|
òleo do motor 4.1 MPFI |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
alexm |
Enviada: Qua Jul 05, 2006 4:33 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
|
Wander.
Saudações lusitanas ...
Quem gosta muito deste ditado é o Leo : cavalo anda, cavalo come ...
Tem razão : não é "Tia Patinhas" é "Tio Patinhas". Há muito tempo que não leio um gibi.
A lógica é : se a gasolina Premium custa menos de 10 % acima que a aditivada e a economia chega a 18 % logo, poupamos alguns tostôes e continuamos andando bem.
E o passeio ? Cadê as datas ? Se demorar, vou de Avalanche ... rsrsrsrs
Abs.
Alex
----------------------------------------------------
GM S10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV)
|
|
|
 |
Law Huei |
Enviada: Qua Jul 05, 2006 4:36 pm Assunto: |
|
|
|
Pelo que sei Gasolina de alta octanagem só funciona p/ veÃculos que aceitem este tipo de gasolina, uma vez que o módulo de injeção deve reconhecer a gasolina como sendo de alta octanagem produzindo uma mistura mais rica (gerando mais potência para o veÃculo) o que é raro no brasil, uma vez que os veÃculos, mesmo os importados são adaptados p/ funcionar com a gasolina Brasileira (misturada com alcool). Agora do veÃculo ficar mais econômico me parece uma afirmação pouco verdadeira, uma vez que sempre aprendi que quanto mais o veÃculo anda, mais ele gasta...
O omega 3.0 antigo tinha um plug de octana que permitia que vc escolhesse entre 90 e 95 octanas, ao mudar p/ 95 octanas o carro ganhavas alguns cavalos extras ao usar uma gasolina "podium".
Uma informação que tenho é que gasolina aditivada apesar de "limpar" o sistema, gasta mais do que a gasolina comum, ou seja faz menos km/litro rodado..eh isso aà ! espero ter ajudado.
|
|
|
 |
Wander |
Enviada: Qua Jul 05, 2006 8:41 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
|
Segundo o programa AUTO SPORT, (ou algo assim), da tv globo, matinal de domingo, não devemos usar gasolina especial em nossos carros nacionais, pois somente os motores importados de altÃssimo desempenho (ferrari, lamborguini etc) conseguiriam tirar proveito deste combustÃvel. Para os demais, seria puro desperdÃcio de dinheiro.
Em um posto que fiz uma consultoria, havia 2 bombas de gasolina. Uma COMUM e outra ADITIVADA. Um dia fui abastecer e me disseram: poe da comum mesmo que é mais barata e é de ótima qualidade. Depois descobri o motivo: Havia um único tanque para ambas as bombas. Ou seja. Só havia gasolina comum. Este crime deve ser mais comum do que a gasolina que estes tanques contém.
_________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
|
|
 |
Stanlei |
Enviada: Qui Jul 06, 2006 9:39 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 27 de Junho de 2006 Mensagens: 24 Localização: Rio de Janeiro
|
Olá pessoal, acabei por colocar o óleo da BR TECHNO , 25w50, segue abaixo as caracterÃsticas dele:
LUBRAX TECNO
Óleo lubrificante multiviscoso com base sintética de alto desempenho para motores a gasolina e álcool. Controla a formação de borras e depósitos, reduzindo o desgaste e a corrosão das partes lubrificadas. Aprovado pela API na categoria de desempenho SL/CF.
Grau disponÃvel: SAE 15W40 e 20W/50
Corrigindo, foi o 20w/50 ! rs
E o da caixa foi o da Texaco 80W90, está certo ?
Descrição: |
|
Tamanho: |
2.75 KB |
Visto: |
49686 |

|
|
2.75 KB |
49686 |

|
|
2.75 KB |
49686 |

|
_________________ Hilux SW4 3.4V6 1999
Passat GTS Pointer 1988
C20 Deluxe 4.1 MPFI 1996-Vendida
S10 Executive 4.3V6 2001-Vendida |
|
|
 |
alexm |
Enviada: Sex Jul 07, 2006 2:53 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
|
Law.
