Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 S10 X Ranger « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Ago 12, 2007 7:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Quem compra S-10 CD Executive que ter status e não comprar a melhor da catecoria, na minha opinião a Hilux está na ponta seguido de Ranger, L-200, Frontier e por último S-10. Mas por que será que S-10 é a campeã de vendas?

Simplesmente status, ou o comprador nunca fez test drive nas concorrentes! E a GM sabe disso e deixa a S-10 exatamente como está, aquele velho ditado: "time que está ganhando não se mexe".
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Dom Ago 12, 2007 8:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Adalberto.

Permita-me discordar em genero, numero e grau. A Ranger, a partir de 2007 e a diesel, pode ser um bom veículo mas a S10, mesmo a diesel, ainda é melhor. Não veja somente o motor mas o conjunto.

Um conhecido, ex proprietário de Ranger a diesel (2004), hoje proprietário de uma S10 2.8, usou uma piada antiga e definiu bem : a Ranger é um carro que te dá 02 alegrias - quando vc compra e quando vc vende ... KKK. Ao que completei : mas não vale vender para amigo ou conhecido para não ter aporrinhação ... KKK

Sds.

Alex
---------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
miguel g.rivello
MensagemEnviada: Dom Ago 12, 2007 8:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola,
Já tive 3 Rangers Diesel e 1 xl 4.0 gas,e não tenho oque reclamar da estabilidade de nenhuma delas,a única coisa que acho ruim é a suspensão dianteira,as rodas desalinham muito rápido,em qualquer curva grita,nesta época viajava muito para petróplis,região serrana do rio,muita curva,e nunca tive problema,pelo contrário,acho a S.10 bem ruim de frente,vale lembrar que as ford sempre possuiram motores mais fortes.
Compraria sem duvida , fosse ela gasolina ou diesel.
Abraços
Miguel
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
alexm
MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 2:14 am    Assunto: Responder com Citação

Picape não é só motor. Ela não é um carro esporte. A robustez frente a condições adversas no rodar é o fundamental. E assim, a suspensão talvez seja a parte mais importante e nisso, a Ranger está reprovada, como mostra a materia do link : http://motorshow.terra.com.br/edicoes/293/artigo58751-1.htm?o=s

Resumindo :

"Nas Ranger, baseadas no modelo original com longarinas, todo o sistema de suspensões é substituído por outro de origem norte-americana que troca a barra de torção original por molas helicoidais.Imagine o que passa a suspensão de um veículo de quase duas toneladas que anda a 150 km/h em uma estrada sem pavimento! Somente uma suspensão desenvolvida para isso suportaria tais exigências que, vez ou outra, fazem a picape decolar e aterrizar em alta velocidade."

"Na Equipe Chevrolet Rally Team, o piloto Marlon Koerich acredita que quanto mais original mais confiável é o veículo dos Sertões. É por isso que a S-10 4x4 guarda muito de seus componentes originais, devidamente reforçados para suportar a prova. É por isso que a S-10 4x4 guarda muito de seus componentes originais, devidamente reforçados para suportar a prova. Claro que alterações de suspensão são fundamentais. Os preparadores utilizam a base original com alterações nas molas e amortecedores (Bilstein com hidrogênio e reservatório separado)"

Ou seja, se vc compra uma S10, vc adquire um veículo muito próximo do que foi utilizado em condições extremas, o que se reflete num veiculo mais robusto e confiável, no dia-a-dia. O sucesso de vendas e de frotas mostra isso com clareza. O frotista compra veículo para ganhar dinheiro com ele, logo a relação custo/performance (do conjunto) é essencial. Note que até os amortecedores Bilstein foram oferecidos em uma série especial e estão disponíves, no mercado.

Mas se vc compra uma Ranger, vc, literalmente, compra o famoso "me engana, que eu gosto". O resto é folclore. O artigo fala por si. Vai na Ford e tenta encomendar uma suspensão especial para a sua Ranger.

Também façam uma visita ao site : http://www2.uol.com.br/bestcars/canal.htm e comprovem. As S10 mais antigas, inclusive, tem um indice de reclamações bem menor. E reclamações bem menos cabeludas.

