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 S10 2.2 MPFI « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Set 02, 2007 4:49 pm    Assunto: S10 2.2 MPFI Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Agora que meu pai tem a Hilux, ele quer vender a Ranger e comprar uma S10 a gasolina mais antiga, pra ser um carro de baixo valor e poder ser usado a serviço e sem muita preocupação.
Eu dei uma pesquisada no fórum, mas queria mais umas dicas a respeito desse modelo, como por exemplo, o que deve ser verificado na hora da compra, quais seriam os problemas crônicos...
E se possível, gostaria de ter uma noção do consumo, não que os números tenham importância no bolso, a gente sabe que ela não é sinônimo de economia, mas quero ver algumas opiniões pra depois comparar o consumo dela com o que vocês comentam aqui, pois o consumo é um dos primeiros indicadores da saúde do motor.

(caso alguém tenha interesse na Ranger, é uma 2002 top de linha, baixa km, nunca deu problema, único dono, tenho fotos, toda original e é só abastecer e rodar)

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Fernando Furini
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MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Set 02, 2007 7:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Fernando, os maiores problemas das S10 estão na suspensão, barço pitman, balanças, feixe de molas e bomba da direção hidráulica, bem, isto se considrando um carro acima de 100.000Km e/ou muito judiado. Fora isto seria o problema de sujeira no radiador que obriga você a troca-lo ou vareta-lo para fazer a limpeza. Pode ser que outras pessoas aqui no forum possam dizer mais sobre os problemas. Quanto ao consumo infelizmente eu não sei.
Abraços,
Sergio

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alexm
MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 1:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
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Fernando.

O ponto mais importante : verificar os pivôs da suspensão dianteira (superiores e inferiores). E não esquecer de trocar todos os òleos e fluidos : Diferencial traseiro ( + dianteiro se 4x4), Caixa de transmissão, Motor, Direção hidráulica, Freios, se mais de 100 mil Km verificar discos, pastilhas, lonas e tambores, Arrefecimento (recomendo não usar água !!! - use o fluido pronto da AC Delco e dificilmente tenha problemas) e verificar correias e polias. Verificar se não arrancaram a valvula termostática e o modulo de ABS (se equipada). Não recomendo comprar se não tiver ABS e/ou estiver com problemas. Verificar sistema de escapamento (o original chega a durar 10 anos, mas os clones ...). Levante o carro num elevador e verifique o estado geral e pontos de ferrugem. A janela traseira tb costuma apresentar pontos de ferrugem, junto ao vidro.

Quanto as peças citadas pelo Machado, após 117 mil Km, nunca tive problemas mas mantenho o carro sempre com pneus calibrados, balanceados, a direção alinhada e utilizo pneus originais (hoje o FSR está dificil) e/ou nas medidas indicadas pela GM. E nada de excesso de carga.

De resto, é um carro durável, bem confortável (principalmente para quem viaja na frente), macio e mais estável que outras picapes, baixo custo de manutenção (se comparado com a V6 ou outras picapes) e com facilidade de conseguir peças, exceto alguns itens de acabamento cinza. Outros detalhes e recomendações podem ser conseguidas nos diversos tópicos do Fórum.

Problemas crônicos : entrada de agua pelo vidro traseiro (se basculante) devido ao ressecamento da vedação em chuva forte, falta de conforto no banco traseiro (tipico de picapes médias), antena de radio ruidosa com o vento e quebravel (e cara), ruidos na suspensão traseira devido principalmente a sujeira (limpar e aplicar vaselina spray resolve), serviço e peças em concessionárias GM em geral caro e insatisfatório (mas ainda assim, melhor que o da Ford), falta de mecanicos com conhecimento na picape em pontos críticos (TBI, ECU), devido ao perfil, suja muito e muito fácil ao se trafegar no campo. Se tiver injeção, desconectar a bateria por uns 30 minutos, religar, dar partida e esperar até o ventilador do radiador entrar. Passar o scanner para detectar problemas em sensores.

Outras recomendações : evitar lavar o motor, lavar por baixo no máximo 02 vezes por ano e se o modelo tiver TBI (injeção) cuidado com as "limpezas" recomendadas. O TBI minimiza a necessidade deste procedimento e os mecanicos (mesmo de confiança) podem danificar a peça que custa caro muito caro (mínimo de R$660,00). Sem falar nas mangueiras finas sempre esquecidas e/ou reconectadas erradas. Converter para GNV só debaixo do olho do dono. A montagem do mesclador é feita no TBI e os instaladores fazem muita caquinha, entupindo tudo com borracha de silicone e colocando juntas improvisadas com papelão. Veja os tópicos específicos. Cobrir o cabeamento elétrico com conduite anti-chama : é barato e muito bom para quem trafega no campo, so dá no saco ... Em uso, não esquecer de calibrar os pneus, conforme a condição de carga, e nada de excesso de carga. Com injeção, gasolina só aditivada. De fabrica, se tem quebra-mato não tem Air bag. Mas já vi uma que tinha Air bag e o cara instalou um quebra mato, posteriormente. Está pedindo para se machucar e/ou ter despesa desnecessária.

