Autor |
Mensagem
|
rocket |
Enviada: Qui Ago 12, 2004 3:15 pm Assunto: Troca dos pivos de direção |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Novembro de 2003 Mensagens: 31 Localização: Sta Cruz do Sul - RS - Brasil
|
Olá,
Minha D10 (essa vermelha no site) vive me encomodando com os pivôs, principalmente os de direção. Desde que eu tenho ela (97) eu já troquei tudo umas 6 vezes. Quando coloquei pivôs pra suspensão da TRW a coisa estabilizou. O problema é que eu não encontrava pivôs de direção dessa marca por aqui. Agora que eu encontrei pessoal que faz geometria pra mim disse que seria interessante colocar pivôs da D20 ou mesmo da D40.
Não queria trocar toda a suspensão, uma vez que molas, discos, pinças e pivôs de suspensão são novos. Queria saber se tem como trocar somente os braços e os pivôs de direção. Também não sei se coloco os da D20 ou coloco logo os da D40. Alguém pode falar alguma coisa? O que eu teria que trocar? |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Ago 13, 2004 6:37 am Assunto: Peças |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
É como a gente fala sempre,
USEM AS PEÇAS ORIGINAIS OU DE PRIMEIRA LINHA
e também
NÃO CAIA MUITO EM PAPOS DE MECANICOS, SE VC FAZ SERVIÇOS EM LOJAS DE ALINHAMENTO/PNEUS PIOR AINDA.
Eu já tive D-10, que na verdade era uma C-14 (74) que usam pivos e terminais mais fracas que da D10 / D-20 e nunca tive problemas com pivos e nem terminais, eras duraram sempre mais de 50.000 km.
As peças da D-20 até 92, são as mesmas da D-10.
As marcas confiaveis de pivos e terminas: GM / TRW / Nakata(Albarus)
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Brucutu |
Enviada: Sex Ago 13, 2004 1:51 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
|
Oi turma!
Pode mas não é recomendável. Na minha D-20 eu fiz isso uma vez (era emergência) e para "casar" as peças novas com os componentes da suspensão original, foi preciso reduzir o diâmetro de pivôt e da ponteira da barra de direção. Como essas peças possuem tratamentos termo-quÃmicos para proteger suas superfÃcies ao lixar, desbastar, brunir ou aplicar qualquer processo muito abrasivo a camada protetora sobre a peça desaparece e ela passa ter sua resitência totalmente debilitada.
Abraços
Walter _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
|
|
 |
Edival |
Enviada: Ter Nov 09, 2004 2:26 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 30 de Dezembro de 2003 Mensagens: 94 Localização: Itajubá - MG
|
Ola Pessoal
Tempos atrás o pivo da direção, lado direito, da minha A20 4x4 estava fazendo barulho. Tive muita dificuldade em encontrar algo parecido com o original. O pivo original tem um formato chapado, muito robusto ao invés de cilindrico. A solução encontrada foi utilizar o pivo do caminhao Mercedes 608 apos uma usinagem para refazer a rosca conforme o original. O barulho sumiu e ate agora tudo está bem.
Agora terei que trocar o pivo do lado esquerdo pois esta com folga e produzindo o ruido caracteristico ao esterçar a direção. Alguem tem alguma outra sugestão para evitar a "gambi" que fiz anteriormente ? _________________ D20 4x4, Maxion 4T, bicos rasch, turbina k16, intercooler e radiador de óleo, 200 CV (p/ passeios "off-road light")
Toyota Bandeirante (p/ carregar os cavalos) |
|
|
 |
Brucutu |
Enviada: Ter Nov 09, 2004 3:39 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
|
Oi Edival.
A sua A-20 é 4x4 original ou Engesa? Se for original o lado esquerdo não apresenta problemas na substituição dos pivôs. Eles só são meio caros (se comparando ao preço das sem tração dianteira). Quanto à "modificação" que você fez usando o pivô da 608, como é que ficou a furação no braço inferior da sua suspensão? Eles eram iguais?
Abraçõs;
Walter. _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
|
|
 |
Edival |
Enviada: Ter Nov 09, 2004 4:39 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 30 de Dezembro de 2003 Mensagens: 94 Localização: Itajubá - MG
|
Ola Brucutu
A minha A20 4x4 é Engesa. Quanto a adaptação foi necessária usinar uma nova rosca no pivo da MB 608, as furações deram certo pois os eixos conicos se adaptaram a furação da caixa de direção e do outro extremo.
Agora terei que trocar o pivo da barra que liga as duas rodas. Este tambem é original (formato chapado) e não encontro nada no mercado que seja parecido.
Outra coisa que aconteceu foi arrebentar a haste do amortecedor da direção (lado esquerdo conectado entre o ponto fixo no eixo e o ponto na roda direita. Postei uma msg sobre isto no setor de direção. O Kiko postou uma msg tempos atrás e postei como resposta por achar mais pertinente colocar la.
Obrigado pelo interesse e vamos continuar trocando conhecimentos. Este site é muito bom. Estou aprendendo bastante.
Abracos _________________ D20 4x4, Maxion 4T, bicos rasch, turbina k16, intercooler e radiador de óleo, 200 CV (p/ passeios "off-road light")
|
|
 |
Fernando Figueiredo |
Enviada: Ter Nov 09, 2004 10:59 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003 Mensagens: 158 Localização: São Paulo
|
Edival,
Você está falando do pivo ou do terminal de direção?
Se for terminal de direção, também tive o maior trabalho poara encontrar e não encontrei. Recondicionei o prórpeio, ficou muito bom. depois descobri que é o mesmo terminal de um trator (não lembro o nome). É só fazer o furo que ele tem no meio, pois o do trator não tem furo. Os outros terminais são iguais aos do CJ.
A Zanesco tem bastante coisa para Engesa, dá umatentada lá 11-6651-4000.
Até mais
Fernando Figueiredo |
|
|
 |
Edival |
Enviada: Sex Nov 12, 2004 2:02 pm Assunto: |
|
|

|
Do terminal. Valeu! A dica foi boa. Quando solucionar o problema postarei aqui para o compartilhamento da solução.
Obrigado _________________ D20 4x4, Maxion 4T, bicos rasch, turbina k16, intercooler e radiador de óleo, 200 CV (p/ passeios "off-road light")
|
|
 |
ULYSSES |
Enviada: Seg Nov 15, 2004 12:26 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 148 Localização: Lorena SP
|
Edival,
no meu caso foram todos trocados por Willys/Ford (Jeep, Rural, F-75) mas o kit é antigo.
No Engesa 87, com eixo de munhão aberto, qdo troquei lembro que foram utilizados os de C-10.
Abraço! |
|
|
 |
|