|
| D-20 CD\89 - maxion S4T plus |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
| Autor |
Mensagem
|
| César Oliveira |
Enviada: Qui Mar 12, 2026 9:49 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10426 Localização: Rio de Janeiro
|
Adalberto, eu tenho um amigo que tem uma c-20 (C-10 , quadrada que era da LIGHT), e ele colocou esse fecho, eu particularmente acho medonho, eu prefiro desenvolver alguma coisa elétrica, com alguma forma de destravar manualmente.
Na sequencia de atividades mecânicas e elétricas eu :
1 - Revisei todo o sistema de adaptação dos vidros elétricos (eu coloquei já tem uns bons anos), fiz toda a elétrica e a instalação dos motores quem fez foi um eletricista automotivo, mas ele me deixou ver, ai já era, foi para o acervo de conhecimento, ele fez um hibrido, metade cabo(sistema antigo manual e a outra metade elétrico, usando o motor com roldana direto no cabo, preso por dentro da porta, é um sistema que funciona bem, mas quando da qualquer problema no cabo, ou tem de trocar motor, é um exercício de paciência, pois o sistema de cabo permanece aquela doideira de cabo para um lado, cabo para outro e ainda tenho de travar o motor com uma parte do cabo enrolado na roldana(uso fita crepe para manter junto, se não, eu teria de ter pelo menos mais dois pares de mãos. Em fim eu vou mudar esta parte em um futuro distante usando a máquina do vidro elétrico original da d-20 91 em diante.
Mas nesta revisão não encontrei problemas no sistema de cabos.
O problema era elétrico, encontrei um botão defeituoso, muito oxidado por dentro. Como eu já havia planejado substituir todos os quatro botões da frente ( controla as 4 janelas, e as traseiras (2) tem um botão independente).
Pretendia fazer uma limpeza nas canaletas para que o vidro subisse e descesse melhor, mas não tive tempo de fazer isso ainda, comecei pela elétrica, como já havia detectado que um dos botões tinha ido para o vinagre, resolvi fazer logo a atualização dos botões todos.
Encontrei problemas reais somente em uma das janelas traseiras, porque uma resolveu quando troquei o botão, a outra eu desmontei toda a fiação testei tudo e nada resolvia, troquei botão de controle principal (os das portas traseiras permaneceram os antigos), e nada, quebrava a cabeça, testava e nada resolvia, no final já prestes a condenar o botão da porta traseira, e quando fui testar o chicote do botão com o motor (o vidro funcionava normal acionado pelo controle da frente mas não funcionava o botão da porta, por isso eu achei que ele também estava ruim, fui mexer nele e tinha um terminal desconectado, ele tem capa, de fora não era perceptível, só se entregou quando pus a mão e ele estava solto, conectei e funcionou tudo. Vidro resolvido, só que aconteceram duas coisas, uma, o som parou de funcionar (notícia ruim), a notícia boa, como os botões são novos, e de boa qualidade, os quatro vidros sobem e descem como se fossem de carro novo, acredito que os botões antigos estavam impondo muita resistência elétrica.
2- Problema no som, resolvido rápido, o negativo havia se soltado do conector do módulo, após identificação, foi só fazer outra conexão com fio novo e terminais soldados.
3- Problema na moto falcon, a luz de freio não apagava, troquei a manete completa com cilindro e cebolinha. Ainda vou fazer necropsia da manete defeituosa, acredito que o embolo do burrinho esta agarrando e não volta todo, pois a manete apresentava folga e dessa forma não acionava o interruptor da luz de freio. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon - Transalp
César Oliveira |
|
|
 |
| ewerton |
Enviada: Sáb Mar 14, 2026 4:24 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5165 Localização: Curitiba-Pr
|
Ru resolvi o problema de aperto do pino do capô fazendo um sextavado de 8mm na ponta onde tem um encaixe de fenda pra segurar. É praticamente impossível conseguir um bom aperto segurando por aquela fenda. Também pode soldar uma porca ou cabeça de parafuso no lugar. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
|
 |
| César Oliveira |
Enviada: Sáb Mar 14, 2026 8:16 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10426 Localização: Rio de Janeiro
|
Eu acabei esquecendo de comentar sobre o pinguelo.
Quando eu fui observar o pinguelo, ele ficou preso na fechadura com a porca agarrada nele, quase escapando. Quando fui desmontar observei que a rosca da porca grande havia saído e ficado enrolada no pinguelo, ou seja, espanou a rosca da porca, acredito que pela baixa qualidade do material.
Minha ideia inicial era de soldar uma porca comum junto com a porca grande, pelo lado de dentro, fazendo com que eu tenha uma capacidade maior de resistência, tanto com mais fios de rosca e de uma forma a colocar uma chave nessa porca e usar como contra porca no sistema (não soldei - para ter esse efeito e pelo pouco tempo que tinha para montar os equipamentos de solda).
Estou testando, pois fiquei em duvida se a altura da porca interna ia atrapalhar o fechamento do capo. Ao que parece não interfere em nada no fechamento.
Eu acabei fazendo uma chave para apertar essa porca eu esmerilhei uma sucata de chave 19 mm, para ela entrar no intervalo dos elos das molas, e assim conseguir dar o aperto necessário.
Ewerton eu fiz uma ferramenta que eu encaixo no pinguelo e na fenda, e consigo travar, a minha maior dificuldade é apertar a porca grande, se uso o alicate de pressão acaba amassando a porca grande (devido a ótima qualidade do material), acabo usando um alicate de canos, e não fica bom.
Amanhã ( domingo) vou avaliar o resultado, dar o ajuste fino na pressão de puxar o cabo. Eu acho que vai melhorar, vamos ver. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon - Transalp
César Oliveira |
|
|
 |
|
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 325 de 325 Ir à página Anterior 1, 2, 3 ... 323, 324, 325 |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você não pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|