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Sekiya |
Enviada: Seg Ago 20, 2018 5:09 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Ewerton, no alternador que eu tenho aqui, eu teria que cortar uns 2 cm somente da parte de trás do apoio. O problema é que os pontos de apoio só existem na extremidade. No meio, fica aquele rasgo sem função. Ou seja, não dá para cortar toda a parte do suporte atrás, teria que deixar um pouco para servir de apoio.
Teria que arrancar fora a parte marcada:
Na fase de estudos, eu imaginei que eu poderia desbastar um pouco de cada lado que daria certo, mas para alinhar a polia com as demais, eu tenho que deslocar o alternador para trás. Aí é onde lasca tudo... rsrsrs
Aí não sei se vai ser melhor pegar um suporte e alargar ou alguma outra alternativa, tal como cortar menos os suportes do alternador e ajustar todas as polias...
Esse alternador do Gol é da mesma família do que eu adquiri. Só não sei diferenciar o modelo B3 (do Gol) com o C3 (da F350/F4000). Se eu utilizasse este do Gol, eu teria que fazer um novo suporte esticador. _________________ Abraços
Eduardo |
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ewerton |
Enviada: Seg Ago 20, 2018 5:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Sekiya escreveu: |
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Não sei se tem possibilidade de cortar ali onde marquei. Fazer a ponta do suporte encaixar ali. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
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ewerton |
Enviada: Seg Ago 20, 2018 5:47 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Lembrei de uma peça que era da adaptação do alternador da simples. Vou ver se acho aqui. Uma peça bem fácil de fazer e não precisa modificar esse teu suporte. Uma barra chata em U com duas orelhas soldadas para baixo parafusa um lado nesse suporte e o outro no alternador. A peça é quase um H. kkk _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
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Sekiya |
Enviada: Seg Ago 20, 2018 5:48 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Entendi Ewerton! É uma boa possibilidade. Vou dar uma estudada. Obrigado. _________________ Abraços
Eduardo |
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ewerton |
Enviada: Seg Ago 20, 2018 5:52 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Essa a ideia. parafusa as orelhas no suporte e a peça em U vc marca a posição para soldar. Já deixa alinhado para a polia.
 _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
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Sekiya |
Enviada: Seg Ago 20, 2018 11:41 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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A idéia de soldar o "U" eu não farei por causa da estética. É o mais fácil de fazer e mais barato, sem dúvidas. Mas quero manter o mais próximo do original possível.
Quanto a cortar parte do braço do alternador para encaixar no suporte, eu vi na peça e acredito que irá enfraquecer demais a parte final. Na parte traseira do braço do alternador não há muito material para sustentar. O braço mesmo é ligado na carcaça principal somente na frente do alternador, ficando a parte lateral interna livre, sem nada para apoiar.
O que eu tava pensando é o seguinte:
O suporte tem este formato: (imagens retiradas do Mercado Livre)
Aí eu cortaria somente esta parte final, um pouco antes da dobra e abriria uns 2 cm:
Aí era só colocar um pedaço de chapa grossa (deve ter uns 3mm de espessura) e soldar entre as duas partes:
O problema é:
- Quem faz este tipo de serviço?
- Qual o valor deste tipo de serviço?
- O alinhamento dos furos ficaria perfeito a ponto de não interferir na polia?
Sei que basicamente é só cortar, alinhar e soldar. Mas preciso encontrar um profissional bom pra fazer isso e que não cobre um absurdo pelo serviço... rsrsrsrsrs
Fora isso quero arrumar outro suporte, pois preciso montar tudo pronto, pois não dá para eu deixar o carro parado na garagem...
Se alguém souber de um suporte desse baratinho, me avise! hehe
Obs: Tem dois tipos de suporte. O utilizado no Opala, tem uma dobra em "S" na parte que se fixa ao motor, logo abaixo do pescoço da termostática. O utilizado nas A-20 / C-20 é igual ao da imagem acima e é reto, sem esta dobra.
O do meio é o da Veraneio, os laterais são do Opala:
 _________________ Abraços
Eduardo |
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ewerton |
Enviada: Ter Ago 21, 2018 10:36 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Não vai soldar o U no suporte original. Faz duas orelhas e parafusa no suporte, no local onde é parafusado o alternador originalmente. Nessas orelhas vc solda o U. Vai fazer quase um H. Vou tentar achar a peça aqui. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
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delegado |
Enviada: Ter Ago 21, 2018 10:46 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017 Mensagens: 2890 Localização: ipatinga mg
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poe no correio e manda pra mim;te faço custo zer;só frete. _________________ amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll |
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Sekiya |
Enviada: Ter Ago 21, 2018 11:10 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Obrigado Ewerton. Se encontrar a um preço bom me avise. Até encontrei alguns na internet, mas achei um pouco caro e tem o frete muito alto.
Obrigado Delegado, pela disposição em ajudar! Agradeço. _________________ Abraços
Eduardo |
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ewerton |
Enviada: Qui Ago 23, 2018 6:29 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Sekiya escreveu: |
Obrigado Ewerton. Se encontrar a um preço bom me avise. Até encontrei alguns na internet, mas achei um pouco caro e tem o frete muito alto. |
Essa peça era caseira. Veio no alternador da simples quando comprei.
Tava conversando com o Sekiya, mas parece que ele quer procurar outro formato antes de partir para essa solução. De qualquer jeito vou mandar aqui para alguém que precise.