Vc pode usar gasolina de alta octanagem no seu veÃculo e ele operará normalmente. Apenas o motor não será especialmente sensÃvel ao combustÃvel. Potência nada tem haver com a octanagem da gasolina !!! Potência é função da máxima quantidade da mistura ar-combustÃvel que pode ser comprimida na camara de combustão e do design do motor. Motores de alta performance operam com altas taxas de compressão e tendem a sofrer de problemas de detonação. DaÃ, necessitam de gasolina com octanagem mais alta para controlar a queima. E só. Vc deve ter notado que relacionei indice de octanagem a compressão do motor e não a "potência". O consumo é afetado por outros fatores especialmente, no caso de veÃculos de alto desempenho, pela forma de dirigir. Mas está criada a confusão.
Agora, se o seu veÃculo foi projetado para utilizar gasolina de uma octanagem "x" e vc usa uma gasolina com indice inferior, o sistema de gerenciamento vai atrasar o ponto para compensar. Blz, o carro vai andar mas o motor vai perder eficiência que significa piora do consumo. Simples, não ?
Da mesma forma, o fato da gasolina ser aditivada não aumenta seu consumo, é justamente o contrário : com o sistema de injeção limpo, a queima é mais perfeita e o veÃculo tende a ser mais econômico. Este é o argumento inclusive dos fabricantes. A GM recomenda o uso de gasolina aditivada nas S10, que é meu caso.
Como informação, a gasolina dita "aditivada" tem indice de octanagem de 87, a mesma da gasolina comum. Já a gasolina dita Premium possui indice 91 e a Podium, da Petrobrás, indice de 95. Sempre valores mÃnimos.
Wander.
No caso da gasolina "Podium", da Petrobrás, realmente a recomendação é para veÃculos que operem com taxa de compressão maior que 10:1. Mas o uso em veÃculos "comuns" leva a menor emissão de poluentes (teor de enxofre reduzidÃssimo comparado as demais gasolinas) e maior resistência ao envelhecimento no tanque. Mas nenhum problema, exceto o financeiro ... Rsrsrsrsrs
Um funcionário do Detran-RJ sugeriu a um conhecido, com problemas no teste de emissão, que trocasse ou misturasse a gasolina "Podium" no tanque para "facilitar" a aprovação. Talvez a sonda seja sensÃvel ao teor de enxofre na emissão mas o fato que ele fez isso e passou (!).
Fraude é fraude. É crime. Para evitar cair em golpes, somente abasteço em postos de 02 bandeiras conhecidas e que controlam (ou aparentam controlar) a qualidade do combustÃvel que vendem. E somente gasolina aditivada. Inclusive, em ambas redes, já vi veÃculos especializados colhendo amostras do combustÃvel e fazendo testes preliminares em campo. Também conheço caso de posto (de uma destas redes) descredenciado por apresentar problemas. E já sofri problemas de desempenho na viatura (engasgos, baixa performance) a utilizar combustÃvel de um determinado posto, de uma terceira bandeira, muito conhecida e onde hoje não entro nem para ir ao banheiro.
Agora, tem pessoas, como meu sócio, que abastecem em um determinado posto, próximo a residência dele, onde ambas gasolinas : comum e aditivada, possuem o mesmo preço. E preço baixo. E está muito satisfeito ...
Estou enrolado no trabalho e ainda não a reencontrei o link. Mas assim que achar informo.
Stanlei.
O óleo que vc usou também é uma ótima escolha. Inclusive eu li um relato, em outro site, onde se afirmava que a Petrobrás era uma das empresas que sempre utilizava componentes novos em toda a sua linha de óleos. E que haveria a prática, de outras empresas, de utilizar óleos reciclados como parte de lubrificantes de linhas mais baratas.
Alguém sabe se tem algum fundo de verdade nessa história ?
Quanto ao óleo da caixa, vou checar no manual da S10, para o seu caso. Para a minha, que é 2.2, usei AC Delco 80W90 HDCF e adicionei Molykote. Troquei alguns meses e não tenho queixas, pelo contrário.
Abs.
Alex
|
|
|
 |
Marcus |
Enviada: Sex Jul 07, 2006 9:59 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Legal, ficou muito caro pra trocar o óleo da caixa ?!
_________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
|
 |
Law Huei |
Enviada: Sex Jul 07, 2006 11:16 am Assunto: |
|
|
|
Alexm,
Usar gasolina de alta octanagem no meu veÃculo, mesmo que não seja o apropriado é evidente que funciona:vai operar normalmente, agora não concordo quando vc diz que octanagem não tem nada a ver com potência, pois a combinação de taxa de compressão alta+gasolina de octanagem mais alta gera mais potência...ou será que existe outro nome para este ganho extra de Cvs???
tirei do site do omega clube:
O Omega/Suprema 2.0/3.0 gasolina (92 a 94) possui um conector de Octanas, que possibilita um pequeno acréscimo de potência, mas necessita de gasolina apropriada (de alta octanagem). No caso do barco 3.0 é possÃvel chegar aos 177 Cv.
