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MOTOR CUMMINS 4B 3.9L |
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Garon |
Enviada: Qua Nov 17, 2004 3:35 pm Assunto: MOTOR CUMMINS 4B 3.9L |
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Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004 Mensagens: 829
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Nov 17, 2004 4:22 pm Assunto: Re: MOTOR CUMMINS 4B 3.9L |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Não entendo muito de mecanica, mas talvez são motores identicos mudando apenas a bomba injetora, ou então os ajustes do mesmo, ou então a pressão da turbina, ou então o aftercooler tem eficiencia maior que deixa a turbina "trabalhando" mais fria, acho que é isso. Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Nov 17, 2004 6:51 pm Assunto: Diferença entre potência de motores iguais |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Garon, não entendo muito de mecânica não, mais creio que deva ser algum ajuste do motor /bomba/bicos injetores.
Exemplos de motores que equipam veÃculos diferentes não faltam. A D-40 foi equipada com o motor Perkins Q20b4, o mesmo da D-20. Não sei se exite diferença de potência/torque entre eles. A C-10 também foi equipada com os motores do Opala 6cil, 4.1 e 4cil, 2.5. Ambos possuÃam pequena diferença de torque e potência. (Se não me engano o da C-10 possuÃa mais torque e o do Opala mais cavalaria. Pode ser que algumas peças como pistão entre outras, do motor das camionetes sejam amis resitentes ou então a rotação de limite seja mais baixa que a do Opala) A F-4000 possuÃa um motor semelhante ao da F-1000, sendo o da F-4000 mais potente.
É comum haver diferenças de potência entre motores iguais, pois o fabricante(MWM, Cummins, International) fornecem os mesmos para vários veÃculos com necessidades diferentes. Eu acredito que o motor do Cargo 815 deva consumir mais combustÃvel e durar menos que o da F-350, sendo que a diferença pode estar aÃ. Ao ajustar os motores a engenharia leva em conta a necessidade de cada veÃculo. |
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tecnica |
Enviada: Qua Nov 17, 2004 9:55 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Garon,
Acontece que o motor não pode ser analizado isoladamente. O simples reposicionamento dos tubos de admissão e escapamento, seu diametro, formato, qtde de curvas, etc, é suficiente para alteração desses parametros.
O motor é o mesmo, mas os agregados mudam. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Garon |
Enviada: Sex Nov 19, 2004 5:50 pm Assunto: Obrigado srs... |
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Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004 Mensagens: 829
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Fernando furini |
Enviada: Dom Nov 21, 2004 3:03 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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"A C-10 também foi equipada com os motores do Opala 6cil, 4.1 e 4cil, 2.5. Ambos possuÃam pequena diferença de torque e potência. (Se não me engano o da C-10 possuÃa mais torque e o do Opala mais cavalaria)."
Nesse caso, pelo que eu sei a diferença é nos carburadores. A C-10 que tinha mais torque acho que é a 4.3, as 4.1 tinham mais ou menos o mesmo torque do Opala 4.1.
Sobre esse motor Cummins, tenho poucas informações, vindas da F-250, onde rendia 145 cv a 3000 rpm e 47,1 kgfm a 1500 rpm.
Se realmente existe diferença entre os números dos dois motores, é muito provável que se deve ao fato do "simples reposicionamento dos tubos de admissão e escapamento, seu diametro, formato, qtde de curvas, etc, é suficiente para alteração desses parametros.", como o amigo "técnica" disse. _________________ Fernando Furini
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Garon |
Enviada: Dom Nov 21, 2004 9:47 pm Assunto: Poisé... |
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Fernando furini |
Enviada: Dom Nov 21, 2004 10:38 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Sr? Eu estou no auge dos meus 19 anos... hehehe... Mas se quiser chamar de sr, tudo bem...
Eu até já tinha percebido esse negócio dos números, mas nunca dei muita importância.
Enfim, se alguma das informações você tirou de revistas, o engano pode estar aÃ. Pois as revistas sobre caminhões que conheço (exceto a Rei da Estrada) são lotadas de erros, principalmente nos números.
Uma maneira de tirar as dúvidas, seria pegar os prospectos dos veÃculos que se quer pesquisar, na própria Ford. É uma das maneiras mais confiáveis, já que a Cummins não responde (eu também enviei um e-mail há um bom tempo e nada de resposta).
