Autor |
Mensagem
|
Sekiya |
Enviada: Seg Ago 09, 2004 12:55 am Assunto: Câmbio Automático |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Para aquecer um pouco este fórum...
Alguém já viu ou já pensou em adotar um câmbio automático nas picapes GM série 20??? Não que eu vá fazer isso, mas não seria interessante??
Pensei até nas possibilidades:
- Motor GM 4.1 c/ câmbio automático de Opala ou até com o da Blazer/S10
- Motores Diesel c/ câmbio automático Allison série 2000
Exponham suas opiniões!
Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 21, 2015 10:20 pm, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Ago 09, 2004 6:02 am Assunto: Cambio automático |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Sekiya
A ideia é interessante, principalmente para quem vive em SP, com congestionamentos diários, com embreagem pesada e cambio duro com cursos enormes para engates, no diesel principalmente, é tal de 1ª, 2ª, 3ª tantas vezes.
Eu já vi uma Bonanza Gasolina de uma pessoa deficiente com cambio de Opala 6 CC, mas segundo as informações o cambio não aguentava, pois davam muitos defeitos, provavelmente por diferença muito grande de peso dos veÃculos.
Agora, qto a caixa Allison, teve uma pessoa que conseguiu uma caixa usada de D-40 (a GM lançou uns D-40 com transmissão automática), precisando de alguns reparos, mas foi desestimulado a instalar, por preço absurdamente cara das peças.
As novas caixas dos veÃculos atuais do mesmo porte podem ser que sejam mais compatÃveis, mas lembre se que os motores atuais tem a faixa de rotação bem maiores que o veterano 6 CC
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Sekiya |
Enviada: Seg Ago 09, 2004 11:16 am Assunto: Câmbio Automático |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
O que me motivou a esta possibilidade foi a presença de chassis Agrale para Mini Bus que possuem motores MWM justamente com o câmbio automático. É claro que o custo desta adaptação não valeria muito a pena, mas de certo seria uma opção. Talvez, na sorte, encontrar um chassis destes com motor + câmbio juntos...
Não sabia que a GM tinha lançado caminhões D-40 com caixa automática... Kiko, só por curiosidade, você saberia informar em que ano foi isso ou para que tipo de aplicação fora desenvolvido este veÃculo?
Abraços
Eduardo Sekiya |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Ago 10, 2004 5:42 am Assunto: D40 Automática |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Sekiya
Eu vi esta D-40 numa feira em AnhembÃ, se não me engano era Brasil Transpo, o motor era Maxion mas não lembro se era S4t ou S4T-plus, então deve ser lá por 93 a 96.
Parece que eram produzidas para algum transportadora.
A GM repetiu a dose com caminhões GMC, mas não lembro o modelo.
A GM em 95 ou 96, expos C-20 tipo Veraneio para PM, fabricado pela Envemo.
Mas no catlogo eletronico não consta nenhum veÃculo com transmissão automática.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Ter Ago 10, 2004 12:08 pm Assunto: Re: D40 Automática |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Aqui na minha regiao tem muitas C20 Veraneio da Envemo na PRF, ela tem o nome Veraneio M nao sei o porque mas é o que está escrito acima dos paralamas, ela tem um ressalto logo depois da primeira porta no teto acredito que seja de fibra mas até que são bonitinhas as danadas, todo mundo fala nelas dizem assim: "Vai fugir da PRF que a veraneio deles te pega" homenagem ao motor 4.1.
Parece uma bonanza pois é mais curtinha, essa do cambio automatico é uma boa idéia. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Ter Ago 10, 2004 7:00 pm Assunto: Cambio automático |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
|
Olá gente, depois de longa data reapareci. Bem, a idéia do câmbio automático parece boa, entretanto é bom verificar se o modelo que vem na Blazer serve, afinal, olhando por baixo de uma picape da série D ou C não me parece haver espaço para o câmbio automático. Digo isso pois possuo uma Blazer com câmbio automático, é uma beleza na hora de dirigir. Só tem mais um problema, parce que na hora que da defeito o bolso reclama muito.
Se fizer esta adaptação coloque aqui no fórum sua experiência.
Abraços
Sergio |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Ago 10, 2004 11:17 pm Assunto: Cambio automatico |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Ola pessoal
Como o Kiko disse, tb achei interessante a ideia de cambio automatico nas picapes serie 20, mas somente se a utilização do veiculo for mais frequente em regiões com congestionamentos, pois tornara a condução do veiculo menos cansativa.
Entretanto vai haver algumas desvantagens como o menor desempenho e pequeno aumento no consumo de combustivel, alem do mais, como falou o Machado, custo de manutenção bem mais elevado.
Eu particularmente gosto de efetuar mudanças de marchas e acho que nos veiculos automaticos perde-se um pouco o prazer de dirigir.
A respeito da D-40 automatica tb não sabia que tinham sido produzidas.
Quanto aos caminhões GMC (fabricados entre 1997 e 2001), eram os modelos 12-170, 14-190 e 16-220 os unicos, que ate então, ofereciam como opção a caixa automatica Allison no segmento (no folder não consta qual o modelo da caixa).
As caixas de mudanças mecanicas (EATON) eram FS4205 A, FS5205 A e FS6306 A respectivamente.