Mas o que é Octanagem ? (enviado por Olavo Hamilton )
Octanagem é a medida da capacidade da gasolina de resisitir à detonação, também conhecida como "batida de pino", que leva à perda de potência e pode causar sérios danos ao motor. Assim, quanto maior a octanagem da gasolina, maior a sua resistência a elevadas pressões e temperaturas, possibilitando uma maior taxa de compressão do motor e, conseqüentemente, um melhor rendimento. Portanto, é uma caracterÃstica do combustÃvel diretamente relacionada com a taxa de compressão dos motores.
Detonação ou batida de pino é uma combustão não controlada, que se inicia pelo aumento da temperatura na câmara de combustão, devido à alta compressão da mistura ar/gasolina. Quando essa combustão não controlada encontra a combustão normal, iniciada pela centelha da vela de ignição, provoca um ruÃdo metálico caracterÃstico, conhecido como "batida de pino".
O plug na posição 95 regula o motor para trabalhar com gasolina de alta octanagem.
Gasolina de alta octanagem não é, necessáriamente gasolina aditivada! A gasolina aditivada é a gasolina comum contendo aditivos detergentes/dispersantes, cujo objetivo é manter limpo (isento de depósitos) todo o sistema de combustÃvel dos veÃculos.
Exemplos de gasolina com alta octanagem são a gasolina Premium (91) e a Podium (95). a recomendação é utilizar gasolinas de alta octanagem quando o plug estiver em 95, mas no Omega Clube nós temos alguns relatos de associados, que utilizam gasolina comum e até GNV com o plug em 95, sem problema algum.
Mais informações estão disponÃveis no site :
http://www.oficinabrasil.com.br/PagMateria.asp?ID_Materia=571
Agora em relação ao consumo da gasolina aditivada, tirei as conclusões de meus abastecimentos diários. Não sei se é o motor que estava muito sujo ou algum outro fator, mas a questão é que sempre que usei gasolina aditivada, rodei menos Km por litro , não foi baseado em testes e nem em matérias, pois se vc for analisar a fundo a conclusão de que motor mais limpo, rende mais e que motor bem regulado gasta menos a conclusão que gasolina aditivada vale a pena...enfim, acerdito que cada pessoa tem a liberdade de escolher o "combustÃvel" que mais lhe agrada e que tire as próprias conclusões..as minhas foram estas.
Agora que gasolina de lata octanagem polue menos, esta eu não sabia..valeu pela dica !!
Abraços !
alexm escreveu: |
Law.
Vc pode usar gasolina de alta octanagem no seu veÃculo e ele operará normalmente. Apenas o motor não será especialmente sensÃvel ao combustÃvel. Potência nada tem haver com a octanagem da gasolina !!! Potência é função da máxima quantidade da mistura ar-combustÃvel que pode ser comprimida na camara de combustão e do design do motor. Motores de alta performance operam com altas taxas de compressão e tendem a sofrer de problemas de detonação. DaÃ, necessitam de gasolina com octanagem mais alta para controlar a queima. E só. Vc deve ter notado que relacionei indice de octanagem a compressão do motor e não a "potência". O consumo é afetado por outros fatores especialmente, no caso de veÃculos de alto desempenho, pela forma de dirigir. Mas está criada a confusão.
Agora, se o seu veÃculo foi projetado para utilizar gasolina de uma octanagem "x" e vc usa uma gasolina com indice inferior, o sistema de gerenciamento vai atrasar o ponto para compensar. Blz, o carro vai andar mas o motor vai perder eficiência que significa piora do consumo. Simples, não ?
Da mesma forma, o fato da gasolina ser aditivada não aumenta seu consumo, é justamente o contrário : com o sistema de injeção limpo, a queima é mais perfeita e o veÃculo tende a ser mais econômico. Este é o argumento inclusive dos fabricantes. A GM recomenda o uso de gasolina aditivada nas S10, que é meu caso.
Como informação, a gasolina dita "aditivada" tem indice de octanagem de 87, a mesma da gasolina comum. Já a gasolina dita Premium possui indice 91 e a Podium, da Petrobrás, indice de 95. Sempre valores mÃnimos.
Wander.
No caso da gasolina "Podium", da Petrobrás, realmente a recomendação é para veÃculos que operem com taxa de compressão maior que 10:1. Mas o uso em veÃculos "comuns" leva a menor emissão de poluentes (teor de enxofre reduzidÃssimo comparado as demais gasolinas) e maior resistência ao envelhecimento no tanque. Mas nenhum problema, exceto o financeiro ... Rsrsrsrsrs
Um funcionário do Detran-RJ sugeriu a um conhecido, com problemas no teste de emissão, que trocasse ou misturasse a gasolina "Podium" no tanque para "facilitar" a aprovação. Talvez a sonda seja sensÃvel ao teor de enxofre na emissão mas o fato que ele fez isso e passou (!).
Fraude é fraude. É crime. Para evitar cair em golpes, somente abasteço em postos de 02 bandeiras conhecidas e que controlam (ou aparentam controlar) a qualidade do combustÃvel que vendem. E somente gasolina aditivada. Inclusive, em ambas redes, já vi veÃculos especializados colhendo amostras do combustÃvel e fazendo testes preliminares em campo. Também conheço caso de posto (de uma destas redes) descredenciado por apresentar problemas. E já sofri problemas de desempenho na viatura (engasgos, baixa performance) a utilizar combustÃvel de um determinado posto, de uma terceira bandeira, muito conhecida e onde hoje não entro nem para ir ao banheiro.
Agora, tem pessoas, como meu sócio, que abastecem em um determinado posto, próximo a residência dele, onde ambas gasolinas : comum e aditivada, possuem o mesmo preço. E preço baixo. E está muito satisfeito ...
Estou enrolado no trabalho e ainda não a reencontrei o link. Mas assim que achar informo.
Abs.
Alex
GM S10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV) |
|
|
|
 |
alexm |
Enviada: Sex Jul 07, 2006 12:49 pm Assunto: |
|
|

|
Law.
Se vc reler o que escrevi e o que vc mesmo citou verá que : potência nada tem haver com a octanagem da gasolina !!!
Segue o que escrevi : Potência nada tem haver com a octanagem da gasolina !!! Potência é função da máxima quantidade da mistura ar-combustÃvel que pode ser comprimida na camara de combustão e do design do motor. Motores de alta performance operam com altas taxas de compressão e tendem a sofrer de problemas de detonação. DaÃ, necessitam de gasolina com octanagem mais alta para controlar a queima. E só. Potência é função da máxima quantidade da mistura ar-combustÃvel que pode ser comprimida na camara de combustão e do design do motor. Motores de alta performance operam com altas taxas de compressão e tendem a sofrer de problemas de detonação. DaÃ, necessitam de gasolina com octanagem mais alta para controlar a queima. E só. Vc deve ter notado que relacionei indice de octanagem a compressão do motor e não a "potência".
Segue a sua citação : Octanagem é a medida da capacidade da gasolina de resisitir à detonação, também conhecida como "batida de pino", que leva à perda de potência e pode causar sérios danos ao motor. Assim, quanto maior a octanagem da gasolina, maior a sua resistência a elevadas pressões e temperaturas, possibilitando uma maior taxa de compressão do motor e, conseqüentemente, um melhor rendimento. Portanto, é uma caracterÃstica do combustÃvel diretamente relacionada com a taxa de compressão dos motores.
Viu ? A sua citação também não fala em potência ... Fala em compressão ... E voltamos a : "máxima quantidade da mistura ar-combustÃvel que pode ser comprimida na camara de combustão ..." e as consequencias e necessidades desta condição. Ok ?
Da mesma forma, citei que : como informação, a gasolina dita "aditivada" tem indice de octanagem de 87, a mesma da gasolina comum. Já a gasolina dita Premium possui indice 91 e a Podium, da Petrobrás, indice de 95. Sempre valores mÃnimos.
O indice IAD, que resultou nos números que apresentei significa : IAD – Ãndice Antidetonante.
Logo, não relacionei gasolina aditivada com gasolina com alta octanagem. Mas o mercado, normalmente, oferece o pacote "aditivo+alta octanagem", vide as gasolinas Premium e Podium, da Petrobrás e a Premium da Shell, por exemplo.
Retirado do site da Petrobrás : A octanagem da gasolina é determinada pelos métodos RON, MON, E IAD. O primeiro avalia a resistência do combustÃvel à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação. O método MON avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação. IAD é a média dos anteriores.
