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 Líquido de arrefecimento « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Fernando furini
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 3:02 am    Assunto: Líquido de arrefecimento Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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O processo para troca do líquido de arrefecimento das picapes a diesel é o mesmo dos motores a gasolina? Ou tem algum macete diferente?
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Fernando Furini
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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 3:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
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Fernando,

No manual de serviço e do proprietário consta que deve-se abrir o parafuso de aeração, usar os aditivos recomendados e na proporção correta. O resto é igual, fazer com motor frio, drenar todo o líquido, etc. Particularmente, prefiro também tirar o radiador e lavá-lo por dentro e por fora.

Abs,

Paulo

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 5:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Sim, e o periodo é anual ou tantos km, conforme manual.

O aditivo tambem pode ser o mesmo dos carros. (etileno glicol)

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Fernando furini
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 2:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Beleza, valeu por responder.
É que ontem me dei conta que certamente nunca foi trocado o líquido da ranger do meu pai, então comprei o aditivo na ford mesmo e pretendo trocá-lo em breve, assim que eu comprar a água destilada para fazer a mistura.
Eu só ainda não vi como ela é por baixo, se a mangueira que devo soltar pra escoar a água é de difícil acesso ou não.

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Motorhead
MensagemEnviada: Dom Jun 17, 2007 5:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 79

Ola,

O aditivo é diferente para alguns motores, por exemplo o MWM Sprint usa aditivo diferete dos demais MWM.

Uma dica e´fazer a troca em algum lugar que tenha o equipamento de by pass, pois assim voce tira todo o liquido antigo, lava o sistema e subistui pelo novo.

Abraço,

Alex

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Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2007 2:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Bom, eu pedi o aditivo na concessionária... Se der problema, é lá que eu reclamo...
Por aqui não há equipamento pra trocar o líquido, vai ter que ser da forma tradicional mesmo... Vou tentar deixar ela inclinada com a dianteira pra baixo, pra ver se escorre o máximo possível.
Mas se tiverem mais sugestões, serão bem vindas... hehehe...

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FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2007 7:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
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Ola, pessoal. Que tal usar oleo soluvel no fluido de arrefecimento? Existem alguns fabricantes de oleo que informam da possibilidade do uso na diluição 10 a 20%. Dizem que é anticorrosivo (logico) e ainda por cima é " refrigerante". Realmente nos processos de usinagens é bastante usado para lubrificação (anti-corrosão) e resfriamento das ferramentas com bastante sucesso. E nos nossos radiadores? Oque acha KIKO? FRANÇA.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2007 10:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
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Olá

Não recomendo não, pois as borrachas (mangueiras) não aguentam, o oleo soluvel era usado no maximo até final de anos 80, depois só a base de etileno glicol.

Abraços

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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 4:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
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Olá a todos,

Realmente, o óleo solúvel não é mais recomendado, mas era naquela década. Será que os materiais ficaram tão piores ou ele é barato demais ? A minha tem as mangueiras, acho que originais, ainda boas e desse jeito não terei coragem de trocá-las. Quanto aos aditivos, tenho usado o Radiex, um dos recomendados pela Maxion.

Abs,
Paulo

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FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 7:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Ola PAULORS. Concordo com voce quando diz que naquela decada(1980) os chamados oleos soluveis possivelmente atacavam as mangueiras do sistema de arrefecimento, porque os materiais não eram tão desenvolvidos tecnicamente como hoje em dia. Isto se aplica às borrachas e tambem ao desenvolvimento de novos oleos (vide os oleos lubrificantes). Sera que hoje a coisa pode ser diferente? Existem fabricantes de oleo soluvel que propagandeiam o não ataque às borrachas. Estou no aguardo de respostas de alguns deles. Vamos ver.FRANÇA.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2007 5:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
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Olá

Os aditivos possuem alem de propriedade anti oxidante, aumentador de tamperatura de fervura e anti congelamento, o q os oleos não possuem.

Abraços

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FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2007 2:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Ola a todos. Alguem sabe me informar para que servem os dois bujões que se encontram instalados , um na caixa da valvula termostatica (parte inferior) e o outro na carcaça da bomba d'agua ? Acho que servem para fazer a limpeza do sistema de arrefecimento mas nenhum"mechanico" daqui soube me informar.FRANÇA.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2007 12:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

OLá

Não sei de q carro estamos falando, mas possivelmente para sistema de Ar Quante.

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Bianor
MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2007 10:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
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Aih Kiko temos aditivos mono-etileno-glicol (Volks) e tri-etileno-glicol (GM) que por acaso são incompatíveis quimicamente.
Nota-se que a GM tem dois tipos o vermelho de longa duração 100.000km e o verde de curta duração 15.000km.
Sds
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FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 10:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Ola KIKO. Falamos de uma Bonanza com motor MAXION S4T. Os bujões possuem encaixe para chave ALLEN.FRANÇA.
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