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 Perkins alt 6.354.4 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qui Jun 15, 2006 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Andreson

Essa do perkinho para Chevrolet e Ford mais antigo está certo, aqui tb chamam eles assim.
O perkão (6354) alguns por aqui chamam de perkins canadense, embora não tenha nada de canadense.

Qto ao motor ter sido aberto, posso explicar os motivos. Qdo compramos ele, deixamos guardado por uns três anos, assim q colocamos para rodar com uns 70 mil km rachou o bloco. Na segunda vez, travou porque a bomba injetora deu passagem de diesel p/ o cárter.

Qto ao motor aspirado x turbo, isso na verdade é uma lenda, desde que seja usado corretamente a longevidade do motor é a mesma.
Ressalto que o uso q é dado a esse caminhão é em condiçoes extremas de severidade.

Abraços

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Rodrigo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2006 5:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Hoje 100% dos veículos produzidos é Turbo + Intercooler, e os mais atuais eletronicos.

Os motores diesel aspirados morreram na década de 90.

E para veículos leves e picapes a tendencia é HSD, eu acho que a Dodge e Ford usaram Low nas suas Full, por preguiça de desenvolver curva de torque X transmissão para seus 4X4.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Jun 16, 2006 11:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Kiko escreveu:
Os motores diesel aspirados morreram na década de 90.


Entendi o contexto da sua mensagem Sr. Kiko, mas para mim não morreram não

Wink Laughing

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Wander
MensagemEnviada: Sáb Jun 17, 2006 4:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Deixaram de ser fabricados ?
Deixaram de ser usados ?
Não conseguiram acompanhar o desempenho dos mais novos pós-90 ?
Acabou o combustível de todos eles, causando a "morte" em conjunto destes motores em todo o planeta?
Pegaram algum vírus ? Mas motor não usa camisinha ? Uma para cada pistão ?

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jun 17, 2006 7:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Os motores Diesel aspirados, não conseguem níveis de emissões de poluentes dentro da norma estabelecida, os motores turbos tem rendimento melhor (Cil X potencia) (peso X potencia) (consumo X potencia).

O tabu de pessoal ter medo dos motores turbos é coisa dos anos 80, quando as adaptações na maioria eram gambiarras, e como na maioria o turbo era adaptados em motores cansados, apresentavam problemas.
E próprio turbo daquele tempo não eram grande coisa.

Esta estória que motor turbinado não presta é sempre opinião de quem nunca dirigiu um com turbo, ou até mesmo de quem não tem carro diesel.
Quando tinha minha D-10 em 89, um mecânico e um bombista disseram para arrancar o turbo fora que o carro anda melhor sem ele, (ambos não possuíam picapes diesel), um turbo mixo com máximo 0,5 kg/cm² de pressão, mas nas subidas eu deixava os D-20 (aspirados) para trás.

Abraços

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Garon
MensagemEnviada: Sáb Jun 17, 2006 1:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!
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Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 12:18 pm, num total de 1 vez
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Wander
MensagemEnviada: Sáb Jun 17, 2006 6:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

eh eh eh Voces precisam andar na minha picape.
Claro, talvez, se eu andar nas picapes de voces, mude de idéia.
Mas, deem uma voltinha na minha, vai . . .
Hoje foi um show na Via-Lagos. É ruim dos ônibus e vãs me alcançarem.

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Jun 17, 2006 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

E precisa ser turbo pra deixar D-20 aspirada pra trás? Hoje mesmo dei pau em uma sem muito esforço... numa subida.

O turbo serve sim para dar mais manutenção ao veículo, pois além de ser mais um componente pra dar problemas, faz sobrealimentação, algo que não combina com durabilidade. Um motor aspirado x turbo, o aspirado dura mais.

Mas não podemos negar que o desempenho com turbo é outro e hoje não é aceito motor diesel sem turbo e intercooler, assim como daqui alguns anos, a injeção eletrônica.

[]'s

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jun 18, 2006 7:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Garon, nas máquinas agricolas ou em qq outro veículo, o uso do motor turbo diminui o tamanho do motor (peso morto) e também o custo da motorização.

Se uma máquina usa motor turbo de 6 litros, se fosse aspirado precisaria um de mais ou menos 10 litros.

O mesmo ocorre com caminhões e onibus, ode eram utilizados aspirados de mais de 6 litros (faixa de 140 a 180 CV), hoje é utilizado um turbo de 4 cilindros de 4 a 4,8 litros.

Thales, motor turbo não requer nenhum cuidado extra, exceto troca de óleo no tempo certo e tb do filtro de ar, o que vc faz normalmente num aspirado.

Abraços

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Wander
MensagemEnviada: Dom Jun 18, 2006 5:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Vejam o que encontrei aqui no forum.


Kiko escreveu:
Olá Sekiya.

Lá cá tambien tinhamos estas adaptações.

Lá por fim dos anos 70 e início de 80, quando a gasolina subiu mauito, tinhamos os Veraneios e C10 com motores MB 1113, ou motores de 4 cilindros de tratores.

Esta o vendedor diz que motor é recente mas pela posição (perpendiculares) dos bicos injetores é um injeção com anti camara (indireta), pois os de injeção direta são inclinados para pulverizar no centro do pistão.

Ainda mais pintar o motor de dourado para tirar foto, ainda mais com Colorgin.

Mas o motor tinha uns 120CV e uns 40 de torque, só que deve pesar mais de 500 kilos.

Abraços

Abraços

Isto em Abril/2005

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2006 1:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Concordo contigo Thales, o que influencia tambem é a peça que fica atras do volante né Wander Very Happy.
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Wander
MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2006 8:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Além do mais, cada motor tem seu próprio desempenho por vários fatores.
O próprio Thales disse que rodou com a picape dele com apenas 3 pistões por um certo tempo, trabalhando e arrastando 1ton. Mas, se fosse para a estrada naquela época, creio que meu perkinho, igualzinho ao dele, o deixaria para tras. Então, é preciso avaliar se ambos os carros envolvidos em uma comparação estão bons de motor, se um não está mais cansado do que o outro.
E tem outro fator. Muitas vezes ando a 60~80km/h direto, apreciando a paisagem e curtindo a picape. Então passa por mim um jeep bandeirantes, ou um willys, ou mesmo uma outra D10 ou uma D20, com a mesma ou com outra motorização, e aí podem pensar: "xiiii, ficou pra trás mais uma veinha. Sem chances." Mas na realidade, eu é que não estava pisando. Tem isto tudo a avaliar.

Mas, o que realmene importa, é o seguinte (Kiko já disse isto aqui mais de uma vez). Voce está contento com o seu carro? Então pronto: É o melhor carro do mundo.

Tenho dito.

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LeonanFL
MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2006 5:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa tarde amigos..........

Como disse o sr Kiko, quem tem medo de turbo é o povo da decada de 70/80
Pois, diz meu pai, que qnd começaram a turbinar os caminhoes mercedes, nao havia bloco que aguentava a pressão, dai os mecanicos e motoristas achavam turbo coisa do diabo.

Hoje em dia eh quase inconcebivel um diesel aspirado, o mesmo esta acontecendo com o intercooler.
Eu sou contrario à tese de que motor turbinado dure menos que o aspirado. Nunca vi dados reais disso, acredito que em um motor turbo seja preciso forçar menos pra andar a mesma coisa.

Nao estou desmerecendo carros aspirados, hoje em dia ainda temos inumeros desses rodando por ai, fazendo serviço de gente grande.


Abracos

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Potência não é nada sem controle
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César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2006 6:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10300
Localização: Rio de Janeiro

Boa tarde, já tive uma brasinca d-20/turbinada(Q20B), turbina com a devida manutenção, em revendedor autorizado, motor retificado, tudo zerado, hoje tenho uma D-20 Q20B/NA, que na minha opinião anda muito bem, não fico atrás de ônibus, caminhão e similares, o carro passou na vistoria de gases do DETRAN, motor turbinado para mim só se for de fábrica. Outro detalhe aqui no RJ devido a: lombada eletronica, pardal, guarda municipal, engarrafamentos, buracos, biltz(falsa e verdadeira), etc, normalmente a velocidade não tem como ser muito elevada, fora que na madrugada não da para sair para testar o carro pois posso ficar sem ele. O carro é muito bom de motor mesmo sendo antiquado, NA e tudo, atende plenamente com sobras a minha necessidade.
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César Oliveira
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jun 20, 2006 5:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Leonan

Estamos programando um passeio da turma do RJ/SP/MG em agosto, contamos com vc neste passeio.

Abraços

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