Abs.

Alex
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para a filha ?)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (tá dificil encaixar no orçamento doméstico)
FredericoFreire
MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 10:36 am    Assunto: Responder com Citação

As Rangers com molas helicoidais são as estadosunidenses com tração 4x2, importadas para o Brasil de 1995 a 1997.

S10 Champ '98 4.3 V6
Igor_VDM
MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 11:17 am    Assunto: Responder com Citação

Eu diria, depende....
Eu não gosto da Ranger. Não tem nenhum atrativo e tem as peças muito caras.
A S-10 é a resposta mais prudente, apesar do desenho não muito agradável. Até 2000 era melhor.
Motor Diesel ou Gasolina? O que você quer, desempenho e silêncio, ou abre mão de um pouco de desempenho e silêncio, mas prefere economia de combustível. Lembrar que a diferença de preço entre as duas versões pode ser aplicada de diversas maneiras, ou no mínimo se deixa de pagar juros exorbitantes para o banco. Diesel só compensa para quem roda muito. Até porque na hora que tem que dar manutenção em bomba injetora, é melhor vender um dos rins! Hahahaha!
Eu não abro mão do câmbio automático, nem do meu V6 a gasolina a não ser que seja para comprar um V8. Mas picape não foi feita para correr, ela chega em 180km/h, mas se precisar parar ou desviar de algo, ihhh!
Aqui em Manaus tenho escutado reclamações sobre a Hilux automática, diz que a luz do óleo do câmbio acende em percursos fora de estrada (em percursos que minha Blazer Aut. 4x2 passa sem problemas). Não sei se as reclamações procedem porque nunca vi acontecer.

alexm
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 12:53 am    Assunto: Responder com Citação

Fred.

Não entendi a sua colocação. A matéria do link : http://motorshow.terra.com.br/edicoes/293/artigo58751-1.htm?o=s é atual, de Agosto deste ano e se refere ao Rally dos Sertões 2007, recém encerrado. Ou seja : veiculos novos e não com 10-12 anos. A Ford é que, de repente, voltou no tempo 10-12 anos. Talvez ciente da fragilidade do que vende hoje.

Assim, os dois trechos que reproduzi (entre aspas), foram retirados desta matéria. Os veículos-base que foram preparados foram a Ranger com motor International 3.0 eletrônico original de 163 cv versus a S10 com motor MWM 2.8 original de 140 cv.

Igor.

Concordo com vc, embora acredite que a GM tenha focado o Cx e não uma aparência "brava". Mas os japoneses também não gostaram da reestilização, conforme mostra este recorte antigo, e eu também não gostei.

Ouvi falar que a edição 2008 do Rally dos Sertões vai destacar o uso do alcool. Talvez daí nasça uma S10 4x4 Flex. Só falta a GM oferecer uma suspensão opcional "heavy duty" (amortecedores Bilstein, molas e caixa de transferência reforçadas) e um compressor mecanico tipo Lysholm, para jogar a potência para mais de 220 cv e o torque, mesmo em baixa, para perto dos 40 kgfm. Aí vc pode aposentar o seu Vortec. Acho mais realista isso que sonhar com a volta das full-size da GM.

Abs.

Alex
------------------------------------------------------------------------------------------------
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (tá dificil de encaixar no orçamento)

ScreenHunter_008a.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  193.18 KB
 Visto:  49635

ScreenHunter_008a.jpg

ScreenHunter_008a.jpg
 Descrição:

ScreenHunter_008a.jpg

ScreenHunter_008a.jpg
 Descrição:

ScreenHunter_008a.jpg

Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 9:12 am    Assunto: Responder com Citação

Alex,

Por que não um compressor no Vortec? Hehehehe. O bom do V6 é o ronco suave e encorpado, além da durabilidade.
Será que a fábrica colocaria 220cv e 40kgf.m em um 2.4 gasolina? Acho difícil por questões de durabilidade. Outro fator limitante é o preço dos compressores mecânicos.

