Autor |
Mensagem
|
thiagoh |
Enviada: Ter Mai 08, 2007 4:57 pm Assunto: Diferença entre D20 - câmbio e motor |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 10 Localização: Santa Catarina
|
Olá, sou novo aqui e estou a busca de informações sobre D20
Estou procurando alguma picape para a compra para o serviço (cansei de Kombi, eheh..), já testei duas aqui na minha cidade e gostaria que me ajudassem a identificar as diferenças entre elas.
1ª Uma é ano 93 chassi longo e carroçaria de madeira, motor c/ turbo original (pelo que li aqui no forum, é um S4T), o câmbio é com a 1ª marcha a frente e a ré a direita com engate para tráz
2ª A outra D20 é uma 95, motor sem turbo, o cambio é com a 1ª marcha com engate para tráz e a ré com engate para frente.
Fato - senti que a picape com o motor sem turbo andou mais que a com turbo
- Que tipo de cambios são esses, marca e modelo, algum é melhor que o outro?
- O fato de a D20 sem turbina andar mais, se deve ao cambio ou talvez ao chassi alongado (entre eixos) da com turbina ?
Desde já agradeço a colaboração !! |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Ter Mai 08, 2007 7:18 pm Assunto: |
|
|
|
Olá.
A D-20 Turbo (S4T) tem o câmbio melhor, mais resistente (câmbio ZF, com quinta drive), com melhor velocidade final, a D-20 sem turbo (S4) tem câmbio Clark com quinta direta, ou seja, menor velocidade final.
Se vc andou dentro da cidade vai sentir que o motor S4 anda mais, principalmente em cidades pequenas onde se anda em segunda e terceira marcha (isso se deve ao fato da taxa de compressão do S4 ser maior que a taxa do S4T), mas um S4T anda bem mais, principalmente em estradas, o que acontece em algumas cidades é que o turbo não chega a pressão ideal.
O que foi escrito acima leva em consideração o estado do motor, ou seja, ambos estão em perfeitos estados de funcionamento! O maior peso de uma em relação a outra também tem influência ao andar dentro da cidade. |
|
|
 |
thiagoh |
Enviada: Qua Mai 09, 2007 6:59 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 10 Localização: Santa Catarina
|
Obrigado Daniel pelas informações,
E alias, qual desses motores, juntamente com seus respectivos cambios, é por natureza mais economico dentro da cidade ?
Em um tópico que eu li nesse forum sobre relatos de consumo de combustivel e vi que o S4T gasta mais que o S4 |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Qui Mai 10, 2007 12:45 am Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Sex Mai 11, 2007 4:41 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
S4 maçarico turbina ela de adesivo e pronto ehehehehe, é mais economico e mais fácil de manter, motor turbo não é pra qualquer um que pensa que é só sair com pé embaixo, pois a durabilidade vai lá pra baixo e depois ficam falando mal de motor turbo, nunca tivemos D20 turbo aqui em casa, mas o Maxion S4 é aprovado e valente, tivemos uma veraneio que rodou conosco em 6 anos 400 mil com um S4 aspirado (não turbo) sem fazer nada além da manutenção preventiva, e diesel no tanque, o detalhe que ela tinha bomba aberta e andava perto de D20 Turbo S4T, só perdia um pouco em subida, mas é coisa pouca, pra vc que tem kombi nem vai perceber eheheh, ja tivemos kombi aqui, pelo amor de ..... sem condições meu pai só aguentou 6 meses e vendeu, detalhe que ele comprou ela 0km depois disso foi só alegria, mesma situação sua kombi dai pra D20 e virou paixão eheheheh foi a primeira D20, depois veio Veraneio, depois meu pai inventou de comprar uma Kia Besta, se arrependeu e agora voltamos pra D20 estamos com uma 95 cab dupla S4 aspirado  _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
thiagoh |
Enviada: Sex Mai 11, 2007 8:30 pm Assunto: |
|
|
|
Obrigado Anderson pela colaboração !
um mecanico disse que para o meu serviço apenas dentro da cidade (e pequena) o turbo nem faz diferença, é uma coisa a mais para dar problema..., falou que tem gente que até tira fora !