Consumo depende do motor. Se é para economizar, prefira uma 2.2 ou 2.4 l. A 4.3 l é muita máquina. A versão 4x4 mecanica, fabricada entre 1998 e 2000, dá um banho até na Hilux mas é cara, tem consumo alto e as peças e o serviço tb são caros. E quem tem dificilmente vende.

A minha, 2.2 l, tem como dados : 8,0 Km/l cidade e 9,5 Km/l estrada - fabricante. A minha melhorou um pouco com a idade (!) : 8,5 Km/l e 10 Km/l. No GNV 10/11 Km/m3 e até 13 Km/m3. Com ar o consumo aumenta de 15 a 20 %.

Opinião pessoal e de conhecidos que tem Ranger, antes de 2006, é radical: não quero nem dada.


Abs.

Alex
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alexm
MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 2:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
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Fernando.

Nada contra o seu veículo, especificamente. Existe até um tópico especifico Ranger x S10 :

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?p=36945&highlight=#36945

E um esquecimento : entre com o número do chassis no site da GM e verifique se tem recalls pendentes.

E seja para o bem ou pra o mau (depende do observador), graças ao sucesso da S10, a GM mundial delegou a GM brasileira o desenvolvimento das picapes médias para toda linha da montadora.

Abs.

Alex
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Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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alexm escreveu:
Fernando.

O ponto mais importante : verificar os pivôs da suspensão dianteira (superiores e inferiores). E não esquecer de trocar todos os òleos e fluidos : Diferencial traseiro ( + dianteiro se 4x4), Caixa de transmissão, Motor, Direção hidráulica, Freios, se mais de 100 mil Km verificar discos, pastilhas, lonas e tambores, Arrefecimento (recomendo não usar água !!! - use o fluido pronto da AC Delco e dificilmente tenha problemas) e verificar correias e polias. Verificar se não arrancaram a valvula termostática e o modulo de ABS (se equipada). Não recomendo comprar se não tiver ABS e/ou estiver com problemas. Verificar sistema de escapamento (o original chega a durar 10 anos, mas os clones ...).
Levante o carro num elevador e verifique o estado geral e pontos de ferrugem.

Até aí é normal em qualquer carro.
alexm escreveu:
A janela traseira tb costuma apresentar pontos de ferrugem, junto ao vidro.

Bom saber!
alexm escreveu:
Problemas crônicos : entrada de agua pelo vidro traseiro (se basculante) devido ao ressecamento da vedação em chuva forte, falta de conforto no banco traseiro (tipico de picapes médias), antena de radio ruidosa com o vento e quebravel (e cara), ruidos na suspensão traseira devido principalmente a sujeira (limpar e aplicar vaselina spray resolve),

Legal.
alexm escreveu:
serviço e peças em concessionárias GM em geral caro e insatisfatório (mas ainda assim, melhor que o da Ford)

Aqui só as peças são caras, mas o serviço é bom e barato. No interior costuma ser assim.

alexm escreveu:
falta de mecanicos com conhecimento na picape em pontos críticos (TBI, CU), devido ao perfil, suja muito e muito fácil ao se trafegar no campo. Se tiver injeção, desconectar a bateria por uns 30 minutos, religar, dar partida e esperar até o ventilador do radiador entrar. Passar o scanner para detectar problemas em sensores.

Motor não é problema, eu faço. Quanto a essa parte, não há preocupação.
alexm escreveu:
Converter para GNV

Nem que o Titanic se reconstrua e volte a navegar sozinho, bem como "Christine" faria...
alexm escreveu:
nada de excesso de carga.

Ela nunca vai carregar nem 250 kg... hehe... É mais pra volumes do que pesos.
Tomara que ele pegue logo essa S10, pra mim vai ser uma mão na roda.

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Klinger
MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 6:27 pm    Assunto: Responder com Citação



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Parebens alexm suas infos estão muito bem edigidas e claras !!!

Voto para topico fixo, ou melhor, deveria ir para a o link de dicas da pagina principal !!!

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alexm
MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 11:52 pm    Assunto: Responder com Citação



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Fernando.

Pegou a S10 ?


Abs.

Alex
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Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 1:55 am    Assunto: Responder com Citação



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Boa noite

Não, Alex... Nada ainda... Sad
Por aqui não é muito fácil encontrar este modelo, mas eu estou ansioso pra poder rodar com ela todos os dias! Very Happy

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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 2:31 pm    Assunto: Responder com Citação



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A gente já teve uma, o consumo por volta de 8km/l.
Se for comprar não compre sem Ar condicionado de jeito nenhum!!!
não sei pq mas o motor esquenta muito o interior, vira uma sauna!

