Autor |
Mensagem
|
Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Fev 19, 2006 9:42 pm Assunto: Mensagem editada. |
|
|
|
Mensagem editada.
Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 9:01 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Dom Fev 19, 2006 9:47 pm Assunto: Drive by wire |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá pessoal
Parece que esse E-gás da VW não esta muito bem acertado. Abaixo o relato de um colega q postou exatamente sobre esse assunto no 4x4Br.
"Acelerador Eletrônico com E-gás VW no 1.0 é sofrÃvel !!!!"
Citação: |
Não sei se vcs já tiveram o DESprazer de dirigir um VW 1.0 com o econogás, mas foi a pior coisa q já vi em termos de eletrônica do ponto de vista comercial (embora se justifique do ponto de vista técnico).
É mais ou menos assim: vc acelera o pedal, mas quem abre a borboleta é o computador (até ai tudo bem), não fosse o fato da borboleta abrir com défict de velocidade (econogás) a abertura/fechamento é lento e progressivo
Eles dizem q isso é para economizar combustÃvel e evitar trancos no conjunto mecânico.
Mas no mundo real este défict na velocidade do acionamento = PERIGO para sà e para os outros no trânsito / sensação de falta de força do carro / queima de embreagem na troca de marchas / reduções sem eficiência imediata.
Já tomei MUITO susto em estrada (ultrapassagem) pos o motor demora de 2 a 4 segundos para reagir a uma pisada no fundo do pedal (no caso especÃfico estou falando de um Fox de 70cv) o q me fez abortar várias ultrapasságens.
Nas entradas das preferenciais é sofrÃvel e perigoso se o trânsito estiver travado, se reduzir em trânsito travado tem q usar o freio pq o mesmo "brilhante" sistema tem demora no retorno da aceleração o q faz com q o carro continue acelerando mesmo qdo se tira o pé (desaceleração progressiva/demorada).
A mesma caracterÃstica faz com q se queime embreagem toda vez q se faz a troca de marchas, na velocidade normal de troca, não dá tempo para o motor voltar ao ponto morto e o carro dá tranco ao se soltar a embreagem com a marcha mais alta pois o motor ainda está meio acelerado.
Ná prática costumo acelerar uns 3 segundos antes de soltar a embreagem, driblo o tal acelerador econômico, e só entao solto a embreagem, nesse caso o carro reage como um carro com acelerador normal (seja ele eletrônico ou a cabo).
Tem também a caracterÃstica de qd vc bomba o acelerador numa saÃda de 1ª marcha (por exemplo) e na segunda bombada o computador retorna o motor para a marcha lenta (econogás) e o carro apaga pois a ambreagem já está meio solta!!!! muitos não sabem pq o motor morre tanto na saÃda qdo se acelera bombando: tá ai a explicação
a brilhante tecnolgia te passando raiva hehehe
Fica no ar uma pergunta:
- É certo q os engenheiros mandem mais no carro e na SUA segurança do q VOCÊ q comprou e pagou pelo carro????
Penso q se vc comprou e pagou então o carro é seu e deveria obedecer a SUA vontade, não?
É a "sÃndrome do windows" instalada na indústria automobilÃstica: a eletrônica manda mais no carro do q vc !!!!
E tem casos piores, temos os casos dos carros q custam fortunas mas vc não pode sair acelerando pq o controle de tração não permite a aceleração brusca, carros q vc não pode dirigir sem o cinto afivelado pq o computador fica apitando mandando vc colocar o cinto, carro q nao permite vc dirigir no modo esportivo pq o controle de tração junto com o ABS desaceleram e freiam conforme o computador julgar necessário.
Não condeno a tecnologia, mas condeno o fato de NÃO TEM UM BOTAO OFF para ALGUMAS funções.
Ou vcs não se lembram dos famosos casos dos carros com air bag do passageiro q disparava e machucava o passageiro do banco da frente qdo este tinha menos de 40kg (crianças)? na época NÃO tinha um botão para desligar qdo se andava com crianças na frente (este botão só foi colocado após muitos incidentes).
Nada contra a VW e suas ótimas tecnologias/inovações, mas para mim essa do econogás os 1.0 foi um fiasco do ponto de vista comercial: passa uma péssima impressão (embora se justifique do ponto de vista técnico). |
Não é sempre que as novas tecnologias trazem maiores benefÃcios aos seus usuários.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Fev 19, 2006 10:12 pm Assunto: Mensagem editada. |
|
|
|
Mensagem editada.
Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 9:01 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Dom Fev 19, 2006 10:24 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
É bom eu saber disso pois sou meio ignorante, se algo não funciona como quero eu destruo em um ataque de raiva. Por isso não me atrevo a jogar video game pois isso já ocorreu dezenas de vezes.
Não sou contra melhorias tecnologicas mas tem coisas que são verdadeiros "micos", lembram-se do sistema Beta Max para videos cassete ? Quem caiu nesse conto se ferrou pois o sistema perdeu feio para o VHS até desaparecer por completo. Só gosto de comprar algo com nova tecnologia depois de muito testado por outros usuários e ai descubro os pros e contras da coisa.
Atentos ao novo sistema de TV que está começando (digital) pode ser mais um mico. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Dom Fev 19, 2006 10:29 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
O estranho é que os relatos são de motores 1.0. O problema do Fox é a transmissão mal escalonada (tanto que o carro tem dificuldades nas ladeiras) e o do Daniel pelo fato de ser 16V.
Já dirigi um Polo 1.6 com E-gas e não tive problema algum na hora de arrancar. Também já dirigi um bocado com um Gol 1.0 16V (a cabo) e deixei ele morrer algumas vezes na saÃda. Por isso acho possÃvel que o problema seja outro.
De qualquer forma vale o relato...
(Acho que o assunto está ficando meio off topic) _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Dom Fev 19, 2006 10:32 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
adalberto escreveu: |
...se algo não funciona como quero eu destruo em um ataque de raiva. Por isso não me atrevo a jogar video game pois isso já ocorreu dezenas de vezes. |
Adalberto, seu filho deve ter gostado muito da idéia!
A cada fim de semana um video-game novo....  _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Fev 20, 2006 6:51 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Eu estou falando dos eletronicos Diesel, a GM Tracker, Ford Ranger, que já andei, se realmente não esticar as marchas para catar a marcha na faixa de torque, o motor não vai.
Se soltar a 1000 RPM por exemplo e acelerar (que na verdade não ocorre) o motor morre.
Pior nas situações que vc precisa de um arranque, passar rápido um cruzamento por exemplo, o motor só vai responder depois que caminhão passou por cima.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Garon |
Enviada: Seg Fev 20, 2006 12:15 pm Assunto: |
|
|

