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Autor Mensagem
Brucutu
MensagemEnviada: Dom Abr 22, 2007 10:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 255
Localização: Vila Velha - ES

Oi Turma!
Não creio que só alongar o diferencial resolveria.
O carro ficaria meio letárgico, e exigindo trocas de marcha muito frequentes em subidas.
Substituir o cambio com a 4º. direta e uma 5 desmultiplicada seria mais indicado.
Meu motro é um Q20 e eu adoro esse motor. Vibra muito, é barulhento, mas não para!
Saudações

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cepalopoli
MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2007 9:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal
Só vi o tópico agora ... , tô muito contente com meu Perkinho como ja foi falado é robusto, e de manutenção barata assim que der$$$$ vou por um turbo nele mas realmenete fica meio caro esta instalação tem que mexer na bomba(LDA) não sei nem se a minha da para colocar a valvula citada ,escapamento... , hoje ando a 110/120Km hora acho que pelo peso do carro , tamanho sem falar na aerodinamica , idade... Tà MUITO BOM ! a ídeia do turbo e para ver se melhora em subidas( se estiver a 100Km cai para 80 e sem pedir marcha nada insuportavel), e ultrapassagens.
Abraço a todos
Carlos Eduardo
*ps.
Se algem tiver um deste motorsinhos ai para jogar no lixo... por favor joga aqui em casa que aqui a gente gosta destes trastes !!!! Laughing Laughing quando estou a fim de andar vou de Dojão RT V8 que é pau! Twisted Evil e sai da frente senão...

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2007 12:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O motor é tão ruim q ainda é fabricado pela International.

O q pode esperar de um motor de quase 90 CV e 28 kgf/m de torque?

O mesmo q esperar q um fusca 1200 faça milagres.

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Kiko (in-memorian)

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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Abr 27, 2007 3:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal,

Ainda não tive a oportunidade de experimentar um Maxion, mas me parece menos áspero do que o Q20B, com o qual tenho duas experiências. Considero que vibração, ruído e fumaça são seus "defeitos" e longevidade, robustez e manutenção relativamente barata, suas qualidades. Do 4236/Q20B nunca ouvi queixas; do Maxion ouvi falar de menor durabilidade e de ser queimador de juntas (taxa de compressão muito alta ?). Pelo que sei, o S4 é uma continuação melhorada do Q20B, com menor peso, maiores potência e torque. Assim, creio que trocando-se algumas peças do Perkinho pelas do S4/S4T e fazendo-se algumas pequenas modificações, pode-se melhorar esse motor. Para aclives, acho que Perkins e Maxion aspirados devem ser parecidos. Em ultrapassagens, notei que o encurtamento do diferencial em 5% (3,15 para 3,31) dá uma boa diferença. Dos defeitos do Q20B, a fumaça ao ligar é o que mais me incomoda, mas colocar válvula LDA é uma solução fora de cogitação, pelo alto preço. Se alguém tiver solução para isso, agradeço. No mais, também não tenho queixas desse motor.

Em tempo: Em 1992 li anúncios (Revista Oficina Mecânica n. 70 e 76), dos quais tenho cópia, de que a Garret e a Turbomax (mineira), vendiam válvulas redutoras de fumaça em Diesel. Alguém tem alguma informação à respeito ?

Um abraço,

_________________
Paulo
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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 3:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal,

Gostaria de obter algum retorno sobre o que comentei, principalmente sobre a questão da redução de fumaça. Sei que devem haver dispositivos alternativos que devem ser do conhecimento principalmente dos mais experientes moradores do centro do país.

ABS,

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 7:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Paulo

Seu Perkins é turbinada?

Eu lembro desta valvula, ela ia no lugar do parafuso de ajuste de débito.

Lembrando q valvula LDA é somente para motores turbinmados.

Mas um bom ajuste de débito, pode minimizar a emissão de fumaça.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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cepalopoli
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 8:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal
Como é do conhecimento de todos , o meu motor é novo esta muito bem regulado valvulas, débito, sempre ando com todos filtros em bom estado , mas a bendita fumaça qdo. liga ele sempre emite ate atingir a temperatura normal de trablho que no meu fica entre 70 a 85 graus dai para frente como num passe de magica some a bendita e pode acelerar que ela não retorna nem parece carro a diesel, esta fumça seria em função do aquecimento? noto ate em caminhões que ocorre o mesmo qdo. liga, e depois que aquece melhora bastante.
Abraço a todos
Carlos Eduardo

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 11:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Carlos

Por isto que existe temperatura de trabalho (e valvula termostática)

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Tahoe
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 12:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

O mesmo descrito pelo Carlos ocorre com o meu perkinho, só que em temperatura de trabalho se pisar fundo, sai fumaça preta, devido a alguns ajustes diferentes...

