Autor |
Mensagem
|
Rubemar |
Enviada: Sex Dez 08, 2006 7:49 pm Assunto: Marcador de temperatura do motor (Termómetro) |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Dezembro de 2006 Mensagens: 32 Localização: Camaragibe - Pernambuco
|
Gostaria de saber se é comum defeitos nele, pois o meu fica fixo 1/4 do marcador (mesmo com o carro desligado ). O que fazer para tentar conserta-lo. É comun esse defeitos nas Blazer 2.2 mpfi com GNV ano 99/2000... |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Dez 08, 2006 8:48 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Rubemar
É comum nos marcadores são estaticos, e não tem mola de retorno, portanto onde está fica qdo chave é desligada.
Pois os ponteiros mexem com a energia eletrica nos 2 sentidos.
E também comum nos carros da GM, o indicador marcar normal em mais ou menos 1/4.
O bom é vc ter esta posição como parametro normal, e não a linha vermelha, quando o ponteiro ficar na posição diferente, fique de olho ou verifique.
Abraços
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Rubemar |
Enviada: Sex Dez 08, 2006 9:53 pm Assunto: É verdade ! |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Dezembro de 2006 Mensagens: 32 Localização: Camaragibe - Pernambuco
|
OK, Kiko
Realmente estava um pouco preocupado com isso, mas agora vi que quando desligamos o motor o ponteiro do termômetro para onde estava marcando. E logo após ligarmos, com o carro frio ele volta a zero. Quanto a posição do ponteiro, ele não passa muito de 1/4 da escala, pensei que estivesse quebrado... Pois no carros que já possui ( TEMPRA e FIESTA ), trabalham no mÃnimo no meio da escala. Agradeço mais uma vez esse esclarecimento. |
|
|
 |
PKaj |
Enviada: Ter Dez 19, 2006 9:23 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 19 de Dezembro de 2006 Mensagens: 17 Localização: São Bernardo do Campo
|
Estranho.... tenho um S10 4.3 V6 97/98 e o marcador funciona normal. Quando desligo o carro ele volta a zero e quando ligo ele vai subindo gradativamente (conforme temperatura do motor) até 1/4 da escala.
Será que alguns modelos funcionam diferente?? _________________ Não pense em fazer algo um dia...faça agora!!! |
|
|
 |
Rubemar |
Enviada: Ter Dez 19, 2006 9:54 pm Assunto: |
|
|

|
Pkaj, acho que sim. O meu é assim, quando desligo o carro ( Blazer 2.2 - 2000 ) ele fica parado onde ele estava marcando e quando ligo o carro ele começa a marcar da temperatura atual. É como se ele deixasse '' na memória '' as marcação de temperatura e pressão de óleo. Seu carro tem uma lâmpada no capô, se tem onde podemos acende-la ? _________________ BLAZER 2006 - 2.4 mpfi - Camaragibe-Pernambuco - DEUS É FIEL ! |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Qua Dez 20, 2006 11:31 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
|
Olá Rubemar,
Ao que parece o seu marcador tem um defeito, mas é no painel, pois o marcador da Blazer/S10 é induzido pela corrente ele´trica que vem do sensor no motor. Seo defeito fosse no sensor ele não subiria a temperatura ou subiria tudo até o fim e quando você deligasse o carro o marcador iria para o zero. No seu caso como é muito provável que seja o marcador, recomendo tirar o painel (essa parte eu não sei fazer) e reposicionar o ponteiro. Esse problema era muito comum nos paineis fabricados pela VDO na linha Volkswagen, e eu tive um Passat, um Santana e um Pointer que tiveram este problema e resolvi desta forma.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
Rubemar |
Enviada: Qua Dez 20, 2006 9:44 pm Assunto: |
|
|

