Autor |
Mensagem
|
Pilotto |
Enviada: Sáb Jun 30, 2007 7:28 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 7 Localização: Erechim, RS, Brasil
|
Caveso,
O motor ja era turbinado.
Após a quebra do virabrequin mandei tirar o cabeçote pra ver como estava então descobri que ja tinha pistão do S4 so que usaram a camisa do Q20B.
Como os kits tinham o mesmo valor usei do S4, só mandei rebaixar o pistão para não pegar no cabeçote. A junta do cabeçote também foi do S4.
Na retÃfica me explicaram que os motores são muito parecidos, e se não me engano o kit do S4 e S4T é o mesmo, só que o S4T é mais reforçado nas bielas.
_________________ C-10, 79 Dupla original
Q20B turbinado, 4 marchas, diferencial 3,15:1
em uso e sendo reformada |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qui Jul 05, 2007 9:38 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Vendo a foto do vira quebrado, lembrei de um fato que aconteceu uma vez comigo. Eu estava voltado do sÃtio, quando caà numa cratera e estourou os rolamentos da roda... resultado, fiquei sem freio. Para parar, fui reduzindo até primeira, mas como era local plano, ela continuava andando pela inércia... nisso veio outro carro entrando na lateral de terra da pista que estava. para não bater, o jeito foi puxar o estrangulador... E olha que foi um p.. tranco. Não teve teve problema algum, seja no motor(que foi aberto na época e feito), câmbio(que também foi mexido) e diferencial.
[]'s
Thales
_________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Rasch Motoren |
Enviada: Dom Jan 20, 2008 5:17 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
|
No quesito pistões , optamos ser mais ousados e substituimos os originais do S4T , pelos utilizados nos motores Cummins série B.
Sendo devidamente usinados para corrigir projeção como também razão de compressão, que ficou em 17:1 , e com diâmetro em 102mm.
Descrição: |
|
Tamanho: |
144.66 KB |
Visto: |
58354 |

|
|
144.66 KB |
58354 |

|
|
144.66 KB |
58354 |

|
|
142.47 KB |
58354 |

|
|
142.47 KB |
58354 |

|
|
142.47 KB |
58354 |

|
|
|
|
 |
tremeterra |
Enviada: Dom Jan 20, 2008 5:36 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 6 de Janeiro de 2008 Mensagens: 10 Localização: Curitiba PR
|
A perda na saida é apenas questão de costume, sendo que o diferencial curto muitas vezes o motorista arranca em 2ª marcha porque a 1ª fica muito curta, e depois que trocar o diferencial vc tem que usar obrigatoriamente a 1ª, o bom da troca mesmo que vc carregue peso 1000kg é ver o painel acusar 120 km e o conta giros 1800 rpm. vale a pena trocar, eu não sabia disso ate pegar uma pronta. Anda muito bem e não força o motor
|
|
|
 |
dalmo cruz tôrres |
Enviada: Dom Jan 20, 2008 9:26 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006 Mensagens: 113 Localização: poços decaldas MG
|
Mauricio, tudo certo? Vc me explica o porque do pistao do Cummins ? Por causa da camara? Que mais foi feito no motor? Estimativa da potencia?
_________________ sem idéias |
|
|
 |
Rasch Motoren |
Enviada: Ter Jan 22, 2008 12:33 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
|
Dalmo
- O objetivo maior para utilização destes êmbolos, é buscar resistência.
- E o material utilizado neles nos dá margem mais larga para explorarmos, pois tem maior estabilidade afinal são mais de 10 anos de distância tecnológica entre ambos.
- E de lambuja ganhamos na cilindrada , de 4.0 para 4.2.
|
|
|
 |
dalmo cruz tôrres |
Enviada: Ter Jan 22, 2008 4:49 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006 Mensagens: 113 Localização: poços decaldas MG
|
Fiquei babando com esse motor. Que mais vai ser feito Mauricio?
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Ter Jan 22, 2008 5:00 pm Assunto: |
|
|
|
Olá Muricio.
Deixa eu ver se entendi, trata-se de um Q20B com pistões do Cummins 4BT?
Poderia utilizar o pistão do Perkins 1104 que tem 105mm x 127mm.
|
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Jan 22, 2008 9:08 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá Daniel
O motor q o Mauricio (Rasch) está montando com pistão do Cummins 4B é um Maxion S4T.
Como ela já disse acima, a qualidae do material empregado no pistão da Cummins é bem melhor em relação ao material do pistão original da Maxion (atual MWM International). Na foto, pode-se observar q o pistão Cummins é bem branquinho, diferente do Maxion que vem bem escuro (opaco).
Além do ganho da cilindrada, que passou de 4.0 para 4.2, o Mauricio conseguiu deixar o motor com a taxa de compressão exatamente como ele queria, ou seja, a mais ideal de acordo com a potência que ele pretende extrair desse propulsor.
Abraços
_________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Ter Jan 22, 2008 10:04 pm Assunto: |
|
|
|
Olá Rodrigo.
Então deve-se tratar do pistão do Cummins Interact e não do 4BT da década de 90.
|
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Jan 22, 2008 10:17 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá.
Eu não conheço pessoalmente esses componentes da Cummins, entretanto, acredito que o motor 4BT q saiu nas primeiras F250 e na F350, compartilhe muitos componetes com o motor da atual F250, inclusive o pistão.
Abraços
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
|
 |
José A. Machado |
Enviada: Ter Jan 22, 2008 10:29 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007 Mensagens: 339 Localização: Goianésia-GO
|
Olá Rodrigo,
com relação a cor dos pistões, o máxion tá mais escuro, não seria porque ele já é um pistão usado?
ou tô enganado?
abraços
_________________ José A. Machado
D20/1989. |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Jan 22, 2008 10:38 pm Assunto: |
|
|

|
Olá José
Sim, correta a sua afirmação que o pistão da foto é usado.
Porém mesmo o pistão sendo okm da Maxion, é mais escuro.
Não tem aquela aparência de aluminio polido das rodas Alcoa dos ônibus da viação Cometa...
Editado para correção de erro ortográfico.
Abraço
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Ter Jan 22, 2008 10:55 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
José A. Machado |
Enviada: Ter Jan 22, 2008 10:42 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007 Mensagens: 339 Localização: Goianésia-GO
|
ah, bom.
vlw Rodrigo, pelo esclarecimento.
abraços
_________________ José A. Machado
D20/1989. |
|
|
 |
dalmo cruz tôrres |
Enviada: Ter Jan 22, 2008 11:27 pm Assunto: |
|
|
|
Pessoal, quando eu comprei os pistoes novos do meu MAxion 2.5 eu estranhei eles nao serem polidos, e terem um acabamento fosco escuro. Entrei em contado com a International para reclamar da falta de qualidade dos pistoes e passeio o maior carao...Os pistoes recebem um acabamento grafitado na fabrica, que deixa eles caom apercencia escura e opaca.....
|
|
 |
|