Veja os números que eu tenho de revistas: (Os que passei da F-250 antes, tirei de um prospecto da Ford mesmo)
1999: F-350: 135 cv a 2600 rpm e 47 kgfm a 1600 rpm
2002: F-350: 141 cv a 2700 rpm e 50 kgfm a 1500 rpm
2002: F-4000 e Cargo 815: 141 cv a 2700 rpm e 51 kgfm a 1500 rpm 2003: F-350 e F-4000: 141 cv a 2700 rpm e 51 kgfm a 1500 rpm
2003: Cargo 815: 152 cv a 2700 rpm e 51 kgfm a 1500 rpm _________________ Fernando Furini
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Garon |
Enviada: Seg Nov 22, 2004 6:03 pm Assunto: poiseh... |
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Fernando furini |
Enviada: Ter Nov 23, 2004 12:07 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Eu fico muitÃssimo irritado com informações erradas publicadas por revistas. Já tenho dificuldade de encontrar informações (por morar no fim do mundo) e acabo comprando revistas pra ver se aprendo alguma coisa. Mas algumas possuem erros que me fazer dar gargalhadas. E como você mencionou, tem também a dificuldade de obter resposta em alguns casos. Felizmente, todas as vezes em que escrevi pra GM, fui respondido prontamente no primeiro dia útil seguinte, ainda nas primeiras horas do dia. Parabéns a eles por isso. A única resposta que eles enrolaram e não deram (mas pelo menos escreveram pra dizer que em breve responderiam), foi quando perguntei se existiu Opala Diplomata 1979.
Sou muito crÃtico quanto à s informações que encontro, pesquiso muito pra ver se a fonte é confiável, e só depois de confirmar isso, eu "arquivo na cabeça"
Qualquer outra informação que eu conseguir a respeito do motor Cummins, escrevo aqui. _________________ Fernando Furini
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Garon |
Enviada: Ter Nov 23, 2004 8:01 pm Assunto: Blz... |
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Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004 Mensagens: 829
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Nov 23, 2004 11:15 pm Assunto: discrepância nos dados |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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tecnica escreveu: |
Acontece que o motor não pode ser analizado isoladamente. O simples reposicionamento dos tubos de admissão e escapamento, seu diametro, formato, qtde de curvas, etc, é suficiente para alteração desses parametros.
O motor é o mesmo, mas os agregados mudam. |
Olá pessoal
O que o Alexandre falou está correto, no caso da F-4000 e do Cargo 815, muita coisa muda devido o posicionamento do motor (já que um usa cabine convencional e o outro avançada), o que poderia gerar esta discrepância nos valores da potência do motor. Tem tb o sistema de filtro de ar, pode ser que o do cargo tenha uma tomada de entrada de ar mais eficiente que o do F-4000.
Eu tenho uma revista com um teste comparativo entre o Cargo 815S e Accelo 915 C, no qual o cummins fez média de 6,60 Km/l contra 5,39 Km/l do MB, ou seja, mostrou-se mais agil que o motor do Accelo e tb mais econônomico.
Uma coisa que eu gostaria de saber, mas ainda não tive oportunidade de falar com algum proprietário desses veÃculos equipados com esse motor cummins 4B 3.9L, é sobre a durabilidade dos mesmos, pois a cummins tem tradição de ultrapassar 1 milhão de quilometros sem abrir o motor (isso nos motores dos caminhões médios e semi-pesados).
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Nov 23, 2004 11:55 pm Assunto: Picape utilizada na fase de desenvolvimento e testes |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá pessoal
Uma outra curiosidade sobre o motor Cummins 4B 3.9L, é que foi utilizado uma picape D20 para os testes, isso quando ele estava sendo desenvolvido. Essa informação eu vi em algum lugar aqui no forum!
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Fernando furini |
Enviada: Qua Nov 24, 2004 1:21 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Sei que os motores Cummins vão muuuuito longe, mas não sei dizer em números. Certa vez fiz uma pesquisa sobre os melhores motores e no resultado deu Caterpillar em pruimeiro e Cummins e Scania brigando no segundo lugar.
Algumas pessoas até já me confirmaram isso. Pode até ser que não seja esse um resultado correto, mas que essas marcas são excelentes, disso ninguém duvida. _________________ Fernando Furini
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Nov 24, 2004 4:34 am Assunto: Motor Cummins |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Rodrigo
Quem comentou sobre teste de motor na D-20 fui eu, isto saiu no jornal da marca na década de 80, na época em que a D-20 utilizava Q-20B, com 90 CV aspirado. Naquela ocasião, um motor turbo de 135 CV (eu acho que era esta a configuração), era um pulo de gato.
Uma das antigas, onde hoje funciona fábrica da Cummins em Guarulhos, antes funcionava á fabrica de motores da Magirus Deutz, era muito utilizada em chassis para Onibus.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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