[]'s e boa sorte na compra. Very Happy

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Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 2:36 pm    Assunto: Responder com Citação



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As sem ar estão completamente descartadas. Sem chance!
Se é em todas que o motor esquenta o interior, então é falta de vedação. Mas se for só em algumas, pode ser problema na isolação térmica, como a falta dos defletores ou mesmo das borrachas que fazem a vedação da coluna de direção, por exemplo.

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alexm
MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 8:18 pm    Assunto: Responder com Citação



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Vcs estão é com febre ... Rsrsrsrsrs ...

O interior das S10, principalmente ao cabine dupla, esquentam normalmente devido ao tubo de escapamento. Ele passa pelo piso, do lado do carona e irradia calor para dentro da cabine. A solução é revestir o tubo de escapamento com isolante térmico, reduz bastante o problema. Usar o liquido de arrefecimento da AC Delco e não agua e verificar se o radiador corresponde ao modelo com ar (má fé do vendedor), também ajuda.

Existe um tópico a este respeito com direito a fotos e tudo mais : http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1577&postdays=0&postorder=asc&start=0

Os motores 2.2/2.4 não são muito quentes mas os V6 irradiam bastante calor. Me contaram (não sou tão velho assim), que nas primeiras S10, pelos idos de 95/96, havia uma proteção termica do lado do motor sobre o painel corta fogo. Já vi uma, antiga (carburada - 95/96), com uma "bolsa térmica" sobre a caixa do ar condicionada, para melhorar a eficiencia dele. O proprietário não soube me informar se era original pois tinha comprado o veículo de 2a. mão. Se era original, a GM também retirou nas com IE.

Nas modificadas para GNV, os instaladores furam o painel corta fogo para a passagem de cabos e não vedam o resto do buraco com a massa especifica. Aí, aparece aquele ventinho quentinho, gostoso ... Solução : se abaixar em baixo do painel, procurar o(s) furinho(s) e tampar com massa de de calafetar automobilistica.

Um esquecimento, na verdade dois : na lista de problemas cronicos, esqueci do espelho do lado do motorista (e só ele) que vibra bastante. Todas as S10, Blazers, etc que usam o mesmo tipo de espelho (controle remoto elétrico), apresentam esse problema. E para quem vive no campo, verifique se ela tem Positraction e se ele está funcionando. Não ajuda muito em caso de atolamento, mas ajuda enquanto vc não atolar. Com um conhecido, que tem uma dessas, passamos em um lugar onde uma Ranger diesel 4x4 atolou (!), justamente pela S10 a gasolina 2.2 ser mais leve e o Positraction ajudar. Se não tiver vc pode adquirir o miolo ou o diferencial completo em Sampa : http://www.renondiesel.com.br/. A peça em si não é muito cara e a solução é original da GM (opcional). O problema é a mão de obra para instalação, para garantir a qualidade do serviço.

E um esclarecimento : quando escrevi que ela "devido ao perfil, suja muito e muito fácil ao se trafegar no campo." Não me referi a injeção e sim a carroceria. Toda vez que meto ele no mato, o perfil dela (muito bom, era o mais baixo Cx das picapes), joga a lama por toda lateral, cobrindo os vidros. A injeção, pelo contrário, com o uso de gasolina aditivada, no meu caso levou 99 mil Km (09 anos) para o mecanico palpitar que era necessário a limpeza. Não estava significativamente suja e a limpeza não influi perceptivelmente no desempenho. E quando mexem sempre dá caca.

Um fato muito positivo, para os proprietários de picapes médias da GM é que, devido ao sucesso da S10, a GM mundial delegou a GM brasileira o desenvolvimento da linha de picapes médias a nível mundial.

Abs.

Alex
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Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 12:25 am    Assunto: Responder com Citação



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alexm escreveu:
Já vi uma, antiga (carburada - 95/96)

S10 carburada??
Só se foi adaptada...

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alexm
MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 1:05 am    Assunto: Responder com Citação



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Fernando.

Como escrevi anteriormente : não sou tão velho assim. Mas pelo que passaram as primeiras S10 vendidas aqui, pelos idos de 95/96 eram carburadas.

Tem que achar alguém mais velho que possa confirmar esta informação. Eu ainda era "adolescente"...


Abs.

Alex
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Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 1:25 am    Assunto: Responder com Citação



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Eu digo que não eram. Sempre foram injetadas, lembro do lançamento, andei com uma das primeiras vendidas.
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FredericoFreire
MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 11:24 am    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 499
Localização: Recife

alexm escreveu:
na lista de problemas cronicos, esqueci do espelho do lado do motorista (e só ele) que vibra bastante. Todas as S10, Blazers, etc que usam o mesmo tipo de espelho (controle remoto elétrico), apresentam esse problema.


E eu que pensava que só a minha tinha o espelho retrovisor balançando. Qual a solução pra esse problema? Trocar a base com motor elétrico de regulagem do retrovisor?

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Fred.

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