Autor |
Mensagem
|
nenaeneto |
Enviada: Sex Jan 12, 2007 11:06 am Assunto: Câmbio D20 Perkins Q20B |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2007 Mensagens: 14 Localização: Brasília
|
bom dia;
Sou novo neste fórum mas possuo a 8 anos uma D20 cabine dupla 90 (cabinada autoarte) equipada com motor Q20b o carro é fantástico sou fã do carro, mas uma dúvida que sempre me persegue e nunca consegui obter uma resposta/explicação que me resolvesse se é que existe, ai vai:
sempre quando viajo (sempre em perÃodo de férias) não consigo empregar velocidade superior a 120 KM - os giros do motor chegam a faixa assinalada do painel vermelha (sei que manter uma média de 100 a 120 km já é bom) mas à s vezes gostaria de sentir esse carro andando como uma silverado por exemplo, noto que a dificuldade seria com relação ao câmbio, parece que se eu tivesse uma "6ª marcha" esse motor iria mais sabe? seria mesmo uma limitação do câmbio? existe alguma forma de "melhorar" isso?
Grato pela atenção de todos. |
|
|
 |
peembaixo |
Enviada: Sex Jan 12, 2007 12:01 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
|
Olá sr. nenaeneto. Primeiramente acredito que seu câmbio seja com 5ª marcha de relação de 1:1. Já que seu diferencial deve ter uma relação curta, você pode escolher 2 caminhos:
1º usar um diferencial mais longo com relação no mÃnimo de 3,15 (sugestão mais barata);
2º usar um câmbio com 5ª drive ou seja com relação mais longa como o das D20 com motor S4T plus ou as Silverados (opção bem mais cara).
O grande desafio de uma mudança como essa é encontrar a equação exata para seu carro, já que se usar uma configuração muito longa, o motor não vai conseguir "encher" e o carro pode até andar ainda menos, e se for muito curta vai melhorar muito pouco do que já é.
Mas para termos uma noção melhor e poder aconselhá-lo, você poderia nos passar mais informações como por exemplo, se ela é turbinada, qual o modelo do câmbio, qual a relação do diferencial que está nela entre outras coisas. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
|
|
 |
nenaeneto |
Enviada: Sex Jan 12, 2007 1:16 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2007 Mensagens: 14 Localização: Brasília
|
peembaixo muito obrigado pelo retorno, agradeço pela sua resposta que foi a mais técnica possÃvel bem vou tentar então completar com os dados que você solicitou:
ela é turbinada (não é de fábrica);
como posso descobrir qual é a relação do diferencial e o modelo do câmbio?
Att |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sex Jan 12, 2007 9:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Amigo, se sua D20 ano 90 for original ainda (fora o turbo), o diferencial já é o 3,15:1 e o seu câmbio é um Clark 240V (1ª pra baixo).
Pra ficar bom, na minha opinião, troca o câmbio e coloca um ZF com 5ª drive que vai soltar quando em velocide e tem um bom escalonamento pra D20. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
nenaeneto |
Enviada: Sáb Jan 13, 2007 7:52 am Assunto: |
|
|
|
opa bom dia sekiva, obrigado pela colaboração, minha D20 o câmbio é o h invertido (1ª para baixo mesmo) na sua sugestão eu colocaria o câmbio ZF, de qual modelo é este câmbio pois quando for procurar preciso informar o modelo do câmbio e a qual carro ele pertence, vc acha que esta alteração sairia melhor que a alteração do diferencial? qual seria o valor aproximado deste câmbio? precisa trocar também o conjunto da embreagem? quais seriam as alterações e o que devo ter cuidado ao efetuá-la?
grato |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sáb Jan 13, 2007 11:00 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Nenaeneto,
O câmbio ZF em questão é o modelo "S5 420", amplamente utilizados em vários veÃculos, inclusive caminhões leves. No caso procura um para D-20 Turbo que seria o ideal, pois existe a questão do velocÃmetro (em alguns modelos como a F250 - que também utiliza este câmbio - não existe saÃda para conexão com o cabo do velocÃmetro).
O custo não é pouco. Um ZF desse está na faixa de R$4mil/5mil mas compensa.
Quanto ao acoplamento talvez você não tenha problemas. Provavelmente ele deva se encaixar na caixa seca original, não tenho certeza. A embreagem tem que verificar antes pois não sei se o eixo piloto do ZF é semelhante ao do Clark instalado.