[]'s

Thales

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Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
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cepalopoli
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 2:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoa,
Oi KIKO San, a valvula termostatica foi trocada a pouco tempo! não me lembro da marca mas me diseram que era original um nome em ingles e paguei na época R$42,00.
Abraço a todos
Carlos Eduardol

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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 4:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal,

Obrigado a todos pelo retorno.

Kiko, ele não é turbinado. Então entendi, erradamente, que a LDA podia ser colocada tanto em aspirados quanto em turbinados.

Como tenho experiência com 2 perkins Q20B e ambos com fumaça ao ligar, conforme ralatados pelo Carlos e pelo Thales, conclui que é uma peculiaridade desse motor, e não desgaste. Fumaça preta (pouco ar para muito diesel, tive quando comprei a primeira D20 mas era só filtro entupido. Nas turbinadas vejo que também é comum, pelo excesso de abertura do parafuso, acho. A que me refiro é a cinza azulada, com cheiro de locomotiva a carvão (quem conheceu ?).

Filtro, bomba e bicos são revisados. Sobram, então, vedação de guias, válvulas e anéis...Acredito não ser motor "cansado" pois ele tem força e baixo consumo de óleo. O odômetro registra 51400 km (certamente mais de uma "volta") e o Horímetro, 3925 Horas.

No próximo Post vou enviar o texto que falava das válvulas "alternativas", pois pode ser do interesse de todos.

Abs

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Paulo
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MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 6:06 pm    Assunto: Responder com Citação



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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Carlos e Paulo

Qt a valvula termostático,eu quiz dizer q ajuda a manter a temperatura de trabalho, e como isto influencia no funcionamento do motor.

Qt a LDA, o que conheço é acionado por pressão da turbina, ou seja qt mais pressão mais débito, ou seja vai aumentando o débito de acordo com a pressão da turbina.

Pode ser que exista os acionado eletricamente ou mecanicamente.

Já vi uma L200 com sistema mecanico, usando proprio parafuso de ajuste de débito, com alavancas e molas, fazia q qd acelerador atingir certo ponto, arrastava (dava giro no parafuso de débito), como se fosse carburador de duplo estagio.

Abraços

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cepalopoli
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 6:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
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Olá Paulo ,
As vezes uma regulagem de válvulas melhora bastante, influi até no rendimento/consumo , o meu depois que fiz a regulagem (30.000 Km), mudou tudo anda mais,ruido ficou melhor tomando base a 2.500 RPM, mais economico também, a aceleração ficou mais rápida .
Abraço
Carlos Eduardo

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MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 6:40 pm    Assunto: Responder com Citação



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Kiko e Carlos,

Abaixo os anúncios mencionados

Oficina Mecânica nº 76, de Dezembro de 1992, seção Dicas, p. 6:

" ECOLÓGICO

Allied-Signal colocou no mercado um kit Turbo-Ecológico para motores
diesel, que utiliza turbina Garrett e que, em testes realizados com a CMTC
(de São Paulo), mostrou reduzir em até 78% a emissão de fumaça e em até 15%
o consumo de óleo diesel. O sistema, segundo a empresa, reduz a temperatura
dos gases de escape, com maior durabilidade aos componentes do motor e
ligeiro aumento de potência e torque. O kit é encontrado nas concessionárias
Garret em todo o País. "

Em junho de 1992, a revista de nº 70 e mesma seção, dizia:

" SEM FUMAÇA
Peruas e picups equipadas com motores diesel costumam apresentar elevado
teor de fumaça, em especial em motores turbinados. A Turbomax, empresa
mineira especializada em turbinar motores desenvolveu a PLS (Perform Law
Smoke, ou seja, desempeho com pouca fumaça), uma válvula que atua por meio
da variação de pressão do coletor de admissão e, em baixa rotação, libera
gradativamente o débito da bomba injetora, mantendo o equilíbrio da mistura
ar/diesel, reduzindo a quantidade de fumaça emitida. (...)"

_________________
Paulo
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Olá Paulo

Exatamente a valvula LDA, mas em 92 tanto a Maxion como MWM usavam esta valvulas em bombas rotativas da Bosch.

Abraços

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