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César Oliveira |
Enviada: Dom Mai 27, 2007 8:15 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10326 Localização: Rio de Janeiro
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Bom dia, quando vi que o assunto era junta do cabeçote, resolvi fazer o meu relato.
1- Junta de cabeçote do Q20B, só original, hoje em dia vem na embalagem com a marca internacional.
2- Já fiz dois motores, um 4236 e um Q20B, nunca os mecânico falaram sobre reaperto de cabeçote, a unica coisa que falaram foi de que depios de um tempo eu teria de regular novamente os tuchos.
3- Já queimei umas 3 juntas de cabeçote no Q20B(motivo - turbina).
No meu entener a junta só vai para o saco se algum fator anormal acontecer(superaquecimento), o parafuso esticar? o aço destes parafusos é muito bom, ja retirei alguns rachados do cabeçote e eles aguentaram a retirada, neste caso é óbvio foram substituidos por originais. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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adalberto |
Enviada: Dom Mai 27, 2007 7:13 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7503 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Eu já andei reapertando os parafusos do carter pois com a trepidação do motor eles soltam um pouco e isso ocorre até em carro a gasolina mas no diesel a frequencia de reaperto é maior. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Mai 27, 2007 7:24 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Cesar
Eu acho que destes motores não tem tanto efeito elastico, mas dos motores modernos sim, pois o parafuso é fino, M8 onde o torque de apreto é 3 kg e mais 1 volta e meia. parafuso vai que vai, estralando.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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PauloRS |
Enviada: Seg Mai 28, 2007 2:11 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá,
Um revendedor de peças conhecido e conceituado me ofereceu a junta de uma outra marca e disse ser de linha, argentina. Até me animei com a possibilidade de reapertar os parafusos. Economizaria tempo e trabalho, não teria que trocar a junta e não desgastaria o cabeçote com o desempeno. Sobre superaquecimento, no caso do meu motor isso não ocorreu em nenhum momento...Quanto ao efeito elástico, isso deve ocorrer, não só com os parafusos...
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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César Oliveira |
Enviada: Seg Mai 28, 2007 8:38 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10326 Localização: Rio de Janeiro
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Junta de cabeçote só a original, se não me engano é made in England. Junta de outra marca vai dar o dobro do serviço pois logo logo vai ter de fazer novamente. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Mai 28, 2007 10:03 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
O original é ingles por que Perkins é ingles.
Mas eu tenho visto motores sendo montados com Sabó, e não vejo terem problemas.
Há uns 15 anos atrás falava se q a junta, só original.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Thales Pimenta |
Enviada: Ter Mai 29, 2007 7:50 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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César, quando teve problemas nas juntas por causa da turbina, qual a pressão que elas davam?
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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César Oliveira |
Enviada: Seg Jun 11, 2007 4:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10326 Localização: Rio de Janeiro
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Não lembro, mas pelo manometro do painel, em nenhum momento cheguei a faixa vermelha. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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ajccesar |
Enviada: Ter Ago 21, 2007 8:10 am Assunto: Vazamento de oleo abaixo dos coletores - Q20B |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP
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Bom dia.
Aqui é o "Cometa Halley" (só que com intervalo menor)
Eu vi um comentario do PauloRS já postado à muito tempo sobre um pequeno vazamento na lateral do motor Q20B abaixo do coletor de admissão. O meu motor tinha esse vazamento e eu demorei muito tempo para descobrir o motivo. Várias opiniões foram dadas, desde junta de cabeçote até turbina puxando óleo. Então, resolvi tirar o coração da boneca fora e depois de algumas verificações consegui finalmente encontrar a solução.
É muito simples e no meu caso acabou essa melação do lado motor.
Retirei todos os prisioneiros de fixação dos coletores de admissão de escapamento limpei bem as roscas e recoloquei no lugar com trava rosca Loctite 566. ACABOU o problema, motor sequinho.
Os furos destes prisioneiros, principalmente da boca central da admissão são vazados para dentro da camara dos balancins e o oleo acabava passando pela rosca.
Abraços a todos _________________ CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!! |
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PauloRS |
Enviada: Dom Ago 26, 2007 4:13 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Cesar,
Realmente, sobre vazamentos nesse motor cheguei à mesma conclusão: eles se dão nos parafusos da tampa de válvulas e dos coletores de admissão. As roscas de parafusos têm que ser tratadas como as de encanamentos domésticos, precisam de vedação. No parafuso de dreno do cárter usei fita veda-rosca comum e acabou o problema. Em tampas, o silicone vermelho é eficiente. Assim que tiver tempo vou usar o mesmo veda-rosca em todos os parafusos que dão vazamento. Pelo teste que fiz o veda-rosca comum aguenta temperatura e é facÃlimo de encontrar. Não o testei quanto quanto à solventes e combustÃveis.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Sáb Set 15, 2007 4:44 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá.
Não aguento mais trocar a junta do cabeçote do Q20B, já foram 4 em 100.000Km rodados, é trocar e esperar queimar. Já troquei de mecânico (já foram três), marca, etc. É sempre dado um "passo" no cabeçote toda vez que é trocada a junta, será que o desnivel é no bloco?
O fator de ser turbo também está descartado, a última estava quase sem pressão na turbina. |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Set 16, 2007 7:28 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Daniel
A planicidade da superficie do bloco e do cabeçote está correta?
O aperto está correto.
Vc usa juntas de q marca?
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Set 16, 2007 8:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Então, toda vez que queima é plainado o cabeçote, entao acredito que esteje certo, agora o bloco não sei dizer, mas toda essa novela de queimar junta começou após retifica, então pode ser que o bloco esteje zuado, mas tem que tirar o motor para saber?
Todas essas vezes que foi dado "passe" no cabeçote não pode ter aumentado a taxa de compressão? |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Set 16, 2007 10:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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OLá
Sim, td vez q rebaixa cabeçote tem que ser verivicado e equalizado o volume do PMS.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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PauloRS |
Enviada: Qui Set 20, 2007 5:23 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Daniel Martinelli escreveu: |
Olá.
Não aguento mais trocar a junta do cabeçote do Q20B, já foram 4 em 100.000Km rodados, é trocar e esperar queimar. Já troquei de mecânico (já foram três), marca, etc. É sempre dado um "passo" no cabeçote toda vez que é trocada a junta, será que o desnivel é no bloco?
O fator de ser turbo também está descartado, a última estava quase sem pressão na turbina. |
Martinelli,
Os motores originalmente turbinados têm a taxa de compressão diminuida em relação aos aspirados, por isso acho que a turbina tem que ser considerada. Antes, porém, tem que ter certeza da qualidade do serviço da retÃfica. Aliás, o que esses mecânicos têm argumentado ?
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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