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Autor Mensagem
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 7:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Carlos,

Pessolmente já desmontei o eixo de balancins para verificar se havia desgaste acentuado que pudesse prejudicar o acionamento das válvulas, mas o mesmo era mínimo. Remontei-o com o torque recomendado e regulei as válvulas. Não fiz o mesmo com o comando de válvulas, o que exigiria a abertura do motor. Afora o desgaste anormal de cilindros e anéis, o que acho improvável, penso que podem ser vedadores de óleo, guias de válvulas gastas e/ou facetas de válvulas mal ajustadas, que permitiriam escorrer óleo para o cilindro para posterior queima, quando a frio.

Folgas maiores à frio e alta compressão explicam também o maior fumaceamento, daí a termostática ajudar.

Estou elencando possibilidades mas pelos relatos de vocês, acho que o maior responsável deve ser o funcionamento rudimentar da bomba.

Ajustes, adaptações ou mesmo mecanismos simples podem auxiliar. Por isso, acho que devemos insistir nesse assunto, pois vejo que a solução será útil a muitos de nós.

Abs,

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Paulo
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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Kiko escreveu:
Olá Paulo

Exatamente a valvula LDA, mas em 92 tanto a Maxion como MWM usavam esta valvulas em bombas rotativas da Bosch.

Abraços


Kiko,

Remeti esses textos certa vez à Garret que me respondeu não produzirem mais o dispositivo por falta de aceitação no mercado. Mas poderia ser sómente para turbinados pois dependia de pressão/depressão no coletor.

É estranho a Bosh nunca ter desenvolvido um corretivo para esse problema tão comum...

O dispositivo da L200 parece ser interessante e adequado ao nosso propósito. Você acha que pode ser adaptado ou produzido para nossas bombas ?

Os motores antigos (MWM 229, Mercedes), que usam bombas em linha, parecem fumacear pouco, tanto à frio quanto à quente. É impressão ou elas funcionam melhor ?

Abs

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Paulo

Contrário, por ter um pistão para cada bico, as variações são maiores que as rotativas, muitos com estes motores, vc não pode tirar o pé do acalerador q motor morra, qd frio.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
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Tahoe
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 8:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

eu lembro da F-1000 do meu vizinho, que quando fria dava para ouvir a bomba injetando o combustível em cada cilindro... Se tirava o pé o motor morria. Na D-10 aqui isso não acontece... para falar a verdade nem uso o acelerador para dar partida.

Kiko, quando turbina-se um perkinho tem que por LDA, ou só ajustar o débito já é suficiente?

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Thales

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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 8:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Kiko,

Sei que as rotativas são mais compactas e leves e substituiram as em linha. Mas minha dúvida é baseada nas duas F1000 e na Toyota que conheci. A F1000 era 1986, a Toyota 1993 e a F1000 1982. Esta última ainda pertende a um amigo e antes de retificada recentemente, por furo nas camisas, pouco fumaceava.

Abs

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Paulo
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Tahoe
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 9:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Ah sim, as F-1000 não fumaçam branco igual aos perkinhos... A fumaça sai cinza mesmo, com cheiro de diesel, diferente do 4.236 que sai meio ardido. Mas isso na minha é somente durante um minuto... ou então é só acelerar um pouco que fica normal. O que acontece é que sempre fica um resto de óleo na câmara de combustão e é queimado. Agora o porque de não ocorrer no 229 não sei... Talvez seja pela quantidade de injeção de diesel. Depois que aumentei o débito, a fumaça branca aumentou também...

[]'s

Thales

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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Thales,

Então procede o que constatei. Nas minhas nunca sairam fumaça branca...Mas você colocou um elemento novo: porque a queima, ou os resíduos são diferentes ? A minha, está com débito reduzido, a pedido, justamente para fumacear menos. E não adiantou muito...

Abs

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Paulo
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Tahoe
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 9:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Isso pode ser do óleo lubrificante utilizado também, ou do diesel. Diesel com água fumaceia mais. Já olho como está o tanque? Quanto ao lubrificante, na próxima troca, mude de marca...

[]'s

Thales

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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 9:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Thales,

Sempre usei óleo para Turbo (multiviscoso). Tenho usado o Brutus T5 da Ipiranga, mas não notei diferença. Ãgua no diesel, pelo que sei, produz fumaça branca, que não é o caso. O tanque tem estado sempre cheio, para não acumular água, e foi instalado recentemente, mas é uma possibilidade a ser analisada. Esse problema da fumaça, parece ser crônico e comum.

Abs

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Paulo
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2007 10:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Quando o Q20B aqui foi retificado apresentava essa fumaça azulada até aquecer, ai com o tempo foi preciso retificar o cabeçote novamente, e a fumaça desapareceu!!!
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PauloRS
MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2007 6:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Daniel,

Qual era o problema do cabeçote ??

abs

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Paulo
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2007 12:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Então, tinha queimado a junta, ai resolvemos dar uma geral, trocando válvulas, tuchos...enfim, uma retifica completa, até limpesa dos bicos foi feito.
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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2007 3:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Daniel,

O cabeçote havia trincado ou empenado, ou era só a junta ?
Junta, tudo bem. Mas limpeza e retífica de válvulas, tuchos e demais componentes não seria suficiente ? Você mediu a compressão antes e depois ? Notou diferença no desempenho do motor, ou só redução de fumaça ? Desculpe-me, mas estou tentando avaliar se o meu motor precisará mesmo disso. Pediram-me há alguns meses, R$ 1.000,00 para abrir o motor, como o mínimo. Meu receio maior é ter que mexer no bloco, cilindros e anéis, e principalmente não dar em nada.

Abs,

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Rasch Motoren
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2007 10:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006
Mensagens: 333
Localização: São Paulo - SP

A fumaça cinzenta / azulada na fase fria está diretamente ligada a idade do projeto . Se compararmos um S4 x 4236 veremos que desfrutam da mesma plataforma , mas com significativas alterações embora o desempenho não seja tão diferente , a opacidade ( fumaça ) é bem menor no S4.
Algumas diferenças.
Na cilindrada 3.8 x 4.1 ( no S4) .
Na câmara de combustão côncava x tipo "P" que permite maior turbulência e queima mais homogenea .
Bicos injetores de componentes pesados 04 orifícios x outros de projeto atualizados com peças menores ( baixa inércia ) 05 orifícios maior pressão de injeção .
Na bomba injetora ( Bosch VE ) entre outras mudanças came e corpo distribuidor contribuem para melhora.
Existe também a questão de cabeçote : dutos , turbulência , válvulas e diagrama de comando.
Todos esses fatores somados a outros vislumbram um aproveitamento melhor na queima de combustivel
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PauloRS
MensagemEnviada: Seg Mai 07, 2007 2:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Obrigado a todos pelas respostas e dicas.
Penso que esse motor pelas suas qualidades pode e deve ser melhorado. Deve-se considerar inaceitável tal fumaceamento, caso ele seja "normal". Segundo o Maurício as difereças são grandes em relação ao S4, apesar da mesma plataforma. Então a pergunta: o que fazer para torná-lo tão bom quanto, ou melhor que o S4, nesse aspecto ?

Abs,

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Paulo
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