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odeio esse 4236!!! |
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Mensagem
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Brucutu |
Enviada: Dom Abr 22, 2007 10:12 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
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Oi Turma!
Não creio que só alongar o diferencial resolveria.
O carro ficaria meio letárgico, e exigindo trocas de marcha muito frequentes em subidas.
Substituir o cambio com a 4º. direta e uma 5 desmultiplicada seria mais indicado.
Meu motro é um Q20 e eu adoro esse motor. Vibra muito, é barulhento, mas não para!
Saudações _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
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cepalopoli |
Enviada: Seg Abr 23, 2007 9:18 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
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Olá pessoal
Só vi o tópico agora ... , tô muito contente com meu Perkinho como ja foi falado é robusto, e de manutenção barata assim que der$$$$ vou por um turbo nele mas realmenete fica meio caro esta instalação tem que mexer na bomba(LDA) não sei nem se a minha da para colocar a valvula citada ,escapamento... , hoje ando a 110/120Km hora acho que pelo peso do carro , tamanho sem falar na aerodinamica , idade... Tà MUITO BOM ! a Ãdeia do turbo e para ver se melhora em subidas( se estiver a 100Km cai para 80 e sem pedir marcha nada insuportavel), e ultrapassagens.
Abraço a todos
Carlos Eduardo
*ps.
Se algem tiver um deste motorsinhos ai para jogar no lixo... por favor joga aqui em casa que aqui a gente gosta destes trastes !!!! quando estou a fim de andar vou de Dojão RT V8 que é pau! e sai da frente senão... _________________ D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco . |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Abr 26, 2007 12:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
O motor é tão ruim q ainda é fabricado pela International.
O q pode esperar de um motor de quase 90 CV e 28 kgf/m de torque?
O mesmo q esperar q um fusca 1200 faça milagres. _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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PauloRS |
Enviada: Sex Abr 27, 2007 3:35 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Pessoal,
Ainda não tive a oportunidade de experimentar um Maxion, mas me parece menos áspero do que o Q20B, com o qual tenho duas experiências. Considero que vibração, ruÃdo e fumaça são seus "defeitos" e longevidade, robustez e manutenção relativamente barata, suas qualidades. Do 4236/Q20B nunca ouvi queixas; do Maxion ouvi falar de menor durabilidade e de ser queimador de juntas (taxa de compressão muito alta ?). Pelo que sei, o S4 é uma continuação melhorada do Q20B, com menor peso, maiores potência e torque. Assim, creio que trocando-se algumas peças do Perkinho pelas do S4/S4T e fazendo-se algumas pequenas modificações, pode-se melhorar esse motor. Para aclives, acho que Perkins e Maxion aspirados devem ser parecidos. Em ultrapassagens, notei que o encurtamento do diferencial em 5% (3,15 para 3,31) dá uma boa diferença. Dos defeitos do Q20B, a fumaça ao ligar é o que mais me incomoda, mas colocar válvula LDA é uma solução fora de cogitação, pelo alto preço. Se alguém tiver solução para isso, agradeço. No mais, também não tenho queixas desse motor.
Em tempo: Em 1992 li anúncios (Revista Oficina Mecânica n. 70 e 76), dos quais tenho cópia, de que a Garret e a Turbomax (mineira), vendiam válvulas redutoras de fumaça em Diesel. Alguém tem alguma informação à respeito ?
Um abraço, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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PauloRS |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 3:18 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Pessoal,
Gostaria de obter algum retorno sobre o que comentei, principalmente sobre a questão da redução de fumaça. Sei que devem haver dispositivos alternativos que devem ser do conhecimento principalmente dos mais experientes moradores do centro do paÃs.
ABS, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 7:30 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Paulo
Seu Perkins é turbinada?
Eu lembro desta valvula, ela ia no lugar do parafuso de ajuste de débito.
Lembrando q valvula LDA é somente para motores turbinmados.
Mas um bom ajuste de débito, pode minimizar a emissão de fumaça.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
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cepalopoli |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 8:59 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
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Olá pessoal
Como é do conhecimento de todos , o meu motor é novo esta muito bem regulado valvulas, débito, sempre ando com todos filtros em bom estado , mas a bendita fumaça qdo. liga ele sempre emite ate atingir a temperatura normal de trablho que no meu fica entre 70 a 85 graus dai para frente como num passe de magica some a bendita e pode acelerar que ela não retorna nem parece carro a diesel, esta fumça seria em função do aquecimento? noto ate em caminhões que ocorre o mesmo qdo. liga, e depois que aquece melhora bastante.