E não querendo complicar mas já complicando, vc sabia que os americanos e europeus tinham formas diferentes de avaliar a octanagem o que resulta em números diferentes, para mesma coisa ?
Quanto ao uso de determinado tipo de combustÃvel, eu sigo, no mÃnimo, as recomendações do fabricante e no manual da GM, que acompanha a minha S10 e está escrito : procure usar sempre gasolina aditivada a venda nos postos de abastecimento. O uso de gasolina diferente da especificada poderá comprometer o desempenho do veÃculo, bem como causar danos a componentes do sistema de alimentação e do próprio motor que não cobertos pela garantia.
Na parte interna da portinhola de acesso a tampa do tanque novamente tem a recomendação : usar somente gasolina aditivada.
Em outro ponto do mesmo manual, temos : se o veÃculo costuma permanecer imobilizado por mais de duas semanas ou se é utilizado apenas em pequenos percursos e com frequencia não diária, adicione um frasco de aditivo AC Delco a cada 4 enchimentos do tanque de combustÃvel.
Para um motor, cuja octanagem da gasolina comum seja a adequada, a utilização de uma gasolina com alta octanagem em nada altera. Vc pode ter outros benefÃcios, decorrentes de outras caracterÃsticas do produto, mas melhor rendimento/redução de consumo, não.
Quanto a dica, não sei se a gasolina de alta octanagem, por si só, é menos poluente. O que escrevi foi em relação a gasolina Podium, da Petrobrás : no caso da gasolina "Podium", da Petrobrás, realmente a recomendação é para veÃculos que operem com taxa de compressão maior que 10:1. Mas o uso em veÃculos "comuns" leva a menor emissão de poluentes (teor de enxofre reduzidÃssimo comparado as demais gasolinas) e maior resistência ao envelhecimento no tanque. Mas nenhum problema, exceto o financeiro ... Rsrsrsrsrs.
Ufa ! Acho que fechei todos os pontos.
Forte abraço Law.
Alex
Stanlei.
Consultando o manual do proprietário, da S10 (1997), temos :
- caixa de mudanças manual :
Óleo lubrificante 80W90 HDCF Aos 2.500 Km, e a cada 20.000 Km.
AC Delco no. 93 231 111
*Fluido para transmissão SYNCHROMESH Em condições normais não precisa troca
TRANSMISSION FLUID (STF). Em condições severas a cada 50.000 Km.
* Usar para o motor 4.3L
- caixa de transmissão automática : óleo Dexron II. A cada 60.000 Km ou 4 anos **
A cada 45.000 Km ou 2 anos ***
** Condições normais de uso.
*** Condições severas de uso.
Stanlei, eu substitui o Dexron II pelo Dexron III, dado que é o lubrificante mais recente. Usei 02 litros. Um para lavar a bomba da direção e o outro para a reposição. Mas pesquise bastante pq, em concessionárias da GM encontrei valores de R$15,00 o litro (onde comprei, com desconto) a inacreditáveis R$95,00 o litro.
Forte abraço.
Alex
|
|
|
 |
Wander |
Enviada: Sáb Jul 08, 2006 7:34 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
|
Alguém sabe dizer quantos litros de óleo um motor ford v8 de um caminhãozinho F350 pega ?
Outra coisa: o motor está molhando as velas. O dono está colocando menos óleo (apenas 2,5 litros !!!!) para não molhar muito as velas. Isto procede ? Não vai ferrar o motor ? (quer dizer, ferrar ainda mais ?)
Estou com urgência de resposta para orientar o amigo da Ford. E salvar um motor muito legal.
blu blu blu blu blu blu
Obrigado.
_________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Dom Jul 09, 2006 12:09 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7502 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Wander, isso de molhar as velas é sinal de motor em fim de vida. Agora acredito que só mesmo uma retifica e usando menor quantidade de óleo só tende a piorar.
_________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jul 09, 2006 11:43 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Alex,
o que estou querendo dizer está aqui:
http://www.castrol.com/castrol/genericarticle.do?categoryId=82916232&contentId=6031204
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/CVview_postospetro/08?OpenDocument
veja que não importa se o óleo é sintético ou não para garantir determinados nÃveis de proteção ao motor, como limpeza, desgaste do motor, oxidação... Portanto maior proteção para o seu motor somente mudando de classificação API ou ACEA. Obviamente que a pártir de determinado momento, somente óleos sintéticos vão atender a determinada classificação devido a sua tecnologia mais atual, mas por enquanto temos óleos minerais atendendo a classificação máxima da API.