A peça que falei é igual fiz nessa foto.
A ideia é prender o U no alternador, encostar na frente do suporte original usando a correia para marcar o alinhamento da polia.
Por dentro do suporte original faz a marcação de onde deve soldar essas orelhas. Assim as pontas ficam escondidas e só aparece o U.
Depois de feita a solda, encosta a peça nova e marca para furar usando os furos de onde ficava preso o alternador anteriormente.
 _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
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ewerton |
Enviada: Qui Ago 23, 2018 6:35 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Sekiya escreveu: |
Aí eu cortaria somente esta parte final, um pouco antes da dobra e abriria uns 2 cm:
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Essa ideia é boa também se tem facilidade de conseguir a peça. Só precisa reforçar por baixo para poder dar acabamento na solda, senão ela pode quebrar novamente.
Quem vai fazer a peça? Você mesmo kkkkk. Corta e prepara tudo, só leva para fazer a solda que pode ser feita na hora. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
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adalberto |
Enviada: Qui Ago 23, 2018 8:03 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7497 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Detesto novela mas o alternador do japa e a suspensão do Cesar to acompanhando cada capitulo _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Sekiya |
Enviada: Dom Set 02, 2018 11:34 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Kkkkkkkkkkkkk, novela mexicana cheia de enroscos... Mas vai aí mais um capítulo.
Consegui um suporte original usado igual ao que está lá na Veraneio.
O amigo lbsoares (Lucio), achou um em sua cidade, mas era o original usado nos Opalas. Mesmo assim, obrigado Lucio!
O legal é que ele tirou uma fotos com uma trena medindo a distância entre furos do suporte. E no Opala, a medida é bem superior a que vem nos utilitários GM. Pelas imagens, o do Opala tem cerca de 7,4 cm. Já o das picapes tem 6,35 cm. Porém, esta diferença maior é em direção a frente do motor e isso não me ajudaria em nada. Fica aí documentado os valores a fim de ajudar quem queira fazer o mesmo.
Bom, como o suporte do alternador tem cerca de 7,6cm de largura, coloquei em prática o plano de alongá-lo. O sogro do meu irmão, que tem uma retífica, se prontificou a fazer o processo de alongamento. Expliquei mais ou menos como era para fazer, e como é simples acho que não terei grandes problemas.
Pedi para fazer um corte maior para que fique mais fácil de alinhar os furos depois. Se cortasse somente a ponta, acredito que fica bem mais complicado alinhar. Aí é só adicionar um retalho de 2 cm que o suporte tecnicamente ficaria com mais ou menos 8,3 cm de largura. Mais que suficiente para ajustar o alinhamento na polia. A chapa do suporte é bem grossa e tem aproximadamente 6,5mm de espessura.
Esta é uma imagem de comparação entre o suporte original e o ponto de fixação do alternador e a região de corte a adição de chapa:
Esta é uma simulação de onde a polia tem que ficar e onde um suporte se encaixa no outro:
Outra coisa que terei que fazer é aumentar o furo passante do parafuso de fixação. O parafuso original das picapes GM é na medida 3/8. O furo tem aproximadamente 9,5cm. Já o alternador utiliza a medida M10. Ou seja, vou ter que aumentar a bitola do furo e da bucha na broca.
Agora é aguardar o suporte ficar pronto e assim que estiver, dou continuidade a novela... rs _________________ Abraços
Eduardo |
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Sekiya |
Enviada: Sáb Set 22, 2018 2:48 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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E o suporte ficou pronto.
O sogro do meu irmão conseguiu arranjar um pedaço doador de 6,5mm de espessura e fez os cortes, inclusive fazendo uma abertura em "V" nas bordas para que a solda ficasse perfeita. Apesar dele ter uma retífica, ele não faz o serviço de solda e depende de terceiros. Assim, não foi ele quem fez a solda. Disse que foi feita em MIG e me parece que ficou boa, apesar de aparecer nas imagens alguns locais em que poderia ter enchido mais de solda.
A parte de cima foi esmerilhada para ficar visualmente lisa. Já a de baixo ficou com a solda, como eu gostaria que ficasse. A solda parece ter ficado boa e resistente. Nem me preocupei muito com reforços, pois foi apenas um dos "braços" do suporte que foi mexido e é o que praticamente recebe menos peso.
A abertura, passou dos 6,3cm para 8,4cm aproximadamente.
Ainda falta abrir o furo do suporte e da bucha de 3/8 para M10, para que eu consiga passar o parafuso de fixação. Provavelmente ainda terei que cortar um pouco a bucha para que o comprimento do parafuso dê certo. Nestas fotos abaixo, utilizei um M8x110mm só para ilustrar:
Já fiz um mini chicote para aproveitar o conector da lâmpada piloto sem ter que cortar o seu terminal.
Já estou preparando também um cabo novo para ligar do alternador até o motor de arranque, assim como um terra do alternador até o bloco do motor. Utilizarei um cabo de 16mm², mas irei manter o original junto.
Agora é só encostar o carro e fazer a troca. Vou ver se consigo fazer isso o mais rápido possível. _________________ Abraços
Eduardo |
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delegado |
Enviada: Sáb Set 22, 2018 7:06 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017 Mensagens: 2890 Localização: ipatinga mg
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e o trem ta ficando bao. _________________ amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll |
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