FredericoFreire
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 12:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Alex,

É fato, a Ranger tem uma suspensão muito melhor que a da S10. Desde que deixaram de importar dos EUA e passaram a fabricar na Argentina, ela perdeu conforto mas ficou robusta e travadinha. Aqui em casa temos uma Ranger 2001 e ela não passarinha como as S10/Blazer.

A S10 sim, tem uma suspensão péssima, projeto de mil novecentos e bolinha. Desalinha fácil, não segura em linha reta, balança, é frágil, os pivôs e as buchas são os primeiros a abrir o bico. Sem contar com o braço auxiliar e o pitman da direção.

Eu tenho uma S10, gosto dela, mas a verdade deve ser dita.

S10 Champ '98 4.3 V6
alexm
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 1:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Fred.

Com todo respeito, esse "fato" só existe na sua cabeça.

A reportagem citada http://motorshow.terra.com.br/edicoes/293/artigo58751-1.htm?o=s (atual, de Agosto de 2007), os relatos do site : http://www2.uol.com.br/bestcars/canal.htm, o próprio mercado de automóveis e o contato com vários proprietários de Ranger (em off, para não prejudicar uma eventual venda) normalmente insatisfeitos, comprovam justamente o contrário. As S10 mais antigas, inclusive, tem um indice de reclamações bem menor. E reclamações bem menos cabeludas.

Embasado em tudo isso, ai eu te digo : fato é fato, no global, a S10 é superior a Ranger, sem "achismos".

Se eu fosse falar de experiência pessoal, eu utilizo a picape em circuitos mistos (campo/cidade), carrego regularmente carga (torres de antenas, material de construção, equipamentos) mas sempre respeitando os limites do manual do fabricante e calibrando os pneus de acordo com a situação.

Quanto aos itens que vc considera frágeis : pivôs e buchas originais trocadas preventivamente com 98.400 km. Balança, braço auxiliar e Pitman ainda originais. Alinhamento "verificado" há 02 semanas e ainda razóavel, considerando que o último havia sido feito a 02 anos e mais de 24 mil km atrás. Ela vai passar por novo alinhamento e balanceamento esta semana, com a troca de 02 pneus e rodízio dos outros 02. Suspensão não mexida, sem rabaixamentos e mexidas "de orelhada" na altura e dureza. Somente componentes originais.

De repente, voce talvez necessite fazer como o Machado : trocar de "mechanico". O atual deve estar "matando" a sua viatura e o seu bolso. Verifique também os novos amortecedores (amarelos) e mesmo os Monroe Gás Premiun Gold. Tem muito forista falando bem deles embora eu mesmo tenha trocado agora, após 48 mil km, por AC Delco (Cofap) Turbogás.

Abs.

Alex
------------------------------------------------------------------------------------------------
FredericoFreire
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 2:33 pm    Assunto: Responder com Citação

De modo geral as Rangers são mais problemáticas e as peças são BEM mais caras. Meus comentários se referem somente à suspensão. A da Ranger também tem a mesma fragilidade nos pivôs, etc.

O fato é: a S10 é a caminhonete que mais passarinha na estrada. Inclusive muitos proprietários de Blazer não se adaptam como problema e vendem o carro.

Na minha S10 o mecânico sou eu. Os serviços mais pesados que não posso fazer, levo pra um de confiança, mas ele é somente meu braço de força. Eu identifico o defeito, compro as peças e ele somente as troca.

Talvez o seu percurso de S10 seja meramente urbano. Aqui em Recife, temos ruas asfaltadas muito esburacadas, a BR 101 que passa por Pernambuco tem seu pior trecho. Fora que moro na zona rural e no caminho de casa tenho ruas de chão.

Com relação aos Bilstein, alguém sabe informar o part number da GM pra esses amortecedores que sejam para cabine simples?

Abraços

S10 Champ '98 4.3 V6
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 2:50 pm    Assunto: Responder com Citação

A S10 CD tem a pior suspensão da categoria e não somente em relação a Ranger!
Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 3:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Só para colocar lenha na fogueira! Hehehehe.
S-10 X Ranger, Vencedora = Dakota, hehehehe. Pena que a fábrica é burra e não respeita seus clientes. Tinha quatro opções de motor, Gasolina L4 2.5, V6 3.9 e V8 5.2, além do Turbo-diesel 2.5, motor que deixa os nacionais atuais no chinelo em nível de ruído.
Ah! L200 não conta, pois é a única cabine e 3/4 do mercado! Espaço traseiro parace de cabine e 1/2.

