Autor |
Mensagem
|
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Mar 19, 2007 11:30 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Sonda lambda é um problema... à s vezes ela tá com defeito fornecendo leitura errada, mas dentro dos padrões da IE, não acusando erro no scaner. O teste correto seria por uma 100% e ver se muda alguma coisa, ou então fazer a leitura no multÃmetro(precisa ter os parâmetros corretos de leitura, em mV).
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Ter Mar 20, 2007 3:50 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Olá Nexus,
A minha Blazer V6 teve um problema similar. Há um parafuso no corpo de borboleta que eu pensei que fosse para regular a lenta (como em alguns carros de IE antiga), após sair com o carro conluà que eu tinha feito uma caquinha.
A lenta estava normal, porém após acelerar o carro ela ficava acelerada sozinha até cerca de 1200 rpm. Após frear o carro contra a força do V6 e a rotação ser forçada a cerca de 700 rpm a lenta voltava a ficar normal. Como o câmbio é automático a rotação tinha que baixar, pois não há embreagem.
Você já tentou forçar a rotação baixar freando o carro sem pisar na embreagem até cerca de 700 rpm? Se a rotação estabilizar é provável que seja o maldito parafuso. Ah, a luz da injeção não acendeu.
Quanto ao sensor de rotação, tive um problema em meu antigo Tempra 16v. Não bastava limpar o atuador, tinha que limpar muito bem o seu compartimento também. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
|
|
 |
nexus |
Enviada: Seg Abr 02, 2007 12:54 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005 Mensagens: 55 Localização: Balsas-MA
|
Bom, não mechi em nada no corpo da borboleta, mas vou verificar.
A sua tem 3 furos no corpo da borboleta (por dentro?) a minha tem esses furos, só que estão tapados com rebites de alumÃnio.
Quando eu comprei ela ela estava com kit gás, mas mandei tirar e vendi ele pois aqui onde moro GNV não existe. Acho q é gambiarra do instalador, mas nao sei. _________________ S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira.... |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Seg Abr 02, 2007 10:35 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Não lembro de ter visto nenhum rebite no corpo de borboleta, há uma passagem de ar no topo que leva à cavidade do motor de passo.
Caso seja gambiarra e esteja abaixo da borboleta, pode ocorrer entrada falsa de ar, acelerando o carro. É bom verificar.
O parafuso que estou falando é um bujão que fica ao lado do cabo do acelerador. _________________ Igor Mendonça
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Seg Jul 30, 2007 10:51 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
|
nexus escreveu: |
Bom, não mechi em nada no corpo da borboleta, mas vou verificar.
A sua tem 3 furos no corpo da borboleta (por dentro?) a minha tem esses furos, só que estão tapados com rebites de alumÃnio.
Quando eu comprei ela ela estava com kit gás, mas mandei tirar e vendi ele pois aqui onde moro GNV não existe. Acho q é gambiarra do instalador, mas nao sei. |
Dois desses furos são para segurar a restrictor blade que vem de fábrica nesse carro. Esse TBI é o mesmo usado em carros V8 da GM, então quando são usados na V6, eles põem uma lâmina que restringe a passagem do ar quando a borboleta está aberta por completo. Quando os "mecânicos" resolvem remover, ficam os rebites à amostra.
Pros carros que queimam GNV, um backfire pode arrancar a lâmina, sob o risco da mesma ser aspirada e danificar as válvulas, sedes, pistão...
Abaixo segue fotos da minha, que também teve a lâmina removida:
http://users.hotlink.com.br/fredf/P1010032.JPG
http://users.hotlink.com.br/fredf/P1010034.JPG
Abraços,
Fred. |
|
|
 |
nexus |
Enviada: Dom Set 02, 2007 2:39 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005 Mensagens: 55 Localização: Balsas-MA
|
Frederico, é exatamente isto... Esses dias aproveitei que tava limpando a injeção da s10, peguei e rebitei o ultimo furo, melhorou um pouco o sobe e desce da marcha lenta, mas não resolveu...
Estou com bomba de combustivel nova na minha que a anterior deu prego. Partidas redondinha sem problema algum, mas a maldita aceleração nao resolve...
Vou ver se encontro o atuador da marcha lenta no paralelo (acho q a valeo tem) e trocar pra ver o que dá...
No mais agradeço pela foto!!!
Outra coisa, notei que o inteiror do coletor da sua s10 tá bem escuro com muita borra, isso é por causa do GNV?? A minha estava assim, mas desmontei o conjunto e limpei com car 80 - remove tudo, depois disso nunca mais sujou daquele jeito. Mas não sei se é o gnv (backfire como falou) ou outra coisa.
Um forte abraço! _________________ S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira.... |
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Dom Set 02, 2007 3:06 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
|
Nexus,
Recentemente desmontei somente a parte do corpo de borboleta e limpei todo com Car 80. Já a parte de baixo, chamada de coletor superior, ainda está com muita borra. Não acredito que seja por conta do GNV, e sim da gasolina mesmo. Ela deve estar assim porque nunca foi limpa, desde de 1998 quando foi montada.
Quando eu tiver um tempo livre, vou desmontar e limpar tudo. Você notou melhora nas respostas e baixa rotação quando limpou a sua? _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
Arkov |
Enviada: Dom Set 02, 2007 4:23 pm Assunto: |
|
|
|
a minha aontece amesma coisa, mas depois de apertar o acelerador até o fundo, mas isso as vezes mesmo, e só estabiliza como magica quando o carro para. _________________ S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3 |
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Seg Set 10, 2007 4:47 pm Assunto: |
|
|

|
nexus escreveu: |
Frederico, é exatamente isto... Esses dias aproveitei que tava limpando a injeção da s10, peguei e rebitei o ultimo furo, melhorou um pouco o sobe e desce da marcha lenta, mas não resolveu...
Estou com bomba de combustivel nova na minha que a anterior deu prego. Partidas redondinha sem problema algum, mas a maldita aceleração nao resolve...
Vou ver se encontro o atuador da marcha lenta no paralelo (acho q a valeo tem) e trocar pra ver o que dá...
No mais agradeço pela foto!!!
Outra coisa, notei que o inteiror do coletor da sua s10 tá bem escuro com muita borra, isso é por causa do GNV?? A minha estava assim, mas desmontei o conjunto e limpei com car 80 - remove tudo, depois disso nunca mais sujou daquele jeito. Mas não sei se é o gnv (backfire como falou) ou outra coisa.
Um forte abraço! |
Refletindo sobre o que andei lendo pela internet, carros equipados com válvula EGR costumam sujar todo o corpo de admissão, pois a válvula de recirculação faz com que parte dos gases de escape voltem para serem admitidos, gerando assim carbonização e depósito de óleo queimado.
Estou pensando seriamente em isolar a EGR da minha S10. O advento dessa válvula visa reduzir a emissão de poluentes, e por outro lado só trás malefÃcios ao carro. _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Ter Set 11, 2007 12:21 pm Assunto: |
|
|

|
Olá Fred,
Realmente esta válvula suja um pouco o corpo de borboleta de óleo, mas nada que uma limpeza de vez em quando não resolva.
Na minha, após a limpeza, melhora muito a resposta em baixa rotação, até porque o acelerador fica mais macio e fácil de controlar. _________________ Igor Mendonça
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Ter Set 11, 2007 11:21 pm Assunto: |
|
|

|
Igor,
O corpo de borboleta eu já limpei. Essa limpeza que você se refere inclui a limpeza do coletor de admissão superior ? _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Qua Set 12, 2007 10:00 am Assunto: |
|
|

|
Fred,
Eu limpo somente o corpo de borboleta com frequência. Limpo bem as bordas da borboleta com Car 80 e retiro a sujeira que solta com uma toalha de papel. Tinha muita sujeira no compartimento do motor de passo e no próprio motor de passo.
Aparentemente o coletor de admissão não está muito sujo na minha. _________________ Igor Mendonça
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Qua Set 12, 2007 6:26 pm Assunto: |
|
|

|
Igor,
O motor de passo seria a peça no CEP "VÃLVULA de controle de ar (contido em 1)", código 17113209 que fica do lado direito do corpo de borboleta, de quem vê de frente do carro, é a segunda peça (mais próxima da parede de fogo) ? _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Qua Set 12, 2007 6:43 pm Assunto: |
|
|

|
Oi Fred,
Estou sem o catálogo no momento, mas provavelmente é esta peça mesmo. Ela fica no corpo de borboleta, próximo ao sensor de posição da borboleta. De fato é uma válvula de controle de ar. Ela é fixada por dois parafusos torx, sendo que um deles é bem chato de tirar. Cuidado para não danificar o anel de vedação na hora de retirar/colocar. _________________ Igor Mendonça
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Qui Set 13, 2007 12:03 am Assunto: |
|
|

|
É essa mesmo, também identificada com IAC. O anel de vedação se estraga com facilidade? Por coincidência olhei no CEP e a GM não vende mais somente o o-ring em separado. _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
|