Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem
 Preparação de motor « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Hélio Spadari
MensagemEnviada: Qua Ago 27, 2003 4:55 pm    Assunto: Preparação de motor Responder com Citação

COMO Jà SABEM, NA MINHA BARCA O MOTOR É O VERDE DE 151CV.
GOSTARIA DE SABER DICAS DE PREPARAÇÃO DESTE MOTOR PARA AUMENTO DE POTÊNCIA!!!
PODEM MANDAR TODAS AS IDÉIAS!!!
TURBO, ASPIRAÇÃO....TODAS AS OPÇÕES QUE PODEM ACONTECER!!
LEMBRANDO:
MOTOR 6CC 151 CV
4 MARCHAS NO CHÃO
SUSP.TRAZ DE FEIXE DE MOLA.
A TRAÇÃO É Q NÃO SEI SE É NORMAL OU POSITIVA, MAS VOU VER!!
ABS, HELIO Laughing Laughing

tecnica
MensagemEnviada: Qua Ago 27, 2003 11:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Hélio,

Novamente, peço-lhe para que não escreva em maiúsculas, pois PARECE QUE ESTà GRITANDO.

O motor verde, citado por você é o consagrado Chevrolet Brasil. É um bom motor. Os 151CV, entretanto, são medidos pelo processo SAE, muito utilizado durante a década de 70. Atualmente a medição de potência e torque segue o padrão especificado pela norma NBR5484, emitida pela ABNT. A diferença entre eles, em suma, é que pela SAE o motor é medido sem alternador, bomba d'água, filtro de ar e etc. Pela ABNT, o motor é medido da mesma forma em que ele será montado no veículo, inclusive com o sistema de exaustão. Como vc pode concluir, o método SAE informa uma potência muito maior ( fazendo uma analogia, é como comprar um som baseado na potencia PMPO em lugar da RMS).

Em termos de preparação, esqueça: esse motor tem cinco mancais apenas. Isso significa que o aumento da faixa de rotações (um comando mais bravo, se existisse para esse motor), ou o uso de um turbo ou blower, iria gerar um desgaste descomunal na parte de baixo (bronzinas de motor).

Então a dica é a seguinte: se vc quer realmente envenenar a Verana, compre um 4.1, execute a preparação ( detalhes depois, podemos adiantar que não precisa ser turbo, há varias receitas de aspirado para ele), tire e guarde com carinho o seu 4.3 Chevrolet Brasil, e ponha o 4.1 no lugar.

A tração positiva só traz grandes benefícios na lama, em termos de envenenamento podemos dizer que é irrelevante.

Não esqueca de ver os freios. Mais importante (e barato) que andar é frear bem.

Atenciosamente,

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Qui Ago 28, 2003 10:24 pm    Assunto: preparação Responder com Citação

Hélio
Compre o Superauto (suplemento do primeiramão www.primeiramao.com.br) desta semana. Tem uma C-15 que tinha o seu motor e câmbio 3 marchas na coluna de direção. O rapaza manteve o câmbio, colocou o diferencial do Dodge Dart e trocou o motor por um 4100 mais moderno turbinado. Na mátéria, o carro andou muito.
Estou pensando em trocar o motor da minha por um diesel e de repente poderemos fazer algum rolo no meu motor. (4100 6 cc álcool)
Até mais
Fernando Figueiredo
A20 4x4 dupla "La Barca"
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Visitante
MensagemEnviada: Sex Ago 29, 2003 10:51 am    Assunto: Re: preparação Responder com Citação

Fernando Figueiredo escreveu:
Hélio
Compre o Superauto (suplemento do primeiramão www.primeiramao.com.br) desta semana. Tem uma C-15 que tinha o seu motor e câmbio 3 marchas na coluna de direção. O rapaza manteve o câmbio, colocou o diferencial do Dodge Dart e trocou o motor por um 4100 mais moderno turbinado. Na mátéria, o carro andou muito.
Estou pensando em trocar o motor da minha por um diesel e de repente poderemos fazer algum rolo no meu motor. (4100 6 cc álcool)
Até mais
Fernando Figueiredo
A20 4x4 dupla "La Barca"

Fernando, vamos negociar este coração alcolizado pra minha criança!!]Esse mesmo q procuro!!
ABS,Helio Laughing
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Sex Ago 29, 2003 9:25 pm    Assunto: motor álcool Responder com Citação

Hélio
Me ajude a encontrar um motor diesel (documentado e com nota fiscal, é claro) para colocar na A20, aí sim podemos fazer negócio no 4100. Ok?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Erik Oswaldo von Eye
MensagemEnviada: Sex Mar 26, 2004 3:25 pm    Assunto: Motor 261 x Motor 250 Responder com Citação

Muitas vezes já ouvi sugestões e debates acalorados sobre trocas de motores, gasolina por diesel, alcool por diesel, gasolina por alcool, etc.

Minha opinião é a seguinte: DEPENDE:

- do quanto você pode gastar;
- do que você pretende, consumo ou desempenho, ou os dois;
- se quer manter ou não seu carro o mais próximo da originalidade ou não.

Mas pense duas vezes antes de trocar o motor chevrolet Brasil (261) pelo 4.100 (250) do Opala, principalmente se seu motor estiver em bom estado. O resultado pode não ser o esperado, tanto em consumo como em desempenho, e você vai ter a sensação que gastou dinheiro à toa.

