Autor |
Mensagem
|
Marcosu |
Enviada: Sáb Set 17, 2005 7:46 pm Assunto: Conversão Blazer 4.3 V6 Gasolina p Alcool |
|
|
|
Pessoal, gostaria de saber se é viavel a conversão de uma Blazer DLX 4.3 V6 96/97 de Gasolina para Alcool?
Se alguem já fez tiveram problemas, o que é necessario fazer?, qual é o consumo médio e o preço para conversão?
Meu medo é que esse motor é o Vortec Canadense, já que o mesmo é importado, pode ter algum problema para converte-lo!
No aguardo, obrigado!
Abs;
Marcos |
|
|
 |
Marcus |
Enviada: Dom Set 18, 2005 4:22 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Ola Marcosu...
Olha, eu comprei um Omega 4.1 recentemente, e converti ele no alcool apenas com a troca do chip... ia colocar sistema de partida a frio, mas como não tinha certeza de como iria ficar, deixei sem... soh coloco 6-7 litros de gasolina junto no tanque e pega beleza...
Axo que o maior problema pra você, seria o caso de ocorrer algum dano no motor... pois o mesmo é importado, e eu não sei o custo e nem a facilidade que eh pra se encontrar peças..... mas é muito dificil acontecer isso, desde de que, antes da conversão, você de uma geral, limpeza de bicos, troca de filtros e por ae vai....
Espero poder ter ajudado em alguma coisa...
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
|
 |
catão |
Enviada: Qui Jan 25, 2007 3:11 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2007 Mensagens: 7 Localização: Jaguariuna-SP
|
Caros amigos, esta é minha primeira participação aqui no forum, espero poder contribuir com todos.
Tenho um S10 V6 4.3 e utilizo um aparelho flex, onde utilizo a proporção de 20% gasolina e 80%alcool, pois se utilizar menos de 20% de gasolina, pode ocorrer o travamento dos bicos.
O parelho le a sonda e regula a qualquer proporção de abastecimento, basta apertar um botao e o ajuste é feito. Quando não se altera a proporção não é necessario apertar o botão.
Acredito que da certo na Blazer e estou a disposição para passar todas as informações necessarias
abraços _________________ S10 4.3 V6 est - S10 2.2 mpfi Dupla |
|
|
 |
Marcus |
Enviada: Qui Jan 25, 2007 3:38 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Olha, muito interessante isso.... nunca tinha ouvido dizer q era auto-ajustável.....  _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qui Jan 25, 2007 9:23 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Relate como está o funcionamento dela, se é normal, se precisa algum cuidado a mais. E o consumo com esta mistura como está?
Grato,
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Qui Jan 25, 2007 9:57 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Thales parece que não é apenas mistura, ele menciona "um aparelho flex". Parece que é algum tipo de adaptação para flex. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qui Jan 25, 2007 10:07 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Todos as caixinhas para flex que vi, não funcionavam 100%. O carro ficava ruim na lenta e dava algumas engasgadas nas acelerações, fora outros problemas particulares de cada carro.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
catão |
Enviada: Sex Jan 26, 2007 10:46 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2007 Mensagens: 7 Localização: Jaguariuna-SP
|
Caros amigos,
Vou detalhar o procedimento que realizei:
Instalei o aparelho flex, chequei a pressão e a vazão da bomba eletrica, onde detectei que a mesma estava fraca e substitui para uma bomba externa GTI de 9bar p/ alcool(200,00) remanofaturada. Apos 1000 km, fiz a limpeza de bicos completa (tirei todos os bicos e fiz a limpeza na maquina) e troquei o filtro de combustivel.
Lenta OK, aceleração OK.
Com relação ao consumo, meu trajeto é muito diversificado, ou seja, terra, cidade e estrada, onde antes com X reais eu rodava 2dias, hoje com o mesmo valor rodo 3 dias de percurso.
Fiz a mudança a um ano.
Não sei se posso divulgar aqui a marca, o tel ou o site do fabricante do aparelho flex, caso ok, informo a todos.
Lembro tambem, que o aparelho se ajusta a qualquer mistura, pois le a sonda e que é necessario respeitar o minimo de 20% de gasolina para evitar o travamento dos bicos.
Instalei tambem,o mesmo tipo/marca de aparelho em minha outra S10 2.2 mpfi, e esta tudo ok, porem neste caso com 100% de alcool, pois o risco é prox de zero para travamento de bicos.
abraços. _________________ S10 4.3 V6 est - S10 2.2 mpfi Dupla |
|
|
 |
catão |
Enviada: Sex Jan 26, 2007 2:48 pm Assunto: |
|
|
|
visitem o site www.techrace.com.br - este é o produto que instalei _________________ S10 4.3 V6 est - S10 2.2 mpfi Dupla |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Sáb Jan 27, 2007 3:25 am Assunto: Re: Conversão Blazer 4.3 V6 Gasolina p Alcool |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Marcosu escreveu: |
esse motor é o Vortec Canadense |
Correção: Não é canadense.
catão escreveu: |
Caros amigos, esta é minha primeira participação aqui no forum |
Seja bem vindo.
Tenho um S10 V6 4.3 e utilizo um aparelho flex, onde utilizo a proporção de 20% gasolina e 80%alcool, pois se utilizar menos de 20% de gasolina, pode ocorrer o travamento dos bicos. |
É extremamente importante a instalação de um hallmeter para monitorar a mistura. É possÃvel que ela esteja pobre.
O parelho le a sonda e regula a qualquer proporção de abastecimento, basta apertar um botao e o ajuste é feito. Quando não se altera a proporção não é necessario apertar o botão. |
Mesmo que consiga acertar a vazão de combustÃvel, o ponto de ignição não se altera. Resultado: Um motor que rende menos e gasta mais do que deveria. Com os devidos ajustes na ignição, ficaria perfeito.
Além de as curvas para injeção não serem iguais para os dois combustÃveis. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Sáb Jan 27, 2007 8:43 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Antigamente havia problemas nessas conversões p/ alcool pois alguns componentes como bomba de comb., mangueiras, tanque e outras coisas eram corroidos pelo alcool. Isso ainda existe? Sei que nos carros flex já deve haver uma solução mas e nos carros exclusivamente a gasolina ? _________________ Adalberto
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Dom Jan 28, 2007 12:23 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Em alguns carros a gasolina ainda existe o problema de corrosão da bomba, mas que é facilmente resolvido. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Dom Jan 28, 2007 10:46 pm Assunto: |
|
|

|
Fernando por favor defina "facilmente resolvido". Bomba nova ? _________________ Adalberto
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Seg Jan 29, 2007 12:54 am Assunto: |
|
|

|
Pode tanto ser bomba nova quanto tratamento da bomba original pra receber álcool. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Seg Jan 29, 2007 9:09 pm Assunto: |
|
|

|
Desculpe a ignorancia, mas como seria esse tratamento ?
Quanto a bomba nova não considero facilmente resolvido pois o preço dela deve ser meio salgado. _________________ Adalberto
|
|
 |
|