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Troca de S4T por S4T Plus |
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fpandur |
Enviada: Dom Abr 29, 2007 12:25 pm Assunto: Troca de S4T por S4T Plus |
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Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007 Mensagens: 13 Localização: Pres. Prudente/SP
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Olá a todos
Possuo uma Envemo Camper 4x4 com mecânica D20: S4T + Clarck 2615. O motor apresenta sinais de desgaste, não perde força mas está com o consumo de óleo de motor bastante alto. A idéia inicial era fazer uma retÃfica completa, mas surgiu a oportunidade de comprar um S4T Plus novo, 0 Km de fábrica. Segundo avaliações, a retÃfica de meu motor ficaria por volta de R$ 4.000,00 e nesse S4T Plus pedem R$ 6.800,00, com meu motor a base troca. Segundo o cara, posso usar a turbina e bomba do meu S4T (o motor novo vem com um jogo de bicos novos).
Pelo que li em mensagens antigas aqui no Forum, tanto turbina quanto bomba são diferentes nestes motores. A turbina, a Garret indica o modelo TA31, porém com códigos de identificação diferentes. Então a dúvida: preciso mesmo trocar turbina e bomba ? O que ocorre se eu usar este conjunto que está agora no meu S4T no novo S4T Plus ?
Esse S4T Plus estaria comprando da distribuidora oficial International aqui da cidade, com nota fiscal de motor novo (essencial para eu regularizar o novo motor na documentação do veÃculo).
Em tempo: alguma desvantagem em termos de peças no S4T Plus (dificuldade em encontrar peças e preços maiores) ? Pergunto isso, pois apesar de ser um motor ainda em fabricação (em baixa escala, claro), a base de veÃculos com esse motor é bem menor que os S4T, não ?
Quem puder opinar, fico muito grato
Abraços
Flávio Pandur
Presidente Prudente - SP |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Qua Mai 02, 2007 9:53 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Turbo e bomba do S4T-Plus são diferentes do S4T, se usar a mesma vai ter um S4T novamente! |
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PauloRS |
Enviada: Qui Mai 03, 2007 3:33 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Pessoal,
Eu diria que vai ficar um hÃbrido, pois a potência do S4T é bem menor. Mas não vejo vantagem: você vai gastar quase R$ 3.000,00 a mais e vai dar o seu motor de graça!!
abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Rasch Motoren |
Enviada: Qui Mai 03, 2007 9:48 am Assunto: Re: Troca de S4T por S4T Plus |
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Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
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fpandur escreveu: |
Olá a todos
Possuo uma Envemo Camper 4x4 com mecânica D20: S4T + Clarck 2615. O motor apresenta sinais de desgaste, não perde força mas está com o consumo de óleo de motor bastante alto. A idéia inicial era fazer uma retÃfica completa, mas surgiu a oportunidade de comprar um S4T Plus novo, 0 Km de fábrica. Segundo avaliações, a retÃfica de meu motor ficaria por volta de R$ 4.000,00 e nesse S4T Plus pedem R$ 6.800,00, com meu motor a base troca. Segundo o cara, posso usar a turbina e bomba do meu S4T (o motor novo vem com um jogo de bicos novos).
Pelo que li em mensagens antigas aqui no Forum, tanto turbina quanto bomba são diferentes nestes motores. A turbina, a Garret indica o modelo TA31, porém com códigos de identificação diferentes. Então a dúvida: preciso mesmo trocar turbina e bomba ? O que ocorre se eu usar este conjunto que está agora no meu S4T no novo S4T Plus ?
Esse S4T Plus estaria comprando da distribuidora oficial International aqui da cidade, com nota fiscal de motor novo (essencial para eu regularizar o novo motor na documentação do veÃculo).
Em tempo: alguma desvantagem em termos de peças no S4T Plus (dificuldade em encontrar peças e preços maiores) ? Pergunto isso, pois apesar de ser um motor ainda em fabricação (em baixa escala, claro), a base de veÃculos com esse motor é bem menor que os S4T, não ?
Quem puder opinar, fico muito grato
Abraços
Flávio Pandur
Presidente Prudente - SP |
A diferença do S4T para o Plus no trem de força está no diâmetro dos pistões 101 contra 100 mm ( está mais ligado a emissões do que a desempenho ).
O turbo utilizado no Plus tem caixa quente válvulada , ( além de rotor e eixo diferenciados ) que por sua vez também está mais para emissões do que a desempenho. Nada impede de utiliza-la como está , ou então adquirir caracol quente e válvula e fazer a mudança.
O maior desempenho está relacionado principalmente aos bicos injetores ( 375 Plus ) ( 310 S4T ) . Quanto a bomba injetora sem novidades , pode utlizar a mesma , estando ou não enquadrada no plano de teste da Plus .
Em resumo , se você utilizar todo o seu periférico ,inclusive os bicos seria como aumentar a cilindrada do seu próprio motor em 100 cc , ( nada significativo ) já fazendo uso dos bicos ( Plus ) haverá ganho em relação ao que você tem |
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fpandur |
Enviada: Qui Mai 03, 2007 2:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007 Mensagens: 13 Localização: Pres. Prudente/SP
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Agradeço a todos que opinaram. Colega da Rasch, tem estimativa mais ou menos de quanto eu teria de ganho % utilizando um S4T Plus com meus periféricos (bomba e turbina), porém com os bicos dele ?
Será que vale a pena financeiramente ? Está certo que estaria pegando um motor 0Km, standard, com jogo de bicos novos também, porém pagando uns 50% a mais para isso, comparando a uma retÃfica do meu.
Para finalizar: se eu optar pela retÃfica do meu, poderia instalar esses pistões de 101 mm, mantendo o restante igual (biela, virabrequim, etc) ? De repente, pode valer a pena fazer isso e instalar um jogo de bicos do S4T Plus (não sei quanto fica um jogo de bicos desses) ... |
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Rasch Motoren |
Enviada: Sex Mai 04, 2007 8:55 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
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fpandur
Praticamente empata com o Plus original.
O fator "tempo" também tem um custo.
É perfeitamente viável . |
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fpandur |
Enviada: Sex Mai 04, 2007 6:09 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007 Mensagens: 13 Localização: Pres. Prudente/SP
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Colega da Rasch (desculpe, não sei seu nome), grato novamente pelas informações. Abusando de você um pouco mais (ou de quem souber responder, também sinta-se a vontade) : se eu colocar minha turbina no Plus, tenho que configurar ela para 1 KG ? Ontem mandei fazer minha turbina, estávamos desconfiados de que o consumo de óleo poderia ser ela. Ela estava completamente impregnada de borra de óleo, que acabou virando um carvão lá dentro. O cara da turbina disse que poderia ser ou o exaustor de freio (bomba de vácuo) ou então os anéis mesmo. Perguntei qual a taxa da turbina no S4T e ele me disse que é uns 0,700 Kg. Achei estranho, pois acho que li aqui no Forum que no S4T é 1 KG e no Plus, 1,1 Kg.
Bem, com a turbina agora recuperada, fui no mecânico e pela descriçao, o cara acha que é problema no motor, que a parte de exaustor com defeito não forçaria o óleo pela turbina, que isso é tÃpico de problema na admissão. (anéis e/ou cilindros gastos).
Vale a pena fazer somente a parte de cima ? Claro, considerando se a parte debaixo estiver boa. Pois me disseram que se fizer a parte de cima e não mexer na debaixo, como a compressão aumenta (anéis novos), então logo detona a parte debaixo, que não foi mexida ....
Ainda estou na indecisão sobre fazer o motor ou pegar o bloco do Plus ... na retÃfica, me disseram que em 1 semana me entregam o carro rodando novamente. Para trocar o motor pelo bloco do Plus, uns 2 dias, então não dá muita diferença de tempo de carro parado. |
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Rasch Motoren |
Enviada: Sex Mai 04, 2007 11:11 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
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Ao utilizar os bicos do Plus , consequêntemente a pressão do turbo irá aumentar. O modelo original do S4T é uma APL 240 e lhe dará bons resultados
"Parte de cima , parte de baixo " lendas e mais lendas. Para se chegar aos anéis é necessário a remoção das bielas que estão conectadas ao vira " parte de baixo".
O verdadeiro profissional tem obrigação de conhecer metrologia , sendo assim basta medir os colos da arvore de manivelas , como também os alojamentos e teremos ai a "folga" para o filme de óleo e pronto. Leva-se em consideração também ovalização e rugosidade de superfÃcie . Respeita-se as medidas determinadas pelo fabricante ,como também o torque para montagem, atenção também para bomba de óleo e pressão de trabalho.
Se a mão de obra não for qualificada , opte pelo novo. |
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Marcus |
Enviada: Sáb Mai 05, 2007 8:59 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Sendo assim, seria possÃvel então fazer um S4 virar um S4T-Plus ?!  _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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fpandur |
Enviada: Sáb Mai 05, 2007 9:25 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007 Mensagens: 13 Localização: Pres. Prudente/SP
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Sim Rasch, é verdade, para tirar anéis tem que tirar as bielas, e claro, já se verifica bronzinas e virabrequim. Mas o que me falaram é: você fazendo a parte de cima e mantendo a parte debaixo, mantem uma parte do motor já com tempo de uso e desgaste. Daà que a parte de baixo dará problemas antes da parte de cima, e dá-lhe abrir motor novamente ...
Com relação à mão-de-obra, tenho um amigo que tem retÃfica (não é o mecânico que consultei, esse é outro). E sei que são criteriosos, então não teria problema. É mais para o lado financeiro mesmo e de custo x benefÃcio a indecisão de pegar o bloco novo do Plus ou não.
Marcus, pelo exposto até agora neste tópico, creio que seja possÃvel sim. Troca-se os cilindros por 101 mm, bicos, bomba e turbina. Se quiser manter bomba e turbina do S4T, só a colocação dos bicos do Plus já daria uma melhora no S4T. Pelo menos foi isso que entendi das discussões acima  |
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Rasch Motoren |
Enviada: Sáb Mai 05, 2007 6:32 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
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Sendo assim só nos resta o cabeçote , e francamente o ato de retificar válvulas melhorando sua vedação não será suficiente para gerar danos no restante do conjunto. |
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PauloRS |
Enviada: Seg Mai 07, 2007 2:16 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá a todos,
Usualmente, quando se diz "mexer na parte de cima", significa mexer em anéis e/ou pistões e cilindros. Restabelecendo, assim, a compressão original o "velho"virabrequim pode não suportar. Sei que vocês sabem muito bem disso, mas a linguagem comum trata somente o virabrequim como "a parte de baixo".
abs _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Tahoe |
Enviada: Seg Mai 07, 2007 11:16 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
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A meia sola só é feita quando a parte de baixo tá boa ainda; ou então tá ruim e sem grana e decide-se arriscar. É como o MaurÃcio disse...
[]'s
Thales _________________ ____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. |
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fhsantos |
Enviada: Qua Mai 09, 2007 10:47 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 153 Localização: Brasilia
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Caro amigo da Rasch
sou novo no forum e tenho uma camper com a mesma motorização do Flávio
(S4T).
Segundo um mecanico que ele consultou, o escape de pressão pelos aneis provoca um aumento de pressão na lubrificação da turbina e consequentemente vazamento de óleo.
Isso está certo? Não acho que o que escapa de pressão para o carter tem como provocar vazamento na turbina
abs, Flávio Santos
Camper 94 4x4 S4Tdi |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Mai 09, 2007 12:51 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
Não, pois a entrada é com pressão da bomba, se está vazando é que existem peças desgastadas.
Mas a pressão Blow By, pode dificultar o retorno de óleo para carter.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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