|
Esquentar o Câmbio?? |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Set 14, 2004 6:01 am Assunto: Roncam?? |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Sekiya,
Gostaria de saber em que condição? em que rotação?
Pois eu nunca notei isto, nem em carros pequenos qto em picapes Diesel.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Ter Set 14, 2004 10:32 am Assunto: Câmbio |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Oi Kiko,
Normalmente, o ruÃdo em primeira marcha ocorre quando ela está engatada, porém acionando-se a embreagem. Por exemplo, em uma descida, engata-se a 1ª e desce-a com o pé na embreagem.
Já a 5ª, ouve-se o ruÃdo em situações em que se exige retomadas de velocidade. Por exemplo, a 60km/h a 80km/h em 5ª... ou seja em baixas rotações.
Já senti a presença deste ruÃdo em outros veÃculos (Corsa, Marea, Tempra) além da Veraneio. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Fernando Figueiredo |
Enviada: Ter Set 14, 2004 1:42 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003 Mensagens: 158 Localização: São Paulo
|
Sekiya.
Não será vibração? 5ª marcha a 60 km/h ainda é cedo. não? Por trabalhar em baixa rotação vibra tudo.
Lembro da D20. Quando estava em marcha lenta, tinha uma vibraçãozinha, mas ao acelerar um pouquinho, só tocar no acelerador, estabilizava. Também vibrava quando engatava a 5ª (câmbio ZF overdrive) abiaxo de 80 km/h.
Até mais
Fernando Figueiredo |
|
|
 |
Eduvelo |
Enviada: Ter Set 14, 2004 3:07 pm Assunto: Re: Câmbio |
|
|

Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
|
Sekiya escreveu: |
Oi Kiko, ...Normalmente, o ruÃdo em primeira marcha ocorre quando ela está engatada, porém acionando-se a embreagem. Por exemplo, em uma descida, engata-se a 1ª e desce-a com o pé na embreagem. ...Já a 5ª, ouve-se o ruÃdo em situações em que se exige retomadas de velocidade. Por exemplo, a 60km/h a 80km/h em 5ª... ou seja em baixas rotações. ...Já senti a presença deste ruÃdo em outros veÃculos (Corsa, Marea, Tempra) além da Veraneio. |
Esse ruido é comum qdo o óleo está abaixo do nÃvel , como a 5º é direta em muitos carros , se o óleo tiver abaixo do nÃvel a lubrificação fica ineficiente , dá uma olhada no nÃvel . Essa da 1º fiquei sem entender , se pisa na embreagem libera o cambio , aà só pode ser rolamento do garfo ...
[]s... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Ter Set 14, 2004 6:37 pm Assunto: Câmbio |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Olá Amigos,
Fernando, acredito que não seja vibração não. Mesmo em baixas velocidades em quinta o motor da Veraneio nem bate pino. É um ruÃdo que deve ser proveniente das próprias engrenagens, mas seria isto normal ou anormal (desgaste das engrenagens ou algo parecido)?
Edu, não sei se o nÃvel de óleo está baixo, pois troquei o câmbio recentemente - a não ser se esqueceram de colocar óleo até o nÃvel correto. Vou verificar. Aliás, se eu abrir o parafuso de enchimento o óleo o óleo deve estar em que nÃvel? É só meter o dedo lá e ver se tem óleo?
Ah, o lance da primeira marcha é descer uma ladeira com ela engrenada, porém com a embreagem pisada (motor livre - quem faz o câmbio rodar são as rodas). _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Qua Set 15, 2004 12:09 am Assunto: Re: Câmbio |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Sekiya escreveu: |
Olá Amigos,
Fernando, acredito que não seja vibração não. Mesmo em baixas velocidades em quinta o motor da Veraneio nem bate pino. É um ruÃdo que deve ser proveniente das próprias engrenagens, mas seria isto normal ou anormal (desgaste das engrenagens ou algo parecido)?
Edu, não sei se o nÃvel de óleo está baixo, pois troquei o câmbio recentemente - a não ser se esqueceram de colocar óleo até o nÃvel correto. Vou verificar. Aliás, se eu abrir o parafuso de enchimento o óleo o óleo deve estar em que nÃvel? É só meter o dedo lá e ver se tem óleo?
Ah, o lance da primeira marcha é descer uma ladeira com ela engrenada, porém com a embreagem pisada (motor livre - quem faz o câmbio rodar são as rodas). |
Eu acho que esse barulho na quinta marcha seja por falta de rotação, acho 60km/h pouco pra colocar 5 pelo menos no s4 aspirado eu sempre colocava depois dos 60km/h, e essa da 1 não faço ideia acho que é os rolamentos do garfo como falaram pois na nossa Veraneio nunca ouvi isso. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
Luciano |
Enviada: Qua Set 15, 2004 2:03 am Assunto: Re: 5ª louca |
|
|
Registrado em: Domingo, 29 de Agosto de 2004 Mensagens: 17 Localização: Dourados MS
|
As D-20, após 92, mas com motor S4 (sem turbo), continuou a usar cambio de 5ª 1:1.
E esse cambio é o ZF? As marchas são mais macias? _________________ D20 Custon 86/94
Perkins Q20B
Garret TB 4125 |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Set 15, 2004 5:53 am Assunto: Cambios |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Sekiya
Com a 1ª marcha engatada e pisar na embreagem deixar o carro andar, faz ruido, pois vc está multiplicando a rotação, as engrenagens e disco da embreagem está girando em alta rotação, mais que a rotação do motor e ainda no lado oposto dos dentes da engrenagem.
O cambio q vc colocou era nova?
O nivel de óleo correto tem que estar rente a bujão de abastecimento.
Cuidado com tipo de óleo para cambio, verifique a especificação.
Qto a ruido na 5ª, só ouvindo para saber.
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Set 15, 2004 5:57 am Assunto: Câmbios |
|
|