Por isso acho desperdÃcio o uso de óleo sintético em motores que foram desenvolvidos pra óleo mineral.
Vale lembrar que um boa classificação API e uma boa viscosidade como 0W30, 5W40, 10W40, 10W50, somente são obtidos com uso de base sintética. Por isso uso semi-sintético no Pálio(não acho óleo 10W40 mineral), caso contrário usaria um mineral.
Quanto a gasolina aditivada, não creio no seus benefÃcios e nem na recomendação da GM. A gasolina aditivada no Brasil não possui especificação. Eu posso mijar na gasosa e dizer que aditivei, se atender aos padrões de octagem e porecetagem de alcool beleza, tá aprovada! Lembram da famosa gasolina da Shell a ICA? Então a gasolina aditivada da Ipiranga é dirente da Esso, que é diferenta da Shell, que é diferente da Texaco... Ou seja não existe nenhuma igual a outra. então, qual usar? O aditivo realmente funciona, foi feito testes?
A gasolina com maior octnagem é recomendada para motores com alta compressão como disse o Alex e que estejam aptos a utilizar a mesma, para tirar benefÃcios dela. A octanagem tem a ver com a mistura ar/combustÃvel, mas em motores com taxa de compressão baixa, obviamente é mais difÃcil de ocorrer a batida de pino. Usar uma gasolina de maior octanagem num motor de menor compressão é jogar dinheiro fora.
Mas isso não quer dizer que motores com taxa de compressão mais alta exijam gasolina de maior octanagem. Basta ver os motores VHC da GM que usam gasolina de 87 octanas e tem taxa alta de compressão. A gasolina de 95 octanas só traria maior benefÃcio a este motor, se ele conseguir realizar uma mistura ar/combustÃvel ideal para este tipo de gasolina.
[]'s
Thales
_________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
alexm |
Enviada: Seg Jul 10, 2006 3:33 am Assunto: |
|
|

|
Thales.
Em relação a óleos lubrificantes, os links que vc citou em momento algum desmentem o que escrevi, pelo contrário :
Eu escrevi : "Que o óleo sintético é melhor que o mineral disto não há dúvida : é tecnologia e não palpite. Eles são mais estáveis e resistentes a perda de suas qualidades, seja pelo fator térmico como pelo fator quÃmico (contato com o combustÃvel). Contudo o reverso da moeda é o custo bem mais elevado. Mas tecnologia não é milagre : se as condições (adulteração, baixa qualidade do combustÃvel) são mais severas que o projetado, a vida útil de qualquer produto fica comprometida mais rapidamente."
"Acredito que usar um produto mais moderno, de melhores especificações sempre vai te levar a um melhor resultado. O custo que hoje ser mais alto pode te poupar despesas e problemas na rua, no futuro. Sendo repetitivo, os lubrificantes de especificação superior (normalmente semi sintéticos = óleo mineral + componentes sintéticos como aditivos ou mesmo sintéticos) são mais estáveis e resistentes a perda de suas qualidades, seja pelo fator térmico como pelo fator quÃmico (contato com o combustÃvel, por exemplo). Isto deriva-se do seu processo de fabricação."
Seguindo o link da Petrobrás :
"18. Qual a diferença entre o óleo mineral, semi-sintético e sintético? Eles podem ser misturados?
R: O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfÃcies metálicas e refrigerar, independentemente de ser mineral ou sintético. A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Os óleos sintéticos são obtidos por reação quÃmica, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças caracterÃsticas fÃsico-quÃmicas e por isso são produtos mais puros.
Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado."
Já seguindo o link da Castrol: http://www.castrol.com/castrol/genericarticle.do?categoryId=82916232&contentId=6008556
" Lubrificantes - por que precisam ser trocados?
Os elementos aditivos são consumidos:
Com o tempo de uso, os elementos aditivos do óleo são destruidos fisicamente ou ficam presos a outras substâncias quÃmicas.Enquanto efetuam a proteção do motor, eles são mudados quimicamente, alterando suas caracterÃsticas.
