Autor |
Mensagem
|
alemaum |
Enviada: Seg Jul 17, 2006 2:05 am Assunto: Preparação leve S10 MWM 2.8 132 cv |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 17 de Julho de 2006 Mensagens: 2 Localização: Tangará da Serra/MT
|
oq fazer para dar um upgrade na performance da S10? algo bem leve, que não prejudique a durabilidade do motor
só para deixar mais competitiva com Hilux 163 cv e Ranger 163 cv
axei algo na internet que dizia para dar uma volta no parafuso da pressão do turbo e 1/4 de volta no parafuso da bomba. oq elevaria para 150 cv.. sem prejudica nada
sera que essa mudança presta?
obrigado!
alemaotga@terra.com.br |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Jul 17, 2006 11:44 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Essa volta no parafuso vai aumentar a pressão do turbo. Isso quer dizer que vai entrar mais ar na sua admissão, melhorando o desempenho, mas com redução da vida útil do motor. Se não souber andar e ficar pisando fundo direto aà sim pode trazer muitos problemas.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Jul 19, 2006 6:25 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Thales
A coisa não é tão dramática assim.
Em tds os meus picapes, foram feitas ajustes assim, inclusive na LDA.
Mas não é tão genérico assim tantas voltas aqui e lá, cada motor tem um ajuste especÃfico, que só com ajuda de um bom mecanico é que pode ser executados estes ajustes.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
alemaum |
Enviada: Qua Jul 19, 2006 8:59 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 17 de Julho de 2006 Mensagens: 2 Localização: Tangará da Serra/MT
|
Kiko,
quem deu a dica foi Fábio Grecco, sem duvida muito respeitado em mecanica, fera em qse tudo
vc que parece entender do assunto, compensa essa modificação?
sera que eu terei problemas com manutenção?
porque a picape eh utlizada muito frequentemente em viagens e condições off-road
obrigado..
abraço.. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Jul 20, 2006 5:50 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Compensa sim e muito, mas a durabilidade do motor................
Tudo depende do jeito de dirigir, e uso de manometro de pressão do turbo ajuda. _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
NILO WITT |
Enviada: Sex Jul 21, 2006 8:22 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006 Mensagens: 31 Localização: Alegrete/RS
|
Olá pessoal!!
Essas modificações trazem um grande rendimento ao motor sem dúvida, quanto a durabilidade do motor tudo vai depender do jeito de conduzir a camionete, vc não vai andar o tempo todo com o pé no fundo, aà nem um original guenta tanto tempo, mas em condições normais para a camionete ficar mais esperta vale e muito pois vc terá uma resposta com um leve toque no acelerador....
Era isso, na minha opinião...... Abraços!!!!! |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sex Jul 21, 2006 11:13 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Kiko escreveu: |
Olá Thales
A coisa não é tão dramática assim.
Em tds os meus picapes, foram feitas ajustes assim, inclusive na LDA.
Mas não é tão genérico assim tantas voltas aqui e lá, cada motor tem um ajuste especÃfico, que só com ajuda de um bom mecanico é que pode ser executados estes ajustes.
Abraços |
Kiko escreveu: |
Compensa sim e muito, mas a durabilidade do motor................
Tudo depende do jeito de dirigir, e uso de manometro de pressão do turbo ajuda. |
??  _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
muricaum |
Enviada: Ter Dez 12, 2006 8:42 pm Assunto: bomba injetora |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2006 Mensagens: 1 Localização: pres prudente
|
estou pensando em abrir a bomba injetora algo em torno de 20 a 25%..
é um MWM 2.8 132 cv. falei com o bombista mais conceituado na minha cidade e me disse que era bom regular valvulas e bicos, e a bomba injetora vai ser retirada e colocada na máquina.
é uma tornado 2004/2005, tem 62mil km.
gostaria de saber quanto realmente devo abrir a bomba.
a turbina nao iria mexer, mas consequentemente a pressao sobe (pois joga mais oleo e ai tem que entrar mais ar né?)...
e ele disse que original ela vem com algo em torno de 94 de oleo. com 25% a mais vai ficar com algo em torno de 120...(nao sei que medidas sao essas)
as vezes eu piso forte.. e na estrada principalmente nao costumo aliviar muito.. ando sempre a 120, 140km/h..
posso abrir a bomba assim mesmo? nao tem problema? a durabilidade do motor vai ser a mesma? nao vai ocasionar nenhum problema no motor mesmo? vai ficar tudo ok? posso fazer sem medo?
obrigado
e parabens pelo forum |
|
|
 |
Bianor |
Enviada: Qua Dez 13, 2006 6:44 pm Assunto: Ajuste da Bomba Ijetora e Turbina S10/Blazer |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 Mensagens: 310 Localização: Macaé - RJ
|
Prezados eu como todo curioso já fui lá apertar parafuso de bomba injetora, turbina etc, abrir a bomba e outras truques. Os resultados ... nenhum ou pioraram.
