|
 |
|
Tanque de CombustÃvel de Plástico. |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Jeová Silvestre |
Enviada: Ter Abr 24, 2007 12:07 pm Assunto: Tanque de CombustÃvel de Plástico. |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2007 Mensagens: 9 Localização: Ribeirão Preto
|
Olá Amigos,
Tive uma dura experiência com a “idade†do tanque de combustÃvel original da Bonanza 90/91.
Com o tempo, o tanque original começou a soltar fragmentos de ferrugem provocando o entupimento da peneira da bomba alimentadora.
Inicialmente achei que era o posto que minha Esposa abastecia, mas não era, pois abasteço na mesma bomba do mesmo posto e o problema não ocorria comigo.
Instalei um filtro “decantador†adicional no chassi, antes da bomba alimentadora e durante um bom tempo achei que havia solucionado o problema. Mas a sujeira foi tanta que entupiu o filtro adicional, quando decidi retirar o tanque.
Foi ai que notei o tanto de fragmentos de ferrugem que o tempo de uso proporciona.
Decidi trocar o tanque original por um de plástico de fabricação BEPO modelo C-501C. Foi ai que decidi compartilhar esta experiência, pois solucionei o problema em definitivo. |
|
|
 |
cepalopoli |
Enviada: Ter Abr 24, 2007 9:36 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
|
Olá Jeova
Eu ja tive mais sorte com o meu , mas cheguei a ponto de quase trocar o tanque... depois de duas drenadas e instalação do filtro decantador antes da bomba alimentadora, depois destas providencias não tive mais problemas pelo menos ate agora desde que instalei o filtro + ou - 2 anos, creio que resolvi o problema , antes disto sofri muito um dia vindo de Diadema para SP parei oito vezes para limpar a tal peneira da bomba alimentadora e era de noite , e cada limada uma sangrada e uma quiemada tambem na mão pois a alavanca fica perto do cano de escape e eu era totalmenete crú em diesel , ninguem merece estas coisas sem falar no medo de ser assaltado em plena via Anchieta a noite mas agora apreendi sempre carrego chave 12 luva de amianto e um pedaço de cabo de vassoura com um encaiche que fiz para empurrar a alavanca da bomba sem precisar chegar com as mãos muito perto do cano de escape, outra coisa que ajuda é aquela lampada com interrupitor de mercurio que so acende com o capo levantado e apaga qdo. fecha coloquei uma desta tambem.
Abraço a todos
Carlos Eduardo _________________ D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco . |
|
|
 |
CRISTOVAO ANACLETO |
Enviada: Qui Abr 26, 2007 5:14 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 9 de Março de 2005 Mensagens: 22 Localização: Campos do Jordão - SP
|
Amigos, também tive problemas com o tamque original da minha Bonanza 91 logo que a comprei (há uns dois anos mais ou menos). Não adiantava drenar, nem limpar fora do lugar, pois quando montava, aparecia mais ferrugem solta. Só trocando o tanque resolveu de vez, coloquei também um de plástico da Bepo com capacidade de 88 litros e não tive mais problemas. _________________ Cristovao Anacleto - C. do Jordao-SP
Bonanza 91 - MWM Sprint 4.2 - 6.07T
Marta Rocha 3.100 - 1.956 - Original |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sex Abr 27, 2007 4:31 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Meus caros,
A minha tinha um tanque sem dreno (não original), provávelmente de A/C/10/20. Retirei-o e o limpei bem mas a ferrugem veio novamente. Estava a ponto de colocar um de plástico mas soube que o original para Diesel tinha um revestimento especial, talvez um estanhado. Acabei por encontrar um atirado em um ferro-velho, sujo por fora e arranhado. Fiz eu mesmo a reforma e a pintura, com excessão de um solda de estanho no bocal. Com tudo, custou uns R$ 100,00, sem contar meu tempo e minha mão-de-obra. Acho que valeu a pena, mas talvez na próxima vez faça o mesmo que vocês. À propósito, o tanque plástico vem com medidor de combustÃvel ? E o preço, está muito alto ?
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
FRANÇA JLN |
Enviada: Seg Jul 16, 2007 3:49 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007 Mensagens: 2133 Localização: Saquarema,RJ
|
Ola Jeova Silvestre. Eu tive o mesmo problema com a Bonanza 92, e troquei o tanque por um de plastico da Silverado capacidade +-130 litros. A adaptação foi tranquila pois os chassis são bem parecidos se não iguais. Agora quero instalar um filtro separador antes da bomba alimentadora para prevenir eventuais impurezas no diesel ja que a adulteração de combustivel neste pais parece que não tem jeito. Perguntas: 1- Que filtro voce usou? 2- É facil a instalação? 3- Tem alguma modificação a fazer na tubulação? 4- Quanto custou o filtro completo? Obrigado. FRANÇA. |
|
|
 |
FRANÇA JLN |
Enviada: Seg Jul 16, 2007 3:53 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007 Mensagens: 2133 Localização: Saquarema,RJ
|
Ola Celapoli. Qual foi o filtro separador que voce usou? Foi facil a instalação? Qual o valor do filtro? Obrigado. FRANÇA. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Jul 16, 2007 9:33 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Existem varios, O mais reconhecido é o Racor.
Mas CAV tb tem.
Agora para tanques de plastico e se enche em um posto de confiança, quase desnecessário.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Ter Jul 17, 2007 4:47 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá a todos,
Kiko,
Postos de confiança são muito difÃceis de encontrar e mesmo normalmente abastecemos onde é possÃvel. Outra, é que o diesel é altamente higroscópico e esses filtros possibilitam fazer a drenagem da água, antes que atinjam a bomba auxiliar.
Quanto a ter o sistema entupido, quem tem motores com copos de filtros transparentes, como o Perkins, sabe quando a ferrugem está aparecendo.
Abs.
Paulo _________________ Paulo
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Jul 17, 2007 6:25 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Paulo
Com o tanque de plastico a formação de condensado dentro do tanque é quase nula, pelo menos com clima aqui de SP, totalmente diferente de tanques de chapa de ferro, que alem de suar internamente, solta ferrugem.
No posto q abasteço aqui (Posto Shell), troco filtro a cada uns 15.000, não encontro mais q 5 ml de agua no fundo do filtro, diferente do outro posto onde abastecia antes, q eu esqueci de trocar o filtro, o fundo furou com 25.000, com tanta agua e ferrugem (Posto Texaco).
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Qua Jul 18, 2007 1:53 am Assunto: |
|
|
|
Kiko,
O acúmulo de água independe de o tanque ser de metal ou de plástico. O efeito, a corrosão do metal, é que é o problema. Parte da água acaba sempre passando ao motor e é "queimada". Apesar da corrosão do meu tanque anterior, que não furou, também nunca achei muita água acumulada. Na minha D20 anterior só drenei uma vez, por descargo de consciência, mas não achei água.
Num livro de origem americana encontrei referência a condicionadores de diesel, e entre eles, emulsificadores de água. Aqui ninguém conhece esses produtos.
Como não podemos confiar nos combustÃveis que compramos o melhor mesmo é vistoriar com freqüência tanques e filtros.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Jul 20, 2007 10:11 pm Assunto: |
|
|

|
Olá Paulo
O material do tanque influi muito na formação de condensados, pois a condutividade termica dos materiais é muito diferente, o plastico não é um bom condutor de temperatura, por tanto quando a temperatura ambiente cai não esfria a parede interna como nos tanques de chapa.
Lembrando, o diesel depois de certo temó de uso, está morna.
Veja um copo com agua gelada, o de aluminio por ex, soa bem mais que de vidro e muito mais q de plastico.
A maioria da agua encontrada no tanque é condensação da umidade do ar.
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 1
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|