|
Olá Luciano
Os câmbios para motor diesel, são todas duras e com curso de engates longas, pois são câmbios que tem que aguentar um alto torque dos motores diesel.
A ZF melhora um pouco, mas longe de engates de carros de passeio.
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Qua Set 15, 2004 10:02 am Assunto: Re: 5ª louca |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Luciano escreveu: |
As D-20, após 92, mas com motor S4 (sem turbo), continuou a usar cambio de 5ª 1:1. |
Sim a Série D-20 ~ 92 usam relação de 5 no cambio "direta" ou seja 1:1, não tenho certeza se todos os modelos anteriores eram assim, mas de 92 por diante é de certeza.
Luciano escreveu: |
E esse cambio é o ZF? As marchas são mais macias? |
Esse cambio não é ZF o modelo da ZF só foi utilizado com motores turbinados, esse seria um modelo da Clarck (não lembro a referencia dele agora). _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
Eduvelo |
Enviada: Qua Set 15, 2004 12:54 pm Assunto: Re: Cambios |
|
|

Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
|
Kiko escreveu: |
...Com a 1ª marcha engatada e pisar na embreagem deixar o carro andar, faz ruido, pois vc está multiplicando a rotação, as engrenagens e disco da embreagem está girando em alta rotação, mais que a rotação do motor e ainda no lado oposto dos dentes da engrenagem. Abraços |
O ruido da 1º tá bem explicado pelo Mestre Kiko , realmente , engatado o cjto todo vai girar acompanhando a velocidade das rodas , geralmente passa o giro máx.
Da 5º , tive problema de barulho no meu Fiesta e era nÃvel de óleo pouca coisa baixo , como só gira o eixo direto não tem salpico , qdo pega subida a lubrificação fica ineficiente e faz um zunido ...
[]s... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Qua Set 15, 2004 11:01 pm Assunto: Câmbio |
|
|

|
Olá a todos
Obrigado pelas respostas e pela atenção à minha dúvida.
Pelo visto, o ruÃdo é normal e deve ser proveniente do contato entre as engrenagens do câmbio. No caso da primeira marcha é o que o Kiko informou. No caso da 5ª deve ser esforço excessivo, não?
Kiko, o câmbio é remanufaturado - um novo é o dobro do preço do remanufaturado. Se a empresa da qual adquiri o câmbio for realmente séria, o câmbio possui todo "miolo" novo, aproveitando somente a carcaça - segundo informações do responsável pela adaptação.
Quanto ao óleo, o próprio responsável me disse que o colocado não necessita de troca. Seria o mesmo óleo utilizado nas caixas dos automóveis atuais que não necessitam de troca? Alguém sabe qual é a especificação? Isso é bom ou ruim? _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Set 16, 2004 6:00 am Assunto: Influência de um óleo errado |
|
|

|
Olá pessoal
A minha GB, desde que peguei notei que os engates eram muito duros e até impossÃveis de engatar as marchas, isto não só na minha como nos outros 2 que experimentei quando estava procurando GB para comprar.
Na minha por este motivo foi trocado óleo, mas óleo a cargo da oficina, para minha surpresa, piorou.
Ontem para tirar a dúvida, eu comprei o óleo TGF-80W90 Texaco, e mandei trocar, e os engates ficaram lisos tanto para aumentar ou para reduzir, não precisando de 2 bombadas.
Segundo a oficina, como eles compram óleo em baldes pode ter havido engano, e pode ter colocado um outro óleo no cambio.
Obs.: Os óleos para cambio (80W90) ou para diferencial Positraction (TL-3450 - GM93231103 ou LS 85W140 - GM93295693), não são facilmente encontrados em postos de serviços, e nem de conhecimento de frentistas ou trocadores de óleo
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Sex Set 17, 2004 6:16 am, num total de 1 vez |
|
|
 |
Tigues |
Enviada: Qui Set 16, 2004 5:48 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 505 Localização: Sp - Zona Leste
|
Oi pessoal,
levei a barca pro posto mandei trocar o óleo de câmbio(90) e diferencial(140) e por ironia do destino piorou.
Agora arranha todas as marchas mesmo fria.
Pedi pro frentista colocar o melhor óleo que tivesse e ele me respondeu que só tinha daquele (genérico), pela falta de tempo aceitei e mandei fazer a troca.
Me arrependi tarde de mais, vou viajar assim mesmo qd voltar terei de desembolsar mais uma grana pra botar um óleo decente.
obs: aproveitei que a barca tava no elevador pra ver a marca do câmbio, não achei, só consegui ver um nº FBP 2173 A, alguém pode me ajudar??? _________________ Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Set 16, 2004 9:26 pm Assunto: Óleo para C-10 |
|
|

|
Olá Tigues
Pelo que consta no manual de serviços C-10 de 1977, os óleos são:
Cambio: SAE 90 Hipoide API-GL5
Diferencial Convencional: SAE 90 Hipoide API-GL5
Diferencial autoblocante: Texaco TL 3450 SAE 90 (Especial) (GM-93231103)
Sobre o cambio, tem este site com aplicações.
http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm#2
Eu acho que os modelos que começam com "F" são projetos da Fuller, que era fabricada pela Clark e depois pela Eaton.
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 2 de 3 Ir à página Anterior 1, 2, 3 Próximo |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|