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Motor Silverado Gasolina / alcool |
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Wander |
Enviada: Dom Mai 07, 2006 5:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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Fernando furini |
Enviada: Dom Mai 07, 2006 5:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Poder, até pode... Brasileiro sempre dá um jeito... Hehehe...
Mas a capa seca do Omega tem padrão de furação alemão... Então teria que encontrar um câmbio com o mesmo padrão e que ainda por cima seja resistente, já que se trata de uma picape e com um motor com bastante torque como é o 4100. Daria também, pra unir duas capa seca, a do Omega e a de uma picape, fica um bom serviço se feito por gente especializada. Só que é mais um custo.
Só que tem 2 problemas comerciais quanto ao motor do Omega: É rarÃssimo de encontrar e por causa disso e por ser de Omega, é bem caro. Não que um motor de Omega realmente valha mais que um de Silverado, mas entra naquela história de "ah, é pra dono de Omega, então custa o dobro"...
É bem mais fácil procurar um motor 4.1i de picape mesmo e usar, pois não são tão caros. E se quiser mais potência, dá pra usar um comando de Omega com as devidas alterações na injeção.
E adaptar um motor de Silverado no Omega, só se estiver precisando do bloco/pistões/virabrequim... Pois é uma adaptação trabalhosa e que rende 30 cv a menos do que o Omega original. Ter um Omega 4.1 com 138 cv só ia ser vantagem pelo torque, já que pelo desempenho, um 4 cilindros poderia andar mais, gastando menos. _________________ Fernando Furini
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Overland |
Enviada: Dom Mai 07, 2006 6:53 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006 Mensagens: 20 Localização: Jaragua do Sul - SC
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A capa seca do Omega é menor, a furação no motor é diferente, o volante é menor. Para pick-up teria de ser um volante maior. Se você conseguir utilizar o câmbio do Omega ou então conseguir adaptar outro câmbio, da pick-up por exemplo, com uma flange, talvez o motor ficaria um pouco fraco devido ao volante com menor inércia.
Tirando esses detalhes, o restante é igual e/ou compatÃvel com o da Silverado/Opala, exceto a fixação dos coletores que não serve para o Opala.
Os pistões se não me engano são os mesmos dos Opala 91 e 92.
Quanto ao Omega ter 168cv é discutÃvel, pois já vi gente que diz ter medido em dinamômetro e a potência ter sido semelhante a potência da Silverado. O que se aponta é uma questão de marketing, pois quem compraria um Omega "novo" sabendo que o motor seria menos potente que o anterior que tinha 165cv no caso? _________________ Kleber de Mello
Jaraguá do Sul |
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Fernando furini |
Enviada: Dom Mai 07, 2006 9:57 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Overland escreveu: |
Os pistões se não me engano são os mesmos dos Opala 91 e 92. |
Não são. Os códigos são diferentes.
Citação: |
Quanto ao Omega ter 168cv é discutÃvel, pois já vi gente que diz ter medido em dinamômetro e a potência ter sido semelhante a potência da Silverado. |
Também já vi isso e não faz nenhum sentido. Simples: O Omega 4.1 manual tem 138 cv na roda. A potência que a Silverado tem no motor. E se a potência dele fosse tão semelhante a de um 4 cilindros, a diferença de desempenho não seria tanta como é, ele não andaria tão junto com o 3.0 que tem 165 cv. _________________ Fernando Furini
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Overland |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 5:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006 Mensagens: 20 Localização: Jaragua do Sul - SC
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Bom aà não sei... quanto as peças, tenho peças do Opala que são usadas no Monza, por exemplo, e até nas picapes e tem o código diferente. A alavanca da seta por exemplo, nas picapes são exatamente as mesmas do Opala, no entanto os códigos são totalmente diferentes.
Quanto a potência não posso afirmar, mas foi o que me disseram, já a potência que consta no manual da Silverado e do Omega são potências lÃquidas, ou seja, na roda, que é o padrão brasileiro utilizado desde o final da década de 70. Mas em torno disso também tem toda a questão de relação de câmbio e diferencial, pois tem pelo menos 3 Opala/Caravan do nosso clube que já andaram praticamente junto com Omega 4.1i sem aliviar o pé e não fizeram feio, isso que o Opala tem 138cv a álcool e 116cv a gasolina, até 1990 e após 1991 são 141cv e 121cv, respectivamente. _________________ Kleber de Mello
Jaraguá do Sul |
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Fernando furini |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 7:52 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Overland escreveu: |
Quanto a potência não posso afirmar, mas foi o que me disseram |
Eu também sempre ouço esse tipo de comentário, mas não tem fundamento.
Citação: |
já a potência que consta no manual da Silverado e do Omega são potências lÃquidas, ou seja, na roda, que é o padrão brasileiro utilizado desde o final da década de 70. |
Isso está certo em partes... As potências do manual são potências lÃquidas, medidas no motor, não nas rodas. Não sei de nenhuma montadora que informe a potência nas rodas. Então, o Omega tem na roda a potência que o motor da Silverado tem. Sendo assim, o motor do Omega é mais potente.
Citação: |
Mas em torno disso também tem toda a questão de relação de câmbio e diferencial, pois tem pelo menos 3 Opala/Caravan do nosso clube que já andaram praticamente junto com Omega 4.1i sem aliviar o pé e não fizeram feio |
Esse tipo de comparativo eu condeno sempre, por uma simples razão: Não prova nada! Comparar carros usados e ambos antigos ainda por cima, no máximo prova que o carro A anda mais que o B, mas não pode fazer isso virar regra. Sempre tem gente no Omega Clube fazendo esses comparativos, aà um dia um manual perde feio pra um automático e já querem tomar como regra... Mas não funciona assim. Carro usado pode tanto ter mais potência quanto ter menos que um original. Um dos carros pode ter dado uma fervida uma única vez e pro conserto, rebaixaram o cabeçote. Pronto, tem mais taxa e mais potência. Só que o próprio dono muitas vezes nem sabe que isso dá mais potência ou nem considera. E quando eu vivia entre os Opaleiros (que aliás também sou um), vi que tinha MUITOS com carros preparados e diziam que era original. Sem querer desmerecer o carro nem nada, mas estando ambos totalmente originais e com desempenho original, o Omega anda mais. O que mais se aproxima do Omega é o 250-S. Mas isso nem vem ao caso.
Citação: |
isso que o Opala tem 138cv a álcool e 116cv a gasolina |
São 126 cv na gasolina... Tenho o manual.
Só que o Opala tem algo que conta muito pra ele: É bem mais leve que o Omega. O Opala mais pesado é ainda 150 kg mais leve que o Omega. _________________ Fernando Furini
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Overland |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 9:50 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006 Mensagens: 20 Localização: Jaragua do Sul - SC
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Os Opalas do comparativo são originais, não há modificação no motor. Um deles era um pouco mexido (cerca de 180cv) e já deixou o Omega pra trás na arrancada.
O motor 4100 a gasolina até 1990 tinha 116cv na gasolina e 138cv no álcool, a potência de 126cv que você se refere são aos últimos 250S produzidos. Quando começaram a ser produzidos tinham 153cv lÃquidos (171 brutos), contra 134cv e 143cv lÃquidos do Maverick e Dodge. Os últimos 250S tinham 126cv, também tenho aqui vários manuais do Opala, se você rever o seu, notará que os 126cv se referem ao motor 250S.
Os 150kg mais leves do Opala são muito bem compensados pelo coeficiente aerodinâmico muito melhor que do Opala, sem falar da suspensão traseira que permite uma tração e transmissão de torque e potência muito maiores que do Opala. _________________ Kleber de Mello
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