|
Válvula Termostática. Curiosidade de um cabeça fresca. |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
PauloRS |
Enviada: Ter Out 31, 2006 4:26 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Thales,
Procure pela termostática 70998116 (Robert Shaw 75058, 180 F 82 9), que é a que consta no manual do Q20B, e a que coloquei. Ainda, do manual: T abertura 80 a 84° C (176 a 183 ° F); T abertura máxima 98° C 208° F; Curso mÃnimo à T de abertura 6,6 mm; T operação Q20B4236, 77 a 95°C. Logo, a temperatura mÃnima é a de 77° C, que deve ser atingida o mais rápido possÃvel. Creio que pelo motor ficar inclinado e a água quente subir, a partes mais quentes devem ser justamente na região da termostática e do topo do radiador.O ferro, o alumÃnio, a borracha e tubulações incrustradas, por sua vez, tranferirão o calor com mair ou menor eficiência. As temperaturas relativas do seu motor parecem normais. Mas a sua sensação térmica está diferente das medições. Se você tiver um MúltÃmetro com medidor de temperatura, dá para "calibrar" essa sensação de calor. Particularmente, troquei a antiga válvula porque o ponteiro no marcador custava "descolar" e nunca passava da marca azul, e mesmo após 80 km, tanto mangueira superior quanto radiador estavam mornos. Atualmente, ele esquenta mais rápido mas radiador e mangueira superior ficam bem mais quentes também.
Quando tiver oportunidade farei as mesmas medições que você fez e as postarei aqui.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Ter Out 31, 2006 9:33 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
Kiko, estou curioso para saber como funciona este by-pass do perkinho. Não consegui achar ele no motor... Qual dos dois tipos de by pass é melhor.
Paulo, a C-10 mal movia o ponteiro, quando o fazia. Tanto que o marcador antigo acostumou e ficava agarrado lá no começo da escala e só começava a marcar quando começava a faixa branca. Quando troquei o marcador, e ele mal se moveu o eletricista até achou que tava com defeito... O radiador ficava sempre frio, talvez chegava um pouco acima da temperatura humana. Motor gelada, só o coletor de escape que era quente.
Agora, nem consigo encostar a mão na carcaça da termostática(veja que uma das temperaturas foi medida nela. Na base superior do radiador, idem. A superficie do bloco do motor, onde deu pra ver tá enferrujada, mas somente superficialmente. Mesmo depois de andar muito, a mangueira inferior tá morna(temperatura humana) ou fria. Percebo também que o radiador fica quente em cima e vai abaixando a temperatura conforme a água vai descendo. Lembrando que o que tá lá é de cobre.
Mesmo com a termostática o motor demora muito a esquentar, tem que rodar uns 7-10km no mÃnimo. Na marcha lenta e acelerando parado demora muito, tanto que nem tive paciencia de esperar.
A válvula termostática que coloquei agora, é da MTE-Thomson, pois não achei a original. Ela me pareceu com a abertura para circulação menor que a antiga(dos Maxion). Vamos ver se altera algo.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Out 31, 2006 9:41 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Thales
Eu acho que deve ter uma passagem menor que a vazão total da bomba daguae posicionada contra fluxo, que qd valv. term fechada a agua passa sob pressão por lá, qd abarta o fluxo manda água para o radiador.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Ter Out 31, 2006 9:42 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Então essa passagem deveria ficar perto da válvula como nos Maxion não??
[]'s
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Qua Nov 01, 2006 2:42 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Thales,
Então você é um dos felizes proprietários de radiador de cobre, que dissipa muito melhor o calor que o de alumÃnio. A situação que você relata parece-me normal. Há muitas variáveis, temperatura ambiente, velocidade, modo de dirigir, etc. Mas a minha também, tem que andar uns 5 Km para o ponteiro "desencostar". Quem sabe você aproveita e retira o sensor do bloco, limpa e testa no motor e fora dele ?
Att,
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sex Nov 17, 2006 10:02 pm Assunto: |
|
|

|
Olá pessoall,
depois de andar um pouco com a picape, ver o desempenho e tirar algumas médias fico pensando se realmente fiz a coisa certa colocando a termostática. Lembrando que o motor rodou desde que retificou(40mil km) sem ela.
Eu notei que na rotação de torque ela ficou ligeiramente mais esperta, vibra menos quando sai de 2º em baixa rotação. Mas em compensação em altas rotações, na estrada, em 4ª qualquer subida ela tá caindo legal... não sobe com a mesma disposição de antes. E pra constar não alterou as médias do consumo.
[]'s
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sáb Nov 18, 2006 4:37 am Assunto: |
|
|
|
Thales,
A termostática e o seu perfeito funcionamento são essenciais para o funcionamento e a durabilidade do motor, mesmo que você não note diferença agora.
Aproveitando, fiz medições no dia 01/11, após 140 km de viagem a 80/90 km/h. Resumo de 13 medições em pontos diferentes ( NÃvel do mar, T ambiente= 18-19 graus): T bloco atrás da termost.=66, T carcaça termost.=62, T mangueira superior=54, T radiador (entrada da mangueira)=52, T radiador(saÃda mangueira-inferior)=32, T topo da carcaça do filtro de óleo= 42. O ponteiro, como sempre, marcava +/- 1 mm acima do traço azul. Espero que elas te sirvam para alguma coisa.
Abs,
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sáb Nov 18, 2006 10:14 am Assunto: |
|
|

|
Olá Paulo,
concordo que a termostática é essencial para o funcionamento do motor, tanto que a do Palio travou aberta e mandei trocar. Só que neste caso o carro possuia a válvula desde zero. Já a C-10 depois de 40mil km já tinha todo o seu desgaste e desempenho voltado para um uso sem válvula... O motor acostumou com isso... fico pensando se não estou prejudicando o motor. Se soube-se da importância da termostática quando retifiquei ele, certamente teria colocado ela naquele momento, contudo na época eu era um zero a esquerda em mecânica.
quanto as medições, bate mais ou menos com as minhas, levando em consideração que aqui estou em +ou- 850m de altura e a temperatura ambiente no dia era uns 27º +ou-. Agora que tive uma base, sei até onde o marcador pode ir sem problemas...
Quanto a limpar o sensor, só na próxima troca de aditivo.
Grato,
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Dom Nov 19, 2006 8:31 pm Assunto: |
|
|
|
Thales,
O motor não tem como se acostumar, isso é força de expressão apenas...Eles podem estar melhor ajustados e/ou amaciados.
Motores eletrônicos é que se adaptam ao modo de condução do motorista por conta dos computador e dos sensores. PrejuÃzo vai ter é se ele trabalhar fora da tempertura de operação. Importente, no caso, é manter em dia o sistema de refrigeração (limpo, com aditivo, etc).
Abs,
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Nov 27, 2006 9:35 pm Assunto: |
|
|

|
Olá Paulo,
sei que a máquina não se acostuma, mas como você mesmo disse o problema é o desgaste... Será que o meu motor não se desgastou de forma a ter um desempenho melhor sem válvula, já que nunca esquentou? Ao esquenta-lo, todas as folgas mudarão e pode-se ter problemas não?
Entretanto, acho que encontrei a provável causa da queda de rendimento. A carcaça do filtro de ar dela é adaptado, modelo de F-1000 92~. O mesmo tem a tomada de ar bem em cima do alternador, e a hélice jogar ar bem ali, na boquinha do filtro... Como antes o radiador não esquentava, o ar que era jogado ali era morno, mas agora com a radiador quente, o ar lá está bem quente. Agora então é partir para um CAI...
[]'s
|
|
 |
nexus |
Enviada: Qua Jan 31, 2007 3:17 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005 Mensagens: 55 Localização: Balsas-MA
|
Aproveitando o tópico...
Eu tenho uma s10 v6, e o ponteiro dela trabalha sempre a 1/4. Aqui no maranhao o calor é grande e quando rodo com ela o ponteiro vai até o meio do marcador, subindo pouca coisa mais.
Nessa situação eu noto que o viscofan entrou em a~ção por causa do barulho da ventoinha (parece um turbinão).
Gostaria de saber se é só a minha (nunca olhei a termostática...) ou se todas são assim. _________________ S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira.... |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Fev 04, 2007 7:58 pm Assunto: |
|
|

|
Pelos relatos aqui do fórum, todas são assim.
Tenho notado que os veÃculos GM mais novos possuem marcador de temperatura que começa por volta de 75° e vai até 120°, diferente de veÃculos de outras marcas que começam +ou- dos 50° e vai até 120°.
[]'s
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Fev 04, 2007 8:40 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
As picapes da GM, na maioria a temperatura normal fica em torno de 1/4.
Se chegar a 1/2 fique de olho....está acontecendo algo anormal.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
nexus |
Enviada: Sex Fev 16, 2007 2:24 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005 Mensagens: 55 Localização: Balsas-MA
|
Senhores, ajudando o tópico mais um pouco... minha s10 começou a marcar a subir a temp, chegando ao meio e passado um pouco...
Desesperei e no fim é apenas mal contado do fio do mostrador, pois depois de uma pancada em um buraco (sacolejo) o ponteiro desceu... fiz mais alguns testes (uns tapas na parte de baixo da proteção perto da coluna de direção) e vou revisar a fiação dela.
Cuidado ao tirar conclusoes pelo marcador do painel, pode ser um mal contato ou curto...
Abrazz _________________ S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira.... |
|
|
 |
acmad |
Enviada: Dom Mar 04, 2007 6:33 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006 Mensagens: 38 Localização: rio de janeiro
|
A minha c-10 (motor 261) nunca teve válvula termostática e funciona bem. Uma vez apareceu um vazamento na junta daquele "joelho" que liga o cabeçote à mangueira do radiador. Quando fui trocar a junta reparei que não havia nada dentro do "joelho". Cheguei a procurar em algumas casas de peça uma válvula, mas me disseram que, para esse motor, nunca tinham visto uma. Um mecânico também me disse que o 261 não tinha vávula termostática. Como o carro estava funcionado bem, deixei para lá. Até hoje está assim. Às vezes, quando está frio, custa um pouco a esquentar, mas, depois que esqenta, vai bem. |
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|