Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Câmbio D20 Perkins Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2007 3:45 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Seg Mar 28, 2016 10:43 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
nenaeneto
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2007 5:12 pm    Assunto: Responder com Citação

pois é, será que não vai ficar fraco demais não?
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2007 8:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha, o pessoal que tinha perkinho turbinado e trocou a relação do diferencial por 2.60 diz que o bichinho deu conta do recado.

Agora colocando um ZF, passa-se a ter um câmbio quatros marchas, mais overdrive. Isso quer dizer que você vai ter uma marcha a menos de 1ª a 3ª(a relação da quarta é a mesma) pra trabalhar, e vai ter uma quinta mais longa.

Já se alongar, vai tranformar o seu 240V num câmbio 5 marchas normal, com relação muito parecida com a do ZF + 3.55.

Se vai ficar fraco, reduzido, longo, só você vai poder dizer, conforme seu modo de dirigir e o uso. digo isso porque a minha barca tem câmbio de F-1000, com relações totalmentes diferentes de uma D-10 original, mas a relação do diferencial é a mesma. Sinto ela muito mais solta e elásticas dos que as D-10, principalmente em subida e na cidade, pois é mais longa.

[]'s

Thales

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2007 8:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah, esse câmbio ZF tá barato hein? pois aprecei um 240V aí em sampa(SNME era na ponto diesel ou na NP) e tavam pedindo 3mil latinhas com o meu 260F a base de troca... Sem a troca ia pra 4,5k(preço de um ZF anunciado no intercâmbio de peças daqui)!!!!

[]'s

Thales

Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2007 9:28 pm    Assunto: Responder com Citação

nenaeneto,

O lance do diferencial vs. velocímetro é uma preocupação minha, mas muitos nem se importam. Acontece que o velocímetro vai marcar menos que a velocidade real. O que se faz é colocar uma espécie de "T" que se chama "Redutor/Transmissão Angular" na saída do cabo do velocímetro para adequar a nova relação do diferencial com a relação do velocímetro.

Veja aqui: http://www.gyorfy.com.br

Agora quanto a performance com o ZF o que vai mudar é a rotação final em velocidade de cruzeiro.
O que você achava que estava "esgoelando", depois de engatar a 5ª overdrive a rotação vai cair e provavelmente o Perkins (agora turbinado) vai dar conta do recado. Não espere aumentar muito a velocidade final com o novo câmbio, mas provavelmente vai melhorar um pouco (andar como Silverado vai ser difícil...).

Dá uma calculada conforme essa tabela do site Picapes GM ( www.picapesgm.com.br )

http://www.picapesgm.com.br/dicas/calculoMarchas.php

É uma ótima ferramenta pra você ter noção da performance da D20 com o novo câmbio.

Relação Marchas ZF - http://www.picapesgm.com.br/ficha_tecnica/ficha_serie20.htm
Relação Marchas 240V/MK9 - http://www.picapesgm.com.br/images/download/download_especificacoes_motor03.gif

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
nenaeneto
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 8:45 am    Assunto: Responder com Citação

bom dia;

Caso eu opte por alongar o diferencial (para 2.60 por exemplo), aquela sensação do motor estar "esgoelando" acabaria? eu resolveria o meu problema de velocidade final? pois gostaria de andar a uma velocidade de cruzeiro em estradas em torno de 120 130 Km no máximo e com o motor rodando "mais tranquilo", o que na realidade eu quero é aumentar sensivelmente a velocidade final mas definitivamente acabar com a alta rotação quando coloco 100 a 110 km.
acredito que a alteração no diferencial ser mais em conta né?
esta relação do diferencial 2.60 refere-se a qual modelo de caminhonete? quais seriam os cuidados que deveria ter ao efetuar esta alteração? o que precisarei alterar além da relação do diferencial? preciso mexer no velocimetro e no que mais?
Grato pelo empenho de todos em me ajudar.
nenaeneto
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 9:09 am    Assunto: Responder com Citação

ah só mais uma coisinha, andei consultando meu mecânico aqui e ele me cobrou R$ 200,00 de mão de obra para trocar a relação do diferencial, no caso eu compraria as peças por fora e ele apenas entraria com a mão de obra, me pediu em torno de 5 horas para fazer todo o serviço e depois estaríamos testando para ver se ficou a gosto. o que vocês acham? ficou caro? existe realmente esta demora em executar este serviço? quais seriam as peças envolvidas nesta troca?
Grato
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 11:17 am    Assunto: Responder com Citação

Olá,

sim alongando o diferencial para 2.60 a sensação de motor esguelado acaba, basta fazer o cálculo na página do cálculo de marchas, e verá a quantos rpm ele estará a 120km/h. Se achar 2.60 muito longo, tem outras como 2.72 e 2.90. Acima disso, acho que seria muito pouco o alongamento, pela grana gasta. essa relação foi disponibilizada pro mercado paralelo, portanto não equipa nenhuma camionete originalmente.

Sobre o resto, não sei reponder, pois nunca fiz este tipo de serviço, mas acho que tem que trocar a caixa de satélites ou algo parecido!

[]'s

Thales

peembaixo
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 12:44 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema de alongar muito o diferencial é que a 1ª marcha vai ficar longa também, alterando muito o comportamento do carro em arrancadas e principalmente em subidas íngremes. Não podemos esquecer que relacão de 1ª marcha longa demais é a ruina da embreagem. E nós temos apenas uma suposição de que o diferencial do sr. nenaeneto é 3,15, não temos certeza. E se o diferencial for 3,55? É original da D20 mas é de outra versão de D20.
nenaeneto
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 1:25 pm    Assunto: Responder com Citação

entendi, na realidade a minha 1ª eu utilizo na verdade a 2ª uma vez que a 1ª hoje do meu câmbio(h invertido 1ª para baixo) é bem reduzida, na realidade eu saio sempre de 2ª o que poderia acontecer seria eu passar a utilizar a 1ª como 1ª mesmo né?
bem estarei levantando minha d20 em um posto aqui e vou verificar as inscrições no diferencial para sabermos exatamente qual é a relação do mesmo.
Muitíssimo obrigado pela atenção de todos estou decidido então a analisar os valores e enfim fazer a alteração da relação do diferencial.
estarei postando em breve os resultados da alterações e pretendo também fazer uma espécie de "orçamento" para aqueles que se interessarem neste forum em fazer o mesmo e estarei também fotografando este processo.

lembrando que a ajuda de vocês me foi muitíssimo útil .

mas uma vez muito obrigado pela força
um grande abraço
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 2:08 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Seg Mar 28, 2016 10:43 pm, num total de 1 vez
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 2:15 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Seg Mar 28, 2016 10:42 pm, num total de 1 vez
nenaeneto
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 2:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Vocês acreditam que pode haver ganho no consumo de combustível?
Grato
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 3:34 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Seg Mar 28, 2016 10:51 pm, num total de 1 vez
peembaixo
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 4:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Sr. nenaeneto, a sua transmissão já não comporta mais a potência do motor, porque o motor enche na 5ª marcha e ainda sobra torque. Portanto está inadequada e isto também produz um consumo de combustível excessivo. Acredito também como o sr. Daniel Martinelli comentou, que alongando a relação, mas sem extrapolar, o consumo melhorará.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 4
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu