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fpandur |
Enviada: Qua Mai 09, 2007 2:41 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007 Mensagens: 13 Localização: Pres. Prudente/SP
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Todos os mecânicos e retÃficas que visitei citaram a perda de compressão pelos anéis como o responsável pelo sopro na vareta de óleo do meu motor e também pelo vazamento de óleo pela turbina. Antes de mexer na turbina não vazava nada, mas também estava tudo entupido de borra de óleo lá dentro. Agora que ela foi limpa e trocada, há vazamento de óleo por ela. Levei no cara da turbina novamente e foi isso que ele disse. Estou para internar o motor para retÃfica na semana que vem, pois o diagnóstico é o mesmo em todo lugar que vou. Se não fôr isso, todo mundo está errado por aqui e vou abrir meu motor à toa ...  |
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Rasch Motoren |
Enviada: Qua Mai 09, 2007 10:14 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
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Fhsantos
O Kiko está certo. Tanto o desgaste de anéis quanto infiltração na linha de vácuo ( membrana do hidrovácuo , mangueiras , etc) podem gerar pressão excessiva no carter ( blow by ) que em "tese" poderiam oferecer resistência ao retorno de óleo do turbo , que é por gravidade , causando assim " inundação " no conjunto central obrigando o óleo a sair para o lado externo , gerando assim fumaça e vazamento. Eu acredito ser mais provável que as medidas e folgas do turbo estejam incorretas. |
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PauloRS |
Enviada: Qui Mai 10, 2007 2:51 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Fpandur e demais,
Meça a compressão dos cilindros antes de qualquer decisão.
Abs _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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veraneio81 |
Enviada: Qui Mai 10, 2007 9:48 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 17 de Abril de 2004 Mensagens: 124 Localização: Sao Paulo- SP
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Amigo,
Tem uma coisa que voce mencionou na primeira pergunta e até agora ninguem comentou: preço de manutenção ! Tenho um amigo que tem um motor desses e recentemente teve que fazer uma retifica e disse que as peças são bem mais caras e dificeis de se encontrar que do S4T, o Plus é de fabricação Argentina, já viu... Sei que é novo, mas se um dia voce tiver que mexer... Ai é só chorar...
João Carlos _________________ João Carlos - Uma vez picape, sempre picapes. |
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fhsantos |
Enviada: Qui Mai 10, 2007 10:13 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 153 Localização: Brasilia
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Caros Kiko e Rasch
As inflitrações no sistema de vácuo ocorrem do hidorvacuo até a entrada do exaustor, certo. Então se retirar a mangueira do hidro e tapar com o dedo (a mangueira é nova) o sopro deveria diminuir, caso seja algo no hidro. Mas poderia ter alguma entrada pelo proprio exaustor? Ja vi até no catálogo da maxion um kit de reparo do exaustor....
Bom, meu motor está baixando 1l a cada mil km, a turbina está queimando um pouco e tenho uns pequenos vazamentos, tipicos do S4T.
Vou fazer um teste de compressão e ver quanto dá, sei que a taxa normal do s4t é 17,5, até quanto seria aceitável?
abs, Flávio |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Mai 10, 2007 9:02 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Flavio
O sistema de vacuo em condições normais não vaza (para dentro) nada de ar, a não ser no momento de acionamento de freios.
Se isto ocorre tem vazamentos no sistema ou de freio ou de acionamento de acessórios.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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PauloRS |
Enviada: Sex Mai 11, 2007 4:45 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Flávio,
Você está confundindo taxa de compressão (17,5:1) com compressão nos cilindros. Esta é expressa em PSI, Kg/cm2, etc. Telefone antes a qualquer retÃfica ou a vendedor de peças de motores Perkins/Maxion qual é a normal. Lembro de cabeça que tive um carro gasolina, cuja taxa de compressão era de 7,5:1, que a compressão era de 150 PSI (ou era kg/cm2 ?).
Ah, tem também a diferença de compressão entre os cilindros, que não pode ser muito grande.
abs _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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fhsantos |
Enviada: Ter Jul 03, 2007 12:42 pm Assunto: Compressão de Cilindro |
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Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 153 Localização: Brasilia
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Finalmente consegui fazer o teste. Segundo o mecânico está em 19. De acordo com algumas retificas a faixa de funcionamento é de 19 a 24. Será que compensa abrir o motor agora? Se bem que ela está queimando 1l a cada mil. To achando que vou fazer a turbina primeiro e ver o quanto baixa de consumo de óleo e depois decidir se abro o motor. Também poderia usar um óleo um pouco mais grosso que 15W40.
Aguardo sugestões
Abs, Flávio |
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PauloRS |
Enviada: Qui Jul 05, 2007 3:13 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Flávio,
Causas prováveis para pressão excessiva no cárter, no Maxion S4: Óleo lubrificante incorreto; Tubo de escape bloqueado; Assentamento irregular das válvulas; Anéis de segmento gastos; Guias das vávulas gastas; Engripamento dos êmbolos; Tubo de respiro do cárter bloqueado; Retentores das hastes das válvulas; Assentamento irregular dos anéis.
O óleo pode ser perdido por vazamentos e não queimado, e que medida é essa, 19 ?
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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fhsantos |
Enviada: Sex Jul 06, 2007 10:25 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 153 Localização: Brasilia
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Olá Paulo
Bom, a maioria dos motivos que você citou só serão verificados com o motor aberto. Como o meu é S4T colocaria a turbina tb como uma possivel responsável. Tenho alguns vazamentos, mas são pequenos, não chegam nem a pingar no chão.
Meu escape inclusive está meio solto na saida da turbina, então não poderia ser aÃ.
Vou fazer minha turbina e ver o que acontece. Será que vale a pena dar uma olhada na regulagem de válvula tb?
19 kgf é a medida da compressão de cada pistão do meu motor, segundo algumas retificas a especificação é entre 19 e 24 kgf.
Por estar ainda dentro da faixa de especificação estou em dúvida se abro o motor agora ou espero um pouco
Ah estou usando Ursa TDX 15W40 |
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PauloRS |
Enviada: Dom Jul 08, 2007 5:40 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Flávio,
Eu investigo sempre o que é mais simples e menos trabalhoso, mesmo que improvável. Soluciona-se muitas coisas assim, não só na mecânica, óbviamente. O assentamento das válvuas pode estar sendo prejudicado por carbonização, e talvez tenha como descarbonizá-las sem abrir o motor (discussão em outro tópico). Sim, vale a pena verificar a regulagem das válvulas antes. Cada cilindro apresenta uma compressão e interessa também qual a diferença entre eles. Na prática o óleo desde que de boa qualidade e especificação não deve ser a causa.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Jul 09, 2007 8:18 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
Este motor pega facil de manhã (fria)?
Se for vazamento no sistama de vácuo, retire a mangueira e tampe a entrada de ar, e verifique se o blow by persiste.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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fhsantos |
Enviada: Ter Jul 10, 2007 9:52 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 153 Localização: Brasilia
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Paulo e Kiko
Vou verificar válvulas e turbina antes de abrir o motor. Acho que vale a pena.
Ja fiz o teste que o Kiko falou e o blow by continua. O motor está com uns 280 mil, a dúvida é decidir se o motor já está no final ou se eu estou precipitando as coisas. Como é meu primeiro motor diesel, ainda não tenho o conhecimento suficiente para definir isso.
Kiko ele pega de primeira, com 1 ou 2 giros do motor de arranque, mesmo nessas manhãs frias. E olha que minha bateria não tá essas coisas.
Abs, Flávio |
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peembaixo |
Enviada: Qua Jul 11, 2007 1:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
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Só comentando a respeito da regulagem das válvulas, semana passada pedi para o mecânico regulr as da picape e deu uma diferença incrÃvel no funcionamento do motor. Só na vibração deu para perceber uma diferença de quase 40% a menos do que antes. Guardadas as proporções, tá parecendo até carro ciclo Otto. Ela também ficou bem mais esperta. Agora só preciso calcular o consumo pois ela tava bebendo demais, +- 6 km/l. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
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Natal |
Enviada: Seg Jul 16, 2007 2:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Julho de 2007 Mensagens: 6 Localização: Bsb
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Caro Colega da Raschmotoren: Eu tenho um motor S4T e queria saber se para eu mudar os bicos para aumentar potência , ou seja, colocar os bicos da Plus “bicos injetores ( 375 Plus )†eu tenho q mexer em mais alguma coisa?É só colocar os bicos e pronto?? |
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