Dai conversando com um Sr. destes bosch services da vida aqui em Macaé este me informou que existe um protocolo de valores a serem aferidos, conforme a rotação do motor MWM Sprint, para vazão de óleo diesel da bomba injetora e pressão da turbina, fazendo os ajustes necessários a performance do motor melhora. Dai deixei lá hoje pela manha paguei R$180 e agora de tarde começarei a experimentar e no fim de semana quando viajar poderei aferir melhor.
Saiu um relatório do antes e depois sobre a situação da pressão da turbina:
Antes 1800 rpm pressão Turbina 1100 hPa válvula de alÃvio 0
Depois 1800 rpm pressão Turbina 1480 hPa válvula de alÃvio 0
Nominal 1800 rpm pressão Turbina 1500 hPa válvula de alÃvio 0
Antes 4000 rpm pressão Turbina 1200 hPa válvula de alÃvio 420
Depois 4000 rpm pressão Turbina 1600 hPa válvula de alÃvio 200
Nominal 4000 rpm pressão Turbina 1500 hPa válvula de alÃvio 200
Conforme indicado a pressão da turbina aumentou e a vazão está adequada a demanda sem esfumaçar nada.
Antes de contratar a http://www.raschmotoren.com.br/index.htm
melhor ajustar o que tem para funcionar bem.
Sds |
|
|
 |
Rasch Motoren |
Enviada: Qua Dez 13, 2006 9:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
|
Segundo fontes da própria engenharia , o Sprint 2.8 gera sem problemas 180 cv.
Existem duas limitações para aumento de desempenho , sendo uma delas financeira e a outra de componentes.
Com turbo original , aconselha-se não ultrapassar 170 cv , a ~ 1.2 bar , para potências superiores como também pressão de trabalho em maior escala , uma boa sugestão seria utilização do turbocompressor utilizado no modelo Sprint 3.0 , que pode trabalhar com ~ 1.6 bar , produzindo em torno de 210 cv.
Vale salientar que são valores máximos , mas ainda com margens de segurança , mas nada impede de fazer uso de menor potência em ambos os casos. |
|
|
 |
ANTONINI |
Enviada: Seg Fev 26, 2007 9:33 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 93 Localização: VITORIA
|
Saudaçoes!!
Amigo Mauricio, Instalei os superbicos que me mandou e a S10 realmente ficou outra. Gostaria de saber com quantos cavalos ela ficou agora + ou - e o qual e o modelo de turbina ( codigo garret ) utilizada nesses motores Sprit 3.0. Elas sao de geometria varivel?
Veleu!!! _________________ Amassando o tapete!!! |
|
|
 |
Rasch Motoren |
Enviada: Ter Fev 27, 2007 8:57 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
|
ANTONINI escreveu: |
Saudaçoes!!
Amigo Mauricio, Instalei os superbicos que me mandou e a S10 realmente ficou outra. Gostaria de saber com quantos cavalos ela ficou agora + ou - e o qual e o modelo de turbina ( codigo garret ) utilizada nesses motores Sprit 3.0. Elas sao de geometria varivel?
Veleu!!! |
- Estando a bomba injetora em calibragem padrão, e o turbo sendo original trabalhando com 1.2 bar o rendimento fica em torno de 155 cv .
- Não tenho esse código. Pois as unidades que tenho são mock-up , mais posso lhe adiantar que tem praticamente o mesmo conjunto rotativo utilizado na Ranger 3.0 , que por sua vez são da mesma " familia " da TGV , embora sejam válvuladas ( WG ). |
|
|
 |
Marcus |
Enviada: Qua Fev 28, 2007 5:13 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Uia...
Mauricio, se eu trocasse somente os bicos, haveria alguma alteração no rendimento assim como houve com a S-10 acima ?! Tem como fazer algo "leve" com a Silverado tb ?!  _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
|
 |
Rasch Motoren |
Enviada: Qui Mar 01, 2007 10:10 pm Assunto: |
|
|

|
|
|
 |
Marcus |
Enviada: Sex Mar 02, 2007 5:27 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Mas simplesmente só substitui os bicos ?!?! mais nada, não precisa alterar nenhuma regulagem de bomba ?!?!  _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
|
 |
|