|
Válvula Termostática. Curiosidade de um cabeça fresca. |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Brucutu |
Enviada: Seg Ago 02, 2004 5:46 pm Assunto: Válvula Termostática. Curiosidade de um cabeça fresca. |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
|
Oi turma!
Minha válvula termostática foi pro beleléu. Por isso, mesmo se pegar horas de trânsito pesado com o A/C ligado, a temperatura da água no radiador está sempre levemente morna (quase temp. ambiente). Isso não deveria ser bom pro motor? Trabalhar sempre fresquinho sem esquentar com nada?
Afinal pra que serve a tal válvula? Qual a utilidade dele (o motor) estar sempre a "x" graus? E qual é essa temperatura (da água) pr'um Perkins Q20B. E a temperatura do óleo? Alias qual é a pressão ideal de circulação do óleo?
Abraços. . .
Walter _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
tecnica |
Enviada: Seg Ago 02, 2004 6:55 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Oi Walter,
A valvula termostática é imprescindÃvel para o funcionamento do motor.
O motor é uma máquina termodinamica, ou seja, converte energia térmica, resultante de uma reação quimica (combustão - explosão é pra motor bichado), em energia cinética (rotação do motor com torque e potência).
Pois bem. Quando o motor trabalha com a temperatura menor do que foi projetado, uma (boa) parte da energia resultante da combustão é absorvida e usada para o aquecimento. Essa é a razão para a existencia da valvula termostática.
Então para produzir a mesma potência, o motor mais frio consome mais combustÃvel (por isso os carros carburados tinham afogador - hoje esse combustÃvel adicional é controlado pela injeção).
Na teoria, qto mais quente o motor, melhor. Claro que excesso de calor causaria a fusao dos materiais do motor. Isso é controlado tb pela válvula termostatica.
Pelo fato de serem refrigerado a água, os motores são projetados para trabalhar a cerca de 90 graus, evitando a fervura. Motores refrigerados a ar trabalham em temperaturas maiores (o ar é um condutor de calor menos eficiente).
Com o óleo é a mesma coisa. Ele é produzido para lubrificar eficientemente naquela temperatura de trabalho do motor. Os aditivos que tornam o óleo multiviscoso (preparado para lubrificar bem em várias temperaturas) ajudam a reduzir o desgaste enquanto o motor não está na temperatura ideal, e com suas folgas internas de acordo com o projetado. Trabalhando diretamente dentro do motor, o óleo fica numa temperatura um pouco maior, mas ainda bem distante de seu ponto de fervura.
Quente, a pressão do óleo fica entre 2 kgf/cm2 (marcha lenta) e 5kgf/cm2 (rotação máxima), são os valores toleráveis, e que dependem tb do estado do motor.
Espero ter ajudado, _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
PauloRS |
Enviada: Ter Ago 03, 2004 5:04 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Segundo o Manual de Serviço da International, os motores 4236 e 4236T devem ter a temperatura de funcionamento entre 77 e 95ºC e a pressão do óleo entre 2,1 e 4,2 kg/cm2. Os Maxion, segundo o seu Manual de Serviço, devem ter entre 80 e 98 ºC, e as seguintes pressões de óleo: 2,1 a 4,2 kg/cm2 (S4); 2,6 a 5,98 kg/cm2 (S4T); e 3,6 e 5,1 kg/cm2. Quanto a temperatura do óleo, não encontrei nenhuma referência. Att _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Ago 03, 2004 5:22 am Assunto: Válvula termostática |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Pessoal
Só completando, quando forem substituir a válvula termostática, usem as originais GM ou Maxion/International, são mais confiáveis, de qualidade bem melhor.
Tomem cuidados com mexanicos que qdo vc reclama de super aquecimento, vem com ideias de remover a válvula ou fazer furo com broca nela. " ISTO NÃO PODE SER FEITO"
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Brucutu |
Enviada: Ter Ago 03, 2004 7:14 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
|
Valeu turma! Obrigado pelas explicações.
Abraços. . .
Walter _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Cezar Sato |
Enviada: Qui Ago 12, 2004 11:56 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
|
Oi turma.
Já que o assunto é válvula termostática vou aproveitar para consultar os demais sobre uma dúvida que tenho. Qual a faixa de indicação de temperatura no relógio do painel, quando o motor Q20B já atingiu o regime normal de trabalho?
Meu marcador sempre ficava entre a faixa de repouso e 1/4, isto sempre me incomodou pois achava muito baixo, então desmontei e troquei a válvula, talvez sem necessidade pois estava boa, mas ocorre que entortei o anel externo na desmontagem. Comprei uma nova da International, que veio Whaler 82 graus, instalei e começou a marcar 1/4 do relógio.
Pergunto aos demais se esta temperatura ainda está baixa ou é a faixa normal de indicação?
A válvula original era Robertshaw, nunca ouvi falar e nem marcava temperatura de abertura no corpo, alguém conhece esta marca?
Abraços. _________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Ago 13, 2004 6:13 am Assunto: Termometro |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Pessoal
Este problema é de todas picapes da GM, marcam na temperatura de trabalho uns 1/4 da escala, e segundo as informações chegam no vermelho só depois que ferver.
Nas minhas picapes faço o seguinte, coloco um resistor em paralelo com o sensor, o valor é em torno de 330 a 470 ohms, para que o ponteiro fique no meio da escala quando o motor estiver na temperatura de trabalho.
Isto facilita a visualização e podemos saber melhor as alterações de temperatura
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
tecnica |
Enviada: Sex Ago 13, 2004 3:27 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Oi pessoal,
Esse Kiko é brincadeira, inventa cada dispositivo.
Antigamente, a Totem fazia uns termometros digitais para motor, com alarme programável de temperatura, alguem conhece alguma coisa parecida ?
Abraços, _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Sáb Ago 14, 2004 12:29 pm Assunto: Indicador de temperatura |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Ola pessoal
Eh verdade Alexandre!!! O sr Kiko vive nos surpreendendo
Sempre ficava apreesivo com o fato do indicador de temperatura nunca ultrapassar a marca de 1/4 (acho que nem chega a essa marca), mesmo no dia mais quente do verão e andando por horas consecutivas com a picape.
Uma vez estava com um pequeno furo no radiador e o motor quase ferveu e o ponteiro ainda estava longe da parte vermelha da escala.
Assim sendo, essa eh mais uma otima dica dada pelo ms Kiko.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Dom Ago 15, 2004 11:42 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Cezar Sato escreveu: |
A válvula original era Robertshaw, nunca ouvi falar e nem marcava temperatura de abertura no corpo, alguém conhece esta marca?
|
Ola Cezar
A empresa Robert Shaw era fornecedora das valvulas termostaticas originais para a linha perkins.
Na semana passada troquei do meu Q20B6 pois uma estava ruim (ele usa duas), e eram da Robert Shaw. Mas no meu caso, elas tinham marcado a temperatura de abertura na parte de baixo do corpo (82º). Tb comprei original International (realmente eh Whaler) 82º. Estas existe tb com temperatura de abertura de 72º, pois o vendedor da loja me entregou erroneamente essa, por sorte que eu conferi no ato da compra e troquei-as pela de 82º.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Cezar Sato |
Enviada: Dom Ago 15, 2004 12:04 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
|
Olá Rodrigo.
Obrigado pela informação, eu realmente não conhecia esta marca pois nunca tinha visto no paralelo para venda. Matou mais uma charada para mim pois também não sabia que o Perkão Q20B6 usa duas válvulas. O meu é o 6357, que vou levá-lo no pneumologista, pois tá fumando demais, e deve ser Derby, pois ninguém aguenta sua fumaça, chega a arder o "zóio", hehe.
Abraços
Cezar Sato _________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Qua Ago 25, 2004 6:31 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Surgiu uma dúvida, o kiko disse pra não retirar a válvula, mas em nosso veÃculo não é mais picape como diz minha assinatura, é uma kia besta assim que vc dá partida mesmo com o motor frio não demora mais q 5 minutos até o ponteiro de temperatura ficar no meio, se pegar estrada carregada e for subir ladeira adeus motor, pq se passar do meio da escala o motor vai pro saco segundo proprietario de veiculos iguais, o que acontece o pessoal aqui troca o radiador (a carcaça é a mesma) por um com mais "colmeias" e mais voltas no caso o original é de apenas uma fileira e esse outro é de 2, meu pai fez a troca do radiador segunda mas o ponteiro ainda continua do mesmo jeito, perguntamos pra outro dono de veiculo igual e ele falou que tinha que tirar a valvula termostatica, vem a pergunta aqui é muito quente o uso dela é no para para e carregada, se deixarmos como está corremos o risco de fundir o motor se tirarmos teremos algum prejuÃzo? ( outros veÃculos com radiador maior e sem a valvula andam geralmente em 1/4 da escala de temperatura.
Ajudas serao bem vindas. Obrigado _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Brucutu |
Enviada: Qui Ago 26, 2004 11:38 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
|
Oi Andreson.
Fundir o motor eu creio que não, mas se ele aquecer demais você com certeza vai ter despesas com o mecânico. A questão, no seu caso, é que se trata de um veÃculo importado e que, supostamente, foi "tropicalizado" pela montadora. Eu NÃO acredito nisso. Mudar peças (criar uma versão nova) de um veÃculo é algo muito caro para uma montadora, ainda mais para montadoras coreanas que, sabe-se, trabalham com uma filosofia de lucros pequenos mas em grande volume. Eu imagino que neste caso devam ser feitas modificações no seu radiador para que ele permita uma maior troca de calor com o meio externo, uma vez que a válvula termostática ficará fechada até o motor atingir sua temperatura ideal e a partir daà quem vai "mandar" na refrigeração é o radiador. Espero que isso ajude.
Abraços;
Walter _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
tecnica |
Enviada: Qui Ago 26, 2004 8:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Andreson,
Tirar a valvula não é uma boa alternativa. Rodando, a água passa a esfriar muito, deixando o motor abaixo de sua temperatura de trabalho (com maior consumo e desgaste).
Com o veiculo parado, não há tempo hábil da agua ser esfriada pelo radiador (pois fica circulando direto), e o motor vai superaquecendo gradativamente.
Não sei como é o sistema da Besta. O interessante seria adaptar uma ventoinha eletrica no radiador, para que vc tenha ventilação total com veiculo parado, o que nem sempre ocorre com o ventilador normal do motor, principalmente na sua regiao (onde o ar externo já é bem quente).
É bom verificar se a valvula que está no motor está boa. Andar com o ponteiro no meio da escala não tem problema, desde que, em qualquer situação (subindo, descendo, no transito ou na estrada), ela permaneca sempre na mesma temperatura.
Abraços _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Set 19, 2005 2:08 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
tem algum jeito de saber se o motor tá sem a válvula termostática sem abrir o alojamento ou notar a temperatura do motor?
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 4 Ir à página 1, 2, 3, 4 Próximo |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|