Autor |
Mensagem
|
Bianor |
Enviada: Sex Jan 26, 2007 5:35 pm Assunto: Calibração de bicos injetores |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 Mensagens: 310 Localização: Macaé - RJ
|
Pessoal geralmente se tem dito muita coisa sobre a bomba injetora e esquecido dos bicos.
Conforme havia feito anteriormente o ajuste da bomba e turbina, percebi que apesar de melhora no desempenho, o consumo permaneceu o mesmo, mas a fumaça aumentou bastante.
Procurei o tecnico responsável reclamei e este me recomendou a calibração dos bicos injetores, explicando que o mesmo tem molas internas que mantem a contra-pressão necessária 220 bar para manter a estanqueidade do diesel dentro do bico face a pressão da bomba.
Como o ajuste da mola é feito por pinos que adequam a carga da mola, gerando a pressão necessária, foram trocados os tais pinos e colocado no lugar de novo.
Constatei que a fumaça sumiu mesmo.
O motor ficou meio aspero, como que funcionando a seco mesmo, até a marcha lenta caiu, não notei diferença no desempenho mas deve haver melhora na economia de combustÃvel, na contaminação do óleo do motor e na formação de carvão na camara de combustão.
Daqui a alguns tanques digo como ficou.
Segue um desenho esquematico do bico injetor:
 |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Jan 26, 2007 5:49 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Bianor
Os bicos são ajustados mais vezes que a bomba, os bicos a recomendação é na faixa de 30 a 50 mil km.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Bianor |
Enviada: Dom Jan 28, 2007 10:41 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 Mensagens: 310 Localização: Macaé - RJ
|
Pessoal depois da calibração dos bicos aconteçeu que o motor parece funcionar com mais torque, domingo passei por varias ruas por aqui dobrando esquina de terceira marcha e até saindo em terceira marcha.
Impressionante como o motor aceita estas faixas de funcionamento parece até um automático.
Náo sabia que a calibração dos bicos pode fazer essa diferença toda.
Sds |
|
|
 |
Rodrigo Guimarães |
Enviada: Seg Jan 29, 2007 3:41 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 10 de Dezembro de 2005 Mensagens: 26 Localização: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
|
Impressionante como a viatura melhorou depois da regulagem da bomba, como ela ainda está com aproximadamente 35.000km acho que não está na hora de regular os bicos.
Mas fiquei decepcionado com as S-10 4x2 desse ano (2005), pois em comparação com as 2001/2002 que possuem a mesma motorização, muita coisa mudou, como a regulagem da bomba deixando o carro frouxo e o diferencial que não é blocante, o que torna a pickup péssima em terrenos de pouca aderência.
A S-10 2001/2 já vinha com o diferencial auto blocante.
Parece que nas novas S-10 eles resolveram sanar esse problema, mas segundo o mecânico da GM o motor eletrônico também não rende como o mecânico. _________________ S-10 Colina 2.8 MWM 2005 Preta |
|
|
 |
Bianor |
Enviada: Seg Jan 29, 2007 7:31 pm Assunto: Trac lok |
|
|

|
Prezado o Dana trac-lok em sua versão positraction acabou junto com o Dana 46 em janeiro de 97, apareceu depois nas diesel em 2006 e agora nas flex 2007.
Na minha 2001 comprei uma caixa tac-lok e coloquei, na 2003 comprei uma Ensimec TRPC que ainda vou instalar.
Vai uma foto:
 |
|
|
 |
Rodrigo Guimarães |
Enviada: Seg Jan 29, 2007 8:18 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 10 de Dezembro de 2005 Mensagens: 26 Localização: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
|
Quer dizer que dá para transformar esse diferencial comum em blocante com essas peças?
Qto sairia essa transformação?
Fica bom?
Puxa chega de questionamentos!! _________________ S-10 Colina 2.8 MWM 2005 Preta |
|
|
 |
Bianor |
Enviada: Ter Jan 30, 2007 6:42 pm Assunto: |
|
|

|
Claro é so substituir a caixa de satélites.
No seu caso a trac-lok para o dana 44-3 ainda não esta a venda para o consumidor final. A que voçe ve na foto é para o cambio Getrag "caixa alta" as nossas tem cambio Eaton "caixa alta".
Mas acredito que o TRPC da ensimec é a melhor opção do que o Trac-lok.
O meu deve ter saido da Ensimec hoje.
Sds
 |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Qua Jan 31, 2007 2:55 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
A todos,
Aqui em Porto Alegre, recentemente ocorreram algumas batidas em veÃculos a diesel (somente diesel) e, óbviamente, multas. Realmente, a grande maioria dos caminhões, ônibus e mesmo picapes muito novas estão expelindo muita fumaça. Estranho a EPTC não mencionar irregularidade e/ou multar ônibus de linha no centro da cidade...
O controle da poluição veicular é necessário - nossa saúde e nossa vida estão em jogo - mas perde a credibilidade quando o faz via arrecadação punitiva e não via programas de soluções. Para exemplificar, detesto fumaça mas não encontro solução viável para o Q20B da minha camionete, que insiste em fumacear, mesmo com bicos novos e o bombista estrangulando a bomba. Detalhe: no teste da oficina de regulagem passou fácil !!
Mais uma coisa: até hoje não vi diferença de consumo após regulagem de motor diesel.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
ANTONINI |
Enviada: Sex Mar 09, 2007 3:00 pm Assunto: Socorro!!! fico atolado direto. |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 93 Localização: VITORIA
|
Amigo Bianor,
A minha s-10 é 2001 e qualquer irregularidade que eu pare em um terreno fofo, eu fico atolado pq ela fica com traçao apenas em uma roda.
Qual seria a soluçao para o meu problema? Teria que trocar o diferencial completo? qual me indicaria?
Valeu _________________ Amassando o tapete!!! |
|
|
 |
|