|
EDITADO!
Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 2:44 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Fev 20, 2006 1:08 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
resumindo, em vez de você controlar a máquina à sua maneira, tem que ficar fazendo manhas igual nos carros veios, pra fazer do jeito que se quer.
E viva os Q20b, S4 e derivados!!!!!
[]'s
Thales
PS.: e depois tem gente que critica quando eu falo que não aprovo todas as tecnologias. _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Seg Fev 20, 2006 2:19 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
To com o Thales, em algumas coisas gosto de tecnologia, em outras nao no caso de veiculos em geral nao curto muito essa evolucao eletronica ocorrida ultimamente. Escrever um papel é fácil Garon, basta ter CNPJ, e outras burocracias, daà vc lança um protótipo e divulga um motor de 1500cv e torque de 100kgfm de arrancar toco. Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
Garon |
Enviada: Sex Fev 24, 2006 4:17 pm Assunto: |
|
|

|
EDITADO! _________________ "Nada substitui as polegadas cúbicas" (Caroll Shelby)...
Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 12:39 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Sáb Fev 25, 2006 12:39 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
 _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
Garon |
Enviada: Sáb Fev 25, 2006 11:43 am Assunto: |
|
|

|
EDITADO!
Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 12:39 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Edirlei |
Enviada: Qua Set 20, 2006 1:51 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sábado, 29 de Julho de 2006 Mensagens: 46 Localização: Panambi
|
Amigos,
Este assunto é um tanto polemico mas afinal não devemos discutir por isto:
O amigo Andreson tem a D20 dele com o Maxion e é feliz....
O Amigo Garon é fâ do MWM.... e tbm é feliz....
Agora se posso dar um mÃsero comentário,
Amigos, minha Silverado como já de ciência de alguns tem o Maxion S4 Aspirado (sem bem que foi turbinada) mas anda a ferinha.... tipo pra mim tá de excelente tamanho, não sei qto atinge em velocidade final a S10 2.8 MWM (olha q sou admirador desta pick-up tbm e futuramente qdo vier os herdeiros não sei se ñ pego uma destas hehehe) mas a minha ligerinho tá batendo na porta dos 160 km/h. Acho q tá de bom tamanho ñ qro voar hehehehe....
Espero poder ter contribuido,
Grande Abraço amigos Andreson e Garon e demais Felizes proprietários das pick-ups.... _________________ S10 Maxion 2.5 HSD
Completa 4X2 1997 |
|
|
 |
|