O motor 261, por ter concepção mais antiga, trabalha em regime de rotações mais baixo, e por causa disso, às vezes dá impressão de ser mais lento. Mas ele tem mais torque que o motor do opala, sendo mais adequado à utilitários, por serem mais pesados. Tanto é verdade que as Veraneio mais antigas, com motor 261, trabalhavam com diferencial mais longo, para aproveitar a força do motor. E esse motor também vai bem com álcool ou com GNV.

Na minha pick-up Chevrolet Brasil 1958, optei por manter o motor 261, à gasolina, que estava recém-retificado, e coloquei um câmbio de quatro marchas, mantendo o diferencial original (apenas foi necessário encurtar o cardã). Foi o suficiente para tirar a impressão de falta de ânimo, na verdade causada pelo buraco existente entre as marchas do câmbio original (3 marchas). A relação final permaneceu a mesma.

Acho que a troca do motor só é valida em caso de preparação do GM 250, que tem muitos recursos para isso no mercado. Já no 261 não dá prá fazer muita coisa, senão melhorar a carburação e colocar um comando mais bravo (se você achar), mas certamente vai prejudicar a durabilidade, que é a grande virtude desse motor.

Se bem que a Brasinca, no esportivo Uirapuru, chegou a tirar 177 CV desse motor só com uma tripla SU, comando e escapamento...e isso na década de 60!

Um abraço
Erik

Hélio Spadari
MensagemEnviada: Ter Mar 30, 2004 10:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Erik, vc conhece um bom mecânico p/ mexer no Chevrolet-Brasil?
Abs!

Erik Oswaldo von Eye
MensagemEnviada: Seg Abr 12, 2004 4:12 pm    Assunto: PREPARAÇÃO DE MOTOR Responder com Citação

Helio,
Um amigo meu que acabou de reformar uma Veraneio me disse que estava com problema de valvulas e tuchos e tinha encontrado um mecânico que conhece bem esses motores. Ele também me falou de um outro mecânico que regula bem a carburação. Vou pegar com ele os endereços e telefones, e depois te aviso, ok?

um abraço
Erik

Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2004 2:41 pm    Assunto: Responder com Citação

O melhor é colocar motor de Opala mesmo. Com receitas simples, dá pra tirar 300 cv dele.
Sobre preparar o 261, eu ia mencionar a Brasinca da década de 60, como já fizeram, só que o consumo dela era absurdo já em um carro, imagine eu uma pick-up.

No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Erik Oswaldo von Eye
MensagemEnviada: Sex Mai 28, 2004 3:55 pm    Assunto: 261 ou 250? que tal 292? Responder com Citação

Helio,
Outro dia estava conversando com um amigo que prepara hot's, e ele me deu a seguinte dica: O Motor Brasil a alcool dos Caminhões A-60/65/70. Ele tem maior cilindrada, é 292, se não me engano (o que dá cerca de 4.800 cm3), tem boa potência e torque descomunal. Twisted Evil

Ele disse que é um motor durável, que pode até ser usado standard, sem qualquer preparação, mantendo sua vida útil inalterada. No caminhão ele bebe bem, mas na Veraneio certamente será mais econômico. Ele está montando um Hot com um motor desses, vai usar inclusive um câmbio automático. Very Happy

Como você quer um motor a alcool e durável, talvez essa seja a solução, já que mesmo no motor 250 a durabilidade fica menor com a preparação. E em oficinas de conversão (diesel para gasolina) é capaz de vc encontrar um motor desses em bom estado retirado de algum caminhão que tenha sido convertido para Diesel. Wink

Um abraço

Erik

Fernando furini
MensagemEnviada: Sex Mai 28, 2004 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Pelo que eu entendi, haviam duas versões do 292: Uma derivada do 261 da C-10 e outra, mais nova, derivada do 250 do Opala. Todos na faixa dos 130-140 cv.
Se for pra escolher, sugiro o 292 mais novo, e preparar, pois se for pra deixar original, não vale a pena comprá-lo, pois é difícil de encontrar e deve ser caro. Motor de Opala se encontra em bom estado por R$ 200,00. E por R$ 800,00, dá pra comprar o 4.1i da Silverado, completo e com baixa km.

No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
Erik Oswaldo von Eye
MensagemEnviada: Seg Mai 31, 2004 11:42 am    Assunto: Motores GM Responder com Citação

Opa!
Esse da Silverado (ou Omega 4.1) parece uma boa, mas esse preço inclui a Injeção Eletrônica, modulo de ignição, etc? Se for completo, acho que é boa escolha, pois é mais potente e econômico.
Abraço
Erik

Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Mai 31, 2004 1:48 pm    Assunto: Responder com Citação

É isso mesmo, amigo. Encontra-se motores 4.1i completos por 800 reais. Já vi até por 600, estava completo e funcionando perfeitamente. Mas aí já é um pouco mais difícil de achar.
Mas é o seguinte, pras caminhonetes, precisa ser o motor de Silverado ou C20, o do Omega não serve!
Se precisar, posso te colocar em contato com um amigo que sabe onde encontrar esses motores, eu não cobro nada, faço isso pela amizade mesmo.

No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
Wander
MensagemEnviada: Sex Jun 09, 2006 9:00 pm    Assunto: Re: 261 ou 250? que tal 292? Responder com Citação

Erik Oswaldo von Eye escreveu:
O Motor Brasil a alcool dos Caminhões A-60/65/70. Ele tem maior cilindrada, é 292, se não me engano (o que dá cerca de 4.800 cm3), tem boa potência e torque descomunal.

Este A60 encontrei hoje em São Gonçalo,RJ.

a60.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  36.44 KB
 Visto:  62115

a60.JPG

a60.JPG
 Descrição:

a60.JPG

a60.JPG
 Descrição:

a60.JPG

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu