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Motor de D-10 disposto e esperto/amaciamento |
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César Oliveira |
Enviada: Seg Jul 03, 2006 1:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Cada um com suas preferências, o que seria do azul se todos gostassem do verde? opção de economia ou desempenho depende de cada um e para qual finalidade se utiliza o equipamento. Sejamos todos felizes com as GM........
_________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Wander |
Enviada: Seg Jul 03, 2006 3:51 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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adalberto escreveu: |
O Wander estava acostumado a carros pequenos |
Tempra e Golf.
adalberto escreveu: |
motor no minimo 3 vezes mais forte que os que ele dirigia |
D10 = 3x Tempra ? ou 3x Golf ?
adalberto escreveu: |
Tem tambem o fato de um carro com todo esse peso pegar mais embalo e mais velocidade que carros menores que tem mais dificuldade para vencer a resistencia do ar. |
Não acredito que a aerodinâmica da D10 seja superior ao de um tempra ou golf. Últimos modelos.
adalberto escreveu: |
O ideal seria ele pegar uma caminhonete de algum amigo e dirigi-la para ter uma ideia de comparação. |
Isto é verdade.
Thales Pimenta escreveu: |
O perkinho com câmbio de quarta de 1.00, e relação do dif. de 3.90, não passa de 100km/h. A não ser que se use pneus imensos, maior que os do Wander ou então altere a rotação de corte do motor. Pode conferir no cálculo de velocidade...
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Como podem dizer o que faz e o que não faz sem ve-lo?
Pode, no máximo, falar em teoria. Em tese.
PauloRS escreveu: |
Wander e pessoal,
Com tanta gozação e graus de inclinação não posso acreditar em nada do que o Wander diz. . . . .Redução, motor em bom estado, regulagem de bomba "mais generosa", alta velocidade média e inÃcios de subidas que permitem alta velocidade, devem ser as explicações para o desempenho da D10 do Wander. |
Isto é uma visão cientÃfica.
Não vê como poderia ser, mas procura encontrar uma explicação pelo fato.
PauloRS escreveu: |
Mas, Wander, é um risco alto demais andar nessa velocidade com um veÃculo de 2 toneladas e 38 anos de idade. Pense nas conseqüências em um imprevisto e/ou se atravessar qualquer coisa na sua frente... |
110km/h ????
Quem disse que ela tem 38 anos de idade ?
Um carro é feito de milhares de peças.
Será que alguma delas, que interfira na segurança, ainda é original?
Será que algum pneu tem 38 anos?
Será que algum disco de freio de 38 anos ?
Será que o fluÃdo de freio tem 38 anos ?
Enfim, não há carros de 38 anos de idade.
Apenas chassi, carcaças e docs.
Ah, e motorista !
Garon escreveu: |
Poisé pessoal... não adianta... |
Beleza.
Olha, amigos, não estou vendendo minha picape.
Apenas relatei o que ela faz, porque, como cientista que sou, achei que despertaria a curiosidade da comunidade para tentarmos descobrir o que há de especial neste conjunto da minha picape.
Tudo bem.
Quem não tem curiosidade não evolui.
O fato de acreditarem ou não, não a deixa menos eficiente ou mais eficiente. Não muda nada.
Por que eu inventaria ?
Por que aumentaria ?
Fico pensando como pode haver quem viva em nosso planeta tão rico e cheio de experiências novas a todos os momentos, possa dar determinado assunto, ainda mais como este, onde muitos fatores e variáveis influenciam, como algo certo, sacramentado, fixo e decidido ?
Bom. Então fiquemos assim.
Não digo mais 1 "a" seguer sobre este assunto.
As chaves da picape serão oferecidas a quem curiosidade tiver.
Abração.
Só 1 coisinha. O fato de alguém afirmar algo já não o privilegia com o benefÃcio da dúvida?
Não sejamos deselegantes. Abração final.
_________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
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Marcus |
Enviada: Seg Jul 03, 2006 8:02 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Sabia..... eu realmente fiquei curioso.... a D-10 q tivemos andava muito bem..... e a atual D-20 S4 tb...
infelismente é o tal, ver pra crer.... eu não sei q tao duvidando, sendo q ninguem sabe a relação e regulagem completa da picape dele.... um motor, um cambio, diferencial.... é o conjunto como foi falado anteriormente por alguem aki.... de acordo com a relação existente entre eles, pode-se adquirir "x" torque, "y" velocidade final entre outras variáveis.....
Obs.: sei q entendo muito menos de mecanica q a maioria aqui, não me levem a mal, mas a conversa foi para outro lado, q imagino que não era o ideal deste tópico...
Abraços,
_________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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adalberto |
Enviada: Seg Jul 03, 2006 10:59 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Wander não duvido de modo algum do desempenho do seu carro, apenas expus minha opinião como outros fizeram. Quanto a deixar as chaves à disposição é só me mandar o seu endereço, só não sei se depois devolvo o carro rsrs.
