Autor |
Mensagem
|
André Carlos Werle |
Enviada: Qui Fev 08, 2007 1:14 pm Assunto: motor da D20 aquecendo muito em subidas de serras |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 27 Localização: Florianópolis
|
Sou novo aqui no site e tenho uma questão que não consigo resolver na minha D 20 (diesel ano 89). Acontece que o motor aquece muito nas subidas, principalmente a baixa velocidade, atrás de um caminhão. Já chequei a bomba de água, mangueiras e a válvula termostática, as quais estão em ordem. Alguém saberia o que pode estar errado? _________________ D20 89, cabine dupla, motor q20B |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Sex Fev 09, 2007 12:09 am Assunto: Mensagem editada. |
|
|
|
Mensagem editada.
Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Seg Mar 28, 2016 10:48 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
André Carlos Werle |
Enviada: Sex Fev 09, 2007 11:50 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 27 Localização: Florianópolis
|
Olá, o radiador não está amassado. Minha caminhonete tem ar condicionado (não original) e o radiador do ar condicionado está na frente do radiador de resfriamento do motor. Será que isto pode interferir?
Ou será a válvula termostática? como posso saber se ela está estragada? _________________ D20 89, cabine dupla, motor q20B |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Sex Fev 09, 2007 3:02 pm Assunto: Mensagem editada. |
|
|
|
Mensagem editada.
Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Seg Mar 28, 2016 10:48 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Sex Fev 09, 2007 10:23 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Os radiadores podem estar sujos, o ideal seria primeiramente dar uma verificada geral neles. Pode-se tambem colocar uma hélice com um numero maior de pás. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sex Fev 09, 2007 10:56 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Como estava a água do radiador? Suja de lama? Se sim, grandes possibilidades de entupimento do radiador e/ou galerias do motor.
Outra hipótese é radiador inadequado, ou seja foi trocado por um modelo menor. Sabe se o seu é original ou não?
para testar a válvula termostática, corretamente, tem que tirar ela do lugar e colocá-la numa panela com água fria e ir esquetando. Com um termômetro acompanha-se a temperatura da água e observa-se a abertura da válvula. Nota: a válvula tem que estar suspensa, ou seja não pode encostar no fundo nem nos lados da panela.
Existem duas maneiras da válvula dar problemas: travar aberta ou fechada. Aberta: o motor demora a esquentar ou nem esquentará e dependendo de onde travou não haverá superaquecimento, se ela travar totalmente aberta. Fechada: o motor ferve direto.
Uma válvula nova pro perkinho deve ficar no máximo em 40 reais. Portanto se a sua já tá bem velhinha....
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Fev 10, 2007 5:05 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Para os modelos com ar condicionado, tem que usar coifa e hélice de 6 pás.
O problema sempre teve, ou apareceu recentemente?
A limpeza interna do radiador (limpeza dos tubos) melhora a troca de calor.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Fev 11, 2007 6:35 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Coifa?? Seria aquela proteção em volta da hélice, de metal, que também tem a função de direcionar o ar puxado?
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
André Carlos Werle |
Enviada: Dom Fev 11, 2007 6:59 pm Assunto: |
|
|
|
Olá, e obrigado pelas dicas. tenho a caminhonete há dois anos e a primeira vez quando aconteceu o superaquecimento foi no verão passado.
Bem, a válvula termostática de fato está estragada e vou trocá-la.
Contudo, creio que isso não vá resolver, pois eu já andei um tempo sem ela e o superaquecimento continuou, de modo que eu recoloquei a válvula.
A hélice com seis pás parece ser uma boa idéia, vou ver se encontro uma dessas por aqui.
A água do radiador eu já troquei várias vezes e sempre sai limpa, de modo que eu acho que o radiador não esteja sujo.
Minha maior desconfiança recai sobre o radiador do ar condicionado, que é do mesmo tamanho do do motor, de modo que o primeiro tampa o segundo. (nota: o ar condicionado não é original deste modelo)
O que voces me dizem disto? _________________ D20 89, cabine dupla, motor q20B |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Fev 11, 2007 9:37 pm Assunto: Mensagem editada. |
|
|
|
Mensagem editada.
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Fev 12, 2007 5:25 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Coifa é um funil que direciona o ar a ser puxado pela helice para area do radiador, o mesmo que coifa de fogões.
A agua limpa não é sinonimo de radiador ou sistema limpo, podem existir sujeiras incrustradas nas superficies, tanto nas seprentinas do radiador ou nas cavidades do motor.
A limpeza extarna também influi no rendimento (pós, insetos, etc.)
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
André Carlos Werle |
Enviada: Seg Fev 12, 2007 11:45 am Assunto: |
|
|
|
Olá pessoal,
troquei a válvula termostática, coloquei uma da marca Wahler (R$50,00), igalzinha a que estava dentro.
VAmos ver agora o comportamento do motor.
Abraços. _________________ D20 89, cabine dupla, motor q20B |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Ter Fev 13, 2007 9:51 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
|
O teu carro é turbinado? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
André Carlos Werle |
Enviada: Ter Fev 13, 2007 12:01 pm Assunto: |
|
|
|
sim é trubinado.
agora vou ter de trocar também a bomba d'agua. _________________ D20 89, cabine dupla, motor q20B |
|
|
 |
André Carlos Werle |
Enviada: Ter Fev 13, 2007 12:19 pm Assunto: |
|
|
|
sim é trubinado.
agora vou ter de trocar também a bomba d'agua. _________________ D20 89, cabine dupla, motor q20B |
|
|
 |
|