O óleo é contaminado:
As substâncias quÃmicas extras formadas durante sua vida dentro do motor, acabam se tornando parte dele, contaminando-o e alterando suas propriedades lubrificantes. Isso ocorre porque:- o combustÃvel queimado e o não queimado fica em circulação no sistema de lubrificação, diminuindo a capacidade do óleo de suportar altas temperaturas- são formadas partÃculas de fuligem oriundas da combustão e também da queima de alguma porção de lubrificante quando este atinge as partes mais quentes do motor.- devido a alta variação de temperatura (quando um motor aquece e esfria) a umidade do ar é atraida para dentro do motor. Esta umidade se condensa formando gotas de água que se misturam ao óleo, criando ácidos moderados."
Logo, se vc usa um produto que é mais estável e resistente a perda de suas qualidades, tanto que é utilizado como aditivo para melhorar as caracterÃsticas de outro produto (vide óleo semi -sintético), evidente que vai obter um resultado melhor. Ou então para que aditivar o óleo mineral (justamente com componentes sintéticos) ? Fica contraditório !
O teste é essencial para se avaliar e assegurar que os produtos possuam especificações mÃnimas confiáveis, necessárias a um determinado design industrial e/ou condição de uso mas não espelha (e nem pode) o leque da realidade da utilização de um motor. DaÃ, escrevi : "Se as condições de uso são mais severas que o projetado, a vida útil de qualquer produto fica comprometida mais rapidamente e criar um critério para isso, que reflita a realidade de cada um e de todos é muito dificil. E ai, acho que a expressão "prazo estipulado" vai para o vinagre. Mas certamente se vc estiver utilizando um produto com as qualidades supracitadas (superiores), e ainda mais se respeitar os perÃodos de troca, é evidente que obterá uma maior proteção."
E como não jogo dinheiro fora, até pq é muito dificil ganhá-lo honestamente, o óleo que utilizo atualmente, o Mobil Super S 15W-50 (API SL/CF, ACEA A3/B3, VW 505.00 e Mercedes-Benz 229.1) tb é semi sintético.
Como o Shell Helix Plus 10W40 API SL e ACEA A3/B3, também semi sintético, que vc utiliza no seu Pálio.
E podere : "Mas a proteção extra, que reduz (ainda mais) as chances de problemas no motor, considerando peças e serviços caros (e o pior : será que serão bem feitos ?) ..." O fórum está lotado de pessoas que tiveram problemas em sua viaturas, por vários motivos diferentes (ou não) e ficaram insatisfeitos com o serviço e/ou o preço cobrado pelos profissionais (?) que reparam (ou tentam) as nossas viaturas.
Eu respeito a sua opinião sobre gasolinas aditivadas mas não concordo com ela e entendo que ela não espelha a condição atual do mercado (sério - picareta não vale !), a literatura técnica disponÃvel e nem a experiência que tenho da utilização no dia-a-dia.Mas fica para um outro dia pq são 03:27 de segunda, 10 de julho e tenho que trabalhar em poucas horas. Depois a gente continua. Se o assunto durar, de repente até no passeio. Rsrsrsrsrs ...
Forte abraço.
Alex
|
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qua Jul 12, 2006 10:18 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Alex,
a parte que eu queria destacar é que no site da petrobrás informa que as montadoras não distiguem o perÃodo de troca do óleo sendo ele sintético ou mineral.
No site da Castrol diz que a classificação API é feita baseada em testes em que o óleo e o motor são examinados posteriormente. Quanto mais o óleo resiste à oxidação, mais limpo deixa o motor e forma menos resÃduos. Diante disso, um óleo Sintético API SL, faz a mesma função que um óleo mineral API SL no mesmo perÃodo. Minha teimosia não vai contra a superioridade do sintético e sim em relação a necessidade de seu uso ou não. Sobre o sua opinião de que os testes da API não reflitem a realidade do uso de um automóvel, lembre-se que quando as fábricas fazem testes em campo(estradas, pistas próprias) fazem a análise do óleo e colocam a especificação mÃnima recomendada. Então se o teste não condiz com a realidade, cada montadora deveria ter sua própria classficação não?
Quando citei a gasolina aditivada ICA(vendida pelo Esso, se não me engano, nos anos 60 ou 70) meu pai dizia que foi a maior febre. Todo mundo usava a ICA porque prometia isso e aquilo. Sabe o que queria dizer ICA: ISSO CONTÉM ALCOOL! Então a nossa gasolina comum já aditivada, se tivermos como base a grande empresa séria acima! Seriedade no mundo existe... até a página 5... daà pra frente...
[]'s
Thales
_________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 3 de 3 Ir à página Anterior 1, 2, 3 |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|