_________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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PauloRS |
Enviada: Ter Jul 04, 2006 2:12 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Wander, Pessoal,
Você é brincalhão e, pelo jeito, têm um gosto especial pela polêmica mas não percebeu a sutileza da brincadeira "do gato na caçamba". Como Descartes, temos que duvidar sempre, é cientÃfico e saudável. Quem conhece a camionete é você e se não der elementos para que teoricamente possamos achar uma resposta, ficaremos numa discussão insana. Estamos todos curiosos para saber o porquê desse resultado, inclusive aventamos possibilidades, como relações de transmissão, regulagem de bomba e modo de dirigir. Quanto aos 38 anos de idade, significa primeiro que o projeto é antigo e muitas peças também. Muitas mortes ocorrem com carros modernos e novos por falhas humanas e mecânicas, a menos de 110 km/h. 2000 kg a 110 km/h e aerodinâmica ruim são bem mais difÃceis de controlar do que 1000 kg à mesma velocidade e boa aerodinâmica, não acha ?
O Q20B4 é mais rústico, mais barulhento e mais durável do que o filho, o S4. Muitas peças são as mesmas. Funcionalmente os pistões têm diâmentro ligeiramente maior e taxa de compressão aumentada de 16:1 para 18,5:1, o que é muito.
Talvez no seu motor tenha sido feito isso, Wander: retifica, aumento da taxa de compressão, e troca de bicos.
Abraços,
Paulo
_________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Marcus |
Enviada: Ter Jul 04, 2006 10:20 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Verdade, uma coisa que é dificil de ser percebida se bem feita, e pode dar bons resultados....
_________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jul 09, 2006 9:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Wander escreveu: |
Thales Pimenta escreveu: |
O perkinho com câmbio de quarta de 1.00, e relação do dif. de 3.90, não passa de 100km/h. A não ser que se use pneus imensos, maior que os do Wander ou então altere a rotação de corte do motor. Pode conferir no cálculo de velocidade...
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Como podem dizer o que faz e o que não faz sem ve-lo?
Pode, no máximo, falar em teoria. Em tese. |
Isso é teoria e prática. Um perkinho, com relação de diferencial de 3,90, câmbio com a relação da quarta de 1.00, motor com corte de rotação em 2.800rpm e pneus 265/70-R16 não passa do 105km/h. A conta é simples, pois determina o máximo que o pneu vai girar... então chegando na rotação de corte, o pneu não gira mais... claro que podemos ter uma pequena margem de erro devido as perdas no conjunto mecânico, mas nada de valores que iriam alterar muito o resultado. Não precisa nem ver. O que poderia ser discutido é se o motor aguentaria empurrar o carro até essa velocidade.
[]'s
Thales
_________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Fábio Lima |
Enviada: Seg Jul 10, 2006 10:25 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 9 de Julho de 2006 Mensagens: 24 Localização: Niterói-RJ
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Olha gente,
Minha D10 não é turbo, roda de Perkinho e anda a 120Kmh na estrada, chega a dar 130 com muito esforço. Não sei se é questão de velocimetro mas ele sempre fez isso tranquilamente, nunca foi tao lerda e sempre teve bastante força. Agora qquando chega a subida tem q reduzir mesmo...
abs
_________________ Mandando a Bota |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Jul 10, 2006 10:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Pessoal
Um lembrete, um motor ao nÃvel do mar, anda muito mais que no planalto.
Quanto menor altitude maior é a pressão atmosférica e vice versa.
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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NILO WITT |
Enviada: Ter Jul 11, 2006 11:46 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006 Mensagens: 31 Localização: Alegrete/RS
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Pessoal a C-10 nossa está com um Q20B, caixa de 5° leve( da F-1000 ) e diferencial original ( a caixa antiga era de 3 marchas ) o motor tem 8.000 Km recém, mas a bicha anda bem, D-20 turbo rebola pra andar junto com ela e meu pai gosta de acelerar, aà tu já viu o motor é solto solto...
Abrços!!!!!!!
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Jul 12, 2006 10:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Hum então minha D-10 tá andando bem pra caramba, já que estou a quase mil metros acima do mar!
[]'s
Thales
_________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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adalberto |
Enviada: Qui Jul 13, 2006 10:13 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Nilo, parabens pela bela viatura. Está muito bonita.
_________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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peembaixo |
Enviada: Sáb Nov 25, 2006 8:13 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
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Olá rapaziada.
A minha picape é uma C 14 ano 1971, com motor Perkins 4236 e possui um desempenho paracido com o descrito pelo sr. Wander. Porém a minha está com a bomba injetora Boch rotativa idêntica a da s4.
Alguém aà já viu um motor desses original com essa bomba ou será que é adaptada?
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cepalopoli |
Enviada: Sáb Nov 25, 2006 9:33 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
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Olá pessoal
O que os amigos falam tambem acho que procede tenho um Kadet GLS 98 que era de garagem e não andava nada, depois de algumas viagens SP / Iacanga ida e volta da uns 800 KM ... , hoje depois de quase 4 anos ele e´uma bala se eu quiser andar mesmo é muito dificil algum carro andar na frente , ate hoje só um Mareia e uma BMW das boas o resto comeu poeira ate um tal de Audi 1.8 T tomou pau feio, Frontie e Hilux das novas da ate dó não andam nada .
Abraço a todos
Carlos Eduardo
_________________ D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco . |
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Thales Pimenta |
Enviada: Seg Nov 27, 2006 10:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
o perkins daqui também usa bomba bosch, só não sei se é igual aos Maxions...
E uma perguntinha, bomba injetora é meio que universal, mudando apenas alguns componentes e regulagens?
Grato,
Thales
_________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
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