Abraço a todos
Carlos Eduardo _________________ D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco . |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 11:27 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Carlos
Por isto que existe temperatura de trabalho (e valvula termostática)
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Tahoe |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 12:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
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O mesmo descrito pelo Carlos ocorre com o meu perkinho, só que em temperatura de trabalho se pisar fundo, sai fumaça preta, devido a alguns ajustes diferentes...
[]'s
Thales _________________ ____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. |
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cepalopoli |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 2:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
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Olá pessoa,
Oi KIKO San, a valvula termostatica foi trocada a pouco tempo! não me lembro da marca mas me diseram que era original um nome em ingles e paguei na época R$42,00.
Abraço a todos
Carlos Eduardol _________________ D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
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PauloRS |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 4:53 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Pessoal,
Obrigado a todos pelo retorno.
Kiko, ele não é turbinado. Então entendi, erradamente, que a LDA podia ser colocada tanto em aspirados quanto em turbinados.
Como tenho experiência com 2 perkins Q20B e ambos com fumaça ao ligar, conforme ralatados pelo Carlos e pelo Thales, conclui que é uma peculiaridade desse motor, e não desgaste. Fumaça preta (pouco ar para muito diesel, tive quando comprei a primeira D20 mas era só filtro entupido. Nas turbinadas vejo que também é comum, pelo excesso de abertura do parafuso, acho. A que me refiro é a cinza azulada, com cheiro de locomotiva a carvão (quem conheceu ?).
Filtro, bomba e bicos são revisados. Sobram, então, vedação de guias, válvulas e anéis...Acredito não ser motor "cansado" pois ele tem força e baixo consumo de óleo. O odômetro registra 51400 km (certamente mais de uma "volta") e o HorÃmetro, 3925 Horas.
No próximo Post vou enviar o texto que falava das válvulas "alternativas", pois pode ser do interesse de todos.
Abs _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 6:06 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Carlos e Paulo
Qt a valvula termostático,eu quiz dizer q ajuda a manter a temperatura de trabalho, e como isto influencia no funcionamento do motor.
Qt a LDA, o que conheço é acionado por pressão da turbina, ou seja qt mais pressão mais débito, ou seja vai aumentando o débito de acordo com a pressão da turbina.
Pode ser que exista os acionado eletricamente ou mecanicamente.
Já vi uma L200 com sistema mecanico, usando proprio parafuso de ajuste de débito, com alavancas e molas, fazia q qd acelerador atingir certo ponto, arrastava (dava giro no parafuso de débito), como se fosse carburador de duplo estagio.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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cepalopoli |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 6:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
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Olá Paulo ,
As vezes uma regulagem de válvulas melhora bastante, influi até no rendimento/consumo , o meu depois que fiz a regulagem (30.000 Km), mudou tudo anda mais,ruido ficou melhor tomando base a 2.500 RPM, mais economico também, a aceleração ficou mais rápida .
Abraço
Carlos Eduardo _________________ D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
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PauloRS |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 6:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Kiko e Carlos,
Abaixo os anúncios mencionados
Oficina Mecânica nº 76, de Dezembro de 1992, seção Dicas, p. 6:
" ECOLÓGICO
Allied-Signal colocou no mercado um kit Turbo-Ecológico para motores
diesel, que utiliza turbina Garrett e que, em testes realizados com a CMTC
(de São Paulo), mostrou reduzir em até 78% a emissão de fumaça e em até 15%
o consumo de óleo diesel. O sistema, segundo a empresa, reduz a temperatura
dos gases de escape, com maior durabilidade aos componentes do motor e
ligeiro aumento de potência e torque. O kit é encontrado nas concessionárias
Garret em todo o PaÃs. "
Em junho de 1992, a revista de nº 70 e mesma seção, dizia:
" SEM FUMAÇA
Peruas e picups equipadas com motores diesel costumam apresentar elevado
teor de fumaça, em especial em motores turbinados. A Turbomax, empresa
mineira especializada em turbinar motores desenvolveu a PLS (Perform Law
Smoke, ou seja, desempeho com pouca fumaça), uma válvula que atua por meio
da variação de pressão do coletor de admissão e, em baixa rotação, libera
gradativamente o débito da bomba injetora, mantendo o equilÃbrio da mistura
ar/diesel, reduzindo a quantidade de fumaça emitida. (...)" _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 7:25 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Paulo
Exatamente a valvula LDA, mas em 92 tanto a Maxion como MWM usavam esta valvulas em bombas rotativas da Bosch.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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