando em modo "go home", sem acender a luz da injeção. Mas é curioso, queria ter tido a oportunidade de testar com o Tech 1. Wink

ewerton escreveu:
Só não concordo 100% com a parte de freio funcionar normal, levando em conta que o vácuo vem pela mufla do carburador.

Ué, por isso mesmo... Ali não mudou nada, continua entrando ar, entrando combustível... A única diferença é lá dentro da câmara, que não tem mais faísca.

ewerton escreveu:
Essa parte o Henrique tem que dizer se o freio muda com motor desligado na banguela.

Eu já dirigi assim, não percebi diferença no freio, mas também não cheguei a testar com gps, termômetro, cronômetro, martelo de bife... Foi só no "feeling" mesmo.

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ewerton
MensagemEnviada: Sex Jan 29, 2016 6:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
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Fernando furini escreveu:



ewerton escreveu:
Essa parte o Henrique tem que dizer se o freio muda com motor desligado na banguela.


Eu já dirigi assim, não percebi diferença no freio, mas também não cheguei a testar com gps, termômetro, cronômetro, martelo de bife... Foi só no "feeling" mesmo.





É. Se ele tentar algum teste com martelo de bife, termômetro, cronômetro, maquina de sorvete e etc, acho que não vai tem nenhum resultado importante no que se refere ao assunto.
Eu falei sobre ele se pronunciar exatamente pelo exercício prático. Até porque não consigo testar aqui nem querendo.

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Fernando furini
MensagemEnviada: Sex Jan 29, 2016 6:25 pm    Assunto: Responder com Citação



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Acho que você não me entendeu... Eu quis dizer que não testei com nenhuma aparelhagem especial de medição de eficiência de frenagem pra comparar, apenas não senti diferença nenhuma (desde que o motor esteja girando).
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ewerton
MensagemEnviada: Sex Jan 29, 2016 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação



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Achei que vc tava me zoando mesmo hehehe. A ideia era justamente essa. Saber de quem já fez na prática. Nada de teste complicado. Eu achava que não daria certo, mas, de qualquer maneira só faço isso numa presizança muito grande. É até bom saber que dá certo por isso.
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Cursino
MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2016 9:35 am    Assunto: Responder com Citação



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Ewerton, o Fernando tá certo. Se o motor gira, tudo funfa normal. Vácuo, DH, alternador, etc. Só que vai tudo puro pro escape.
Nos carros carburados que usam GNV, há uma opção de se cortar a gasolina E o GNV, para secar a cuba do carbura e não misturar os dois combustíveis. Pelo menos na A20 (ou era C???) do veio era assim.
Então creio que ele deixa nessa posição para cortar os dois combustíveis e descer a serra em modo cut -off

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ewerton
MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2016 11:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
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Blz. Só achava que os freios não iriam funcionar de acordo, o restante normal, mas, o motor tem giro alto mesmo. Tava me baseando em caso de tranco mas ai tá em 5km/h, não tem como fazer vácuo.
Vale lembrar que tem que ter uma chave de corte de combustíveis, se desligar a chave, arrisca travar o volante a 60/h.

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Henrique
MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2016 8:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
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Gente obrigado a todos pelas respostas.
Aprendi bastante com esse tópico.
Nossa, não pensei que eu ia criar tanto rebuliço Very Happy

Antes de mais nada: toda a minha experiência com freio motor é com o 261 com GNV. Não botei o 250 na estrada ainda.
Por partes:

ewerton escreveu:
Motor desligado? Não é melhor uma 2ª usando o acelerador pra frear?


Não, Ewerton. SEMPRE com marcha engatada, chave de ignição ligada, apenas o combustivel (GNV e gasolina) cortado por solenóide via na caixinha de controle do GNV.

Fernando furini escreveu:
Se ele desce com a marcha engatada, pode ser motor ligado ou desligado, dá na mesma. Aliás, nem precisa desligar, o consumo é o mesmo e o resultado também.


Sim, se fosse apenas o motor desligado. Mas eu não disse isso, eu disse que desço com o GNV cortado. Se eu deixar o GNV livre, o motor não segura tanto, mas com ele cortado (o que corta também o combustível líquido) o motor segura (freia) bem mais.

ewerton escreveu:
Se precisar cambiar rápido já era. Freio deve ficar um osso também com motor desligado,


Cambiar rápido numa descida de serra? Eu desço em primeira, bem devagarinho, não tenho porque passar para a segunda.
O motor está ligado, e a marcha engatada. Só está sem combustível.


ewerton escreveu:
Acho que, mesmo desligado o combustível é jogado nos pistões mas não é queimado. Se fizesse com frequência o motor já tinha ido embora.


Não é jogado nenhum combustível nos pistões porque, como já disse, o solenóide do GNV corta o combustível, tanto gás quanto líquido. Mas agora vocês me botaram a pulga atrás da orelha. Fazer o motor girar engrenado sem combustível causa maior desgaste?

jesse escreveu:

agora consumo é zero não injeta nada tanto diesel e gasolina
se não acelerar o carburador não injeta


Olha Jesse, não sou mecânico. Mas, na minha experiência, cortar o combustível via solenóida faz toda a diferença no freio motor.

jesse escreveu:
quanto ao motor desligado é super perigoso pois se escapar uma marcha não entra mais nem a pau pois o cardã virando e motor parado pensa no trabalho do sincronizado


Para o câmbio três marchas da Veraneio tanto faz, porque só a segunda e a terceira são sincronizadas. A primeira e a ré não são. Então não importa se o motor está ligado ou desligado, a primeira JAMAIS vai entrar com o carro em movimento, estando o motor girando ou não.

adeilson_1445 escreveu:
No caso do Henrique creio que ele tenha algum botão que desligue a gasolina ao passar para o GNV, eu tinha na S10, ai quando pegava uma serra eu tinha a opção de sair do GNV mas não acionar a bomba de gasolina (ou no caso dele deve ser manter a solenoide fechada).


É isso aí.
É praxe. A caixinha de controle do GNV tem três posições: GNV, tudo cortado, e Gasolina.
Não conheci nenhum sistema que não fosse assim.

Fernando furini escreveu:
Pessoal, vocês estão enganados. Vejam:
O motor desligado (mas engrenado), apenas não está PRODUZINDO potência, mas ele está girando normalmente, o arrefecimento tá funcionando, a lubrificação, os freios, a DH, alternador, bomba de combustível, TUDO funciona normalmente, apenas a ignição (velas e bobina) estão desligados. Esses sistemas todos não sabem se o motor tá ligado ou desligado, pra eles só interessa que estejam girando.


Foi assim que sempre entendi que funcionava. O motor girando funciona normalmente, lubrifica-se normalmente, tem pressão de óleo, de ar, de freio, de água. Inclusive o motor deixa de esquentar e até esfria, o que é uma bênção para depois de subir a serra e o ponteiro enconstar no vermelho. Achei que era o melhor dos mundos. Só passei a ficar preocupado com os comentários nesse tópico.

ewerton escreveu:
Fernando. É exatamente o que eu penso. Mesmo desligado, manda gasosa levando em conta que o carburador da Verana do Henrique não deve ter solenóide.


O carburador não tem, mas o sistema de GNV tem.

ewerton escreveu:
Só não concordo 100% com a parte de freio funcionar normal, levando em conta que o vácuo vem pela mufla do carburador. Essa parte o Henrique tem que dizer se o freio muda com motor desligado na banguela.


Eu não desço na banguela. Eu desço com a marcha engatada, e a chave de ignição ligada para que todo o sistema elétrico também funcione. Apenas o combustivel é cortado via solenóide do sistema GNV. O vácuo produzido pelo motor, que é afunilado no carburador e daí é capturado para os freios, é o mesmo, não depende do combustível.

Fernando furini escreveu:
ewerton escreveu:
Só não concordo 100% com a parte de freio funcionar normal, levando em conta que o vácuo vem pela mufla do carburador.

Ué, por isso mesmo... Ali não mudou nada, continua entrando ar, entrando combustível... A única diferença é lá dentro da câmara, que não tem mais faísca.


No meu caso, faísca tem, o que não tem é combustível Very Happy

Fernando furini escreveu:
ewerton escreveu:
Essa parte o Henrique tem que dizer se o freio muda com motor desligado na banguela.

Eu já dirigi assim, não percebi diferença no freio, mas também não cheguei a testar com gps, termômetro, cronômetro, martelo de bife... Foi só no "feeling" mesmo.


Olha, eu percebo. Com o combustível cortado, o motor segura muito mais do que com o combustível liberado. Não é só impressão, ao cortar o combustível chega a dar aquele "tranquinho", os passageiros são jogados levemente para a frente. Mas, novamente, era no 261. No 250 não testei ainda por motivos de diferencial quebrado :S Confused


ewerton escreveu:
Vale lembrar que tem que ter uma chave de corte de combustíveis, se desligar a chave, arrisca travar o volante a 60/h.


Minha Veraneio é 1973, a chave de ignição é no painel e não na coluna. Não tem trava de direção. Mas mesmo assim, não desligo a ignição, só corto o combustível - até porque quero que o limpador de parabrisa continue funcionando.

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Henrique Cesar Ulbrich
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Fev 10, 2016 10:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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Henrique escreveu:
Inclusive o motor deixa de esquentar e até esfria, o que é uma bênção para depois de subir a serra e o ponteiro enconstar no vermelho.

Mas é normal esse motorzão aquecer assim na subida?

Henrique escreveu:

Fernando furini escreveu:
Eu já dirigi assim, não percebi diferença no freio, mas também não cheguei a testar com gps, termômetro, cronômetro, martelo de bife... Foi só no "feeling" mesmo.


Olha, eu percebo. Com o combustível cortado, o motor segura muito mais do que com o combustível liberado. Não é só impressão, ao cortar o combustível chega a dar aquele "tranquinho"

Isso sim, mas eu me referia a freio motor com motor desligado e com motor ligado. Nisso não percebi diferença. Um bom observador percebe o corte de combustível até mesmo nos carros originais.

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Henrique
MensagemEnviada: Qua Fev 10, 2016 12:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
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Fernando furini escreveu:
Henrique escreveu:
Inclusive o motor deixa de esquentar e até esfria, o que é uma bênção para depois de subir a serra e o ponteiro enconstar no vermelho.

Mas é normal esse motorzão aquecer assim na subida?


Antes de eu mandar refazer o radiador com três colméias, era Very Happy

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Fernando furini
MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2016 1:40 pm    Assunto: Responder com Citação



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Haha... Tá explicado!
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jesse
MensagemEnviada: Sex Fev 12, 2016 2:36 pm    Assunto: Responder com Citação



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a oficina é grande, coube caminhão rsrsrsrsr



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Gabriel Andrade
MensagemEnviada: Sex Fev 12, 2016 3:50 pm    Assunto: Responder com Citação



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adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Fev 12, 2016 4:15 pm    Assunto: Responder com Citação



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Pintou a parede de preto querem valer? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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