|
Machado SL - Mas quando eu ligo o carro ex. pela manhã (frio) o marcador volta ao zero e marca normalmente, nunca chegou na metade da escala, normalmente 1/4. Vou verificar, pois estou com um probleminha no velocÃmetro. Seu carro tem uma lâmpada no capô (motor) ? Se tem onde podemos acende-la ? _________________ BLAZER 2006 - 2.4 mpfi - Camaragibe-Pernambuco - DEUS É FIEL ! |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Qui Dez 21, 2006 10:31 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
|
Olá Rubemar,
Bem, neste caso eu acho que o defeito pode estar em algum ponto da fiação que vai ao painel ou então é a oxidação nos conectores do painel ou nas conecções dos fusiveis, pois está também envolvendo o velocimetro e como tudo no painel da Blazer/S10 é eletrônico, tudo destrambelha até por falta de um terra. Faço o seguinte, compre um limpa contatos, de preferência da Contacmatic (é o melhor pois não derrete plásticos) e aplique nos fusÃveis, tirando um a um e depois nos conectores do painel, faça em partes e experimente para não se perder.
Quanto a luz do capô é mais uma estupidez da GM esta só acende se o botão que acende as lanternas estiver ligado, ou seja você acende as luzes das lanternas mais a do capô e ainda tem que aguentar aquele apito chato piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, dizendo que esqueceu as luzes acesas. Quando eu tiver tempo vou colocar uma forma de acender esta luz sem acender as lanternas, só preciso verificar o esquema elétrico do carro.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
Rubemar |
Enviada: Qui Dez 21, 2006 10:05 pm Assunto: |
|
|

|
OK, Machado. Estarei indo em um bom eletricista para ver esse velocÃmetro. E quanto aos fusiveis estarei fazendo isso que vc aconselhou. É a lâmpada funciona assim mesmo... é estou começando a conhecer o carro agora, mas estou ficando experiente para ajudar os colegas ! _________________ BLAZER 2006 - 2.4 mpfi - Camaragibe-Pernambuco - DEUS É FIEL ! |
|
|
 |
Lauricy Mathii |
Enviada: Sex Dez 22, 2006 10:03 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005 Mensagens: 91 Localização: São Paulo-Capital-Ermelino Matarazzo
|
Rubemar seu marcador de temperatura esta normal,porque da minha blazer tbm
funciona assim como o seu,quando quente marca em 1/4 e quando desligo o
carro ele fica marcando onde parou e se ligo quando o motor esta frio ele volta pro
zero.
Abraços.!!!!!! _________________ LAURICY
BLAZER 99 V6 GNV
PICK-UP CORSA SPORT 03 |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Sáb Dez 23, 2006 8:35 am Assunto: |
|
|

|
Olá Rubemar, depois então me conta como terminuo esta estória.
Ah, Lauricy, na minha Blazer assim que desligo tudo zera, exceto o marcador do combustÃvel que permanece marcando quanto tem.
Abraços,
|
|
 |
Rodrigo Guarizo |
Enviada: Qua Jan 17, 2007 9:35 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 3 de Janeiro de 2007 Mensagens: 19 Localização: Suzano
|
Minha S-10 antes de começar a dar problema também marcava 1/4, de queimar a junta do cabeçote e outras intercorrencias tive problemas com o marcador também, só que no meu caso não era o painel (mesmo assim só descobri que o problema não era o painel depois de mandar verificá-lo) desde então a temperatura fica no 1/2.
Para conferir as medições basta ter um multimetro e as especificações do painel (que não achei até hoje), os marcadores não trabalham aumentando ou diminuindo a voltagem e sim a resistência em Ohms. A medição se faz colocando o positivo do multimetro na cebolinha da temperatura (painel) e aterrando o negativo em qualquer lugar no chassi ou lata do carro
Alguns carros marcam por exemplo
90 Ohms. - Frio
45 Ohms. - meio
30 Ohms. - quente
Quanto maior a temperatura menor a resistência _________________ S10 - 2.2 EFI DLX - Cab. Ext. - 97/97 |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Jan 18, 2007 5:28 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Rodrigo
Até que em fim, alguem da redondeza....
Seja bem vindo.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
|