Trocar o diferencial por um mais longo seria até interessante no ponto de vista financeiro. Mas acho que iria perder muito em agilidade pois o Clark 240V na verdade é um 4 marchas+crawler (super reduzido). Para o diferencial existe uma tabela e consta relações 2,73:1 e 3,07:1, que são mais longas. Lembre-se que ao mexer no diferencial o ideal é recalibrar o velocÃmetro. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Jan 13, 2007 11:07 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
A maioria opta pela troca de relação do diferencial para 2,90 ou 2,70:1, devido custo.
Um ZF usado está na faixa de 5.000. A relação do diferencial vc faz com uns 1.000 a 1.500.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sáb Jan 13, 2007 11:11 am Assunto: |
|
|

|
É bem isso que o Kiko falou...
Mas aà é questão de bolso. Você decide. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Sáb Jan 13, 2007 8:49 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Deixa eu me meter:
Edu/Kiko, se apenas alterar o diferencial e o carro melhorar economiza-se um pouco e fica-se com um carro melhor. Mas se nessa troca o motorista ainda não ficar satisfeito e quizer colocar o cambio com esse novo conjunto de diferencial, isso dá certo ?
Em resumo, o cara primeiro troca o diferencial e se ainda assim não gostar troca tambem o cambio e vai ficar com um otimo conjunto novo (cambio e diferencial). Meu raciocino está correto ? _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Jan 14, 2007 6:16 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Adalberto
Não é bem assim, pois estamos alongando o diferencial, para compensar o cambio curto (1:1).
Ou seja estamos aumentando em 10 a 20%.
Se em cima desta relação colocar cambio overdrive mais uns 15% longo....
O Perquinho não terá força para empurrar o carro.
O ideal é meta final de uns 145 km/h.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
nenaeneto |
Enviada: Seg Jan 15, 2007 7:34 am Assunto: |
|
|
|
Sekiya, muitÃssimo obrigado pela colaboração, ajudou e muito com relação ao diferencial você fala em recalibrar o velocÃmetro, como é feito isto? no caso de se optar pelo mais barato (diferencial) você acredita que os resultados da alteração valeria a pena ou você acha que seria melhor mesmo pagar mais pela alteração da transmissão?
qual destes seria melhor, qual destes me daria um "ganho" maior sem limitar muito o RPM
"Trocar o diferencial por um mais longo seria até interessante no ponto de vista financeiro. Mas acho que iria perder muito em agilidade pois o Clark 240V na verdade é um 4 marchas+crawler (super reduzido). Para o diferencial existe uma tabela e consta relações 2,73:1 e 3,07:1, que são mais longas. Lembre-se que ao mexer no diferencial o ideal é recalibrar o velocÃmetro."
Kiko, obrigado pela colaboração, que relação de diferencial você me sugere?
"A maioria opta pela troca de relação do diferencial para 2,90 ou 2,70:1, devido custo."
Grato a todos. |
|
|
 |
peembaixo |
Enviada: Seg Jan 15, 2007 12:59 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
|
Sr. nenaeneto, não podemos negar que se dependêssemos de uma simples escolha, não observando o custo, mas sim a satisfação e a confiabilidade do conjunto, a opção é clara pela troca do câmbio, pois trata-se de um equipamento mais moderno e robusto do que o que está colocado no seu carro. Mas nada impede de se trocar os dois, tanto câmbio como diferêncial. Se você acredita que seu carro merece o investimento, então o melhor a fazer é trocar primeiro o câmbio (a base de troca tinha um por R$3.500,00 na Renom diesel ). Se você sentir que dá para tirar mais do carro, aà você investe no diferencial. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
|
|
 |
nenaeneto |
Enviada: Seg Jan 15, 2007 1:43 pm Assunto: |
|
|
|
boa tarde;
Muito obrigado pela atenção e ajuda, acredito que dá para fazer mesmo esse investimento, é claro que terei q negociar as condições de pagamento lá qdo eu comprar. mas td bem!
grato |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Seg Jan 15, 2007 2:58 pm Assunto: Mensagem editada. |
|
|
|
Mensagem editada.
Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Seg Mar 28, 2016 10:43 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
nenaeneto |
Enviada: Seg Jan 15, 2007 3:36 pm Assunto: |
|
|
|
boa tarde;
Será que isto representará um problema? o que isto poderá representar na prática?
Grato |
|
|
 |
|