Pronto, agora eu quero ver isto aqui agitado!

Fred. Não tive muitos problemas com a suspensão da minha. Tive que trocar braço pittman e auxiliar, este último duas vezes, mas é que eu andei caindo em umas crateras. Estou usando os amortecedores Cofap e ela passarinha um pouco de frente, mas se os amortecedores estiverem ruins, fica uma caca.
Mas minha utilização na maior parte do tempo em trânsito pesado, às vezes vou para rodovia e estradas de chão.
Para o meu uso eu preferia a Ranger com molas helicoidais na dianteira, bem mais macia. Mas é ruim para quem quer carro pro pau.

Abraços,
Até já,

alexm
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 4:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Igor.

Concordo em parte com vc : a Dakota era muito mais cara, manutenção igualmente mais cara, peças mais caras e a suspensão não era expressivamente superior. Mas era uma "estradeira" por natureza (sem muito compromisso com o campo) e nisso era um senhor carro esporte tamanho gigante ! Logo, não serve para comparação com as S10 e Rangers. Talvez por isso, normalmente as encontremos com motor muito esmerilhado. A filosofia da fábrica, respeito ao consumidor, nem pensar ...

O Vortec já tem potência e torque mais que suficiente para S10/Blazers. Lembre-se : não são carros de corrida. Quanto a durabilidade discordo um pouco de vc. Ambos são bastantes robustos e duráveis mas o pessoal da oficina da concesionária GM daqui, considera os 2.2/2.4 menos problemáticos e com menor nível de exigência de cuidados. Fora serviços, peças e insumos mais baratos e fáceis de encontrar.

O compressor mecanico, desde que corretamente dimensionado não oferece nenhum risco aos motores, em geral. No Brasil tivemos Fiesta, Ecosporte com o famoso supercharger, entre outros. Fora as Mercedez Kompressor e outras nada baratas.
Para a S10 2.2/2.4, veja o link : http://www.blower.com.br/Cmi/Pagina.aspx?59. E nem usa o tipo Lysholm. Funciona e com carro antigo. Preço ? Cerca de R4.600,00. E o carro não se torna gastâo como as V6 tem de ser.

Fred.

Quanto a passarinhar, a carroceria dá essa impressão mas o chassis fica grudado no chão. Mas como é um carro pesado, os amortecedores vencem e a gente só percebe quando precisa mesmo. E aí tem de ter cuidado é para não voar. A troca por outros da série amarela, Monroe Gold Premiun ou mesmo Bilstein e Rancho (para o pau mesmo) resolvem em grande parte esse problema. Mas não dá para comparar e dirigir como carros de passeio ou esporte que são mais baixos, tem a metade do peso e projetados para outra utlização.

Tem uma Land Rover de um vizinho que tem um adesivo com um ditado típico : "na estrada vc me aperta mas na lama, a gente acerta".

Daniel.

"Achismo" e folclore não valem. Fatos são fatos. E eles estão aí falando por si sós. Leia as matérias dos links.

Abs.

Alex
Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 4:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Alex,

Meu pai tem uma Dakota V6 aut. Realmente algumas peças são mais caras, mas ela quase não dá defeitos, daí eu discordo que a manutenção seja cara. Para meu uso ela é boa, mas para o pau realmente não serve, na realidade compraria um Dodge Durango (Blazer da Dakota).
Quanto ao V6, do meu eu só troquei óleo + filtro e os bicos injetores que o mecânico do dono anterior fez uma gambiarra de dar medo. Está com 121000km.
Quanto ao compressor mecânico, acho ele até bom, mas ele rouba potência para funcionar, por isso não deu certo no Fiesta Supercharger. Na baixa o compressor roubava mais potência do raquítico 1.0 do que adicionava, isto não é perceptível em motores maiores. No final das contas ainda fico com um bom turbo-compressor, apesar do turbo-lag.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 4
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.