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Proteção catódica |
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Mensagem
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tecnica |
Enviada: Sáb Jun 07, 2003 12:04 am Assunto: Proteção catódica |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Para quem não conhece, a proteção catódica é um processo eletroquimico bem simples para se evitar a corrosão em tubos metálicos, muito usado, por exemplo, em canos de água.
Alguém conhece uma solução semelhante para carrocerias de automóvel ? _________________ Alexandre Piza
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Jun 07, 2003 6:40 am Assunto: Proteção em chapas de aço |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
Existem no mercado, os produtos da Tapmatic / Quimatic, tais como Solução para galvanização a frio, Fosfatização e Primers convertedor de ferrugem.
http://www.quimatic.com.br/
Agora o processo de galvanoplastia, só é possÃvel em peças desmontaveis, pois são feitos em bateria de banhos em tanques com produto quÃmicos.
Existe outra alternativa para limpar a ferrugem das chapas para pintura, seria o jato de areia, existem equipamentos portáteis que pode ser usado em carrocerias dos carros, e cabines para peças menores. _________________ Kiko (in-memorian)
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tecnica |
Enviada: Sáb Jun 07, 2003 9:28 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Interessante.
Mas eu perguntei sobre a proteção catódica, pq é uma solução de longo prazo para combate à corrosão. Em caso de canos o meio fÃsico (o solo) faz parte do "circuito". Teria uma solução semelhante para veÃculos ? _________________ Alexandre Piza
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Jun 08, 2003 4:46 am Assunto: Galvanização |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Alexandre, olá
Pelo que você está descrevendo, o processo é galvanização.
Neste processo é utilizado um meio lÃquido(Solução) e cátodo e ánodo, e em escala industrial é feito em tanques, agora não me lembro qual era positivo e negativo, mas colocam se um pedaço de liga de estanho ou outro material em um deles e a peça na outra, então as partÃculas do material de soltam e vão ser atraÃdas pela peça, formando uma camada.
O equipamento portátil deste processo é, você lembra do pessoal que douravam (diziam aplicação de ouro) emblemas e grades dos carros.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Jun 08, 2003 5:01 am Assunto: Proteção cotódica |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Achei uma literatura:
| O que é Corrosão | Lei de OHM | Métodos de Controle | Aplicações |
APLICAÇÃO PRÃTICA DA PROTEÇAO CATÓDICA
Para que qualquer sistema de proteção catódica possa funcionar, a corrente deve ser descarregada de um eletrodo de solo (anodo). A corrente é forçada a fluir para a tubulação em áreas que eram anteriormente anódicas. Quando uma quantidade adequada de fluxo de corrente é descarregada dos anodos, ela é coletada na tubulação e sobrecarrega as correntes naturais que estavam se descarregando das áreas anódicas, formando uma rede de fluxo de corrente sobre todas as áreas na superfÃcie da tubulação. Toda a superfÃcie será, então, catódica e a proteção da corrosão estará completada.
Na realidade, um sistema de proteção não elimina necessariamente a corrosão. Mas transfere a corrosão da superfÃcie da estrutura protegida e concentra a corrosão em outro local - o anodo instalado no solo. Ao final da vida útil do anodo, ele pode ser facilmente reposto e em nenhum momento a tubulação sofrerá qualquer corrosão.
Os sitemas de proteção catódica podem ser classificados em duas categorias:
Sistemas de Anodo Galvânico
Sistemas de Corrente Impressa (Retificador)
Sistemas de Anodo Galvânico
Sistemas de Anodo Galvânico são os mais simples e, provavelmente, os mais confiáveis. Vide Figura 6. Como é sabido, quando dois metais dissimilares estão em contato dentro de qualquer eletrólito, o metal mais anódico corrói. Num sistema de proteção catódica utilizando anodos galvânicos, a vantagem desse efeito é obtida estabelecendo-se, intencionalmente, uma célula de metal dissimilar suficientemente forte para se contrapor a célula de corrosão naturalmente existente numa tubulação. Isto é obtido pela seleção de um material que seja fortemente anódico em relação à tubulação de aço.
- Figura 06 -
Os anodos galvânicos usados em aplicações no solo são, usualmente, feitos de liga de magnésio. A Tabela 1 - "Série Galvânica Prática" mostra que a tensão direcionada entre a tubulação de aço e o magnésio é, tipicamente, menor do que um volt. Assim, se os anodos forem especificados para criar uma quantidade útil de corrente, a resistência de contato entre os anodos e a terra deve ser baixa. Isto significa que anodos galvânicos são normalmente empregados em solos de baixa resistividade.
Sistemas de Corrente Impressa
Os sistemas de proteção catódica por corrente impressa nos libera da voltagem direcionada limitada dos anodos galvânicos. Uma tensão de corrente contÃnua oriunda de fonte externa é "impressa" no circuito entre a estrutura protegida e os anodos. A fonte de energia mais comum é o retificador de proteção catódica ou fonte de energia de CC.
Este equipamento simplesmente converte corrente elétrica alternada (de um sistema de distribuição de eletricidade) para uma corrente elétrica contÃnua de baixa voltagem. A tensão de saÃda da unidade pode ser ajustada. Retificadores de proteção catódica estão disponÃveis em diversas capacidades de saÃda, desde um ampère até centenas de ampères. Sistemas de corrente impressa (Vide Figura 7) são inerentemente mais complexos do que os sitemas galvânicos e, tipicamente, requerem mais manutenção.
- Figura 07 -
fonte:
http://www.ibape.com.br/artigos/protecao.htm
(as figuras podem ser vistas no site) _________________ Kiko (in-memorian)
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Eduvelo |
Enviada: Ter Jun 24, 2003 9:44 am Assunto: Proteção catodica |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Galera , fiz um curso de proteção catódica há uns anos atras e fiz a mesma pergunta , se daria pra aplicar na carroceria de um auto ?
A resposta foi que a descarga tem que ser para a terra como descrito pelo Kiko pelo polo + do retificador ou pela diferença de potencial em relação ao Zn , Al ou Pb , que são os anodos , pelo metodo galvanico , como a lataria já é o negativo ligado á bateria não seria possÃvel , seriam anodos e catodos inertes podendo até causar danos com relação a dif. de potencial .
Portanto o tratamento quimico é o mais indicado , fica caro , mas é muito bom . _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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tecnica |
Enviada: Ter Jun 24, 2003 9:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Obrigado pela resposta, pessoal. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Visitante |
Enviada: Sex Ago 01, 2003 9:09 pm Assunto: |
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tecnica escreveu: |
Obrigado pela resposta, pessoal. |
GM |
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Visitante |
Enviada: Sex Ago 01, 2003 9:10 pm Assunto: |
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SOBRE PROTEÇÃO CONTRA FERRUGEM, CONHECI UM PRODUTO CHAMADO OXFREE QUE LIGADO NA BATERIA DO VEÃCULO, CONSOME 0,2 VOLTS, INVERTE A FASE DO METAL E IMPEDE A OXIDAÇÃO DO METAL!
TEM UM TESTE COM CARROCERIAS DE CARROS NOVAS, UMA C/ OXFREE OUTRA SEM UMA LADO A LADO DA OUTRA,E É LÓGICO QUE A COM O PRODUTO Tà ZERADA!! SE ALGUÉM CONHECER ESTE PRODUTO, ME INFORME SE VALE A PENA INSTALAR!
OBRIGADO. |
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MachadoSL |
Enviada: Ter Nov 09, 2004 9:52 am Assunto: Proteção catódica |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Bem, como eu estudei muita quÃmica, e a cerca de 8 anos atrás eu tinha um Passat 1976 (que infelizmente eu vendi), eu tinha feito uma espécie de proteção catódica nele, só que saiu muito cara. O processo foi o seguinte, na primeira grande reforma dese carro, em 1988 eu lixei algumas áreas internas do carro deixando só na chapa, posteriormente eu colei com super-bonder pequenas peças de alumÃnio não anodizado (também chamado de alumÃnio puro), estas peças eram quadrados de 2 cm, com a expessura de aproximadamente 2mm, e foram colocadas proximo aos pontos do carro em que costumava aparecer ferrugem. Posteriormente o carro recebeu um banho de fundo fosfatizante, primer, e finalmente a tinta que na época foi a Laca Nitrocelulose. Bem, só para que o efeito pilha do alumÃnio funcionasse, apenas as chapas de Al, não foram tratadas. O resultado eu posso dizer que foi bom, pois até 1995, não havia reaparecido a ferrugem no carro, e o Al, estava já meio esburacado pela corrosão. este foi um dos motivos pelo qual eu recebi uma boa oferta pelo carro e o vendi. Um detalhe, não sei onde se compra este aluminio, pois foi um colega que trabalhava num estaleiro que me ven-"deu". |
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ajccesar |
Enviada: Ter Nov 09, 2004 12:39 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP
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Olá pessoal,
Neste mesmo assunto, existe um tópico intitulado "PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO" onde eu coloquei os dados da empresa que produz o OXFREE.
Por favor dêem uma analisada.
E existe outro topico em o colega Otto diz que usa este produto em seus carros e seria interessante ver um depoimento dele sobre o produto.
Abraços, _________________ CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!! |
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Eduardo Valaretto |
Enviada: Seg Ago 29, 2005 2:11 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2005 Mensagens: 89 Localização: Ilhéus - Bahia
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Este alumÃnio é utilizado em barcos e plataformas de petróleo. Seu nome comum é metal de sacrifÃcio (é sacrificado durante o processo de corrosão). Talvez seja possÃvel encontrá-lo em lojas de material náutico.
Eduardo. |
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LeonanFL |
Enviada: Seg Ago 29, 2005 11:15 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
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Bom dia amigos..........
Essa historia de metal de sacrificio eh mais ou menos assim:
Se vc tem o ferro sozinho ele oxida ("enferruja"), entao eh colocado outro metal, com maior facilidade de oxidar do que o ferro, junto com o ferro.
Pode ser "encapando" o ferro, justaposto ao lado, etc
Desse modo, ao invez do ferro oxidar, quem vai oxidar eh a lamina de sacrificio........
Pra saber qual o melhor metal, tem que consutar tabelas, quem tem filho ai no colegial, pede pra ele explicar, que o guri vai dar um show, isso a gente aprende em "oxi-redução"na materia de quimica
Se eu achar meu livros eu posto aki.........
Abraços............. _________________ Potência não é nada sem controle |
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Marcus |
Enviada: Qui Jun 29, 2006 4:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Nossa, esse tópico começou em 2003.... achei q fosse mais recente o assunto...  _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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