Qual é a opinião de vocês em relação a tirar o turbo nesses casos ?
Outra questão ! Fechar mais o débito da bomba em um motor S4T pode deixa-lo mais econômico ?
Podem perceber que entendo pouca coisa (ou nada...) de motor diesel !!
Obrigado a todos pela colaboração |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Mai 11, 2007 9:11 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Esta estoria de tirar turbo, é papo de mecanico INCOPETENTE.
É o medo do pessoal de mexer no que não entende.
Hj não existe mais motor aspirado.
Custo de manutenção tb não é diferente do aspirado.
Mas o prazer de dirigir.....
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
thiagoh |
Enviada: Sex Mai 11, 2007 10:32 pm Assunto: S4T e o S4T-plus |
|
|
|
realmente é polemica a questão do turbo...
E alias, qual é a diferença do S4T e o S4T-plus ? Vi algo que o S4T-plus em uma eventual retÃfica as peças são difÃcies de ser compradas e mais caras. Em relação ao consumo e desempenho dos dois ?
Obrigado a todos pela colaboração !
Thiago - Canoinhas - SC - Oº de temperatura ontem de manha..ehehe, de-lhe querosene no diesel... |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Mai 12, 2007 8:51 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Não existe polemica, pois os que sempre estão contra, são os que não possuem picapes com motor TURBO DIESEL.
Mesmo acontece com motores HSD.
Hj não tem como usar um motor ASPIRADO.
A durabilidade dos motores turbo, são maiores q aspirado.
Todas as minhas picapes são e foram Turbos. alguns Intercooler _________________ Kiko (in-memorian)
|
|
 |
Tahoe |
Enviada: Sáb Mai 12, 2007 1:51 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
|
Só discordo quanto a manutenção, pois um turbo custa em torno de mil reais... Então não pode-se dizer que é a mesma coisa.
[]'s
Thales _________________ ____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. |
|
|
 |
thiagoh |
Enviada: Sáb Mai 12, 2007 4:14 pm Assunto: S4T-plus |
|
|
|
E em relação ao motor S4T-plus das D20 o que vocês tem a dizer ? |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Sáb Mai 12, 2007 6:51 pm Assunto: |
|
|
|
O S4T-Plus tem desempenho bem superior em relação ao S4T em rotações baixas (dentro da cidade por exemplo), em rotações mais altas a diferença de desempenho não é tão grande. O Plus é melhor que S4 e S4T, em relação ao que os dois tem de melhor. |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Sáb Mai 12, 2007 7:00 pm Assunto: |
|
|
|
Quem diz que motor turbo não presta tá jogando no lixo todo o trabalho de engenheiros do mundo todo que nas últimas décadas aprimoraram a tecnologia desses motores (hj em dia não existe motor diesel aspirado), tornando-os resistentes, econômicos, e o melhor de tudo, potentes! |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Dom Mai 13, 2007 2:02 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Só falando aqui pra esclarecer, não disse que não gosto até pq nunca tivemos aqui diesel turbo, por mim todas seriam turbinadas, até pq o ronco é mais bonito e o assovio do S4T- Plus é inesquecÃvel eheheh, porém a minha opinião foi exposta acima como "dono" (é do meu pai na verdade) de uma D20 aspirada e outras experiencias que tivemos com esse tipo de motor. como disse e repito a má fama de motor turbo aqui na minha região pelo menos é devido ao pessoal que não dá manutenção, e por este motor ser mais "valente" que um aspirado, sempre usam seus motores no limite e ai não tem jeito a durabilidade realmente cai, já os HSD ai é outra história Kiko eheheheh. Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Mai 13, 2007 7:47 am Assunto: |
|
|

|
Olá Thales
O turbo custa, mas já vem no carro.
Eu nunca vi picapes com turbo danificado, exceto aqueles q não trocam o oleo e dos que usam o oleo errado.
Mas mesmo que pifasse, em 5 anos de uso, seriam R$ 200,00 por ano ou menos de 20,00 por mes.
O desempenho dos motores turbos compensa em muito esta despeza.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
|
|
 |
|