Fiquei sabendo de algumas empresas de coleta de lixo que adquiriram grande numero destes caminhões com transmissão automatica. A GMC alegava que a transmissão automatica garante ao motorista menor cansaço, contribui para uma maior produtividade, elimina algumas quebras de peças e reduz os custos com manutenção de embreagem. Na pratica não sei se isso realmente acontecia.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Hélio Spadari |
Enviada: Qui Ago 12, 2004 12:55 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003 Mensagens: 67 Localização: São Paulo
|
Antes de decidir deixar a Veranos c/ o Chevrolet Brasil, consultei um mecânico de V8 que me sugeriu instalar um V8 350 de corvette com cambio automatico Power Glide, e que ficaria show nela!
Digo que a idéia não esta discartada, mas terá que ser numa outra Barca! Pensei em colocar o conjunto da Blazer com o 4.3 vortec , pois com 180CV e um cambio automatico que responde muito melhor que o mecanico............ficaria um avião!! è até muito cambio e motor pra coitadinha da Blazer, que dá um medo quando acelera o motorzão dela! Sórte que ela tem abs e disco pra segura-lá!
Até que uma série 10 ou 20 com "kit" V6 4.3l Ato, seri interessante!!
ABS! _________________ .*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Brucutu |
Enviada: Qui Ago 12, 2004 7:38 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
|
Oi Turma!
Vocês leram meus pensamentos! Apesar mudar a marcha manualmente ser muito mais divertido, realmente no pára e anda do dia a dia um câmbio automático seria 10! Se alguém for fazer isso poste aqui para discutirmos (ou copiá-lo)
Abraços.
Walter _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
tecnica |
Enviada: Sex Ago 13, 2004 3:32 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Oi Pessoal,
Ontem no Ibira, o Fernando Figueiredo me apresentou o Marcelo. Ele está vendendo uma A20 com câmbio automático.
Ele adaptou a TH-350(?) do Camaro. Casou perfeito com o 4.1, e alongou o cardan em cerca de 15cm.
Convidei-o a conhecer o site e o fórum, e, caso ele se cadastre, poderá tirar mais dúvidas da adaptação.
Abraços, _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Cezar Sato |
Enviada: Sáb Ago 14, 2004 12:46 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
|
Olá Helio e pessoal.
O Powerglide é um ótimo câmbio, porém fica limitado a 2 marchas à frente. Melhor seguir a dica do Alexandre, pegar um TH-350 ou TH-400 com três marchas, vai aproveitar melhor a curva de torque.
O bom dos componentes GM é o acasalamento entre diversos motores, capa seca e câmbio, mesmo que incompatÃveis em carga, tem acoplamento compatÃvel.
Abraços
Cezar _________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Otavio.filho |
Enviada: Qui Ago 19, 2004 2:49 pm Assunto: Evolução |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Mai de 2003 Mensagens: 39 Localização: Santo André/SP
|
gALLera,
A evolução para o câmbio automático é algo inevitável e já está começando acontecer aqui no Brasil. Nos EUA isto é realidade há 30 anos, não só na frota de passeio como também em SUV, utilitários, ônibus e caminhões (inclusive os de lixo).
Eu, particularmente, sempre gostei de câmbio automático. Já tive uma Ipanema 92 1.8efi c/ automático de 3 marchas e acabei de comprar um Opala Diplomata 89 4.1 alcool c/ câmbio automático de 4 marchas.
Quanto à manutenção, sim ela é cara, mas em câmbio manual a manutenção não é tão barata assim. Cuidados como o nÃvel e qualidade do óleo, e também colocar a alavanca na posição N (neutro) em semáforos ou paradas ligeiramente demoradas, contribuem para o aumento da vida útil deste tipo de câmbio.
A propósito, vendi minha Bonanza pois comprei um imóvel e estou precisando de grana para a reforma. Achei incrÃvel, deixei ela na Quinta-feira (12/08) na San Angelo (Av. Bandeirantes) em consignação e na Terça-feira (17/08) o vendedor me ligou informando que já tinha vendido e que era para eu ir lá buscar o cheque. Como ela foi com os adesivos do site (testeira e reflexivo), creio que o novo proprietário entrará no site em breve. Deu dó, porém neste momento de minha vida o imóvel é prioridade, mas o lado bom é que quando eu me mudar terei espaço na garagem para vários carros, e então poderei comprar uma Veraneio 94 que sempre foi o meu sonho de consumo. _________________ Um abraço,
Otávio
SP/SP
http://br.groups.yahoo.com/group/clube_picapeiro_chevrolet |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Dom Ago 22, 2004 1:14 am Assunto: Re: Evolução |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Isso aà otavio bola pra frente depois vc compra outra picape. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Gerson Lage |
Enviada: Seg Ago 23, 2004 11:29 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003 Mensagens: 96 Localização: Brasília-DF
|
Prezados,
Tem uma reportagem na revista Oficina Mecânica - nº 26 de 1988, sobre adaptação de picapes com cambio automático do opala, dando dicas de como executar o serviço. Se alguém interessar, posso escanear e mandar. _________________ Bonanza 94 S4T |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Otavio.filho |
Enviada: Seg Ago 23, 2004 12:11 pm Assunto: ... |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Mai de 2003 Mensagens: 39 Localização: Santo André/SP
|
Gerson, bom dia!
Se vc puder fazer esta gentileza, eu me interesso pela matéria. Já tive uma Ipanema automática, e fiquei apaixonado por este Ãtem. Atualmente estou com um Opala Diplomata Automatic-4, e quando eu comprar minha próxima pick-up vou dar um jeito de colocar este Ãtem de EXTREMO CONFORTO!
Fico no aguardo, e desde já agradeço! _________________ Um abraço,
Otávio
SP/SP
http://br.groups.yahoo.com/group/clube_picapeiro_chevrolet |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|