Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Junta do Cabeçote do Motor Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Mai 27, 2007 8:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10326
Localização: Rio de Janeiro

Bom dia, quando vi que o assunto era junta do cabeçote, resolvi fazer o meu relato.

1- Junta de cabeçote do Q20B, só original, hoje em dia vem na embalagem com a marca internacional.
2- Já fiz dois motores, um 4236 e um Q20B, nunca os mecânico falaram sobre reaperto de cabeçote, a unica coisa que falaram foi de que depios de um tempo eu teria de regular novamente os tuchos.
3- Já queimei umas 3 juntas de cabeçote no Q20B(motivo - turbina).

No meu entener a junta só vai para o saco se algum fator anormal acontecer(superaquecimento), o parafuso esticar? o aço destes parafusos é muito bom, ja retirei alguns rachados do cabeçote e eles aguentaram a retirada, neste caso é óbvio foram substituidos por originais.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Dom Mai 27, 2007 7:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7503
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Eu já andei reapertando os parafusos do carter pois com a trepidação do motor eles soltam um pouco e isso ocorre até em carro a gasolina mas no diesel a frequencia de reaperto é maior.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mai 27, 2007 7:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Cesar

Eu acho que destes motores não tem tanto efeito elastico, mas dos motores modernos sim, pois o parafuso é fino, M8 onde o torque de apreto é 3 kg e mais 1 volta e meia. parafuso vai que vai, estralando.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Seg Mai 28, 2007 2:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Um revendedor de peças conhecido e conceituado me ofereceu a junta de uma outra marca e disse ser de linha, argentina. Até me animei com a possibilidade de reapertar os parafusos. Economizaria tempo e trabalho, não teria que trocar a junta e não desgastaria o cabeçote com o desempeno. Sobre superaquecimento, no caso do meu motor isso não ocorreu em nenhum momento...Quanto ao efeito elástico, isso deve ocorrer, não só com os parafusos...

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Mai 28, 2007 8:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10326
Localização: Rio de Janeiro

Junta de cabeçote só a original, se não me engano é made in England. Junta de outra marca vai dar o dobro do serviço pois logo logo vai ter de fazer novamente.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Mai 28, 2007 10:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O original é ingles por que Perkins é ingles.

Mas eu tenho visto motores sendo montados com Sabó, e não vejo terem problemas.

Há uns 15 anos atrás falava se q a junta, só original.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Mai 29, 2007 7:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

César, quando teve problemas nas juntas por causa da turbina, qual a pressão que elas davam?

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Jun 11, 2007 4:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10326
Localização: Rio de Janeiro

Não lembro, mas pelo manometro do painel, em nenhum momento cheguei a faixa vermelha.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ajccesar
MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 8:10 am    Assunto: Vazamento de oleo abaixo dos coletores - Q20B Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Bom dia.

Aqui é o "Cometa Halley" (só que com intervalo menor)
Eu vi um comentario do PauloRS já postado à muito tempo sobre um pequeno vazamento na lateral do motor Q20B abaixo do coletor de admissão. O meu motor tinha esse vazamento e eu demorei muito tempo para descobrir o motivo. Várias opiniões foram dadas, desde junta de cabeçote até turbina puxando óleo. Então, resolvi tirar o coração da boneca fora e depois de algumas verificações consegui finalmente encontrar a solução.
É muito simples e no meu caso acabou essa melação do lado motor.
Retirei todos os prisioneiros de fixação dos coletores de admissão de escapamento limpei bem as roscas e recoloquei no lugar com trava rosca Loctite 566. ACABOU o problema, motor sequinho.
Os furos destes prisioneiros, principalmente da boca central da admissão são vazados para dentro da camara dos balancins e o oleo acabava passando pela rosca.

Abraços a todos

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Dom Ago 26, 2007 4:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Cesar,

Realmente, sobre vazamentos nesse motor cheguei à mesma conclusão: eles se dão nos parafusos da tampa de válvulas e dos coletores de admissão. As roscas de parafusos têm que ser tratadas como as de encanamentos domésticos, precisam de vedação. No parafuso de dreno do cárter usei fita veda-rosca comum e acabou o problema. Em tampas, o silicone vermelho é eficiente. Assim que tiver tempo vou usar o mesmo veda-rosca em todos os parafusos que dão vazamento. Pelo teste que fiz o veda-rosca comum aguenta temperatura e é facílimo de encontrar. Não o testei quanto quanto à solventes e combustíveis.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 4:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Não aguento mais trocar a junta do cabeçote do Q20B, já foram 4 em 100.000Km rodados, é trocar e esperar queimar. Já troquei de mecânico (já foram três), marca, etc. É sempre dado um "passo" no cabeçote toda vez que é trocada a junta, será que o desnivel é no bloco?

O fator de ser turbo também está descartado, a última estava quase sem pressão na turbina.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 7:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Daniel

A planicidade da superficie do bloco e do cabeçote está correta?

O aperto está correto.

Vc usa juntas de q marca?

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 8:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Então, toda vez que queima é plainado o cabeçote, entao acredito que esteje certo, agora o bloco não sei dizer, mas toda essa novela de queimar junta começou após retifica, então pode ser que o bloco esteje zuado, mas tem que tirar o motor para saber?

Todas essas vezes que foi dado "passe" no cabeçote não pode ter aumentado a taxa de compressão?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 10:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

OLá

Sim, td vez q rebaixa cabeçote tem que ser verivicado e equalizado o volume do PMS.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Qui Set 20, 2007 5:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Daniel Martinelli escreveu:
Olá.

Não aguento mais trocar a junta do cabeçote do Q20B, já foram 4 em 100.000Km rodados, é trocar e esperar queimar. Já troquei de mecânico (já foram três), marca, etc. É sempre dado um "passo" no cabeçote toda vez que é trocada a junta, será que o desnivel é no bloco?

O fator de ser turbo também está descartado, a última estava quase sem pressão na turbina.


Martinelli,

Os motores originalmente turbinados têm a taxa de compressão diminuida em relação aos aspirados, por isso acho que a turbina tem que ser considerada. Antes, porém, tem que ter certeza da qualidade do serviço da retífica. Aliás, o que esses mecânicos têm argumentado ?

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB