Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Esquentar o Câmbio?? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Set 14, 2004 6:01 am    Assunto: Roncam?? Responder com Citação

Olá Sekiya,

Gostaria de saber em que condição? em que rotação?
Pois eu nunca notei isto, nem em carros pequenos qto em picapes Diesel.

Abraços

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Set 14, 2004 10:32 am    Assunto: Câmbio Responder com Citação

Oi Kiko,

Normalmente, o ruído em primeira marcha ocorre quando ela está engatada, porém acionando-se a embreagem. Por exemplo, em uma descida, engata-se a 1ª e desce-a com o pé na embreagem.

Já a 5ª, ouve-se o ruído em situações em que se exige retomadas de velocidade. Por exemplo, a 60km/h a 80km/h em 5ª... ou seja em baixas rotações.

Já senti a presença deste ruído em outros veículos (Corsa, Marea, Tempra) além da Veraneio.

Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Ter Set 14, 2004 1:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Sekiya.
Não será vibração? 5ª marcha a 60 km/h ainda é cedo. não? Por trabalhar em baixa rotação vibra tudo.
Lembro da D20. Quando estava em marcha lenta, tinha uma vibraçãozinha, mas ao acelerar um pouquinho, só tocar no acelerador, estabilizava. Também vibrava quando engatava a 5ª (câmbio ZF overdrive) abiaxo de 80 km/h.

Até mais
Fernando Figueiredo
Eduvelo
MensagemEnviada: Ter Set 14, 2004 3:07 pm    Assunto: Re: Câmbio Responder com Citação

Sekiya escreveu:
Oi Kiko, ...Normalmente, o ruído em primeira marcha ocorre quando ela está engatada, porém acionando-se a embreagem. Por exemplo, em uma descida, engata-se a 1ª e desce-a com o pé na embreagem. ...Já a 5ª, ouve-se o ruído em situações em que se exige retomadas de velocidade. Por exemplo, a 60km/h a 80km/h em 5ª... ou seja em baixas rotações. ...Já senti a presença deste ruído em outros veículos (Corsa, Marea, Tempra) além da Veraneio.

Esse ruido é comum qdo o óleo está abaixo do nível , como a 5º é direta em muitos carros , se o óleo tiver abaixo do nível a lubrificação fica ineficiente , dá uma olhada no nível . Essa da 1º fiquei sem entender , se pisa na embreagem libera o cambio , aí só pode ser rolamento do garfo Wink ...

[]s...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Set 14, 2004 6:37 pm    Assunto: Câmbio Responder com Citação

Olá Amigos,

Fernando, acredito que não seja vibração não. Mesmo em baixas velocidades em quinta o motor da Veraneio nem bate pino. É um ruído que deve ser proveniente das próprias engrenagens, mas seria isto normal ou anormal (desgaste das engrenagens ou algo parecido)?

Edu, não sei se o nível de óleo está baixo, pois troquei o câmbio recentemente - a não ser se esqueceram de colocar óleo até o nível correto. Vou verificar. Aliás, se eu abrir o parafuso de enchimento o óleo o óleo deve estar em que nível? É só meter o dedo lá e ver se tem óleo?

Ah, o lance da primeira marcha é descer uma ladeira com ela engrenada, porém com a embreagem pisada (motor livre - quem faz o câmbio rodar são as rodas).

Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Set 15, 2004 12:09 am    Assunto: Re: Câmbio Responder com Citação

Sekiya escreveu:
Olá Amigos,

Fernando, acredito que não seja vibração não. Mesmo em baixas velocidades em quinta o motor da Veraneio nem bate pino. É um ruído que deve ser proveniente das próprias engrenagens, mas seria isto normal ou anormal (desgaste das engrenagens ou algo parecido)?

Edu, não sei se o nível de óleo está baixo, pois troquei o câmbio recentemente - a não ser se esqueceram de colocar óleo até o nível correto. Vou verificar. Aliás, se eu abrir o parafuso de enchimento o óleo o óleo deve estar em que nível? É só meter o dedo lá e ver se tem óleo?

Ah, o lance da primeira marcha é descer uma ladeira com ela engrenada, porém com a embreagem pisada (motor livre - quem faz o câmbio rodar são as rodas).

Eu acho que esse barulho na quinta marcha seja por falta de rotação, acho 60km/h pouco pra colocar 5 pelo menos no s4 aspirado eu sempre colocava depois dos 60km/h, e essa da 1 não faço ideia acho que é os rolamentos do garfo como falaram pois na nossa Veraneio nunca ouvi isso.

MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Qua Set 15, 2004 2:03 am    Assunto: Re: 5ª louca Responder com Citação

As D-20, após 92, mas com motor S4 (sem turbo), continuou a usar cambio de 5ª 1:1.

E esse cambio é o ZF? As marchas são mais macias?

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Set 15, 2004 5:53 am    Assunto: Cambios Responder com Citação

Olá Sekiya

Com a 1ª marcha engatada e pisar na embreagem deixar o carro andar, faz ruido, pois vc está multiplicando a rotação, as engrenagens e disco da embreagem está girando em alta rotação, mais que a rotação do motor e ainda no lado oposto dos dentes da engrenagem.

O cambio q vc colocou era nova?

O nivel de óleo correto tem que estar rente a bujão de abastecimento.

Cuidado com tipo de óleo para cambio, verifique a especificação.

Qto a ruido na 5ª, só ouvindo para saber.

Abraços

Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Set 15, 2004 5:57 am    Assunto: Câmbios Responder com Citação

Olá Luciano

Os câmbios para motor diesel, são todas duras e com curso de engates longas, pois são câmbios que tem que aguentar um alto torque dos motores diesel.

A ZF melhora um pouco, mas longe de engates de carros de passeio.

Abraços

Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Set 15, 2004 10:02 am    Assunto: Re: 5ª louca Responder com Citação

Luciano escreveu:
As D-20, após 92, mas com motor S4 (sem turbo), continuou a usar cambio de 5ª 1:1.

Sim a Série D-20 ~ 92 usam relação de 5 no cambio "direta" ou seja 1:1, não tenho certeza se todos os modelos anteriores eram assim, mas de 92 por diante é de certeza.

Luciano escreveu:
E esse cambio é o ZF? As marchas são mais macias?

Esse cambio não é ZF o modelo da ZF só foi utilizado com motores turbinados, esse seria um modelo da Clarck (não lembro a referencia dele agora).

MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Qua Set 15, 2004 12:54 pm    Assunto: Re: Cambios Responder com Citação

Kiko escreveu:
...Com a 1ª marcha engatada e pisar na embreagem deixar o carro andar, faz ruido, pois vc está multiplicando a rotação, as engrenagens e disco da embreagem está girando em alta rotação, mais que a rotação do motor e ainda no lado oposto dos dentes da engrenagem. Abraços

O ruido da 1º tá bem explicado pelo Mestre Kiko , realmente , engatado o cjto todo vai girar acompanhando a velocidade das rodas , geralmente passa o giro máx.
Da 5º , tive problema de barulho no meu Fiesta e era nível de óleo pouca coisa baixo , como só gira o eixo direto não tem salpico , qdo pega subida a lubrificação fica ineficiente e faz um zunido ...

[]s...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Set 15, 2004 11:01 pm    Assunto: Câmbio Responder com Citação

Olá a todos

Obrigado pelas respostas e pela atenção à minha dúvida.

Pelo visto, o ruído é normal e deve ser proveniente do contato entre as engrenagens do câmbio. No caso da primeira marcha é o que o Kiko informou. No caso da 5ª deve ser esforço excessivo, não?

Kiko, o câmbio é remanufaturado - um novo é o dobro do preço do remanufaturado. Se a empresa da qual adquiri o câmbio for realmente séria, o câmbio possui todo "miolo" novo, aproveitando somente a carcaça - segundo informações do responsável pela adaptação.

Quanto ao óleo, o próprio responsável me disse que o colocado não necessita de troca. Seria o mesmo óleo utilizado nas caixas dos automóveis atuais que não necessitam de troca? Alguém sabe qual é a especificação? Isso é bom ou ruim?

Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Set 16, 2004 6:00 am    Assunto: Influência de um óleo errado Responder com Citação

Olá pessoal

A minha GB, desde que peguei notei que os engates eram muito duros e até impossíveis de engatar as marchas, isto não só na minha como nos outros 2 que experimentei quando estava procurando GB para comprar.
Na minha por este motivo foi trocado óleo, mas óleo a cargo da oficina, para minha surpresa, piorou.
Ontem para tirar a dúvida, eu comprei o óleo TGF-80W90 Texaco, e mandei trocar, e os engates ficaram lisos tanto para aumentar ou para reduzir, não precisando de 2 bombadas.
Segundo a oficina, como eles compram óleo em baldes pode ter havido engano, e pode ter colocado um outro óleo no cambio.

Obs.: Os óleos para cambio (80W90) ou para diferencial Positraction (TL-3450 - GM93231103 ou LS 85W140 - GM93295693), não são facilmente encontrados em postos de serviços, e nem de conhecimento de frentistas ou trocadores de óleo

Abraços

Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Sex Set 17, 2004 6:16 am, num total de 1 vez
Tigues
MensagemEnviada: Qui Set 16, 2004 5:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi pessoal,
levei a barca pro posto mandei trocar o óleo de câmbio(90) e diferencial(140) e por ironia do destino piorou.

Agora arranha todas as marchas mesmo fria.

Pedi pro frentista colocar o melhor óleo que tivesse e ele me respondeu que só tinha daquele (genérico), pela falta de tempo aceitei e mandei fazer a troca.

Me arrependi tarde de mais, vou viajar assim mesmo qd voltar terei de desembolsar mais uma grana pra botar um óleo decente.

obs: aproveitei que a barca tava no elevador pra ver a marca do câmbio, não achei, só consegui ver um nº FBP 2173 A, alguém pode me ajudar???

Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Set 16, 2004 9:26 pm    Assunto: Óleo para C-10 Responder com Citação

Olá Tigues

Pelo que consta no manual de serviços C-10 de 1977, os óleos são:

Cambio: SAE 90 Hipoide API-GL5

Diferencial Convencional: SAE 90 Hipoide API-GL5
Diferencial autoblocante: Texaco TL 3450 SAE 90 (Especial) (GM-93231103)

Sobre o cambio, tem este site com aplicações.
http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm#2

Eu acho que os modelos que começam com "F" são projetos da Fuller, que era fabricada pela Clark e depois pela Eaton.

Abraços

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu