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Melhorando o desempenho do motor mpfi |
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CarlosBraga |
Enviada: Qua Mar 28, 2007 11:57 am Assunto: Melhorando o desempenho do motor mpfi |
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Registrado em: Quarta-Feira, 28 de Março de 2007 Mensagens: 4 Localização: Guarulhos
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Bom dia galera.
Possuo uma Blazer 2000 - 2.2 - MPFI e tbm 2 Opalas. Sou novato no mundo das pickups, embora já seja a terceira pickup da linha chevrolet que eu possuo entre S10 e Blazer. No mundo dos Opalas, a preparação dos motores é quase que obrigatória. Gostaria de saber se entre as pickups há algo que se possa fazer para melhorar o desempenho do motor, mesmo que isso impacte no aumento (relativamente pequeno) do consumo de combustÃvel.
Realizei, em outros veÃculos, as mudanças abaixo, mas não me sinto seguro em fazer na pickup sem antes saber mais sobre o assunto:
- trocar o filtro de ar, por um esportivo
- trocar cabos de velas
- trocar as velas por velas de 3 ou 4 pontos
- desviar o respiro do motor, perto da tampa de óleo, que entra antes da borboleta para fora, ou seja, ele vai jogar o vapor do óleo para fora e vai pegar ar limpo ao invés do vapor.
- desviar o outro respiro do motor (que possui a válvula) depois da borboleta para que ele tbm pegue ar limpo. Dessa forma, tamparia essa saÃda do motor fazendo com que todo o vapor do óleo saia apenas pelo primeiro respiro, o mais próximo da tampa de óleo.
Esses itens acima foram feitos numa Courier, em um Fiesta e até mesmo em um Focus, tudo sem mexer na regulagem da injeção. Será que isso vai ajudar em alguma coisa a performance do motor da Blazer? Mexer na regulagem da injeção seria uma outra alternativa, mas seria uma alternativa boa?
Valeu galera, obrigado e abraços... _________________ Carlos Braga
Blazer 2000 2.2 |
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Alex |
Enviada: Qua Abr 04, 2007 11:09 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 4 de Abril de 2007 Mensagens: 3 Localização: Patos de Minas
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Cara não sei se vai ajudar muito não, pq ela é pesadona, acho que precisa de algo mais relevante, como mexer na injeção. Estou querendo comprar uma Blazer 2.2 EFI ou MPFI. Gostaria de saber de você que é proprietário, quais são os prós e contras destes modelos. Não tenho grana para comprar Blazer a diesel, então vai ser uma 2.2 mesmo, até porque a 4.3 V6 bebe muito. Quanto em média é o consumo da sua Blazer na cidade e na estrada em torno de 100 a 120km/h? Qual o valor do IPVA da mesma? Acha ela um bom carro para terra, pequenas viagens e cidade?
Desculpe o questionário, mas é que realmente estou disposto a comprar uma e preciso saber destes detalhes. Agradeço a atenção!
Obrigado! |
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Tahoe |
Enviada: Sex Abr 06, 2007 1:18 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
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Vamos lá, ao que eu penso.
1- Filtro de ar esportivo, de pouco vai adiantar, a não ser que você faça uma boa preparação(turbo ou aspirado). O filtro sozinho não vai trazer grandes benefÃcios.
2- Trocar cabos de velas somente se os seus estão ruins, ou se for fazer o motor girar mais. Até o limite de corte do seu motor, o cabos origes aguentam e bem o batente. Cabos tipo Accel somente para quem quer girar mais.
3- Velas, acho que somente vão trazer mais economia. O motor só rende mais se você botar mais ar dentro dele. Velas não fazem isso.
quantos aos respiros não sei dizer.
Então para ti sobrou duas opções: colocar um caracol ou aspirar. em ambos vai precisar de um remapeamento da injeção.
A turbina teria que ser uma pequena para dar pegada em baixa, caso contrário vai ter um carro xoxo em baixa, onde mais se usa o motor nos SUV's.
Aspirar desloca a curva de torque e potência para a direita, ou seja, você vai ter um carro fraco em baixa...
Espero ter ajudado.
[]'s
Thales _________________ ____________
│●│═══════│●│
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Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. |
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Fernando furini |
Enviada: Sex Abr 06, 2007 2:39 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Tahoe escreveu: |
Aspirar desloca a curva de torque e potência para a direita, ou seja, você vai ter um carro fraco em baixa... |
Não necessariamente. Tudo depende da configuração escolhida, pode não mudar nada em baixa, como pode melhorar em baixa.
E uma pequena observação que acho importante mencionar: O termo "aspirar" não existe, aspirar um motor poderia ser traduzido como "desturbinar" ou retirar a turbina de um motor turbinado.
Pode ser que você já saiba disso, mas digo que acho importante mencionar, pois se um dia você for conversar com um especialista e usar a palavra aspirar, o cara vai te considerar apenas mais um "garotão metido". _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
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http://www.omegaclube.com |
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Tahoe |
Enviada: Sex Abr 06, 2007 2:41 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
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Sou novo nesse mundo da preparação ainda e sou apenas um curioso...
Muito obrigado pelo esclarecimento.
[]'s
Thales _________________ ____________
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Fernando furini |
Enviada: Sex Abr 06, 2007 2:56 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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De nada, amigo. Estamos aqui pra ajudar como for possÃvel.
Já que estou aqui, vou fazer meus comentários para o tópico:
O filtro de ar, vai diminuir a eficiência da filtragem e não vai trazer ganhos absurdos. O ganho é maior em potência do que em torque, e mesmo assim, são uns 3 ou 4 cv só.
Cabos de vela também não são significativos nesse caso.
Velas podem ajudar, mas não espere que a Blazer vai virar um dragster só por causa disso... hehehe...
Alex, se for comprar 2.2, evite a EFI. Ela é MUITO mais fraca que a MPFI. Outra opção é a 2.4.
Rebaixar o cabeçote ajuda bastante nesse caso dos 2.2, e é quase certo de que não precisa de mais nenhuma alteração.
Opçoes existem. O que limita é sempre o bolso. _________________ Fernando Furini
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CarlosBraga |
Enviada: Seg Abr 23, 2007 2:38 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 28 de Março de 2007 Mensagens: 4 Localização: Guarulhos
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Ok gente. Agradeço a todos pelas dias. Como disse o Fernando, o limite acaba sempre sendo o bolso, vou me limitar a deixar tudo como está até que o bolso possa "engordar" - eheheh
Pelo visto as mudanças que poderemos considerar como significativas no desempenho são mais custosas do que uma simples mudança de filtro de ar, cabos de vela e etc.
Muito obrigado a todos !! Vamos nos falando...
t+ _________________ Carlos Braga
Blazer 2000 2.2 |
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